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Porto Cycling Team: As Histórias e Estórias

Plobo

New Member
Petrix, foi um gosto! Essa zona não só é fabulosa como fica tão perto do Porto, que dei comigo a pensar no tempo perdido a pedalar nas N13, N14 e afins, com tanto paraíso aqui ao lado... Vamos-te bater à porta um dia destes.
Quanto a ti, meu caro Zeni7, penso que este foi apenas o início de muitas histórias em que "Deixarás cair o pé" mais vezes com a malta. Sim o pé, não a GoPro...
E um abraço ao Pedro Lobo. A tua posta está reservada para um dia destes:


IMG_0780.jpg
 

Plobo

New Member
E cá vem o inevitável vídeo "Porto Cycling Team: Volta da Posta 2014"

[video=youtube;GnjyAVGXy8M]http://www.youtube.com/watch?v=GnjyAVGXy8M[/video]
 

pistaxio

New Member
Boas pessoal,

Acabo de me inscrever no forum e portanto "ainda não sei o que é um bicicleta" mas lendo alguns dos relatos acima parece que já cá estou à uns meses.

Na verdade muito do que esta relatado acima vivi na primeira pessoa, a etapa da volta em Viseu com jpacheco (sim era eu) e depois do Granfondo da Lousã em que voltei a fazer uns km com o mesmo jpacheco.

Este fim de semana estive igualmente na 1.ª Edição da Volta da Posta e posso garantir-vos que foi um prazer uma vez mais partilhar estas estradas com a equipa que me acolheu e que represento há já uns meses valentes.

O S. Pedro ajudou, as estradas naquela zona são incríveis e a ideia original de fazer um passeio de "final de época desportiva" em amena cavaqueira, de pedalada fácil e metendo gastronomia pelo meio provou ser uma receita de sucesso. Mas, em boa verdade, nada poderia correr mal quando o pelotão partilha os mesmos valores e a mesma paixão pelas bicicletas.

Para além da equipa do costume juntou-se a nós o Zeni7 que encaixou como uma luva no espírito da volta.

Parabéns aos repórteres de imagem pelos vídeos e fotos do evento. Óptimo trabalho!

Obrigado a todos pelo vosso entusiasmo e vontade em participar no "evento".

Até há 2.ª edição.

Abraço e boas pedalas
 
Para o ano contém comigo, se não for muito "penetra".
Este ano não deu, já tinha o passeio agendado. Quem sabe para o ano da para ir comer à tasca do meu tio....
Grande abraço e continuem a espalhar perfume por essas estradas...
 

Plobo

New Member
Para o ano contém comigo, se não for muito "penetra".
Este ano não deu, já tinha o passeio agendado. Quem sabe para o ano da para ir comer à tasca do meu tio....
Grande abraço e continuem a espalhar perfume por essas estradas...

Quais penetra? Temos é que alinhar bem o calendário, coisa que desta vez não deu para fazer. Para o ano, espero que muitos mais se juntem a nós, em volta da Posta... Mas disso trataremos em tempo devido.

Quanto a esse senhor Pistaxio que mandou agora a sua primeira "posta", é, nem mais nem menos, que o organizador do Passeio e o responsável por um dos melhores bocados de carne suculenta que já provei. Além disso, apesar de "não saber o que é uma bicicleta", sabe muito bem como estar em cima e fora dela.
 

jpacheco

Well-Known Member
O video ficou excelente, mas a foto dessa mesa ... ui... ai ai... Se puder para o ano seria o Penetra 2 :D

Pistaxio havemos ainda de andar mais vezes :p Vocês são bem fáceis de identificar e são uns porreiros o que dá um prazer enorme fazer uns quilometros convosco. Abraço e boas continuação de boas voltas c/ reportagens!! :p
 

petrix

Well-Known Member
O video ficou realmente muito bom, só faltou a parte do pavé em Arouca. hehehe :)
Eu também sou a favor de equipamentos personalizados, em vez de usar aqueles de equipas oficiais, assim somos mais fáceis de identificar quando nos cruzamos. ;)
 

Bruso

Well-Known Member
Zeni7 para quem dizia que não dominava a edição de vídeo fizeste uma coisa muito boa. Parabéns!!
Também gosto de equipamento personalizados. A ideia de criar equipas é sempre excelente. Aqui no forum andam algumas...lembro-me assim da Porto Cycling, da PNSC e da BTT marinha grande (não sei se o nome é exatamente assim).
 

