• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

P.I.F....... W.T.F. Rescaldo

duchene

Well-Known Member
343t55t.jpg

Da esquerda para a direita: Duchene, Agostinho, Tico, Daniel, Altino, Indy, Xavier, Zé Nuno, Filipe.

Foto de grupo tirada no 1º Encontro nacional de vendedores de lenços de papel, variante vendedores que se fazem transportar em velocípedes.

Excelente companhia: Confere.
Percurso de qualidade: Confere.
Distância vs acumulado exigente: Confere.
Paisagem soberba: Confere.

Em suma...
Dia muito bem passado, neste que foi o meu 7º PIF: Confere!
 

indy

Active Member
Já disse que gostei muito do percurso, da companhia e do calor à fartazana, do qual já tinha saudades. Gosto especialmente deste calor seco, semelhante ao da minha terra natal.

E para não pensarem que estou a dizer que gosto só por dizer, digo também que a única coisa que mudava, se fosse possível, era reduzir a quantidade de paragens :)

Só no regresso é que me lembrei que poderia, ao longo do dia, ter retribuído ao Daniel por me ter confessado as suas "pancas", confessando-lhe também algumas das minhas. Fica prometido ;)

img2929k.jpg


img2931os.jpg


img2938m.jpg


Não queiram saber...
img2944v.jpg


Mais fotos aqui: https://picasaweb.google.com/115496021964538181150/PIFWTF?authuser=0&feat=directlink
 

mr.al

New Member
Parabéns/obrigado Daniel pelo rico empeno que (me) foi servido pelas encostas do Douro...
Confiro o que foi escrito acima... e ainda bem que não foi desta que me 'baldei' a um Pif!

* só faltou mesmo a massagem no final ;-)
 
Tendo em conta a fantastica equipa presente, realmente so poderia correr bem.
Fico contente por vcs, paisagens fantasticas. Vamos a ver se na proxima poderei aparecer. Abxos
 
P.i.f. W.t.f

Este ficará marcado como o passeio dos "vendedores de lenços" como diz o André.

Eu explico. À uns tempos que se pedia um novo encontro dos utilizadores do Fórumcilismo mas como reina uma anarquia o evento estava difícil de sair da forma até que à pouco tempo num semi encontro para os lados da Serra da Freita em conversa referi uma das minhas pancas com o André, antigo impulsionador destes movimentos de amigos com um gosto comum. Ele fez-me ver que partilhava da mesma doença que eu e aí bateu-me um click.... Passado uns dias de conversas com os ditos "vendedores de lenços" consegui chegar a acordo com o local e data. Cheguei-me à frente então para organizar o evento! Não foi fácil pois dediquei muitas horas em chamadas telefónicas com presidentes de junta, EDP, e estações de comboios para que se reduzi-se ao máximo a passagem de carros e outros veículos durante a nossa viagem. Das duas uma, ou isto é tudo verdade ou então correu bem pois contam-se os carros que se cruzaram connosco ao longo do dia!

Levantei-me cedo e dirigi-me à Régua com o Xavier. Chegamos a tempo de tomar um café para acordar o corpo para a jornada que se avizinhava! O arranque tardou, o André vinha com problemas no carro e até acabou por ir embora no fim do dia num reboque e uns vizinhos meus também foram abastecer numa qualquer pastelaria antes do arranque...

Sendo assim seguimos estrada fora pela Barragem de Bagaúste em direcção ao Pinhão de onde começamos a subir para São João da Pesqueira.



A subida era ao meu jeito e como já vinha quente juntei-me à malta da pesada. Seguia com o Filipe, o Agostinho, Pedro Indy e o Tico. . . A subida tornou-se longa mas mantive o ritmo até ao seu alto. Quando paramos para reagrupar olhei para trás e vinham estes dois na disputa pelos restantes ponto disponíveis na contagem de montanha. Há quem diga que vinham a fazer as pazes!!!



No termines da subida a malta juntou-se para uma foto bem engraçada, ainda sorriam todos e isso para mim era bom sinal! Alguém comentou no pelotão que no ciclismo nunca iam às capelas, passando sempre ao lado. Sendo assim saquei de um trunfo e levei a malta à padroeira do sítio.



