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Pedaleira e Guiador de Carbono

CHIVAS

New Member
Estou para comprar um guiador e um pedaleira em carbono agora que ainda estão a bom preço e gostava de ajuda, pois não tenho a bicicleta comigo( só para a semana) e não tenho medidas.
A bicicleta e uma specialized roubaix T 54

Pedaleira
A pedaleira que pretendo era esta (troca de 34/50 para 39/53)

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=41436

Guiador

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=17330

é este mas só a em 400mm e não se é este a medida. Será que alguém me pode dizer se os que vêem de origem são os de 400mm
agradeço respostas de ajuda ou de possíveis soluções
 

patrick pires

Well-Known Member
Bom relativamente a pedaleira pelo preço é de gritos!! 79% de desconto... bufff
Para mim a marca FSA em pedaleiras não compro, isto porque tem fama de dar muitissimos problemas...
sobre o guiador se reparares tens de 44cm..
 

CHIVAS

New Member
E o de 44 é o que costuma vir de origem é que gosto (formato do que tenho e não sei se o de 44 não é muito grande?? mas a pedaleira acho que é em carbono não acham?? Quanto ao MARCA a minha bicla vinha com FSA e até agora não tenho razões de queixa
 

CHIVAS

New Member
E o de 44 é o que costuma vir de origem é que gosto (formato do que tenho e não sei se o de 44 não é muito grande?? mas a pedaleira acho que é em carbono não acham?? Quanto ao MARCA a minha bicla vinha com FSA e até agora não tenho razões de queixa

já agora o Crenk normal que costuma vir é o de 170??
 

patrick pires

Well-Known Member
Bem pela descrição:

• Ramped and pinned for perfect shifting
AL7075 Torx T-30 alloy chainring bolts
• BCD - 130mm
• Q-Factor - 147mm
• Chainline - 43.5mm
Colour: Carbon
• Weight: 835gm
• Spindle: ISIS (BB-108mm)
• Set up: 53/39

Da me a sensação de ser de aluminio com cor de carbono.. mas vai ao site da FSA e confirma..
Sobre a medida do guiador o melhor é ver as tuas medidas de ombros..:D
 

patrick pires

Well-Known Member
Confirmado - Hollow monocoque carbon crankarms - carbono...

agora as medidas é algo que depende muito de cada um, eu sempre tive de 175mm (e mantenho).. no papel tenho que "usar" 170 ou 172,5mm depende dos eruditas da materia.
Em relação ao guiador por norma a medida de ombro a ombro é a que corresponde a medida que deves utilizar... mas como digo é muito pessoal a escolha.. ;)
 

gurumor

Member
Tal como foi dito, a largura do guiador deverá aumentar com a largura de ombros. Penso que só existem de 40, 42, 44 e 46cm. Se nestas quatro medidas tentares "encaixar" as mais variadas larguras de ombros já consegues ficar com uma ideia de qual a largura indicada para ti. No entanto, quem adopta uma posição esticada acaba por preferir um guiador mais estreito do que seria de prever, e quem tem uma postura mais sobre a frente opta por um "à medida" ou até mais largo.
Em relação ao comprimento das bielas, ciclistas que pedalam em força escolhem-nas mais compridas e os que pedalam em rotação mais curtas.
As medidas "standard" costumam ser 42cm no guiador e 172mm na biela (ambas centro a centro).
Só duas perguntas: Esse pedaleiro já trás eixo incluído? E é para eixo BB ou é ISIS?

De qualquer modo, nada do que disse é taxativo pois tudo isto e muito complexo. Julgo que na escolha do guiador, tão ou mais importante que a largura é a ergonomia dos drops, a altura do descaimento e o avanço da curva. Depois de comprado é ainda importante a posição das manetes e a rotação vertical com que vai ficar.

Para avaliiares a subjectividade destas decisões e tomando esse guiador FSA como exemplo, repara que o facto de fazer aquela curvatura a meio do tubo horizontal não é apenas para ser esteticamente diferente, mas sim para permitir manter a distancia vertical da barra horizontal até ao chão preferida do ciclista e ao mesmo tempo baixar a posição do avanço na coluna da forqueta (o que vai aumentar a precisão a curvar e a estabilidade a alta velocidade).

Por isso é que é natural que se diga: "Acho que devias comprar isto, mas tu é que sabes."
 

ALNM

Member
As manivelas do pedaleiro são de carbono. A expressão "compression molding composite carbono" refere-se ao processo de fabrico. Só não sei que diferenças tem, nomeadamente em termos de resistência, para outros processos.

