• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

super.byke

New Member
Tu é que és maluco :) :D. com a chuva de ontem estava-se bem era em casa... eu fiz uma sessão de "sofa" pois já não passava lá umas horas à muito tempo ;)
 

pantani

Member
Maluco fico eu se ficar em casa !:mad:
Ainda agora cheguei a casa vindo do aerodromo de Vilar de Luz onde fui com o meu filho fazer um cross em atletismo.:D

Abraços
 

super.byke

New Member
Hoje foi mais uva volta fixe :D
Maia - Vilarinho - Famalicão - Trofa - Sta. Eufémia - Maia (73 km)

Pantani, domingo passa a ser às 9h.
Para os próximos dias vai parar a chuva e vir o frio ;)
 

pantani

Member
Boas Super.Byke !
Hoje foi um dia fu.....di......:mad:
Não fui andar convosco para desenrascar o meu filho que ao vir da serra da estrela ficou com os travões bloqueados ,às 10 e tal como previsto saí de casa com ele e com mais um amigo e fomos pedalar até á Povoa com passagem ida e volta pela S.Eufémia e a minha sorte foi na Povoa estar uma loja de bikes aberta pois fui estrear umas rodas novas e na loja onde as comprei não apertaram a cassete e a mesma foi desapertando senão tinha de vir a penantes.:mad:
Quanto ao carro tive de desenrascar o meu filho emprestando-lhe o meu para ele ir para o quartel na Figueira da Foz.:mad:
Agora até ao fim de semana sem carro tenho mesmo de andar de bike.:D

Abraços até domingo
 

duchene

Well-Known Member
"Vamos a amarante?"

"—Amarante, tu estás doido!!! Eu já não ando na estrada à quase 2 meses, vamos masé fazer 60 ou 70km por aqui..."

"Frango!"

"—7h50 em minha casa? :D"

E pronto, assim se combina numa sexta feira, o regresso à estrada, agora que o sol nos voltou a brindar com a sua presença.

Este foi o passeio das alternativas, com uma Decathlon e uma Canyon a lançarem-se à aventura até à capital do Tâmega.

Muito frio à saída, 6 graus mal começamos a rolar.

Valongo > Gandra > Paredes > Penafiel > São Mamede > Alto da Lixa > Amarante (com volta pelo mesmo percurso).

O dia começa bem, logo com a subida do carreiro em Gandra, para aquecer as hostes. Até Penafiel nada de especial só com algum desgaste na subida para o hotel, na famosa e perigosa variante que liga Paredes a Penafiel.

Continuamos sempre a subir até ao alto da Lixa. O percurso foi feito exclusivamente pela N15, a estrada real. Infelizmente o estado de conservação para os lados de Amarante não era o melhor, e a descida do Alto da Lixa até ás portas de amarante foi feita com apelos à fiabilidade das forquetas de carbono mas, nem por isso, abaixo dos 50Km/h.

Chegamos a amarante com 2h certas de viagem. Dia de feira, com a habitual confusão. Paragem na Praça do Convento de S. Gonçalo para 10 minutos de reabastecimento e 3 fotos para provar que não fomos passear à marginal!

amarante.jpg


Esperava-nos a cruel tarefa de regressar, com o início a ser impiedoso logo nos primeiros 10Km até ao alto da lixa. Com cada um a puxar em metade da subida, conseguimos manter a média nos 17Km/h e, mais rapidamente do que o esperado, vencer o grande obstáculo da viagem de regresso.

Mas nem por isso estava o dia ganho. Ainda nos esperavam algumas rampas pelo caminho mais a subida de Paredes para Baltar, que se prolonga em Baltar até ao topo do Carreiro, que subimos no início do dia.

Rolar suave até casa, com um último sprint, para queimar qualquer resto de energia que restasse. Afinal de contas, se é para dormir a sesta, há que a merecer!

Foi uma manha bastante agradável, com aquele relax que só a estrada proporciona.

Dados finais:
117,11Km – 4h38m – Média de 25,23Km/h – 1702m de acumulado
 

tunes

New Member
Boas
Caro amigo Duchene.
Desculpe o offtopic. Na foto esta uma canyon. Qual a opiniao que tem da maquina?
Acho as bicicletas muito simples em termos esteticos, mas ate as acho bastante interessantes.
Abraço
 

duchene

Well-Known Member
Como o meteo.pt diz que amanhã vai estar bom tempo, e numa altura que o pessoal anda mais resguardado alegando a época do defeso, eu vou aproveitar para merecer parte dos doces de natal. Tenho andado bem disposto e portanto quero aproveitar para fazer umas voltas maiores. Desta feita, a solo.