Mais 1klm de subida por estrada estreita e sem saída até à....



Sra do Vencimento :D

Daqui obtinha-se um certo orgasmo nos olhos com paisagens lindíssimas.



Descemos, planamos até São João da Pesqueira que é uma vila bastante bonita e arranjada. Continuamos a descer até à Barragem da Valeira que nos propucionou boas imagens para recordar mais tarde.



Na barragem as águas calmas faziam descansar este barco que outrora deve ter tido uma vida bem puxada, a julgar pela pedreira que tinha ao seu lado.



Durante a descida fui avisando para observarem a subida que se avizinhava. Era para mim a parte mais complicada do dia pois tinha uma inclinação por vezes boa apenas para a cassete 32 do Xavier! Pode não ser a melhor imagem, mas elucida bem como é que a estrada contorna a pequena serra...



Segundo o Googlearth tinha uma média de 10% com pontos de 18% inclinação! Bom para o empeno mas também para abrir o apetite à primeira paragem digna desse nome na aldeia de Linhares.

Paramos num café para repor o que já vinha em falta. O café era rico em variedade e quantidade...Fala-se até que tinha coca-cola!!

Depois da sombra voltamos ao rico sol que me animava pois gosto muito dele apesar de me fazer suar um pouco...



Por entre subidas e descidas curtas foi dando para lavar as vistas até fazer a longa descida para a estação do Tua.





Aqui matei o desejo e satisfiz a panca...O cheiro da linha do comboio, da ferrugem e das travessas húmidas do óleo deixado por comboios já obsoletos! As estações seriam noutros tempos, e ainda o são, a alegria da chegada dos entes queridos e a tristeza da partida dos mesmos. Sendo um tipo novo não tenho grandes recordações das linhas mais antigas mas durante os anos vou fabricando imagens na minha cabeça de como seria o andamento nos anos 50 das estações e isso traz-me um desejo de passar por estes locais mais a miude para "snifar duas linhas"...



Hoje em dia as brincadeiras são outras. As senhoras de idade mais tenra querem é jovem de porte atlético e de preferência bonitos para sua companhia...Quem lá esteve viu esta senhora a raptar-me e deixar por terra o seu marido que está mais "gasto"!!! Um momento belíssimo e que arrancou muitos sorrisos enquanto se tiravam umas fotos à bela estação.



Depois deste momento seguimos para ver as obras da barragem que irá tapar muitos klm's de linha do velho comboio do Tua. Por entre as escarpas e estradas circundantes da futura barragem liam-se frases pouco abonatórias à obra quem nem vale a pena referir...



Aqui tinha algum receio de não passar por causa de alguns cortes, mas correu tudo como planeado.

Começamos então a subir. Era mais uma a meu gosto e não só! O Tico e o Indy acompanhavam na velocidade imposta e íamos repartindo esforços durante a subida puxando uns pelos outros, tenho a dizer que adorei este bocado que foi interrompido por uma paragem numa bica de água para reagrupar. Quando chegaram e se recompuseram continuamos, a subida ainda tinha outro tanto de comprimento. Voltamos aquecer a embraiagem e fomos os mesmos a puxar as hostes, o Filipe colou-se também e vinha para meter veneno! Meteu um bocado e todos respondemos, meteu mais e respondeu o Indy e eu, depois meteu mais veneno e só foi o Indy...Quando meteu mais um incremento "adeus a todos"!!! Este homem é um trepador de respeito mesmo e não parece ser só "fume"...É do género incêndio em mata sêca :D



No fim da subida fomos a um café, o Zé Nuno já se vinha a espumar por uma sandes de presunto e atendendo ao pedido paramos em Alijó. Estava a passar na televisão o Tour de França e alguns estavam colados, enquanto outros estavam colados ao que estava atrás do balcão. Eu negociava com a proprietária a comissão por trazer tanto esfomeado ao local...As mulheres têm um bom poder de negociação e portanto cedi ao que ela propunha, de qualquer maneira deixei o meu nib não fosse ela mudar de ideias!

