Eric, eu como cicloturista, amador ou o que me quiserem chamar
prefiro os thru-axles precisamente por todos os motivos que enumeraste. Digo isto com conhecimento de causa por ter ambas as opções em casa.
Em relação aos marginal gains que referes, julgo que já existem alguns TA’s com sistemas de fecho e abertura optimizados. Assim de repente lembrei-me deste:
[video=youtube;xTZ6aPRlXyQ]https://www.youtube.com/watch?v=xTZ6aPRlXyQ[/video]
Julgo que a Mavic também desenvolveu um mas do que me lembro acho que requer forquetas especificas.
De qualquer forma assim que este tipo de travões começar a ser mais usado em competição não tenho dúvidas que surgirão sistemas optimizados para tornar a troca de rodas rápida. Por outro lado também me parece que já estivemos mais longe de começar a usar pneus tubeless (Ui o que eu fui dizer!!!!
), o que evitaria um grande número de troca de rodas.
Já que me meti neste imbróglio… Vou dar a minha visão daquilo que eventualmente acontecerá. Adopção dos travões de disco, adopção de pneus de maior volume (28mm) e o seguinte passo adopção de tubeless. Diria que este eventos acabarão por acontecer nesta sequência, ao longo dos próximos anos… Mas também posso estar redondamente enganado!
Por exemplo numa prova como a Paris-Roubaix não entendo porque é que não se utiliza “tecnologia” tubeless…
Abraço