• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pessoal preciso de um Lubrificante para a corrente.

gfrmartins

Well-Known Member
Eu também acho que não é necessário retirar muitas vezes a corrente para limpar, só o faço quando é mesmo para limpar a fundo a corrente, cassete, etc

Agora se se pode usar um Quick-link, sim sem problema nenhum e facilita, mesmo naqueles problemas que podem acontecer à beira da estrada e seja necessário retirar a corrente por alguma razão
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu também acho que não é necessário retirar muitas vezes a corrente para limpar, só o faço quando é mesmo para limpar a fundo a corrente, cassete, etc

Agora se se pode usar um Quick-link, sim sem problema nenhum e facilita, mesmo naqueles problemas que podem acontecer à beira da estrada e seja necessário retirar a corrente por alguma razão

Eu também acho que não é necessário retirar muitas vezes a corrente para limpar, só o faço quando é mesmo para limpar a fundo a corrente, cassete, etc

Agora se se pode usar um Quick-link, sim sem problema nenhum e facilita, mesmo naqueles problemas que podem acontecer à beira da estrada e seja necessário retirar a corrente por alguma razão

Muitas vezes nao!! Vez nenhuma!!

A nao ser que exista um problema mecanico, problema esse nao so com a corrente ou cassete, pode tambem ser um problema com o desviador!! O uso de um I-link pode salvar a Volta!! E impedir a chamada para a boleia da mulher ou um taxi!! Agora o motivo e mecanico!! Nao e um motivo de limpeza...

Para limpar a bicicleta nunca se deve tirar a corrente, nunca... E eu explico porque!!

Ha para ai muito paraquedista nomeadamente na internet a lavar as bicicletas com as correntes fora, a mergulha-las em baldes e recipientes cheios de desengordurante e as vezes outras merdas, etc... E nao Sao exemplo nenhum...

E Mais Uma vez eu explico porque...

A corrente para alem do oleo Quando e retirada do saquinho nova a estrear, vem com Uma goma, Uma camada pelicular, praticamente invisivel que contem um quimico que ajuda a preservar a corrente!! O oleo vai-se adicionando e ajuda a preservar a corrente a nivel de rotacao... Mas essa outra pelicula que eu falo, e a que ajuda a preservar a corrente Quando a bicicleta Esta Parada Por exemplo, da chuva, da agua etc...

Um individuo que retire a corrente para a mergulhar e lavar Assim, vai perder essa pelicula Mais facilmente, logo o desgaste da corrente vai ser muito maior e Mais rapidamente... Depois e Uma bola de neve...Barulhos desnecessarios, problemas mecanicos etc.... Ate na cassete e na pedaleira...

Uma corrente Tem que ser lavada constantemente sim... Praticamente todas as semanas... Mas e Uma lavagem com um bom desengordurante e um pincel, com muito cuidado e carinho Ao de leve e dar logo com a mangueira o Mais rapido possivel!!

Nao e a esfregar pelo meio dos elos etc e a mergulhar num balde de desengordurante... E a pincelar levemente e a vaporizar com agua...

Atencao que nem Tudo o que reluz e ouro!!!

E o estar a Brilhar nao Quer dizer que esteja a ser Bem mantido atencao!!!

As vezes e Ao contrario!! O estar a Brilhar pode ser muito mau sinal!!! Quer na corrente, Quer na cassete... Dependendo dos modelos Evidentemente, Uma cassete dura ace, nunca fica a Brilhar Como Uma 105 porque Mais de metade dos cogs Sao em titanium... Ja as correntes outra conversa!! Mas o mesmo se aplica...

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Voltando a bater aqui no assunto das lubrificaçoes, manutenções e prevenções, aconselhas que tipo de massa para os cabos e cabeças dos parafusos alberto?

Tive a ver este: Morgan Blue Competition Campa Grease para os cabos. Que te parece? Ou aconselhas outro?

O campa grease é muito bom, mas é mais para montagem!! Partes internas... E para usar em revisões... Substituições etc...

Para manter durante o ano todo, após as lavagens e protecção água etc e o aquaproof paste! Como eu mencionei, uma nozinha pequenina em tudo o que for cabos etc... Parte exterior...

Grande abraço...
 
Aproveitando este tópico.
Quão mau é usar óleo de motor na corrente da bicicleta.

Alguém usa?

Tenho há vontade uns 2 ou 3 litros lá em casa e já vendi o carro onde o usava, logo deve dar para o resto da vida útil da bicicleta :cool:.
Já agora qual seria o melhor o 10w40 ou 15w40?
 

RTC

Moderador
Staff member
Aproveitando este tópico.
Quão mau é usar óleo de motor na corrente da bicicleta.

Alguém usa?

Tenho há vontade uns 2 ou 3 litros lá em casa e já vendi o carro onde o usava, logo deve dar para o resto da vida útil da bicicleta :cool:.
Já agora qual seria o melhor o 10w40 ou 15w40?
Já usei, para desenrascar, a meio de uma volta grande, óleo de mistura para motores a 2 tempos e foi um luxo!
Isto até a corrente ficar negra como a noite! :D
 

Filipe M

Well-Known Member
Nem um nem outro,óleo para motores de combustão interna tem uma composição totalmente diferente de um óleo de corrente...
Faz o seguinte:
Com a corrente limpa,experimenta andar 300kms com um e depois com o outro...
 
A verdade é que sempre usei para tudo!!! :eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:
Dobradiças do portão, corrente da bicicleta, SAXOFONE!!!