Voltamos à estrada passando por Favaios, cuja passagem foi a mais rápida das nossas vidas concerteza, e logo de seguida cruzamos Sanfins do Douro.

O pelotão atrasou-se entretanto, a falta de rede não deu para saber o que se passava...Restou-nos aguardar noticias! Quando o grupeto chegou vinha com a noticia que o Tico tinha tido um furo mas a ordem era para seguir porque o Indy tinha ficado com ele e com a missão de o trazer de volta ao pelotão.

Assim foi, fui seguindo com o Filipe e o Agostinho enquanto eles me contavam os números dos seus treinos e registos no Strava. Estava assustado com tamanha facilidade como falavam em fazer "uns 10mil de acumulado esta semana na boa"....Dassssss Qualquer dia levo-os a Barcelos!!!

De repente nas nossas costas aparecerem os atrasados e a bom ritmo continuamos até Sabrosa...O Pedro vinha com a desculpa de "eu tinha de trazer o meu chefe de fila(Tico) ao pelotão!! Hoje em dia arranjam-se boas desculpas para puxar pelo corpo.

Mais uma paragem para queimar embraiagem e seguimos...A estrada matava um pouco quem já vinha com poucas forças e por entre aquele pinhal não havia muito a fazer senão pedalar. A ideia tinha como destino ir a São Leonardo Galafura mas uma simples pergunta ao Xavier tirou as duvidas acerca de mais aquele bocado de subida: "oh Xavier tás? tás?...." Ao que ele responde :"tou...."

Continuamos para a Régua enquanto uns se divertiam na descida e outros iam lambendo feridas... O membro mencionado atrás queixava-se ao André das suas dores como se de um médico se trata-se esperando por uma baixa médica fraudulenta que não deu mais que uma boa e rápida descida até à cidade da Régua onde nos juntamos de novo! A descida foi a loucura, o piso era mais ou menos bom e por isso aceleramos...Até o Tico que me confessava durante o dia do seu pavor das descidas fez das suas durante aqueles klm's tentando ultrapassagens loucas em rectas com boa visibilidade. O cansaço faz desligar as células da auto-preservação.



Chegamos à cidade onde alguns se dirigiram ao local dos banhos, vulgo: rio!!!

Depois de ser insultado sobre umas coisas que não me lembro, em jeito de pedido de desculpa foi entregue uma recordação que representava as travessas, as pedras e o apito do chefe da estação.

Para o registo das kilometragens ficam estes 161klm's recheados por 2600m's acumulado de subidas.
http://connect.garmin.com/activity/199655813

A todos um obrigado por terem confiado em mim, coisa que nem a minha rica mãe faz e por se juntarem e quebrarem a enraizada venda de lenços.

Obrigado ao André pelo legado que deixou e pela habitual simpatia que tem para comigo.

Ao Pedro Indy por se deixar levar nos meus devaneios, só espero que me pague isto um dia.

O Tico por ter caído na tentação e ter-se deixado guiar por um personagem diferente.

Ao Altino por ter deixado a moleza e não quebrar a corrente de "PIF's".

Ao Xavier por me deixar falar desta vez :D

O Zé Nuno por ter conseguido via verde da esposa depois do episódio do outro dia :D

Ao Agostinho que foi uma boa companhia durante muitos klm's e pelo sangue novo!

E ao Filipe que deixei para ultimo para ele se habituar a andar cá atrás porque sempre à frente custa ver-te hehe...

Um abraço a todos!
 

indy

Active Member
Cada vez que encontro este tipo ele vem com a conversa de como admira a escrita do André, Major, minha...

Pela parte que me toca, admito, sem falsas modéstias, que já escrevi umas coisas engraçadas. Mas depois de ler a crónica anterior fico com a sensação que a minha época já passou e que há que dar voz às novas gerações :)
 

paradawt

Moderador
Realmente é uma zona linda demais para ser mexida.

Inflizmente a enorme ganância do homem leva a destruir o que de mais belo temos.

No entanto, Homem algum pode agora destruir esta vossa experiência e este fantástico relato.

Deu quase para me colocar no local a imaginar como foi.

Abraço.
 
