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Paris-Roubaix 2017

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...As novidade que consegui identificar é o facto da forqueta ser para thru-axles em vez de QR… Aleluia!!!!...
...pois, independentemente da melhor fixação das rodas (centramento, rigidez e mesmo segurança), para a sua troca num percalço não sei se é assim tão conveniente, bem como o transporte das mesmas nos suportes dos carros, pese embora já existam há muitos anos, uma coisa é lazer outra é competição onde, cada vez mais, os marginals gains também passam por uma rápida e eficaz assistência...
1435057358-90091600.jpg

A relutância na alicerção dos discos no World Tour, não passa só pelos acidentes / lesões...
 

pratoni

Well-Known Member
Essa synapse deve ser como as Roubaix do Sagan e do Boonen.

Geometria agressiva específica só para prós mas com as tecnologias de conforto e autocolante do modelo para o resto dos mortais...
 

MigC77

Well-Known Member
Eric, eu como cicloturista, amador ou o que me quiserem chamar ;) prefiro os thru-axles precisamente por todos os motivos que enumeraste. Digo isto com conhecimento de causa por ter ambas as opções em casa.

Em relação aos marginal gains que referes, julgo que já existem alguns TA’s com sistemas de fecho e abertura optimizados. Assim de repente lembrei-me deste:

[video=youtube;xTZ6aPRlXyQ]https://www.youtube.com/watch?v=xTZ6aPRlXyQ[/video]

Julgo que a Mavic também desenvolveu um mas do que me lembro acho que requer forquetas especificas.

De qualquer forma assim que este tipo de travões começar a ser mais usado em competição não tenho dúvidas que surgirão sistemas optimizados para tornar a troca de rodas rápida. Por outro lado também me parece que já estivemos mais longe de começar a usar pneus tubeless (Ui o que eu fui dizer!!!! :) ), o que evitaria um grande número de troca de rodas.

Já que me meti neste imbróglio… Vou dar a minha visão daquilo que eventualmente acontecerá. Adopção dos travões de disco, adopção de pneus de maior volume (28mm) e o seguinte passo adopção de tubeless. Diria que este eventos acabarão por acontecer nesta sequência, ao longo dos próximos anos… Mas também posso estar redondamente enganado! ;)

Por exemplo numa prova como a Paris-Roubaix não entendo porque é que não se utiliza “tecnologia” tubeless…

Abraço
 

Bruno Silva

Active Member
Por outro lado também me parece que já estivemos mais longe de começar a usar pneus tubeless (Ui o que eu fui dizer!!!! :) ), o que evitaria um grande número de troca de rodas.

Concordo plenamente contigo! Além da proteção a furos, têm menos resistência a rolar e mais conforto!
Vejam lá:

[video=youtube;nErLIraDBwI]https://www.youtube.com/watch?v=nErLIraDBwI[/video]
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Eric, eu como cicloturista, amador ou o que me quiserem chamar ;) prefiro os thru-axles precisamente por todos os motivos que enumeraste. Digo isto com conhecimento de causa por ter ambas as opções em casa.
Em relação aos marginal gains que referes, julgo que já existem alguns TA’s com sistemas de fecho e abertura optimizados...
Mas aqui estamos de a falar de competição, seja ela a que nível for: World Tour, Pro Tour, Continental ou mesma amadora.

Comparativamente, faço este exercício de reflexão: furo! desculpem e corrijam se me escapa alguma etapa ou pomenor.

roda Quick Release / roda Thru-axle

desapertar o Quick Release da roda (suporte do carro) / desapertar o Thru-axle da roda (suporte do carro)
(...) / guardar o Thru-axle no bolso
transporte desta nova roda até à bicla / transporte desta nova roda até à bicla
desapertar a Quick Realese roda da bicla / desapertar o Thru-axle
atirar a roda inutilizada pro lado / atirar a roda inutilizada pro lado
(...) / guardar o Thru-axle no bolso
apertar a nova roda ao quadro / recolher do bolso o Thru-axle
(...) / apertar a nova roda ao quadro​
 

MigC77

Well-Known Member
Existe um ponto que não estás a considerar. Ao contrário dos QR’s que “pertencem” à roda, os TA’s pertencem ao quadro. O TA que desapertas do quadro é o mesmo que voltas a apertar quando colocas a nova roda.

desapertar o Quick Release da roda (suporte do carro) / desapertar o Thru-axle da roda (suporte do carro)
(...) / guardar o thru-axle no bolso (isto dependerá do sistema de fixação do carro pode nem ser necessário guardar nada no bolso)
transporte desta nova roda até à bicla / transporte desta nova roda até à bicla
desapertar a Quick Realese roda da bicla / desapertar o Thru-axle
atirar a roda inutilizada pro lado / atirar a roda inutilizada pro lado
Aqui o TA simplesmente fica na mão do mecânico
apertar a nova roda ao quadro / apertar a nova roda ao quadro

Concordo que hoje em dia tudo esteja mais optimizado para os QR’s mas não vejo que isso seja algo que num futuro pensando melhor nestes sistemas não se possa compensar a diferença que existe hoje em dia.

