• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

Myrage

Member
Bem não sabia muito bem onde colocar esta voltinha, mas já que criei este cantinho tripeiro vou aqui deixar a minha voltinha de regresso ao asfalto. Os últimos meses dediquei-os quase em exclusivo ás bikes de roda grossa….
Sobre mim:
Apesar de morar em Vila Nova de Gaia os meus refúgios são Ponte de Lima, Esposende e Carrazeda de Ansiães. E como neste estou por Esposende apeteceu-me rolar e deixar o pó dos trilhos para dias mais frescos.
A volta:
Esposende – Ponte de Lima – Barroselas (Capital da KTM :) ) – Esposende
O melhor desta volta é a subida de Ponte de Lima para Barcelos.
Total de 82km com média de 26kmh
Logo que tenha disponibilidade coloco uma imagem do traçado lido pelo GPS.
MY
 

fogueteiro

Active Member
Hoje foi dia de mais um treino. Senti-me muito bem o ue me levou a alterar o plano inicial e fazer mais uns kms e mais umas subidas. Saí de casa pelas 8 horas cheio de vontade o que me encorajou ainda mais. Como sempre só, e o pessoal com quem me ia cruzando ia todo em sentido contrário ao meu.

Passei em Valongo, e todas as bikes que passaram por mim eu via ser era alguma BMC, porque poderia ser o DUCHENE, mas nada (pelo menos eu não vi... também a minha velocidade era estonteante:D:D:D:D;););)). A subida de Baltar, para meu espanto fi-la toda em pedais, e cheguei desafogado lá acima, o que me alegrou ainda mais.

Mais ou menos até meio do percurso não tive companhia. Depois de atravessar a Ponte de Entre-os-rios, olhei para trás e vi um colega. Abrandei para que ele se colasse a mim mas foi inglório o meu esforço porque sempre que olhava para trás ele estava à mesma distância. Concluí que ele não me queria acompanhar, e impús novamente o meu ritmo.

À beira da estrada estava uma senhora a vender cerejas, e sem lhe perguntar nada ela disse-me que eu ia atrasado, por já tinha passado um grupo grande "ciclistas". Fiquei contente, mas quando ele me disse que tinha sido há 15 minutos, aí não alimentei mais a minha ilusão.


Uns kms à frente apanhei dois colegas que iam num ritmo mais brando, ao que lhes perguntei para onde iam e se os poderia acompanhá-los. Resposta afirmativa, e lá fomos nós os três ZÉS e quarentões. Boa malta, muito amistosa, e que me acompanharam até aos Carvalhos (pelo menos um).

Foi um percurso "dois em um", que eu inventei. Nunca tinha feito esta possibilidade, mas em boa hora decidi fazê-la, até para variar um pouco e porque me senti muito bem.

Distância: 112,30´
V. Média: 25,40
Tempo: 4:25
Incl. Média: 3%
Acumulado: 1627
Incl. Máxima: 11%
Abastec. Líquidos: 0,75 água + 0,75 bebida isotónica
Abastec. Sólidos: Uma barra energética
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Hoje não fui para os lados do Douro.

Ao Domingo não me posso esticar tanto e por isso foi uma voltinha com o pessoal com quem costumo andar nas voltas menos megalómanas.

90Km ali pela zona de Vizela com subida à Senhora da Aparecida pelo lado do paralelo, cortesia do nosso bosquimano que se enganou.

Aqui ficam os dados:

2dv5pjk.jpg



PS: Zé, tens de colocar uma foto da tua fininha para eu ir perscrutando o horizonte. Daqui do fórum só fixei algumas, e essas tento descortinar sempre que passo por outros ciclistas.
 