Enquanto me sentir pequeno à tua beira irei continuar com a ideia que tenho sobre a vossa escrita e na inspiração que me dá. Tentarei não repetir isso muitas vezes para não me tornar repetitivo!

Aguardo versões mais alargadas das sensações vividas por vós.

O Xavier lá para 5fª já deve conseguir escrever :D

PedroLobo, Silvio, Cancellara e Fernando Socorro que são clientes habituais destes encontros, obrigado pelo respeito de me avisar quanto à vossa ausencia do "ibento".

Cumprimentos
 

xavibike

Member
Gostei muito deste: P.I.F....... W.T.F. e vai ficar marcado como mais um dos melhores momentos passados em boa companhia ciclo-turista. Este evento poderia ter como nome "á procura de um bom empeno no segredo dos deuses" porque foi bem temperado (com umas boas subiditas) por vezes algo picantes sem conhecimento do trajeto. Mas é como se diz "podia ter feito um percurso mais soft poder podia mas não era a mesma coisa".

Daniel dou-te os parabéns por teres ido em frente e organizado este encontro com alguns momentos hilariantes que ainda sorrio "faz favor posso interromper o vosso namoro?".......:"oh senhor a trabalhar ao domingo?".....em que a espontaneidade dos intervenientes me fez ter orgulho em ser Português e ver que somos um povo 5***** danados para a brincadeira.

Parabéns pelo relato (heheheheh) se fosses um cromo não havia repetido....podes crer.

Partilho um video filmado com o tlm numa fase de hidratação:

[video=youtube;ruFqu984OSk]http://www.youtube.com/watch?v=ruFqu984OSk[/video]


Um abraço a todos!
 

pedro silva

New Member
olá malta da pesada :)

parabéns a todos os que participaram no já referido "ibento" :) pois pelas fotos e pelo excelente relato que o Daniel fez foi mais um passeio cheio de boa disposição e momentos de convívio fantástico.

tenho pena de não ter participado e estar de novo com a malta que se juntou na Freita mas o facto de ser a um Domingo e os horários de trabalho não estarem compativeis pesaram mais, só me resta esperar para uma próxia, talvez seja eu a organizar que assim pelo menos a minha presença fica garantida :)

abraço a todos e boas peladas ;)

Pedro
 

jnap

New Member
Agora chegou a minha vez de descrever o meu primeiro PIF... que ia dando em PIFO.

Tal como o Daniel disse, foi complicado conseguir carta verde para arrancar nesse dia, de muito ajudou a entrada em casa às 2 da matina e sair as 6.45,
permitindo-me deste modo entrar e sair de finininho.

Ponderei várias vezes durante o dia de sábado se deveria alinhar ou não nesta brincadeira, mas como sou pessoa de palavra e já tinha dado a minha que participaria,
lá me decidi a ir, nem que ficasse na primeira rampa...

Sendo assim, com pouco mais de 3 horas de cama, e com um kebab no estômago, comido à algumas horas atrás numa barraca na berma do ic2, lá me levantei, peguei na trouxa e arranquei...

Durante a viagem, até à Régua o Filipe, foi sempre uma pessoa preocupada com a minha condição, quer pelo desgaste do dia anterior quer pela falta de alimentação e hidratação, desde já obrigado por isso... E essa mesma falta de alimentação/hidratação foi se verificando ao longo do dia, pois eu andei quase todo o tempo com a sensação que por mais que comesse ou bebesse nunca estava satisfeito, barras, figos, fruta, água, sumo, cola...

Como já conhecia alguns dos intervenientes, nomeadamente, daniel, andré e o xavier, só poderia esperar mais malta impecável o que se veio a confirmar ao longo do passeio.

Em relação ao passeio em si, do melhor que já fiz em cima de uma bike, desde a marginal, até ao alto, do alto até ao fundo e novamente
subir tudo, paisagens de cortar a respiração, subidas daquelas que serpenteiam as encostas, e descidas longas para refrescar a mente e principalmente as pernas.