Black_Ep4

New Member
Ainda hoje aqui na minha santa terrínha "Lagos no Algarve" vi um rapaz com o equipamento do vosso grupo Porto Cycling que salvo erro ia ou numa Scott ou numa Trek amarela e preta
 

Zeni7

Active Member
Boas Bruso, penso que o video a que te estás a referir não deve ser o meu. Eu fiz um mas este último, mais à pro, foi feito pelo Tiago.
Como te disse eu preocupo-me mais com gozar a volta em si, do que propriamente com o video, saia bem ou não fica sempre alguma coisa para recordar. Ainda no dia em que te respondi aproveitei para ver uma quantidade já grande de pequenos filmes que fui fazendo por aí, soube bem relembrar os momentos passados no pedal.
Testemunhei também o bom gosto patenteado pelos equipamentos da Porto, impecáveis.
Quanto aos penetras espero que venham a haver muitos, mas o original serei sempre eu :)
 

Bruso

Well-Known Member
Erro meu. De manhã vi que tinhas partilhado um vídeo mas não tive tempo para ver. Agora à tarde quando vim abri logo o primeiro que me apareceu e nem reparei que não era teu. De qualquer maneira o teu também ficou bem porreiro. Tens é de arranjar um suporte porque assim há muitas oscilações na imagem. Tendo em conta o efeito de olho de peixe fica meio estranho.
A ideia é mesmo essa. No futuro revermos estes vídeos e nos lembrarmos deste grandes momentos. mas o ideal é mesmo repetir estes momentos!!
 

thebuny

New Member
Bem vou-me acusar!

Sou mais um dos que decidiu atacar a posta!
Desde a primeira vez que se falou nesta volta que alinhei pois apesar de mal pedalar, no que toca ao campeonato de comer luto pelo pódio! Isto significa claro que a altura de atacar a posta foi fácil e é pena não haver KOM daquele segmento! De resto a posta estava divinal e vou ter de ir lá muitas mais vezes!!!

Quanto á volta só podia esperar uma excelente companhia e um dia bem passado. Era o único a conhecer todos e convidando o zeni7 para o barulho só podia dar num dia mais que bem passado! Pena que mais não tivessem aparecido mas creio que para a próxima edição não seremos só 7....

Deste vez decidi que o garmin ia comigo apenas por ir pois nunca para lá olhei e que bem que soube! Voltas mais descontraídas sabem muito bem!

De resto só tenho a dizer bem da volta e do grupo!

PS: os vídeos não têm som real senão toda a resmunguice viria de mim e tb sou responsável pelo "ódio" a uma certa marca de bikes :D:D

que venham muitas mais!!!
 

JorgeFerreira97

Active Member
Bem vou-me acusar!

Sou mais um dos que decidiu atacar a posta!
Desde a primeira vez que se falou nesta volta que alinhei pois apesar de mal pedalar, no que toca ao campeonato de comer luto pelo pódio! Isto significa claro que a altura de atacar a posta foi fácil e é pena não haver KOM daquele segmento! De resto a posta estava divinal e vou ter de ir lá muitas mais vezes!!!

Quanto á volta só podia esperar uma excelente companhia e um dia bem passado. Era o único a conhecer todos e convidando o zeni7 para o barulho só podia dar num dia mais que bem passado! Pena que mais não tivessem aparecido mas creio que para a próxima edição não seremos só 7....

Deste vez decidi que o garmin ia comigo apenas por ir pois nunca para lá olhei e que bem que soube! Voltas mais descontraídas sabem muito bem!

De resto só tenho a dizer bem da volta e do grupo!

PS: os vídeos não têm som real senão toda a resmunguice viria de mim e tb sou responsável pelo "ódio" a uma certa marca de bikes :D:D

que venham muitas mais!!!

Caro membro não sei se sabes mas existe forma de criar o segmento que deseja e ele automaticamente após a criação vai procurar todas as atividades registadas e organizar na mesma a Leaderboard.
https://www.youtube.com/watch?v=nveGiTsKgyI
 

thebuny

New Member
@JorgeFerreira97, o comentário era dirigido para a criação de um KOM do tempo de comer as postas.... mera piada apenas
 