Last edited:

consciouness

Active Member
Este fim de semana foi passado em Baião. Depois de ontem fazer a viagem/treino de bicicleta, hoje dei uma volta interessante.
Saí de Eiriz(Baião) pela N108 em direção há Régua, após 13km, viragem á direita para Resende pela ponte de Ermida, chegada a Resende e entramos na N222 em direção a Régua/Lamego.
Chegada há Régua, N101 para Amarante, fazendo a incrível subida para o alto de quintela.
Depois de curta descida, viragem há direita para Baião, onde como sempre se rola com o vento a favor a uma velocidade estonteante para uma bicicleta.
Centro de Baião, novamente descida para Eiriz e treino terminado.
Foram 84kms de bom treino.
Terça feira retomo os treinos, com a volta pela capela, via entre-os-rios.
 

consciouness

Active Member
Queres ir ao monte de S.Domingos? Muito fácil: quando estás na marginal em direcção a entre-os-rios na localidade de Rio Mau, se olhares para o monte do outro lado do rio, é o alto de S.Domingos.
Para ires lá, em entre-o-rios, atravessas a ponte em direcção a Castelo de Paiva, e nos dois cruzamentos seguintes segues sempre pela direita em direcção a VN Gaia. Vai atento ás placas de localidades do teu lado esquerdo, vai aparecer uma a dizer S.Domingos.
Também podes fazer o trajecto pelo lado de VNGaia.
 

fogueteiro

Active Member
Nikes, ainda hoje passei ao lado dessa subida. Por incrível que pareça nunca a subi, e passo lá imensas vezes. O pessoal que vinha comigo hoje já lá foi e dizem que é durissima sobretudo nos primeiros kms.

Não tens nada que enganar. Passas a ponte Hindice Ribeiro (não sei se é assim que se escreve), que veio substituír a que caíu há uns anos. No final viras à direita. Começas a subir ligeiramente até culminares numa rampa um pouco mais dura mas muito curta. Aí continuas pela direita. Continuas a subir, agora mais ligeiramente, e passado mais 1 km (+-) aparece numa curva e à direita uma estrada a descer. Vais por aí, passas uma ponte e continuas a subir. Passas a localidade de Sardoura, e segues sempre na mesma estrada, sempre a subir.

Vão começando a aparecer indicações para VNGaia. Andas cerca de 3/4 kms e vais encontrar uma rotunda e tornas a virar à direita, e não mais sais desta estrada, que é a N 222. É uma estarda sem trânsito, onde tens vistas espectaculares, sobre o Douro e a serra da Boneca. Vais andar cerca de 6 kms sempre a descer e por fim desembocarás numa via rápida onde podemos circular. Andas cerca de 500 m, e encontrarás à esquerda indicação para S. Domingos da Serra.

Pra voltares para casa terás que vir pelo mesmo caminho ou então segues para Gaia, pela barragem de Crestuma. Se quiseres indico-te no GMAPS.
 

pantani

Member
Boas Fogueteiro!
Parabéns, com as indicações que deste ao Nikes, ( no final da ponte, viras á direita ) acho que ele vai cair direitinho ao rio.;););););)

Abraços
 

NiKES

New Member
Vocês querem acabar cmg :D:D Acho que ja encontrei a subida, queria ver antes de ir para la a altimetria, não vou sozinho para la e a quem me indicará o caminho. Se não estou enganado, fica então mesmo frente a boneca, numa estrada aos "S" e a estrada não parece ser grande coisa... logo que não seja paralelo :D Depois digo o que achei da subida ;)

Abraços.
 

Mingus

Member
Boas,

Como ando nisto há menos de 1 ano tenho vindo cá espreitar percursos e dicas para umas voltas no Porto. Apesar de não conseguir as kilometragens e médias que por aqui se vai vendo, tenho dado umas boas voltinhas.
Sábado passado fiz a volta da senhora do salto (matosinhos - branzelo - salto - recarei - valongo - areosa - matosinhos) um pouco a medo do empeno no início. Foram 82kms à média de 27,80 e acabei por achar a volta muito fácil. Como achei que foi um passeio acessível marquei como objectivo a tão falada serra da boneca. E lá fui eu, este sábado de manhã, experimentar o percurso (matosinhos - sebolido - serra da boneca - capela - recarei - valongo - areosa - matosinhos). 99.60 kms à média de 25.50. Desde o início da subida da boneca até à sobreira a estrada é fantástica, com boas vistas e praticamente sem trânsito. Graças aos posts neste fórum tenho tido uns fins de semana ciclísticos bem divertidos. Um bem haja a todos. :)

PS: Li algures neste fórum que a subida da boneca é mais dura que a Assunção em Stº Tirso. Pessoalmente acho que, apesar de ter mais zonas de descanso, a Srª da Assunção é mais dura.
 