Mas depois comecei a "ver" internets e parece que é o fim do mundo usar. ai comecei a pensar será que sou o único extraterreste?
Mas é assim tão mau porque?
XD
 

Duke

Well-Known Member
quando era gaiato usava na minha BMX depois na minha Sirla e mais tarde na minha Marvil ainda hoje em dia tem a corrente de origem lolololol

volta e meia chegava a casa e levava no focinho porque tinha a roupa toda cagada lol

eu diria que sendo oleo vai acabar por fazer o serviço de lubrificação e evitar que a corrente enferruje,

mas vai ficar toda negra e talvez ser mais susceptível a agarrar areias e lixo que vai desgastar mais rapido a transmissão

eu diria que se andas muito regularmente mais vale comprares um oleo proprio para a corrente de bicicletas e não te deve custar muito mais de 10€
 

pratoni

Well-Known Member
A verdade é que sempre usei para tudo!!! :eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek::eek:
Dobradiças do portão, corrente da bicicleta, SAXOFONE!!!

Mas depois comecei a "ver" internets e parece que é o fim do mundo usar. ai comecei a pensar será que sou o único extraterreste?
Mas é assim tão mau porque?
XD
Pensa assim. O óleo de carro é usado onde? Dentro do motor. Dentro do motor não existem areia, pó, detritos etc e tal que apanhas ao ar livre.

Resumindo, o óleo de motor não está pensado como os óleos de corrente é vai agarrar tudo o que é sujidade que se chegar perto. Vai lubrificar sim mas também vai sujar tudo.

Os óleos de bicicleta estão desenhados para lubrificar e ao mesmo tempo tentar agarrar a menor porcaria possível...
 

Duke

Well-Known Member

Paulo Almeida

Well-Known Member
sugestão

tempo seco:
http://www.wiggle.co.uk/muc-off-c3-dry-ceramic-lube-120ml/

quando ela esta toda molhadinha:
http://www.wiggle.co.uk/muc-off-c3-wet-ceramic-lube-120ml/

mais económico:
seco:
http://www.wiggle.co.uk/muc-off-wet-lube-120ml/
molhado
http://www.wiggle.co.uk/muc-off-dry-lube-120ml/

provavelmente não precisas de comprar os de 120ml pelo menos o de chuva

não tenho a certeza se o cerâmicos tem vantagem mesmo nas correntes que normais
E trás uma luzinha à CSI para ver se na corrente ficou bem aplicado :D
 

Maddog

Well-Known Member
Em relação ao óleo de motor já não há muito a acrescentar.
Tenho vários tipos de óleo mas o que mais gosto é o squirt. Uso principalmente em btt, mas também uso na de estrada no verão. É um óleo seco.
Tenho um. Outro wax
Tenho também o da decath
E já usei uma infinidade de óleos, mas fiquei me. Principalmente pelo squirt.

Óleo de motor... Tenho uma embalagem atestada com óleo de motor wd40 e resto de óleo da decath que levo sempre para o btt para uso em SOS e sempre em condições extremas de lama e água.... Para areias nem pensar
 
Pensa assim. O óleo de carro é usado onde? Dentro do motor. Dentro do motor não existem areia, pó, detritos etc e tal que apanhas ao ar livre.

Resumindo, o óleo de motor não está pensado como os óleos de corrente é vai agarrar tudo o que é sujidade que se chegar perto. Vai lubrificar sim mas também vai sujar tudo.

Os óleos de bicicleta estão desenhados para lubrificar e ao mesmo tempo tentar agarrar a menor porcaria possível...
Gostei desta resposta faz sentido.
Eu li algures que a lubrificação nova de uma corrente dura muito tempo e é a melhor possivel. Resultado comprei a bicicleta em Janeiro e até hoje 0 óleo. Depois de 2 chuvas começa a ganhar ferrugem...
Agora meti da decathlon que pedi emprestado ao meu colega, mas vou tentar acabar com o óleo que tenho lá por casa 1º, e ter cuidado de não deixar a corrente sujar muito (nem as calças xD).

De resto ainda existe muita coisa na manutenção periódica que acho um abuso... trocar corrente a cada 1000km???
nenhuma mota faz isso. Vocês são o speedy gonzalez? o Sonic a pedal?

Desculpem lá tanta pergunta talvez meio parva mas não devo ser o único que achas estas coisas estranhas (talvez consumismo em excesso).
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
De resto ainda existe muita coisa na manutenção periódica que acho um abuso... trocar corrente a cada 1000km???
nenhuma mota faz isso. Vocês são o speedy gonzalez? o Sonic a pedal?

Desculpem lá tanta pergunta talvez meio parva mas não devo ser o único que achas estas coisas estranhas (talvez consumismo em excesso).

Isso só quem faz btt e roda correntes e mesmo assim 3 correntes fazem na boa 8000km, o mais certo é a cassete partir antes das correntes se gastarem

5700km levo eu na de estrada e ainda não noto nada
 

Maddog

Well-Known Member
Como o Guilherme disse....

Isso dos 1000km é quando se roda correntes e é mais no BTT que se faz isso, pois o desgaste é muito mas muito superior.
Eu em BTT com 4 correntes, fiz 10.000km sem nunca ter saltos de corrente quer nos pratos quer na k7! Com 1 só corrente talvez fizesse 5mil e cheio de falhas e no final deitava fora a k7 e pratos.

Nas bikes de estrada uso 2 correntes e troco por volta dos 4 ou 5mil kms.

Esta técnica de rodar correntes, usas a mesma corrente 2 ou 3x alternada, é prolonga a vida do resto da transmissão, uma vez que com o desgaste é alongar da corrente vai aumentar muito o desgaste de k7 e pratos
 
Top