Plobo

New Member
Reconhecimento PCT: Douro Granfondo / Percurso MEDIOFONDO

Introdução e alertas iniciais

Se bem se recordam, no ano passado colocámos à disposição de todos os interessados e, em especial, daqueles que pretendiam participar no Gerês Granfondo e que não tivessem possibilidade de fazer um reconhecimento desta prova, um humilde contributo que lhes permitisse conhecer melhor o percurso que iriam ter pela frente. Pelo que muitos de vós nos foram transmitindo, a informação foi útil, por isso, desta feita, disponibilizamos a descrição do percurso do Douro – Mediofondo, a que se seguirá, logo que possível, a versão longa desta prova, o Granfondo.
Repetimos o nosso alerta: “o resultado final da experiência depende do “material” utilizado, e importa referir que, infelizmente, a nossa vida profissional não passa pelo ciclismo, pelo que as referências de índole mais qualitativa, como “difícil”, “longo” e por aí fora, têm que ser colocadas no contexto do ciclista de fim-de-semana”.
Uma consideração inicial, em especial para quem não conhece o Douro, ou mesmo que conheça o Douro, nunca tenha tido oportunidade de pedalar nestas estradas. Meus amigos: preparem-se, porque esta prova vai ser de cortar a respiração, de perder o fôlego e de cair para o lado. Pela vertente desportiva? Isso dependerá de cada um, mas pelas paisagens, pela beleza deslumbrante deste cenário único no mundo, será certamente. Somos suspeitos por afirmar isto? Somos, sim senhor. Mas venham cá e depois digam lá se temos ou não razão.
Ora vamos lá ao que interessa, o percurso do Mediofondo do Douro.


Partir do Porto

Esta nossa aventura PORTO Cycling Team começou bem cedo, no Porto, como não poderia deixar de ser. Para os mais distraídos, uma pergunta: já tentaram arranjar alojamento na Régua, para o dia da prova? Não está fácil... Se conseguirem, tudo bem. Se não, tratem de fazer contas ao tempo que demorarão a chegar, estacionar o carro… Dá? Claro que sim. É confortável? Claro que não.
Como dizíamos, o dia começou bem cedo. Cedo demais, de acordo com alguns, que entre bocejos e grunhidos matinais, lá foram colocando as bicicletas nos veículos que nos levaram até ao nosso ponto de partida, no centro da Régua, junto ao Douro, onde alguns companheiros nos esperavam. Partimos quase às 7 da manhã e, com uma breve paragem para tomar café, a habitual logística de tirar as bicicletas, calçar, vestir, etc., iniciámos o percurso às 9h10m. A partida, no dia da prova, está prevista para as 9h, pelo que entendemos que, para quem vai no próprio dia e parte da zona do Porto, é imprescindível sair antes das 6h30. Parece-nos que há para aí uns quantos que vão fazer uma pausa na leitura e vão pesquisar qualquer coisa no booking.com…



A incontornável foto da Partida. Sim, a segunda bicicleta a contar da direita é de BTT. O material pode não parecer o mais adequado para este percurso, mas aquele motor aguenta tudo...



Km 0 ao Km 25: O Plano Maravilhoso



Uma pequena amostra do que irão encontrar


Disse Miguel Torga: “Entre! A gente entra, e já está no Reino Maravilhoso". E é justamente a sensação de pedalar no Reino Maravilhoso o que domina todo o trajeto entre a Régua e o Pinhão. São 25 quilómetros, sempre acompanhados pelo rio Douro, praticamente planos, em que, no dia da prova, a única dificuldade será acompanhar o ritmo dos mais afoitos.



A ponte sobre o Douro marca o fim deste plano. O pavé do Pinhão é desconfortável, mas o trajeto é curto. Uns quantos metros após a estação dos comboios, começa a primeira subida do dia: Pinhão – Favaios.



“Panorama do Pinhão” e uma nota mental: É preciso voltar cá, com mais calma…


Km 25 ao Km 40: Pinhão-Favaios - a primeira subida do dia



A subida do Pinhão até Favaios, cerca de 13 kms, tem uma pendente média de 4% e, para além da dificuldade imposta pelo ritmo escolhido por cada um, do ponto de vista do desafio desportivo, não há propriamente muito a dizer. Já quanto a tudo o resto, desde a paisagem, a sensação única de serpentear entre as vinhas do Douro, as vistas… Imaginar uma estrada daquelas repleta de ciclistas é de arrepiar. Os senhores da organização que ponham lá o drone a filmar, se faz favor. Vai-se fazer história!

Na entrada de Favaios, a rotunda com a homenagem ao Moscatel da zona, marca quase, quase, o fim da subida. São só mais uns metros num pavé que não é particularmente desconfortável e, no centro da localidade, o corte à esquerda é o início da primeira descida do dia.


