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Par de pratos 52T-34T

il_drago

New Member
Boa tarde

Gostava de saber se alguém aqui já usou pratos com o andamento 52-34. Tenho 50-34, mas quero por algo para andar mais sem sair prejudicado em subidas mais íngremes. Acham que a passagem entre pratos pode ser problemática tendo em conta a diferença de 18 dentes.

Eu queria tentar esta solução para evitar ter que mudar 2 pratos, que ainda podem durar 2 anos, e a cassete. e surge ainda a dúvida: será que o desviador s 105 de caixa curta é compatível com cassete de 30T?

Aguardo a vossa ajuda ;)
 

mariosimas

Well-Known Member
A vantagem de usar pratos maiores (para quem tem power) é usar a cassete mais no meio com a corrente bem alinhada e com menos percas de power.

é essa e a razão dos Pros no TT usar pratos grandes á frente para a corrente ir sempre no meio da cassete e não usarem os carretos mais pequenos onde há maiores percas de power.
 

edununo

Well-Known Member
A vantagem de usar pratos maiores (para quem tem power) é usar a cassete mais no meio com a corrente bem alinhada e com menos percas de power.

é essa e a razão dos Pros no TT usar pratos grandes á frente para a corrente ir sempre no meio da cassete e não usarem os carretos mais pequenos onde há maiores percas de power.
Eu sei disso mas por norma falamos de pratos bem maiores.
De 50 para 52 a diferença não é muito grande.
 

elchocollat

Well-Known Member
Só para eu ver se entendi bem:
O user procura ir de um 50 para 52 para não ser prejudicado em subidas mais íngremes?

Pergunta :
Nessas subidas mais íngremes utiliza muito o 50? O que é uma subida íngreme? 2km a 7% com pontos a 12%?
E faz quê? 50/28? Se sim, não é muito aconselhado porque a corrente vai cruzada.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Só para eu ver se entendi bem:
O user procura ir de um 50 para 52 para não ser prejudicado em subidas mais íngremes?

Pergunta :
Nessas subidas mais íngremes utiliza muito o 50? O que é uma subida íngreme? 2km a 7% com pontos a 12%?
E faz quê? 50/28? Se sim, não é muito aconselhado porque a corrente vai cruzada.

Percebeste mal, a ideia é não mudar doo 50-34 para o 53-39, sendo assim para as subidas fica com o 34 e acrescenta o 52
Eu já estou como o outros, deve ser um user que rola muito bem e não acompanha nas subidas
 

Pires

Well-Known Member
Tenho colegas que usam esse setup 52-34 e funciona bem.
Em relação a fazer essa alteração toda e ainda colocares os 30T a trás.. tens que saber o modelo do desviador, se já tiveres 28T à partida o 30T dá bem, mas com a subida de 50 para 52 à frente não sei se não terás de acrescentar na corrente... Pode dar uma amálgama de problemas :p
Se achas que o 50-34 é curto para rolar sobe para 52-36 e mete uma cassete e desviador novos, metes 10-34 e ficas descansado.
Se a rolar o 50-34 te chega, experimenta a cassete 10-30 primeiro sem mexer em mais nada.
É tudo uma questão de andamentos, e só tu sabes os teus
 

elchocollat

Well-Known Member
Percebeste mal, a ideia é não mudar doo 50-34 para o 53-39, sendo assim para as subidas fica com o 34 e acrescenta o 52
Eu já estou como o outros, deve ser um user que rola muito bem e não acompanha nas subidas
Sim mas é isso. Eu não falei em 52-39.
Eu estava era querer perceber se ele queria um 52 para subir. Mas ok, o "para não ficar prejudicado nas subidas" significa manter o 34.
Ooooook, entendi mal! :)
Agora já me faz sentido.
 

il_drago

New Member
Obrigado a todos os experts pela ajuda. O Pires, que não percebe nada disto, foi o único que me ajudou.

Gostava de saber se os restantes quando vêm aqui pedir conselhos também são sempre julgados pelas suas duvidas.

Se de 50 para 52 não há diferença quase nenhuma, para que é que eles existem?

chocollat, ouviste-me falar em fazer subidas com o prato grande.

Só para desmistificar o tópico, participo em provas de contra relogio coletivo e todos os elementos da minha equipa têm o prato maior de 52 ou 53. Em descidas pedaláveis é dificil acompanhar.

Obrigado.
 

edununo

Well-Known Member
Atitude de caca deixa-me que te diga.