Por isso, mais uma voltinha de 3 dígitos no que toca a quilómetros, provavelmente a última do ano em estrada, e por isso há que esmerar no percurso. E se tudo correr bem será a maior até agora.

Mais uma vez, navegação ás cegas, só preparada no google earth. Será que dá para perceber por onde vou andar? :D

14awg14.png


Amanha coloco o relato de como correu!
 

Leafman

New Member
Boa tarde a todos, hoje fiz um percurso que considero bastante acessível, praticamente recto,ideal para pedalar depressa e bem... Porto até Esposende, pela EN13,sempre em asfalto ( ás vezes o que resta dele :D ) são pouco mais de 100 km, e estamos acompanhados por uma bela paisagem ! Feliz Natal
 

Abel Cardia

New Member
... e estamos acompanhados por uma bela paisagem...

... bem como uma belo cheiro a estrume. Quando chove intensifica-se e aí é que é uma maravilha para quem sofre que problemas respiratórios!

Gosto muito deste percurso, apesar de eu partir de Matosinhos. No fim-de-semana anterior chegando às 10h30m a Esposende, deu-me para ir ainda a Viana do Castelo. Este percurso é também muito bom.

Voltando ao trajecto Porto-Esposende, subscrevo a apreciação ao percurso, até porque o trânsito não se torna tão desagradável quanto em outros percursos.

:)
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Como disse uns posts acima, ando a ficar entusiasta das voltas grandes, sobretudo pelo passeio, e portanto programei a volta de ontem, dentro dos mesmos moldes.

Desenhado a olho no google, o percurso cumpria com a exigência imediata de ter mais de 100Km e claro, com uma orografia que desse luta.

O resultado final foi:

Valongo > Alfena > Vila das Aves > Guimarães > Mesão Frio > Felgueiras > Lixa > Penafiel > Paredes > Gandra > Valongo

Saída de casa às 7:50, já que antes ainda não há claridade suficiente para arrancar em segurança, especialmente com o tempo frio e a muita geada que tem caído.

E logo o primeiro brinde a começar: temperatura exterior 1,4º. Até poderá parecer frescote, o problema é que nos primeiros 15 quilómetros, mais rolantes e portanto, com mais vento frio, rapidamente desceu a temperatura para uns pouco confortáveis -3º! :eek:

No entanto, munido da panóplia de vestuário de inverno, só as pontas dos dedos, ainda que metidas nas luvas térmicas da Decathlon aprovadas para -5º, se ressentiam do frio.

Os braços e as pernas rapidamente aqueceram acima do ponto de desconforto e apenas a cara sentia a baixíssima temperatura.

A rolar rotineiramente até Vila das Aves, e depois uma série de pequenas subidas, que escalavam sorrateiramente até Guimarães.

Já não ia à cidade berço há uns anos mas, apesar de haver muitas mudanças para os lados da estação, foi fácil dar com o caminho.

Mais complicado o troço que rodeia a zona histórica e o castelo, já que é em paralelo muito mal calcetado. Não bastasse o esforço extra, mal entro no alcatrão, apanho logo com a subida para Mesão Frio, para não arrefecer!

Apanhei então a N101, que me levaria na descida e subida do lado oposto do vale, até Felgueiras. E continuando, em direcção à Lixa, sempre a subir!

Á saída da Lixa encontro algumas rampas bastante complicadas, a serem feitas a ritmo baixo, que ainda faltava muito caminho.

Pela segunda vez numa semana, estou no Alto da Lixa e não posso dizer que se tenha tornado mais fácil. Obriga sim a uma gestão do esforço mais atenta.

Daí até Penafiel foi um tirinho, com as subidas feitas a bom ritmo e as descidas bem aproveitadas.

Em Paredes a última dificuldade do dia, com a subida do Zé do Telhado e a subida de Baltar.

A descer o Carreiro para Gandra, agradeci não ter rodas de perfil alto, já que apanhei umas quantas rajadas laterais, e acima dos 70Km/h a bicicleta varejou assustadoramente. Não gostei da sensação.

Últimos Km's em ritmo de descompressão e chegada a casa.

Um dado interessante foi o facto de que eu, sequioso por natureza, apenas ter ingerido pouco mais de 750ml de líquidos durante o percurso. O frio realmente não puxa à sede...

Acabou por não ser a maior volta do ano porque tinha um compromisso à hora de almoço e já não tive tempo para esticar mais 10Km, e cumprir esse objectivo. No entanto com os seus 117Km não ficou longe dos 122 do recorde.

DADOS FINAIS:
117,65Km – 4h33m – Média de 26,1Km/h – 1924m acumulado

Desta feita há gráfico de altimetria e imagem do percurso:

2eyclcx.png


dg05rn.jpg
 
Last edited:
Top