Nunca fiz nenhum brevet porque... nunca me consegui inscrever, nunca há vagas! Se calhar tive azar e tentei sempre ir aos brevets com maior procura...
Acredito que sim, e o que te aconteceu é transversal para quem nunca participou, como para quem já leva uns anos disto, e tem haver com um fenomeno que se iniciou em 2016 que foi um aumento exponencial do interesse pela modalidade desproporcional com a estrutura organizativa, mas acho que vale a pena uma exposição da minha parte, e baseada na minha experiência, para (mais uma vez) não haverem más interpretações e possam ajudar-te no futuro caso tenhas vontade de participar.
Primeiro, não sei quais os brevets que tentaste inscrever-te, mas posso adiantar-te que por exemplo no caso do L'Antique que é o primeiro do ano, julgo que as incrições abriram em Dezembro, e a muitos dias da data limite esgotaram; geralmente é um brevet muito concorrido. Já pelo Norte e continuando na casa dos 200k, também rapidamente esgotaram porque o percurso foi novidade, e só da Corunha vieram 5/6 pessoas. O Lost 300 a Sul, ainda é muito concorrido pelas pessoas que fizeram o L'Antique e querem dar mais uma passo, por isso...depois vem o Barroso 300, reconhecido por ser duro, desafiante e brindado por uma boa posta (para quem quiser) perto de Boticas, geralmente esgota, somado ao facto de mais uma vez os nossos amigos da Corunha voltarem em peso. O Alqueva 400, como é o unico de 400 e necessário para a homologação de Super Randonneur, as pessoas não se repartem entre o Sul e Norte como nas distancias anteriores, e apesar de sermos poucos, já dá para encher as vagas que são geralmente comuns em todos os brevets.
Porém, outros houveram em que não se esgotou os lugares disponiveis como por exemplo, o Beirã 200, o Planicies e Montados 300 no fim de semana passado, e o Portugal na Vertical 600. Mas ainda relativo a este assunto não sou a pessoa mais indicada para te confirmar mais dados. Por principio só falo do que sei.
Mas voltando á questão dos lugares (ou falta deles) já tantas vezes abordada, e quase sempre de uma forma negativa, o tal fenomeno que te comentava também nos apanhou, a nós que já andamos nisto á algum tempo, e nem por isso fomos beneficiados. Simplesmente tivemos de procurar outras soluções para cumprir os nossos objectivos. Portanto, digo-te com toda a franqueza e com
prejuizo próprio que quem lidera este projeto não pode ser acusado de falta de isenção neste assunto. Houve desde 2016 a entrada de muita gente nova, e que ainda por lá continua, e se nos anos anteriores não tinhamos de nos apressar para garantirmos a nossa presença, hoje em dia não é assim. Portanto o meu conselho para ti é simples, está atento ao facebook, e mal notifiquem a abertura das inscrições, inscreve-te..tem sido assim assim para toda a gente, de tal forma que até já brincamos com isso!! Já fazemos apostas entre nós para ver em quantos dias é que esgotam...
Para terminar, é legitimo questionar um numero de vagas "tão reduzido"?? Tendo em conta o que acontece com outros eventos em que se fala de muitas centenas e milhares de participantes, efetivamente podemos lançar essa questão, mas certamente que quem está a frente disto tem as suas razões para "querer" que seja assim. Não falo pelos outros, mas digo te que se um dia ouvires a explicação dessas pessoas, verás que faz todo o sentido. Uma coisa é teres uma estrutura organizativa de dezenas de pessoas, sponsors, batedores, etc e dessa forma mandares centenas de pessoas para estrada em que consegues controlar a grande maioria dos factores externos, outra coisa é como nós fazemos, por nossa conta, em autonomia, na grande maioria das vezes por muiiitas horas e km em auto-gestão, e que por si só já acarreta um sentido de responsabilidade pessoal muito grande (o muitas vezes falado "saber parar"), soma-lhe a isto o cenário que vivemos nas nossas estradas, o clima, etc e verás que se não se limita perde-se o controle. Acho que entendes-te o que quero dizer...