• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pinarello FP4 e companhia.

aduarte66

Member
Boas,

Sem fazer grandes introduções, queria tecer alguns comentários acerca da Pinarello FP4 e os restantes componentes que a mesma foi adoptando. Não é nenhuma análise, pois não tenho qualquer competência/experiência para o efeito. Tive toda a vida bicicletas, mas apenas para transporte ou diversão, nada de sério nunca. Embora tivesse o bichinho, pois o meu falecido pai foi atleta da modalidade (no Glorioso), mas os meus caminhos seguiram para outras modalidades (a lista é extensa) e ainda hoje continuo ligado, fazendo parte do meu quotidiano.

Adquiri a FP nova em Junho (modelo 2013, segundo a loja, mas nem me dei ao trabalho de confirmar), até à data fizemos juntos cerca de 2000 km. não sendo a minha primeira "fininha", é a que estou a dedicar mais atenção. Tenho também uma Trek 5200 OCVL120, full Ultrega e Mavic que me serve de comparação para os comentários.

Ao sair da loja, foi logo um espanto, ainda com uns pedais de brincar e toda de origem, senti imediatamente o poder de tracção, é incrível como é imediatamente sentido. A maneabilidade muito boa. Outra coisa que me agradou muito foi o poder de filtragem do garfo, excelente trabalho, sente-se a estrada e as irregularidades, mas com uma boa dose de amortecimento, muito confortável.



free upload

A menina, em versão full ultrega e most, pedais de brincar.

Após ter postado aqui as imagens no fórum, recebi o comentário do Albertosemcontador a indicar para retirar o equipamento Most, de facto não podia concordar mais, porque o guiador era demasiado estreito, o material não é nada de especial, demasiado decorado e pesado. Por isso mãos a obra.

Passo seguinte, arranjar uns pedais decentes, ora estava indeciso e acabei por optar por uns speedplay e não podia estar mais satisfeito. As duas grandes vantagens destes, o peso e a possibilidade de mexer os pés lateralmente, o que é uma grande vantagem para mim, pois permite me aliviar os pés e os joelhos.

Junto com os pedais troquei também as rodas, tinha montado umas most wildcat. Li boas coisas acerca das Campagnolo Shamal ultra G2 e acabei por adquirir um par. Tudo o que li, confirma-se são de facto umas rodas muito leves, resistentes e bonitas. as minhas médias de velocidade subiram cerca de 2 à 3 km/h.



photo uploading websites

Mais para vir...

Um abraço,

A. Duarte.
 

aduarte66

Member
... continuação.

Detestava o banco Most e tinha que o mudar. Na loja que frequento encontrei uns bancos muito simpáticos de uma marca Italiana pouco conhecida (pelo menos para mim) a Astute, adquiri um skylite VT em carbono. Que delicia de banco, os fundilhos agradeceram profundamente, muito confortável, leve e com uma qualidade de acabamento excelente. Tem várias cores e pode combinar com quase tudo, recomendado.

Depois, começou uma guerra interna, a FP tinha full Ultrega montado, mas era o 6700 em versão compacta, ainda por cima os pedais eram de 170mm e eu sentia que a subir precisava de mais amplitude, nem sei explicar, mas ficava com a sensação que estava a pedalar curto. Dura ace 9000 para cima, 53-39 e 28-11, o 28 a pensar em Portugal, aqui é quase tudo plano, mas afinal o 28 deu bem jeito no fim de semana passado em Hong Kong, aquilo é sempre a trepar. Conclusão, ultrega é bom, mas dura ace é outro campeonato, velocidade, suavidade, precisão, subir duas mudanças de uma vez, muito, muito bom.


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Tem mais...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Grande Duarte... Era um tópico que eu estava à espera que nascesse...

Sinceramente gosto muito desta tua bicicleta... Quadro, as suas cores tudo nela é lindo...

Honestamente acho que é das poucas montagens que vi a serem feitas com boa pesquisa, gosto, simplicidade e sobretudo com amor e carinho, dou muito valor a isso...Depois de ler a tua presentacao, mais pessoal com o ciclismo, linhagem sanguínea neste mesmo tópico, entendo porque...