Se te tivesses apresentado de outra forma, explicando o motivo que agora apresentaste provavelmente terias outras respostas.

Sobre o que eu disse, mantenho. A diferença são cerca de 2 km/h a 100 rpms.
Também te perguntei se fazia falta. Parece que sim. Nessa situação essa diferença pode perfeitamente dificultar o acompanhamento do restante grupo.
 

elchocollat

Well-Known Member
Epá, confesso que tenho estado a pensar na resposta deste caramelo...
Então mas ó @il_drago és tão bom e participas em provas de contra relógio por equipas e tal... E andas com um 34 para não seres prejudicado nas subidas?
Pá, se queres que te diga mete 56-42. Vais ver, até vais ter que esperar pelos teus colegas! :) É SEMPRE A DAR GÁÁÁÁÁÁÁÁSSSSSSS !!!!!!!!

E aproveita enquanto esperas para mudares as tuas atitudes. Ninguém aqui foi mal educado para ti, ninguém te respondeu mal nem te mandaram dar uma volta. Muito menos julgado. E no que toca ao que te referiste a mim posso dzer-te:
nem me dirigi a ti. Mandei uma pergunta para o ar pois não entendi primeira o que escreveste. Disseram-me a ideia e compreendi.
Felizmente é um fórum bem limpo nessas situações.
Diverte-te por aqui, que é sempre bom.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
52-42 (e cassete 13-23). Tenho na minha Peugeot e funciona bem. Subo tudo até 15%. Muito melhor para rolar.

E não sou nada de especial. Ahhh além disso é muito melhor para o estilo ahahahah. Mas tenho 50-34 com cassete 11-32 na outra ;).

Nunca deves ter mais de 14 pinhões de diferença entre as duas. Se queres mudar põe 52-36 ou 53-39.
 

petrix

Well-Known Member
52-42 (e cassete 13-23). Tenho na minha Peugeot e funciona bem. Subo tudo até 15%. Muito melhor para rolar.

E não sou nada de especial. Ahhh além disso é muito melhor para o estilo ahahahah. Mas tenho 50-34 com cassete 11-32 na outra ;).

Nunca deves ter mais de 14 pinhões de diferença entre as duas. Se queres mudar põe 52-36 ou 53-39.
Consegues fazer subidas de 15% com prato 42 e atrás 23???
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Sim. É dureza mas se fores a 40 de cadência dá uns 9km/h.


Quando falo até 15% falo de inclinações durante curtas distâncias não estou a falar de quilómetros. Esta subida tem média de 10% em 2km. E não estou a debitar nada de especial de watts. De qualquer forma é mais cómodo subir com cadência mais elevadas, mas antigamente eles podiam... nós também!

https://www.strava.com/activities/3461405038
 

Duke

Well-Known Member
com cassete 11-30 mete o pedaleiro 52/36 e assim não tens problemas se as mudanças entram bem ou não não acredito que com o 36-30 venhas a ter problemas a subir

vais ver que notas uma boa diferença a rolar e se fores levezinho nas descidas em que é preciso pedalar não descolas tão facilmente

pelo menos eu sentia um pouco o que tu estás a sentir com o prato de 50 e agora com o 52 estou mais a vontade
 

Duke

Well-Known Member
52-42 (e cassete 13-23). Tenho na minha Peugeot e funciona bem. Subo tudo até 15%. Muito melhor para rolar.

E não sou nada de especial. Ahhh além disso é muito melhor para o estilo ahahahah. Mas tenho 50-34 com cassete 11-32 na outra ;).

Nunca deves ter mais de 14 pinhões de diferença entre as duas. Se queres mudar põe 52-36 ou 53-39.
como comecei na estrada tambem andava com uma Marvil com 52/42 a cassete já nem me lembro mas acho que devia ser um 25
nesses tempos é que era Power nestas pernas :D isso e menos 8 primaveras :)
 

elchocollat

Well-Known Member
como comecei na estrada tambem andava com uma Marvil com 52/42 a cassete já nem me lembro mas acho que devia ser um 25
nesses tempos é que era Power nestas pernas :D isso e menos 8 primaveras :)
Eu comecei com uma Orbita.
Carago, há uma subida lá em Castelo Branco... Fi-la muitas a pé. 3km a ~7%... Sem pedais de encaixe, sem conforto... Qual cadência qual quê!! :eek::D
Depois descobri que afinal há pratos 34 e cassetes 28... E pensei : cambada de pussies! :D:p:p:p
 
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