Mingus

Member
Olá Paradawt,

Eu costumo andar sozinho e normalmente só posso ao sábado de manhã. Se tive disponibilidade podemos combinar umas pedaladas.
Essa Pinarello foi comprada no Coelho?

Cumprimentos,
 
Boas pessoal,

Antes de mais, parabéns pelas grandes voltas que têm feito. Andava à procura de trajectos para fazer nas zonas do Porto e encontrei este tópico que tem voltas muito boas. Costumo andar bastante de bike, mas sempre pelas mesmas zonas e tudo dentro ou muito perto do Porto (a fazer voltas, basicamente), mas agora no Verão gostava de comecar a dar umas voltas por outros lados...

Gostava muito de fazer as subidas da sra. Assunção, Boneca ou Franqueira, por exemplo, mas depois de apanhar as estradas respectivas, não sei quando tenho de sair por isso acabo sempre por não ir pois tenho medo de me perder. Como é que se orientam? Eu até vejo os trajectos no google earth, mas saber onde são os sítios num mapa e na realidade é um bocado diferente e não tenho GPS. Usam todos GPS ou planeiam de outra forma? Aceito sugestões!
 

NiKES

New Member
Olá amigo MountainsToClimb. Eu pessoalmente não tenho dificuldade nenhuma em olhar para um percurso no google e orientar me. Bem... mas se calhar a experiência ja ta a acumular um bocado, ja foram muitas voltas sozinho em estradas que nem conhecia, e la me consigo orientar apesar de as vezes perder o caminho. É uma questão de não teres medo, não é nada de outro mundo, da uma olhadela no google, memorizas uns cruzamentos importantes, e tens sempre indicações na estrada ;)
 

fogueteiro

Active Member
É isso mesmo. Eu tambem não tenho GPS e nunca me perdi.

O meu procedimento em planear uma volta nova é este:

1º Olho para um mapa fisico em papel, que me dá uma ideia melhor do que pretendo
2º Vou ao Google Maps e transcrevo o que decidi no mapa fisico e assim tenho informações mais precisas de distância e nome das ruas.
3º Copio o link do Gmaps para o GPS Visualizer para aí ter mais informações sobre a altimetria, embora só para ter uma ideia. No terreno é que ficamos com uma opinião formada da dificuladade.

Caso a volta seja "complicada" não hesito em levar uma cópia reduzida do mapa, e não tenho problema algum e pedir informações ao pessoal que vai na estrada.
 

fogueteiro

Active Member
Sou daqueles que não gosto de andar muito tempo a pensar num projecto. Ou dá ou não dá, e quando vejo que dá então rápidamente passo à acção. É o que se passa com este este passeio.

Ora 5ª feira será o dia, a não ser que as coisas se alterem muito lá em casa com veredicto médico dum problema da minha esposa. Caso tudo corra segundo a minha vontade sairei de casa por volta da 6 horas da manhã. Terei todo o prazer ir acompanhado, mesmo que seja parte do percurso. Por isso se houver algures alguem que me queira acompanhar, sinta-se à vontade, e enviem uma MP para combinarmos melhor as coisas.

O objectivo é fazer no menor tempo possivel, e para isso as paragens serão somente as estritamente necessárias. O andamento? Já nem digo nada, porque aprendi a lição na última volta. Vou indo vou vendo conforme se comportam as pernas, a temperatura ambiente e as dificuldades, mas não queria demorara mais que 10 horas.
 
Last edited:
Top