Os intervenientes:

Daniel, organizador e animador de serviço, sempre a meter-se com tudo e com todos, até o casal na antiga estação sofreu nas mãos deste senhor.
Obrigado pelo passeio e pela prenda, o fumeiro para a próxima lembra-me para te o levar... se quiseres... Só tenho um defeito a apontar, os kms estavam errados :p

André, deve ter sido a pessoa com quem fui passando a maior parte dos kms, sempre impecável, simpático e sempre a tirar fotos.
Só podia ter evitado o comentário daquela subidita terrível... deita logo um gajo abaixo :)
Teve azar por causa do carro, mas pelos vistos o reboque até foi rápido a chegar.

Xavier, o homem da fruta, pois vir carregado para um empeno destes com uns kgs de fruta às costas para depois dar é de maluco. Mas ainda bem pois aquela laranjinha soube que nem :)

Altino, o raio do GPS não gosta do calor, e se as subidas tivessem sido feitas por outra ordem disse que tinha vindo embora, mas dúvido que alguém deixasse...

Tico, pouco falei, apesar de se ter queixado que valia mais ter ficado na cama, o homem anda muito.

Indy, o que me meteu na lista negra, opá desculpa lá por no fim ter andado a esticar, mas o pior já tinha passado, por isso foi até queimar o que ainda tinha de energia.

Filipe, apesar de ter dito que foi a volta maior que deu, deu-me a sensação que estava apto para fazer novamente o percurso, pois tal era a facilidade com que desaparecia pelas subidas acima...
Cheguei-me a questionar qual seria o motor que ele trazia com a bike.

Agostinho, anda na "escola" do Filipe, logo já começa a pertencer a outro campeonato, ainda me fez companhia nuns kms valentes.

Peço desculpa por estar sempre a insistir para parar, mas a fome e a sede andava sempre a apertar! E só encontrei carne quando estávamos quase a terminar o calvário...

Obrigado por me aturarem e acompanharem e obrigado pelo Domingo muito bem passado.
 

super.byke

New Member
parabéns a todos os que participaram!!!
No final do relato até fiquei com "inveja" por não ter participado... mas como se costuma dizer "não podemos ir a todas :)"
grande abraço a todos!!!
 
Hoje sou obrigado a postar mais uma vez ....
A vida tem destas coisas ... por vezes caimos :(e por vezes levantamo-nos :)e algumas vezes, não sempre encontramos sempre alguem que nos surpreende.
Este ano não tem sido facil para mim, muitas lesões algumas delas graves que me impedem de fazer aquilos que mais gosto, andar de bicicleta:cool:. Desde joelhos, cabeça escoriações, agora a fractura exposta do cotovelo .... não sei onde vai parar:(:(.
Foi por isso com muita pena que não pude ir ao PIF w.t.f. não tanto pelas lesões que enumerei mas sim pelo convivio, pela possibilidade de mais uma vez ter a oportunidade de conversar com essas pessoas que partilham a minha paixão ...:cool::cool:
Aprendi a admirar os relatos e os gostos de pessoas tão diferentes, mas tão iguais ao mesmo tempo e foi por isso com muita pena que não pude estar com o Andre, Altino, Pedro Ribeiro,Xavier, Ze Nuno, Daniel e afins ...
Foi neste quadro surpreendido no correio com um gesto tão simples como de enorme grandeza e hombridade por parte do Daniel: o "trofeu"

20072012268.jpg


Obrigado Daniel por este gesto. As verdades são para serem ditas no sitio proprio, vai direitinho para a o meu "museu"!!!

20072012269.jpg


Bem hajam
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Tinha postado isto no outro tópico, aproveito para colocar no sítio certo:

Grande percurso, paisagens fabulosas e malta impecável. Obrigado e parabéns à organização (Daniel).
Link para as fotos que tirei de telemóvel:
https://plus.google.com/photos/10021...CN26k6nq54qXfQ
Dados da volta:
http://app.strava.com/rides/13481894
Um abraço, e tem de se fazer mais destas coisas.

Filipe



Então como vais Filipe foste para os lados do DOURO assim é que é.

E ESTE ANO VEZ ATE AO ALGARVE.

Já sabes onde a malta se encontra ( tenho ke me prepare para levar uns empenos )

xau
 
Top