• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Petição pelo direito de pedalar em segurança

jpacheco

Well-Known Member
http://peticaopublica.com/viewsignatures.aspx?pi=PT79814

Algumas observações/contributos que deixei na petição. è o espaço adequado para se levar ideias a quem de direito pode fazer alguma coisa... Sejam participativos diria eu :D

É tempo de se fazer um estudo das vias mais utilizadas pelos peões e velocipedes por forma a que sejam adequadamente sinalizadas da sua presença na via. Desde que saiu a lei nunca vi um único sinal da via em que alerte para a presença de velocipedes e para a obrigatoriedade de ultrapassar a 1.5m. Já é tempo de se investir na sinalização vertical assim como na possivel marcação (coloração da estrada) da distância a que os carros devem distar para ultrapassar - fazendo desta forma uma "ciclovia virtual" mas que ajuda o condutor comum a perceber qual é a distância que deve ser feita a ultrapassagem. Que comecem por algumas vias... com o tempo, e o habituamento de todos os utilizadores da via o respeito mutuo deverá crescer. Neste momento sente-se que se promulgou uma Lei que ninguém conhece, que ninguém respeita... e se continuar assim deixa de existir.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Feito. Concordo claramente com a ideia geral, no entanto acho que as medidas concretas devem ser bem estudas de forma a irem de encontro à ideia geral e não ter um efeito contraproducente.

Neste sentido acho que ideias como a que o jpacheco referiu ou sinais de transito como o Grande Mário Fonseca partilhou no FB dele são muito boas ideias.

Em minha opinião mais do que aumentar e exigir mais multas é importante tentar "educar" os condutores proativamente e não com punição, isto para tentar diminuir o clima de "guerra" que muitas vezes vejo nas nossas estradas.
 

jpacheco

Well-Known Member
Ora aqui está... pessoal importante a juntar-se aos poucos a esta "guerra". Eles também pedalam... espero que hajam mais exemplos no futuro... quantos mais fotos o pessoal tirar do estrangeiro, de bons exemplos de sinalização e ou composição / partilha da via, melhor!!

12657447_927912470625727_596758494789758988_o.jpg
 

Bruso

Well-Known Member
A questão é que isso são ideias tão geniais que os técnicos municipais e políticos municipais não têm.

No Funchal no final do verão criaram em dois semáforos aquelas box de segurança para bicicletas e motos. Uma intervenção que fez parte do programa de mobilidade e de redução do tráfego automóvel mas as medidas ficaram-se por aí em relação às bicicletas (em relação às motos quase duplicaram o numero de lugares de estacionamento gratuitos).
 

jpacheco

Well-Known Member
Os planos de intervenção deveriam ser planeados e integrados... e não fazer coisas soltas sem nexo e lógica. Mas neste momento uns simples sinais para "dizer" que há outros utilizadores na via... até no meio dos montes e zonas desertas de povoações existem referência ao "Perigo, animais selvagens"... sinais para a presença de velocípedes nem ve-los.

Os bons exemplos feitos lá fora devem ser mostrados muitas e muitas vezes... quem sabe meia dúzia de autarcas não passa por aqui depois de uma pesquisa no google: "faixa para ciclista + exemplos espetaculares" search! LOL
 

jpacheco

Well-Known Member
Assim de repente:

O que eu acho um bom exemplo de ciclovia
cycle-highway.jpg

Integrado na via

E um mau exemplo de ciclovias, daquelas que temos em portugal às centenas
cidae.jpg

- Na falta de passeio para peões estes irão circular e comprometer qualquer velocipede que por lá passe... Ideal para ir em passeio? Provavelmente sim. Como meio de transporte acho errado estas tentativas de conceber ciclovias...

Na minha opinião elas devem ser integradas na Via e não serem separadas da mesma, isto por várias razões:
- Falta de mobilidade do Velocípede no que concerne a alterações de Via, mudanças de direcção.
- O código prevê que os velocipedes ciculem na via, por isso há que criar estruturas que facilitem a sua mobilidade enquanto membro mais frágil da via.
- Perigo de acidente com outros peões, skaters, idosos, passeadores de cães, etc etc que usem a ciclovia...
- Criar ciclovias onde se removem os passeios pedonais é a opção errada. São mais importantes os passeios do que uma coclovia.
- Assim de repente, por ultimo, integrar uma ciclovia numa estrada será sempre mais fácil, quer pela supressão de berma em caso de haver passeio para os peões... ou supressão de berma com construção de passeio (acrescento) para os peões.

Qualquer coisa deste genero
187334380.jpg
 

Bruso

Well-Known Member
Isto ainda é um melhor exemplo
http://www.engenhariacivil.com/autoestrada-bicicletas-alemanha

Pacheco
Em Portugal os planos de intervenção no seu geral não são feitos de modo integrado e a longo prazo. E isto porquê? Porque há eleições de 4 em 4 anos e quem vem a seguir muito raramente continua o trabalho que vinha a ser feito. Um plano de mobilidade a nível municipal não pode ser feito a 4 anos. É um plano integrado que conjuga vários departamentos (ordenamento, transportes, obras públicas e até a componete social) que tem de ser planeado a muito longo prazo. Mas nos municipios planos a longo prazo implicam despesas constantes em todos os orçamentos e poucos resultados imediatos, resultado: já sabemos o que é.

Um claro exemplo disto mas em outras áreas é o que tem sido feito na Educação ao longo dos últimos 20 anos. Governo novo, muda tudo
 

jpacheco

Well-Known Member
Pois mas isso é uma situação de luxo muito especifica... acho que não é a solução para nós neste momento.. embora tenhamos já algumas ciclovias integradas em antigas linhas de comboio.

Numa primeira fase deveriam ser integradas na rede viária...
 

Bruso

Well-Known Member
Claro que sim, mas é só mais um exemplo do que se faz no mundo.
Em Portugal criar uma auto estrada destas até seria o mais fácil. o Problema seria integra-la nas cidades.
 
Eu cada x que vejo os custos apresentados pra construção de ciclovias até me assusto, custos estes completamente exagerados devido a essa mania de construir essas ciclovias todas pipis que n servem para nada, quando bastava umas latas de tinta e mão de obra para pintar as faixas nas próprias estradas, como se faz em montes de cidades europeias, como por exemplo Barcelona.

Mas em Portugal depois como é que os sobrinhos de quem está no governo iam ganhar uns milhões.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Acho que o amigo marcio_coragem disse tudo....era só umas pinturas no chão, gastava-se uns trocos e já era uma grande ajuda....por exemplo em Monsanto, na rotunda junto aos bombeiros como quem começa a descer para Pina manique uma viatura qualquer deixou cair tinta no chão o que resultou numa bastante aceitável ciclovia..

Falando só na região de Lisboa temos a "ponte para bicicletas sobre a 2a circular" e 1km de ciclovia em construção junto á curva do mónaco na Marginal...duas obras de milhões...
 

Carolina

Well-Known Member
sinceramente, não vejo o interesse de ter uma ciclovia na marginal para nós que levamos o ciclismo um bocadinho mais a sério.

é como a ciclovia da boca do inferno até ao guincho. nenhum de nós a usa, só serve para quem quer correr ou andar de pasteleira. na marginal ia ser terrivel, porque nós iamos continuar a andar na estrada e o nº de carros a apitar ia aumentar exponencialmente.
 
Top