• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Palmilhas para Sapatos de Ciclismo

MigC77

Well-Known Member
Tendo trocado umas ideias com o Martins e o cenazia há uns tempos atrás sobre palmilhas para os sapatos de ciclismo… Referi que usava palmilhas feitas à medida e que não tinha experiência com outras. Fiquei a remoer no assunto e pensei que talvez devesse experimentar umas “generalistas”… mais que não fosse porque são significativamente mais baratas que as outras. Por outro lado evitava ter que andar a tirar e por a palmilha sempre que mudava de sapatos de ciclismo.

Há cerca de mês e meio fui a uma loja por outra questão e vi lá as da Specialized… Mostrei interesse e explicaram-me que caso quisesse umas que me “mediam” o arco para perceber quais eram as mais indicadas, nesta geringonça:

footbed-arch-specialized.jpg


Como não tinha comigo uns sapatos de ciclismo fiquei de voltar com os ditos para poder experimentar a palmilha no sapato e assim assegurar-me que comprava o tamanho correcto e que se acomodavam correctamente ao sapato.

Passado uns dias fui lá com os sapatos para adquirir as palmilhas. Mandaram-me sentar, descalçar os sapatos e colocar os meus pés na geringonça por uns instantes. Neste ponto especificamente discordei com eles. Para “medir” o arco, a pessoa deve estar de pé porque sentado não existe a mesma pressão do peso do corpo sobre o arco fazendo com que que pareça que o arco é mais alto do que na realidade é quando a pessoa está em pé e existe mais pressão sobre ele. Portanto assim o fiz… coloquei-me de pé.

Passado uns instantes a marca que os meus pés tinham deixado indicavam que as palmilhas para mim eram as azuis para arco médios e que o meu tamanho era o 44/45:

49053.Jpg


Venham elas que agora vamos experimentá-las colocadas nos sapatos! Aí é que começou o busílis… Para começar o tamanho 44/45 era grande demais para os Sidi tamanho 44. Tiveram que ser o tamanho 42/43. Mas o que mais me estava a fazer questionar a compra era mesmo a pressão que sentia no arco de ambos pés… Pensei cá para mim: que raio de fantochada! Tem aquela geringonça para medir e fazer a recomendação e depois o resultado é este!

Comecei a explicar que alguma coisa devia ter falhado porque sentia uma pressão excessiva na zona do arco de ambos pés. E justificaram-me que isso era normal ao inicio e que a palmilha teria tendência a “quebrar” e ajustar-se ao meu arco… Como o valor das palmilhas não era nada por aí além resolvi “pagar para ver”.

Passado umas semanas, umas quantas voltas, cerca de 400-500kms depois… efectivamente posso confirmar que as palmilhas cederam o suficiente para deixar de incomodar “a frio” (porque assim que se começava a pedalar, “a quente”, deixava-se de sentir esse incomodo) e de deixar uma certa moinha no pós volta. Mas apesar de terem cedido sinto que me dão o apoio necessário no arco para evitar que este afunde e manter o alinhamento com o joelho e anca.

Conclusão: estou satisfeito com a compra :)

Quis partilhar convosco não só o meu feedback acerca das palmilhas após um tempo de utilização assim como todo o processo de “fitting” que me parece bastante importante para fazer uma compra acertada. Importante reter: colocar-se em pé no dispositivo de medição e levar o sapato para experimentar a palmilha.

Este tópico foi criado por mim mas obviamente é de todos! O objectivo do tópico é que coloquem a vossa opinião acerca das palmilhas que usam. E que quem esteja a pensar comprar umas palmilhas possa ter informação ou esclarecer dúvidas.

