• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pela S. da Freita e arredores

petrix

Well-Known Member
Obrigado pelos comentários, mas ainda tenho que aguardar pela minha recuperação que agora de certeza que irá ser mais rápida ... ;) ... mas não é fácil o tempo de paragem, já lá vão 2 meses no estaleiro.
 

petrix

Well-Known Member
Obrigado paradawt, podes crer que estou com imensas saudades de pedalar, nem que seja de fazer 10Km para ir ver o mar, quanto mais de ir para a Freita.
Espero que já não falte muito para isso, para já bibicleta só mesmo pela televisão.
 

petrix

Well-Known Member
Olá pessoal !!
Ora cá estou eu de regresso ás minhas voltas de bike. Desde o meu acidente em 2 de Março que não tenho pedalado à excepção de umas voltas dentro de quatro paredes na minha bike estática. :mad:
Na semana passada coloquei uma cinta elástica e fui dar uma voltinha para ver como estava das minhas costas.
Comecei por dar uma volta de 1 hora e depois fui aumentando a carga horária e também o acumulado, rolando dia sim dia não.
O que é certo é que de dia para dia as dores vão diminuindo e vão-me permitindo mais liberdade de movimentos com a minha nova companheira de estrada.
Para quem vinha de uma bicicleta de aluminio (KTM Strada 1000), esta não tem nada a ver, o conforto é muuuuuiiiito melhor.
As rodas também estão aprovadas, são bastante leves e aerodinâmicas o que permitem rolar bastante bem, mesmo ainda empenado das costas, já bati os meus anteriores recordes em descidas. :D
Ontem, como tinha algum tempo disponível e servindo como teste para o Granfondo de Gerês, resolvi fazer uma volta maior para ver como as minhas costas (e pernas) se iriam aguentar.

O trajecto iniciou-se em Ovar e começando a subir passei por S. João da Madeira, Carregosa, Chão de Ave e descida para Rossas onde me esperava um reforço alimentar.



De regresso á estrada, passagem por Arouca e agora começa realmente a minha aventura.
Já há muito que queria fazer a estrada de Arouca até Alvarenga e de facto é espectacular para pedalar, o piso é excelente, ausência de carros e então a paisagem não tem palavras.
Depois da grande descida até ao rio Paiva umas fotos tiradas na Garganta do Paiva antes de iniciar a subida para Alvarenga.







Depois da grande subida, chegada a Alvarenga.



Como a fome já se fazia sentir, paragem em Alvarenga para o reforço alimentar, pois ainda havia muitos quilómetros para fazer, para regressar a casa.



Depois de repostas as forças (ou parte delas), sigo viagem em direção a Castelo de Paiva com passagem por Nespereira e Vila Viçosa.

Paragem em Travanca na ponte da Bateira para mais umas fotos.







Chegado a Castelo de Paiva, viro na direção de Pedorido e na descida parei para apreciar a paisagem.



Já a chegar a Pedorido, olho para a direita e eis que vejo um barco de cruzeiro a subir o rio Douro, não podia deixar fugir a oportunidade. ;)



Já em Pedorido.



E depois de Pedorido ainda faltavam cerca de 40 Kms para chegar a casa, ainda com alguma subidas, em especial até Canedo, coisa que para meu espanto, se fizeram muito bem, talvez porque na primeira parte da minha volta me tivesse poupado com medo das minhas costas não aguentarem.

Quanto à nova bike (KTM Revelator 4000) está aprovadíssima.

Dados da volta:
Distância: 151km
Acumulado: 3100m (no Garmin) - 4300m (no Strava)
Média 22km/h
Tempo total da volta com paragens: 7H53m
 

paradawt

Moderador
Boa malha companheiro...