Km 41 a km 50: A 1ª Descida do Dia - Favaios / Rio Pinhão

Não há nada de muito relevante a assinalar nesta parte do percurso, exceto as habituais recomendações de cautela na descida que, como é habitual nestas paragens, tem algumas curvas bem fechadas. Porém, ao chegar à localidade de Cheires, CUIDADO! piso em pavé, inclinações na casa dos 10% e curvas fechadas… A organização deste evento tem provas mais do que dadas nestas coisas e, seguramente, no “dia D” não faltarão avisos, bandeiras, alertas, etc. Mas fica aqui mais um. Cheires é uma localidade que fica após Sanfins do Douro, algures lá pelo km 44.



Km 50 a km 54: A 2ª Subida do Dia - Onde a Porca torce o Rabo?


A ponte sobre o Rio Pinhão marca o início de nova subida. 4 kms a 8%. Curta e grossa, portanto. As inclinações são respeitáveis, mas a distância é relativamente limitada, pelo que este obstáculo rapidamente ficará para trás.


O início da Subida


Perto do fim, onde a Porca vai torcer o rabo, ai vai…


Km 55 a km 70: Nova descida: Sabrosa / Pinhão

Nova descida até ao Pinhão, desta feita composta por cerca de 15 kms. Novamente, nada a assinalar, para além de repetir os avisos de cautela. O piso é bom, mas as curvas são apertadas, por isso, juizinho, menos velocidade significa mais segurança e melhores oportunidades para apreciar a paisagem.


Km 71 a km 88: Pinhão – Ribeira de Temilobos

Nova passagem pelo Pinhão, e regresso à N222, a caminho da Régua, ou seja, o regresso ao trajeto plano inicial, feito em sentido contrário. Até ao cruzamento com a ribeira de Termilobos, a pouco mais de 8 kms da Régua. O nome, Temilobos, diz tudo: É precisamente aqui que os Lobos, e respetivos amigos, se tivessem juizinho, continuariam sossegados até chegar ao ponto de partida. Mas não. Temer Lobos? Nã, esses tipos não pedalam nada… Como diz um dos nossos atletas de elite, do PORTO Cycling Team, “se fosse fácil, chamava-se futebol…” e, por isso, toca a virar em direção a Vacalhar.. digo, Vacalar…

Km 88 a km 94: Ribeira de Temilobos - Armamar


Não se deixem enganar pelo ar confiante do ciclista e pelo bom aspeto do equipamento. Esta subida vai doer…


É “só” a última subida do dia: 7 kms a 7,1%. Enfim, tal como se costuma dizer, “no pain, no gain” e “gain”, não sei, mas “pain”, não faltará. A subida termina bem no centro de Armamar. A partir daí, é só descer até à Régua.


Km 95 a km 110 – A descida final de um trajeto d’ouro



E já está. A descida final não deve trazer grandes dificuldades, já que essencialmente estamos numa estrada larga e com bom piso. E, no fim, a reentrada gloriosa na Régua. A sensação é que estamos perante aquele que pode ser um evento mítico. Mas deixaremos as avaliações para o reconhecimento do percurso do Granfondo. Até lá, uma última recomendação, por parte de quem não tem qualquer relação com a organização da prova, para além do respeito devido a quem trabalha com profissionalismo e dedicação: Ainda há alguns lugares vagos, por isso, quem está na dúvida, não hesite...
 

Zeni7

Active Member
Bela abordagem e forma de estar a de todos os membros Porto Cycling Team.
Tive pena de não ter ido convosco mas apareceu a hipótese de ir ao cyclocross e, como queria experimentar, acabei por ir antes a Torre Dona Chama (onde só fiz 100 metros, antes de furar - bem feita :) )
Gostei de ver as fotos e ler as palavras, que por alguns minutos me transportaram para um dos palcos mais fantásticos para fazer ciclismo em Portugal, o Douro. Quem não conhece é melhor ir lá, é simplesmente fabuloso, por muito que se escreva, fale, filme ou fotografe, nada se compara a estar e ver.
 

insid3r

Member
Depois do relato textual e fotográfico apresentamos aqui o nosso video do reconhecimento. Esperamos que gostem!
Vejam em HD!

[video=youtube;sHJty-Vi2Lw]https://www.youtube.com/watch?v=sHJty-Vi2Lw[/video]
 
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