My 2 cents
 

lgass

Well-Known Member
umas questões amigo mig:

- são as BODY GEOMETRY SL FOOTBEDS?
- eles fizeram algum corte para inserir no sapato?
- a que loja foste?

recentemente andei a investigar e descobri as ICEBUG SLIM e fiquei com vontade de experimentar mais achei caras. as BODY GEOMETRY SL FOOTBEDS seriam a minha segunda opção, mas não sei onde as encontrar (confesso que a procura foi ainda parca)

espero que não te chateies, mas deixo o artigo (em duas partes) mais interessante que encontrei sobre o assunto, pois tenho andado em pesquisa. creio que vai ser útil para muitos pois a compra de palmilhas à medida não me parece que seja solução que a maioria vá adotar
http://biketestreviews.com/the-best-cycling-specific-insole-part-i/
http://biketestreviews.com/the-best-cycling-specific-insole-part-ii/
 

MigC77

Well-Known Member
Luís, respondendo às tuas questões:

- Sim são umas BG SL footbeds
- Não foi necessário fazer nenhum corte à palmilha. Poderia ter sido necessário mas em termos de comprimento como de largura estavam ok.
- Em relação ao nome da loja envio-te de seguida essa informação por mensagem privada.

Já tinha passado os olhos pelo artigo que partilhaste e bem! ;) Sem dúvida que quem estiver interessado em adquirir umas palmilhas é um bom artigo para ler.

Como referi o meu conhecimento em termos de palmilhas de ciclismo que existem no mercado é parco… Sabia que existiam algumas marcas de calçado (Specialized, Giro, Fizik, etc…) que tinham palmilhas mas pouco mais. Portanto pouco ou nada posso acrescentar em termos de feedback de outras opções.

O principal objectivo do meu post nem foi tanto dar o feedback das palmilhas propriamente dito mas sim tentar transmitir a ideia de que uma compra deste género idealmente deve ser feita numa loja física onde se possam experimentar as palmilhas dentro dos sapatos em que se vão usar.

Para além disso no meu caso eu já tinha a perfeita noção que o meu arco é “médio” mas quem tiver dúvidas convém que faça um teste na loja como aquele eu fiz ou em casa por exemplo colocando-se em cima dum pedaço de cartão ou uma folha de papel com a planta dos pés molhada para ver a marca dos mesmo e assim perceber que tipo de arco é o dele.

Também é importante que percebam que a maioria dos sapatos de ciclismo (assim como outro tipo de calçado) trazem por defeito palmilhas com muito pouco suporte de arco. Quem tiver sapatos Specialized já deve ter percebido que as palmilhas que vinham eram as vermelhas que são para pés chatos. A razão para esta situação é simples… apesar destas palmilhas não serem adequadas para todos os tipos de pés quando se experimentam os sapatos pela primeira vez na loja, independentemente do tipo de arco, não existe aquela sensação de desconforto que relatei no meu post inicial. A palmilha para os pés chatos é a menos “intrusiva” por isso é que é a que vem por defeito. Depois cabe a cada, caso sinta essa necessidade, adquirir a que mais lhe convém.

No caso da Sidi, que daquilo que conheço é das marcas que trás por defeito com os sapatos das palmilhas mais ordinárias, a minha opinião é que o fazem de propósito. De certa forma não os critico porque acho que não serviria de muito colocarem uma palmilha melhor que depois não se adaptasse ao pé do utilizador. Essa é precisamente uma critica que muitos fazem aos sapatos da Specialized pelo facto de trazerem as palmilhas vermelhas que dão pouco suporte, quando depois vendem as outras palmilhas. Dá a impressão que o fazem para “forçar” o consumidor a gastar mais. Na realidade não, fazem-no porque a maioria vende os sapatos com palmilhas e tendo que optar por um “formato” é normal que optem pelo formato menos intrusivo.