É bom ver que estás de volta e mais importante que tudo, estás motivado... é isso que se quer!!!
 

petrix

Well-Known Member
Desculpem, mas tenho andado com um pouco de preguiça, acho que é porque tenho feito bastantes kms de bike. :D
Sim undernardo as rodas estão aprovadas, são excelentes para rolar e leves (1400g) para umas rodas com perfil e em aluminio. Tenho um amigo que também comprou umas e também está contente. Se queres reviews acerca das rodas, consulta forums espanhóis como este : http://www.foromtb.com/threads/opinion-ruedas-progress-phantom.922152/

Vou ver se ainda esta semana coloco aqui algumas fotos das minhas últimas aventuras.
Obg pelos comentários.
Cumps.
 

saurio33

Member
Boas Petrix,
Nao tenho vindo ao forum, mas congratulo-me por estares de volta aos passeios de bike. E em grande forma. É impressionante! Um abraço
 

petrix

Well-Known Member
Deixo-vos aqui algumas fotos da minha última "grande" volta com o trajecto de Ovar até S. Macário.

A partida foi feita de Ovar com passagem por S. João da Madeira, Chão de Ave, Arouca e passagem pelo Portal do Inferno, sítio esse de que já tinha visto várias fotografias, mas nunca lá tinha estado. Recomendo uma visita a quem lá possa ir, vale mesmo a pena, prevenindo desde já, que se for em 2 rodas significa apanhar um grande empeno. ;)





















E por fim em S. Macário em dia de Romaria.



Depois de um frango assado como repasto, numa das muitas tendas que existiam na romaria, o regresso foi feito por Coelheira, com descida em Manhouce, Pessegueiro do vouga e Albergaria a Velha.

Foi uma voltinha para 170km com cerca de 4000m de acumulado. :cool:
Apesar das costas ainda incomodarem, já vai dando para fazer umas brincadeiras.

Obrigado a todos pelos comentários.
Abraço.
 

Bruso

Well-Known Member
Parabéns pelo regresso e pelas fotos tiradas(zona é lindissima)

Agora é continuar essa recuperação que isso vai ao lugar :D
 

Cannondale_27

New Member
Bom dia amigo

170km com 4000m de acumulado é dose

Eu há pouco tempo, em Trail, fiz 35km com quase 2800m, o empeno é quase quase semelhante, fiquei aflito dos meus pés, andamos relativamente perto :)

Essa tua ultima foto antes da Romaria, parece mesmo inclinada, tens ideia da percentagem ??
 

duchene

Well-Known Member
Estás de volta ao teu quintal e aos relatos e isso é óptimo Petrix, porque é sinal que as peças estão a ficar todas no sítio!

A subida pelo Portal do Inferno é, sem dúvida, uma das mais espectaculares subidas da serra da Freita. Eventualmente só rivalizada em termos cénicos com a da estrada do Exército, que oferece uma vista priveligiada sobre o vale do rio Paiva.

Já agora, o teu GPS é barométrico? 4000ac parecem-me um pouco demais para uma só subida.

Seja como for, continua com as boas pedaladas! Tens a sorte de ter um belíssimo recreio aí no teu quintal.
 

petrix

Well-Known Member
Obg pessoal.
Cannondale_27 essa subida nem era das piores, a perspectiva engana um bocado, a parte pior talvez seja a subida até ao ponto onde tirei a fotografia (da qual não tenho fotos) deve ter rampas com cerca de 18%.

duchene não conhecia a subida e realmente é muito linda, a parte inicial logo a seguir à Ponte de Telhe é que é um pouco monótona, por causa das árvores que tapam um pouco a vista, depois a vista melhora e a inclinação das subidas também. :D

Em relação aos acumulados, eu uso um Dakota 20 que tem altímetro barométrico. Estive agora a comparar os dados e no strava contabiliza 4,454m contra os 3,650m do Garmin Connect.
Pelos vistos os dados do Garmin Connect são mais fiáveis, mas fiquei agora com uma dúvida, para usar somente os dados do GPS, devo desativar as "correções de elevação" do Garmin Connect?

Aproveitando o embalo, deixo-vos mais umas fotos de uma volta que dei um dia destes até Alvarenga com regresso por uma bela aldeia chamada Espiunca.
Adorei o sítio, pena ficar tão fora de mão para as minhas voltas e o piso das estradas para lá chegar não ser o melhor.





Estava mesmo a apetecer um banho, mas não havia tempo para isso. :(













Boas pedaladas.
Abraço.
 
Top