Do que eu não estou certo é que esse pedaleiro à venda na CR inclua o movimento. Eu certificar-me-ia antes de encomendar.

No que respeita à má qualidade dos produtos FSA que foi referida atrás penso que não existe marca que não tenha algum componente que alguma vez tenha dado qualquer tipo de problema :cool: ... Eu tenho uma pedaleira FSA K-Force Light Megaexo numa BTT semi-rigida e, até agora, tem cumprido bem a missão para foi fabricada.

No que respeita ao guiador, há que acrescentar que nem todos os fabricantes se referem à mesma medida da largura: uns medem-na de centro a centro, outros medem-na pela parte exterior do tubo. A diferença é de 2 cm, isto é, de uma medida. Por isso, vale a pena confirmar antes de comprar.
E na escolha do guiador ainda há que considerar a geometria compact ou standard como se explica no documento da FSA, que eu formatei em JPG porque o forum não suporta o tamanho do PDF. Mas espero que seja legível.
;)

P.S.: no que respeita a BB e ISIS: BB significa "Bottom Bracket" (movimento pedaleiro) e ISIS refere-se à interface com as manivelas. Ao comprar a pedaleira há que certificar se é compatível com o eixo pedaleiro que está montado. Vem tudo explicado na enciclopédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Bottom_bracket#Interface_types
 
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gurumor

Member
Para completar o que o ALNM disse, ao escrever BB referia-me aos eixos com rolamento nos copos (já agora, existem também os BB30 em que o rolamento encaixa directamente no quadro) e o ISIS é um eixo tipo os antigos de quadra mas com 10 rasgos (semelhante aos shimano octalink, que tal como o nome indica têm 8).

Quanto ao deves ou não comprar, aquilo que escrevi reflete isso mesmo:
[...] Por isso é que é natural que se diga: "Acho que devias comprar isto, mas tu é que sabes." [...]
Nunca ninguém te poderá dizer o que deves fazer, tens é que recolher informação e decidir por ti.

Por isso daqui não levas nada... :mad:
Se deves ou não comprar? Tens de ser tu a decidir... :D

Mas, sem querer influenciar-te em demasia nesta decisão em particular, prefiro os guiadores aero (como tenho mãos grandes dá para agarrar com mais força), geometria compact (para pedalar sentado nos drops de forma confortável, seja a subir ou em plano e assim esconder-me do vento, esse malandro...), com reach curto (para me sentir mais "encaixado", seja quando vou nos drops ou nas manetes) e em alumínio (por paranóia...).

Quanto ao pedaleiro, como outra coisa qualquer tem defeitos e virtudes! Mas podia dizer tanta coisa que não vou dizer nada... :)

Quanto à marca, tenho tido muitos componentes da FSA e têm-se portado bem. Do mesmo modo que se fossem Ritchey, Specialized, Shimano, Cineli, Campagnolo, 3T, KCNC (...) também se portariam. Por isso acho que posso dizer que tenho comprado várias vezes FSA porque gosto da estética...

BOAS DECISÕES e compras!
 
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RoKKy

New Member
Há aqui uma coisa que acho estranho... O pedaleiro está com um desconto de 79%!!! LOL, são 79% de desconto! :eek:

O porquê deste enooorme desconto?
Cumps.
 

duchene

Well-Known Member
Se a tua é igual à do link que puseste agora, tem sistema de rolamentos externos em que o eixo está agarrado à manivela direita do pedaleiro.

No caso do pedaleiro da Chain Reaction, além das manivelas ainda tens de comprar o movimento pedaleiro, que basicamente é um cartucho com o eixo e os rolamentos lá dentro, já que o sistema de rolamentos externos que tens não é compatível com aquele pedaleiro.

Estas imagens podem ajudar a explicar:

Este é o sistema que tens actualmente em que o eixo que liga as duas manivelas do peladeiro está já integrado na manivela direita. Depois passa por dentro dos "copos" que contêm os tais rolamentos externos.
fsa_megaX_2.jpg


No sistema do pedaleiro ISIS, que viste na chainreaction existe esse cartucho suplementar, à esquerda na foto, que normalmente é mais pesado que o sistemas de rolamentos externos. Um outro contra é o facto de o estriado onde apertam os crenques ser mais sujeito a folgas e proporcionar menos rigidez geral.

CIMG2032.JPG
 

A P

New Member
amigo tenho uma igual desde 2004 e o conjunto completo custava ma altura mais de 450€.
nunca tive problemas e acho muito boa.
só acho que o preço é só da pedaleira, terias de comprar o outro crenk e o eixo pedaleiro.
 
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