Abraço
 

OTALEM

Member
em qualquer loja specialized
as palmilhas são para 2 números (41-40/43-42 .etc . Exemplo : 43 e 42 .se usas 42 aquilo tem uma reentrância para cortarers

http://www.lenamotos.pt/familia/palmilhas/

umas questões amigo mig:

- são as BODY GEOMETRY SL FOOTBEDS?
- eles fizeram algum corte para inserir no sapato?
- a que loja foste?

recentemente andei a investigar e descobri as ICEBUG SLIM e fiquei com vontade de experimentar mais achei caras. as BODY GEOMETRY SL FOOTBEDS seriam a minha segunda opção, mas não sei onde as encontrar (confesso que a procura foi ainda parca)

espero que não te chateies, mas deixo o artigo (em duas partes) mais interessante que encontrei sobre o assunto, pois tenho andado em pesquisa. creio que vai ser útil para muitos pois a compra de palmilhas à medida não me parece que seja solução que a maioria vá adotar
http://biketestreviews.com/the-best-cycling-specific-insole-part-i/
http://biketestreviews.com/the-best-cycling-specific-insole-part-ii/
 

Duke

Well-Known Member
penso que qualquer palmilha vai requerer sempre um período de habituação do pé a palmilha, até pelo menos esta estar formada ao pé ou como se costuma dizer na giria até a palmilhas ficar "partida".

recentemente também meti umas palmilhas nuns sapatos bonitos da Sidi que comprei mas que no entanto não conseguia fazer voltas +2h com eles.

após meter umas palmilhas que comprei na Decatlhon de 11 ou 12€ também tive de fazer umas quantas saidas até ficarem "partidas" e desde então já pedalo sempre na boa com elas.


Conclusão: comprei uns Sidi caros por serem mais bonitos e leves... no final com as palmilhas novas pesam tanto como os sapatos velhos que tenho de 40€ lol. De qualquer forma os Sidi são bem mais robustos por isso não estou arrependido.

Boas pedaladas
 

Carolina

Well-Known Member
no sapatos antigos, uns specialized de btt, coloquei umas palmilhas da dr. scholl e deixei de ter dores. quando comprei os sidi decidi passar para lá as palmilhas. ao fim de 3 horas já não podia com os pés. desde à cosia de 2 semanas que tirei as palmilhas da dr. scholl e pus as que vinham de origem (que são basicamente um pedaço de cartão lol) e deixei de ter problemas. no sábado fiz 5 horas e meia e não senti qualquer desconforto. vou andar assim mais uns tempos, se por qualquer motivo voltar a ter dores se calhar experimento umas da specialized.
 

Duke

Well-Known Member
curiosamente eu só tinha dores no pé direito, provavelmente ou é defeito de fabrico ou uma lesão antiga mal curada lol
 

pratoni

Well-Known Member
no sapatos antigos, uns specialized de btt, coloquei umas palmilhas da dr. scholl e deixei de ter dores. quando comprei os sidi decidi passar para lá as palmilhas. ao fim de 3 horas já não podia com os pés. desde à cosia de 2 semanas que tirei as palmilhas da dr. scholl e pus as que vinham de origem (que são basicamente um pedaço de cartão lol) e deixei de ter problemas. no sábado fiz 5 horas e meia e não senti qualquer desconforto. vou andar assim mais uns tempos, se por qualquer motivo voltar a ter dores se calhar experimento umas da specialized.

Já comparaste a base interior dos sapatos?

Aposto que nos specialized é plana, ou quase, e nos Sidi já não é bem assim...

Isto tem a ver com a abordagem de cada marca.

Numa deixa-se a base plana para complementar com a palmilha o ajuste ao pé, noutra forma-se a base do sapato a um formato de pé e deixa-se a palmilha para segundo plano...

Isto sou eu a especular.

Lembro-me de, numa review a uns sapatos da Giro, o jornalista referir isso. A base do sapato era deixada, propositadamente, plana para que o ajuste fosse complementado com as palmilhas (giro supernatural) que tinham 3 tipos de ajuste...
 

jocarreira

Well-Known Member
Acho que se criou uma ideia aqui no fórum de que se não trocarmos as palmilhas que vêm com os sapatos não vamos andar confortáveis... Isso pode ser ou não verdade.

Sou da opinião que se deve dar o benefício da dúvida e experimentar antes de trocar, isto é, experimentar as palmilhas originais e apenas trocá-las caso haja desconforto.
 