Olha aqui em jeito de brincadeira ;)

[video=youtube;4w6uqN_Pips]https://www.youtube.com/watch?v=4w6uqN_Pips[/video]

Abraço
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Existe um ponto que não estás a considerar. Ao contrário dos QR’s que “pertencem” à roda, os TA’s pertencem ao quadro. O TA que desapertas do quadro é o mesmo que voltas a apertar quando colocas a nova roda....
...(isto dependerá do sistema de fixação do carro pode nem ser necessário guardar nada no bolso)...
Tanto estou a considerar que o menciono que o primeiro Thru-axle fica "esquecido" (guardar o Thru-axle no bolso).

Curiosidade minha, qual é o sistema de suportes de carro (Thru-axle) que permite libertar a roda sem ficar com o eixo na mão? Ou melhor, sendo a roda Thru-axle, qual o referido sistema que permite extrair a roda do suporte do carro sem que Thru-axle e roda não fiquem separados?

Mas a melhor resposta imediata é o que se passa nesse vídeo entre os 3:15 e os 4:01 (Quick Release: 11'' / Thru-axle: 23'')

Atenção que não estou a dizer que não seja o futuro, também concordo que sim.

Ao contrário dos discos que não passarão de moda sazonal ou imposição momentânea de algumas marcas...
 

MigC77

Well-Known Member
Eric, neste momento não sei se existe ou se algum fabricante já pensou nisso… Mas de repente ocorrem-me algumas ideias relativamente simples. Ao contrário dos QR’s que estão apertados à roda no caso dos eixos passantes é apenas um eixo que atravessa a roda. Num carro podes ter um eixo mais comprido que transporte mais do que uma roda. Não precisas do retirar na totalidade o eixo para retirar uma roda. Podes ter eixos individuais que funcionem com mola, puxas para retirar a roda e depois largas e o eixo volta ao sitio… Mas deixa lá isso para quem faz vida a pensar nisso… de certeza que inventam qualquer coisa simples e rápida!

Olha que não… os discos não são uma moda sazonal nem uma imposição momentânea… O tempo dará ou retirará razão ao que cada um pensa.

Aliás se não for pelos discos julgo que não será tão premente substituir os QR’s pelos TA’s.

Voltando à questão da Synapse, suspeito que em 2018 deixará de haver quadros de rim brakes nesse modelo. À semelhança do que acontece com a Spec Roubaix, se existirem serão quadros da geração anterior. Quer isto dizer que muitas marcas em alguns modelos já estão apenas a considerar em termos de evolução para o futuro os quadros para travões de discos.

A grande maioria das marcas de bicicletas, rodas e componentes já apostou bastante nessa vertente para dar marcha atrás… Se calhar muita gente como é normal não se apercebe. Mas eu que já vou na terceira bicicleta de estrada/gravel de travões discos tenho notado que a oferta cresceu exponencialmente em termos de componentes e rodas nos últimos 2 anos. Eu noto simplesmente porque preciso de pesquisar para comprar. Aqui há uns tempos atrás querias comprar umas rodas decentes para discos e era uma dificuldade! Estavas muito limitado! Hoje tens marcas como a Mavic, DT Swiss, Zipp que praticamente tem a mesma oferta em termos de rim e disc brakes. E depois tens outros fabricantes que mais timidamente vão lançando mais variantes da sua gama em DB.

Até o sector mais conservador que a meu ver são as marcas italianas já começam a ter cada vez mais oferta.

É apenas uma questão de tempo até “forçarem” o uso da tecnologia em competição. Quer queiramos quer não… em grande parte são eles que bancam o circo e pagam os artistas.