Ainda estou a espera de ver essa montagem com periféricos diferentes...:)

Assim como o teu último upgrade a nível de motor Dura ace, nessa bomba... So prova que não há grupo bom demais para meter aí...:)

E já agora, podias também aproveitar o tópico para o fazer crescer com umas fotos e a tua menina, aproveitando esses cenários estilo James Bond, que bem os há por aí... É um sítio magnífico, parece outro planeta...:) Eu bem sei...:)

Um grande abraço, com carinho e saudade de outro Emigrante no Reino Unido, para Macau...

Ficamos à espera da continuação...

Grande abraço...
 

aduarte66

Member
Finalmente, faltava tratar do espigão, avanço e guiador. Perdi a cabeça e foi tudo corrido a Zipp SL em carbono, e não podia estar mais satisfeito.

O espigão veio me dar ainda mais conforto e é muito bonito e leve. Em relação ao guiador e avanço, muito confortáveis, permitiram que baixasse um pouco mais o tronco e finalmente tinha o guiador ao meu tamanho. o outro era demasiado estreito. o conjunto é muito rígido, bem sei que o pessoal prefere alumínio, mas este avanço é uma besta, e o guiador também tem um ar muito robusto, espero ter sorte com eles. Agora sinto-me o dono da bicicleta e perfeitamente encaixado nela.



img host


screenshot on pc


upload an image

Considero esta montagem concluída, neste momento não penso alterar mais nada, estou muitíssimo satisfeito com a bicicleta. Quero andar nela todos os dias, é um verdadeiro prazer.

E pronto. Qualquer coisa que queiram discutir, comentar ou sugerir acerca da FP e dos componentes é só dizer, o que souber respondo, mas há sempre aqui quem saiba.

Um grande abraço,

A. Duarte
 

aduarte66

Member
Grande Duarte... Era um tópico que eu estava à espera que nascesse...

Sinceramente gosto muito desta tua bicicleta... Quadro, as suas cores tudo nela é lindo...

Honestamente acho que é das poucas montagens que vi a serem feitas com boa pesquisa, gosto, simplicidade e sobretudo com amor e carinho, dou muito valor a isso...Depois de ler a tua presentacao, mais pessoal com o ciclismo, linhagem sanguínea neste mesmo tópico, entendo porque...

Ainda estou a espera de ver essa montagem com periféricos diferentes...:)

Assim como o teu último upgrade a nível de motor Dura ace, nessa bomba... So prova que não há grupo bom demais para meter aí...:)

E já agora, podias também aproveitar o tópico para o fazer crescer com umas fotos e a tua menina, aproveitando esses cenários estilo James Bond, que bem os há por aí... É um sítio magnífico, parece outro planeta...:) Eu bem sei...:)

Um grande abraço, com carinho e saudade de outro Emigrante no Reino Unido, para Macau...

Ficamos à espera da continuação...

Grande abraço...

Obrigado Alberto,

Já está a dos periféricos postada, dividi para não perder o post.

A teu pedido especialmente, aqui vai.


how to take a screen shot
Para a boa sorte.


photo uploading
Victoria Peak, depois de subir aquela m... toda e andar o dia todo as voltas na ilha de Hong Kong.

Abraços,

A. Duarte
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A Duarte desafio-te a levares essa beleza a zona de las Vegas dai do sítio e tirares umas fotos, ao fim de tarde e à noite com as luzes dos casinos, das estradas, as quedas de água, as pawn shop com os rolex atulhados, outrora em pulsos e braços de senhores e senhoras com o vício do pano verde...desgraca alheia... É pecado...mas faz parte da história... Estás num sítio e com bicicleta de potencial para fazeres deste tópico uma autêntica janela jornalística de qualidade e documentada com fotos que os olhos de quem as vê... Não acredita e só quem não viu, não acredita ser possível....

Quanto aos periféricos... Bem sem comentários... Esmeraste-te...:) ...e sim... Está muito bem assim...Para que mais? Agora só se for um power meter...:)

Que Deus te preserve e te abençoe...

Continua...

Grande abraço...
 

aduarte66

Member
Boas,

As fotos vamos tentar, não sou muito dado a casinos e afins, mas pode ser que se consiga algo.

O power meter até já devia cá estar. Ia ficar com o vector, mas depois de passar pelo fórum Garmin verifiquei que está com alguns problemas e cancelei a encomenda. Confesso que estou um pouco farto das políticas da Garmin e Polar de fazer do pessoal Beta users a borla (tenho sido nos últimos tempos do polar V800, os garmin 920XT, Fênix 3 e Edge 1000. Parece que finalmente começam agora a atingir alguma maturidade).