MigC77

Well-Known Member
A base interior da grande maioria dos sapatos seja eles para o que forem é o mais “neutra” possível… Por isso é que existem diferentes palmilhas e cunhas que se podem colocar para customizar o interior às nossas necessidade biomecanicas. No caso das sapatilhas de running existem algumas excepções em termos das sapatilhas para controlo de pronação onde podes ter mais ou menos suporte em termos de arco mas nos sapatos de ciclismo daquilo que vi até à data as solas costumam ser neutras…

Acho que não se criou nenhuma ideia de que é necessário trocar as palmilhas para andar confortável… pelo menos não é essa a minha intenção.

Mas a verdade é quando se coloca uma palmilha que é correcta para a nossa planta do pé acontece o seguinte:

- Melhora o alinhamento entre pé, joelho e anca, logo o risco de lesão diminui.
- Melhora a transmissão de potência ao pedal porque o não existem as perdas associadas ao “afundamento” do arco do pé.

Isto são factos.

Se vale a pena investir numas palmilhas destas? Acho que os vossos pés e sobretudo os vossos joelhos devem ter a resposta a essa questão ;) Mas acima de tudo depende da utilização que fazem da bicicleta. É o mesmo que perguntar se para passear numa pasteleira pela marginal um gajo precisa de se equipar de lycra e sapatos de encaixe?

Existe muito pouca cultura e conhecimento acerca do pé… É dos nossos principais pontos de contacto com o solo, com os pedais, etc… É através desse ponto de contacto que transmitimos a força para nos deslocar-mos e na minha opinião não se lhe confere a importância devida. Posso contrapor por exemplo com o selim… nem se surpreendem que se tenha que trocar um selim de origem pois não? É um ponto de contacto tal como as palmilhas ;)

Abraço
 

Xequemate

Member
Confesso que não dei a devida importância às palmilhas e ao ver este tópico lembrei-me de umas que eram feitas através do molde dos pés, por exemplo as Retul. Alguém as usa ou tem conhecimento deste tipo de palmilhas? Não sei o valor destas, mas certamente serão bem acima das que o MigC77 referenciou das Specialized.
 

Dempsey

Member
Os lojistas sem qualquer tipo de formação andam a brincar aos podologistas? Se querem palmilhas personalizadas procurem alguém que tenha formação para as fazer e que saiba o que realmente está a fazer.
 

MigC77

Well-Known Member
Até comprar estas Specialized só usava palmilhas feitas à medida (as que uso para o running) mas não as da Retul. Essas palmilhas da Retul usam precisamente o mesmo “sistema” que é usado para fazer palmilhas para as botas de ski e snowboard: Masterfit Quikbeds. São palmilhas termo-moldadas consoante a morfologia da planta do pé do ciclista.

Tenho umas dessas nas botas de ski. A minha dúvida em relação a estas palmilhas sempre foi a durabilidade das mesmas quando submetidas a uso intensivo. Sendo o ski, um desporto que devido a restrições geográficas não consigo praticar com a mesma frequência que o ciclismo não posso concluir nada acerca da durabilidade das mesmas.

Em termos de preço são mais caras que as que referi mas hoje em dia não sei quanto estão a cobrar por elas e menos aqui em Portugal… ;)

As palmilhas à medida são logicamente a “melhor solução” mas entre essa solução e uma solução mais barata pode ser que a diferença não se justifique. A realidade é que nós não somos simétricos e pode dar-se o caso que um par de palmilhas como estas da Specialized, estejam ok num dos pés mas no outro não… Ou que não nos adaptemos a nenhuma das variantes de arco… Nestes casos a solução teria que ser mesmo umas palmilhas custom.
 

consciouness

Active Member
Eu uso palmilhas da Solestar. São caras? São, mas fazem toda a diferença.
Podem juntar o útil ao agradável: comprem os incríveis sapatos suiços Suplest,(como eu fiz) que já as trazem.
Ou então preparem-se para desembolsar 100€ ou 150€ pelas palmilhas Solestar, se as comprarem avulso
Bom ano 2017
 
Top