Abraço
 

Bruno Silva

Active Member
aqui está a resposta da mavic (mas que implica dropouts específicos):

[video=youtube;YWGZIt64Y_w]https://www.youtube.com/watch?v=YWGZIt64Y_w[/video]
 

GMQ

Well-Known Member
Voltando à questão da Synapse, suspeito que em 2018 deixará de haver quadros de rim brakes nesse modelo. À semelhança do que acontece com a Spec Roubaix, se existirem serão quadros da geração anterior. Quer isto dizer que muitas marcas em alguns modelos já estão apenas a considerar em termos de evolução para o futuro os quadros para travões de discos.

Isto é que me preocupa as marcas condicionarem as nossas opções ao ponto de termos que entrar na moda do disco. Porque acredito que daqui se seguirá a descontinuação de certos produtos para as fininhas. O que será totalmente acelerado caso a nível de competição as marcas começarem por optar por bikes com disco.
 

MigC77

Well-Known Member
Essa descontinuação de que falas não será nem a curto nem a médio prazo. O que provavelmente acontecerá se e quando os discos estiverem 100% implantados em competição é que o material para rim brakes existente deixará de evoluir. As marcas já não vão continuar a investir nessas linhas mas com certeza que vão continuar a produzir em menor escala rodas, componentes e quadros para rim brakes.

Mudando de industria… é como se hoje em dia não quisesses ter um smartphone ;) Estás muito limitado em termos de escolhas. Mas a questão que te deves colocar é a seguinte: queres voltar à experiência de ter um “dumb phone”??? ;)

Eu já me questionei a mim próprio se hoje em dia, depois de cerca de 2 anos a andar frequentemente com uma bicicleta de estrada de travões de discos, se no futuro compraria uma bicicleta nova de rim brakes. Muito sinceramente acho que não. Isto não quer dizer que não pedale em bicicletas de rim brake, alias tenho um quadro de rim brakes para montar! ;)

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
as vezes tenho saudades do meu dumb phone. Até lá terei idade para comprar daqueles pedais que se colocam junto ao sofá para dar umas pedaladas pela sala do lar de idosos. LOL ;). seja o que for. Abraço
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...Aliás se não for pelos discos julgo que não será tão premente substituir os QR’s pelos TA’s...
Sendo verdade que não encontro qualquer bicla que tenha TA's em rim brakes, também não concordo com o fato de apenas justificar TA's em disc brakes.
Tudo o que seja melhorar a estabilidade, rigidez, torsão (das rodas) ou lá o que queiram chamar-lhe será sempre bem vindo!!!

MigC77, será que tem(os) uma oportunidade de expor um negócio ainda por explorar: TA's em rim brakes?

aqui está a resposta da mavic (mas que implica dropouts específicos)...
Essa informação já tem quase 6 meses e, tanto não foi considerada solução firme, como não saiu qualquer produção em série, nem de material MAVIC, nem tão pouco de marcas ou marca de forquetas que se lhe quisessem aliar, vale o que vale...
 

jocarreira

Well-Known Member
Essa informação já tem quase 6 meses e, tanto não foi considerada solução firme, como não saiu qualquer produção em série, nem de material MAVIC, nem tão pouco de marcas ou marca de forquetas que se lhe quisessem aliar, vale o que vale...

Tenho ideia que já houve uma marca a lançar uma bicicleta com esse sistema da Mavic, mas não sei de cor qual.
 

jocarreira

Well-Known Member
Tenho ideia que já houve uma marca a lançar uma bicicleta com esse sistema da Mavic, mas não sei de cor qual.

O que li foi sobre a ENVE lançar forquetas com este sistema, mas parece que a ENVE é do mesmo dono da Mavic por isso é como se fossem obrigados a adoptar esse sistema.
 

MigC77

Well-Known Member
MigC77, será que tem(os) uma oportunidade de expor um negócio ainda por explorar: TA's em rim brakes?

Mudar o sistema de aperto das rodas não é simples porque existem várias dependências: os fabricantes de quadros/forquetas, os fabricantes de rodas/cubos e como temos estado a falar os fabricantes de suportes automóvel idem… Seria necessário que uma ou mais marcas fossem nesse sentido para arrastar o resto da industria. Sem o apoio e investimento dos vários “big players” nesse sentido é algo que não irá longe.

Sinceramente acho que isso seria um negócio que não iria longe… Acho que isso é um comboio que se ainda não saiu da estação também não me parece que seja agora. Sobretudo nesta fase em que me parece que a industria está mais focada em estabelecer uma nova tecnologia de travões do que propriamente em evoluir os componentes para rim brakes.

Deixo-te um artigo de opinião interessante para leres: https://cyclingtips.com/2015/10/road-bikes-are-headed-towards-through-axels-but-why/

Abraço
 
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