Por isso acho que vou para o stages, mas só poderei adquirir quando chegar a Portugal, pois estranhamente ninguém envia para cá. E nem sei se é boa altura, pois andam aí uma série deles por lançar e as políticas de descidas de preço vão começar.

Um abraço,

A. Duarte
 

otnemeM

Member
Por isso acho que vou para o stages, mas só poderei adquirir quando chegar a Portugal, pois estranhamente ninguém envia para cá. E nem sei se é boa altura, pois andam aí uma série deles por lançar e as políticas de descidas de preço vão começar.
Os preços já baixaram e não voltam a baixar até Abril. Certifica-te só que estás a comprar a versão nova, com o pod revisto.
 
A bicicleta é bonita, mas esse guiador para mim fica horrivel, repito para mim. As rodas também destoam um bocado, pois grupo DA com rodas campy...... De resto nada a dizer a não ser bons momentos com ela.
 

aduarte66

Member
Boas,

@knox, obrigado, sei que também gostas muito da marca.

@torui, ao trocar o avanço e por o mesmo ser mais largo que o original as anilhas não davam, assim que tive que colocar um kit de anilhas novo, foram colocadas as necessárias para cobrir o tubo. o que não gostei foi que as mesmas estão todas marcadas com o logotipo da zipp, também achei demasiado, mas entretanto já nem reparo.

@otnemeM, obrigado pelo aviso da baixa de preços em Abril, em relação ao novo pod (material melhorado) já estava a par.

@A. Oliveira, são gostos com certeza.Pessoalmente a estética é secundária e neste momento não trocaria este guiador por nada, é muito confortável e é um prazer segura-lo, no fundo é o que nos liga a ela, para além de pessoalmente achar que fica ali muito bem. Quanto as rodas, exactamente a mesma coisa, para além de achar que ficam muito bem e que são do mais bonito que há (o meu parecer, lol), parece-me limitativo ter que andar a casar rodas com grupos. Experimentei o grupo Campagnolo (super veloce) e não apreciei e não gosto das C35.

Obrigado aos três pelos comentários,

Um abraço,

A.Duarte
 

pratoni

Well-Known Member
Adorei a bicicleta!

Realmente essa pedaleira duraace deu outra vida à Bike. O selim também fica bem melhor. :D

Agora o avanço e o guiador já não gosto muito, esteticamente falando apenas...

Acho-os pouco elegantes, principalmente o avanço, mas acredito que sejam muito bons, quer pela marca em sim, quer pelo feedback do dono...

Boa sorte e Muitos kms com ela...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu pessoalmente gosto imenso dos perifericos... Muito mesmo...Na minha opiniao fazem todo o sentido nesse quadro e Sao dos mais bonitos, acho que Esses perifericos da zipp quer Esses quer os service course tem muita panache... falta mesmo completar e com as grades de bidon zipp tambem..:)

A unica coisa que faria realmente era definir muito bem a minha posicao para depois cortar o tudo da forqueta de forma a que nao tivesse espacadores nenhuns em cima e na minha opiniao e isso mesmo que esta a faltar.. Depois de isso estar feito Veras que mudam logo todos de opiniao...:)

O oliveira e meu amigo, :) ele e um entusiasmado pelas pinarello e quando as coisas nao Sao a maneira dele, para ele e mata-lo...:) e um bocado como eu... De resto e um amor...tambem tem bom gosto...:)

Quanto as rodas serem diferentes do gruppo... O oliveira isso e uma situacao normalissima, quantas montagens de sonho Nao andam por ai, com a mesma base? Ou seja rodas campag e grupos shimano e vice versa? E mesmo a nível de pro Peloton e patrocínios nem todos os que usam shimano tem rodas shimano e nem todos os que usam campag tem rodas campag, Astana, CannGarmin, Etixx, katusha, lampre, tinkoff, etc...etc..... Isto tambem vai muito da carteira de cada um... A shimano nao tem rodas para aquele preco que Batam estas shamall, muito menos a zipp, que na minha opiniao por essa ordem de ideias faria Ali mais sentido e eram as que ficavam ali melhor... Tambem nao acho que com Mavic se resolvia o problema nem com fulcrum, etc...

Cabe ao Duarte decidir remover os autocolantes ou Nao... Que eu pessoalmente faria... Porque esta e o tipo de roda que Nao quer autocolantes, como roda em si, ao vivo e ao pormenor, detalhe e uma roda Linda...Se o Duarte decidir tirar os autocolantes e outro problema estetico melhorado na minha opiniao...

Quanto ao power meter eu recomendo sempre em pedais... Sempre...se nao for garmin, tambem ha agora os power tap, versao pedal, sei que ha tambem uns 3is por aí baratinhos, etc...Mas pessoalmente recomendo e prefiro pedal, se for a comprar hoje em dia... Melhor a nível de compatibilidades, porque isto nunca se sabe, e também tenho stages e srm...

Mas cada vez que meto e tiro os vector, de uma bicicleta para outra sempre que me apetece, lembro-me sempre que não há nada que chegue a isso...

Grande abraço...
 

aduarte66

Member
Boas,

Obrigado @pratoni pelos comentários, estou de facto muito satisfeito com o conjunto. Não propriamente pela parte estética, confesso que me passa um pouco lado, mas pela eficiência da máquina e pelo prazer que me dá. Nas últimas semanas tem sido PR atrás de PR e acredita que não é do treino, pois o meu pico foi em Junho.

Em relação ao posto de comando, eu até o acho bonito (espectacular, lindo, lol), mas já percebi que a malta não gosta. Mas o que quero salientar é que é soberbo, depois de o colocar ganhei cerca de 2km/h na minhas voltas habituais (a marca reclama poupança de 6w à 40 km/h,que falta me está a fazer o medidor de potência!!!), é óbvio que este ganho não é todo do volante, a minha posição também mudou.

Ainda montei o avanço Zipp SL am alumínio e sei que ficava mais fino esteticamente, mas depois de experimentar o carbono, fiquei rendido (mais confortável e mais rijo ao mesmo tempo, espero me fazer entender) e o de alumínio até era 40 gramas mais leve. Experimentei vários guiadores antes de me decidir, vários em alumínio e carbono, até um em titânio, de todas as formas e feitios mas foi este que levou a taça.

O tal avanço, peço desculpa pela foto, foi editada para se ver melhor e o artista desaparecer.

upload gambar

@albertosemcontador, confesso que a história dos autocolantes já me passou pela cabeça, só não o fiz, porque ando precisamente a namorar umas zipp 303 (andas me a ler o pensamento) e como não sei se fico com as shamal, fiquei quieto.

Relativamente ao tubo, ainda não sei se corto, pois gosto muito da posição mas sou rapazinho de 50 anos e a flexibilidade tem tendência a piorar, por isso creio que vai ficar assim.

Em relação ao PM, também preferia os Vector, mas como referi há uma série de chatices com eles. E ainda há um outro problema, os meus speedplay. Desde que os uso nunca mais tive uma dor nos joelhos ou nos pés, aquela rotação lateral faz milagres. Mas é verdade, os stages só servem para aquela bicicleta ou tens que andar com a pedaleira esquerda as costas e ter um grupo igual na outra. Ainda tenho tempo para pensar.

Todos os comentários são bemvindos, estamos cá para isso.

Um abraço para todos,

A. Duarte

PS: O raio dos bidões estão encomendados. Zipp SL
 

edununo

Well-Known Member
A bicicleta está muito bonita e essas rodas são excelentes. Contudo também não sou apreciador de grupos Shimano com rodas Campy ou grupos Campy com rodas Shimano, o que é bem mais raro pois acho que a Shimano não tem cepo Campagnolo para as suas rodas.
Umas Fulcrum casavam melhor aí. O que é certo e interessa, nada a apontar à qualidade das escolhas. :)
Boas voltas.
 

aduarte66

Member
Boas,

@pratoni, obrigado pela dica, sou leitor desse blog e esse PM tinha me falhado. Mais um a considerar na lista.

@edununo, obrigado pelos comentários. Como eu dizia ao alberto ponderei/o umas zipp 303, mas só o faço por as achar superiores as Shamal e, só depois de confirmar se de facto o são, é que eventualmente farei a compra. Referes umas Fulcrum, algumas em concreto? Mas tem que ser generalistas, rolem bem e trepem bem.

Umas perguntas para o pessoal mais entendido. Com que grupos casam as marcas de rodas que não sejam fabricantes de grupos? Existem algumas regras para combinar o material? Essas combinações trazem alguma vantagem de performance/conforto/outros ou são meramente estéticas? Isto para ver se entendo o conceito de casamento que o pessoal refere.

Um grande abraço a todos,

A. Duarte
 
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