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Pós venda Decathlon (e já agora tamanhos)

Rapido

Well-Known Member
Alberto, desculpa a pergunta (já falamos noutras ocasiões sobre tamanhos) mas os problemas que apontas não podem ser minorados pelo facto de o ciclista ter uma boa flexibilidade?

Por outro lado, quando no ultimo post falas em "costas direitas" quando vejo os pro's, as costas parecem-me sempre tortas, não é normal existir um ligeiro arco nas costas quando se pedala? Para mim costas direitas só nas bikes urbanas, ehehehe
 

cutkiller

Well-Known Member
Bem vindo ao clube!

Eu faço "bold" nas duas :p :p



Em relação à imagem que o crocodilo pôs... talvez os braços se estendam demais.. em relação às costas parece-me a curvatura normal de quem gosta de passar tempo sentado à mesa nos belos prazeres dos "comes e bebes" :p
 

Lira

Member
Olá Lira estou espantado com o teu conhecimento e sabedoria em tão pouco tempo, aprendes-te imensas coisas!! :) os meus parabéns!!

Creio que a cor de rosa só com easy fit....

No entanto as outras cores, qualquer tamanho pinarello abaixo do tamanho 48 ( e patente easy fit )

Grande abraço...

Obrigada! :)

Ainda bem que posso ter easy fit sem ser cor-de-rosa!... se assim não fosse já não queria nenhuma Pinarello lol :p
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto, desculpa a pergunta (já falamos noutras ocasiões sobre tamanhos) mas os problemas que apontas não podem ser minorados pelo facto de o ciclista ter uma boa flexibilidade?

Por outro lado, quando no ultimo post falas em "costas direitas" quando vejo os pro's, as costas parecem-me sempre tortas, não é normal existir um ligeiro arco nas costas quando se pedala? Para mim costas direitas só nas bikes urbanas, ehehehe

Sem problema amigo...

Depende dos Prós... Há pros com curvatura e pros sem curvatura.. O ideal e a maior parte e sem curvatura, com curvatura são uma minoria...

A questão da curvatura nos profissionais, pode ser já um problema de muitos anos, algo que ficou, derivado a imensas coisas... Acidentes, outros tempos em que a evolução da ciência do bike fit não era tão estudada como os dias de hoje, muitos pros também não nasceram pros e tiveram que pedalar anos a fio, para o serem, em condições que sabe deus!! (Exemplo do Chris Froome), o Chris froome antes de ser pro, foi obrigado a pedalar em condições, que desconfio eu nem o Eddy Merckx ou o Fausto Coppi, tiveram tanta exigência do seu corpo a adaptar-se ao material (método correcto), ao invés do material ao seu corpo (método incorrecto), como teve o froome, antes de ser pro.... Acho que só lhe faltou, meter umas rodas num portão, tábua de passar a ferro ou num escadote qualquer e ir pedalar!!!Para um dia virem a ser pros...Há mazelas que ficam, outras estão a ser corrigidas hoje!! Outras sem correcção, no entanto o atleta e o atleta e tem que ser ajudado dentro dos possíveis...

Temos que entender que estamos numa fase de mudança em muitas coisas no que ao ciclismo diz respeito e numa linha de tempo, em que alguns conceitos antiquados se estão agora a modificar, logo é normal, que ainda existam por aí, alguns estilhaços, de outros tempos em que as coisas eram diferentes...Dai as divergências, etc...

Agora como todos sabemos, comparar atletas como nos, com atletas profissionais, não é boa ideia!! Neste desporto, aliás em qualquer um, qualquer modalidade, quando levada a sério, profissional ou amador, tem que ter a consciência do que é melhor para ele!! E só para ele... Sem pensar nos outros...isto porque mesmo os profissionais... Não o fazem!! A mesma equipa tem atletas completamente diferentes, com fits diferentes e em alguns casos até, na mesma equipa e a maior parte delas com bicicletas de diferentes geometrias para atletas e propósitos diferentes...

Hoje em dia existe uma coisa, que não existia antigamente, lá está a tal mudança, chamada de especialização... Logo um atleta e estudado e moldado, consoante as suas capacidades físicas e intelectuais (flexibilidade incluída) e seu passado, seu historial ou portfólio se o quiserem chamar, sobre forma a aproveitar todo o seu potencial e direcciona-lo com os devidos vectores de treino e preparação física e tácticas de ciclismo, para obter os melhores resultados na competição...

Antigamente, não era assim...

Logo, a tal fase de mudança, ainda existem estilhaços... Mesmo a nossa frente, mesmo aos nossos olhos, em grand tours, na competição... No entanto o ser humano, quando está a ser pago para algo, tem uma força tremenda para poder inverter a situação... Temos o nosso exemplo, com os nossos trabalhos, o nosso dia a dia, a força que temos, por vezes até com problemas familiares de nos levantarmos da cama e irmos trabalhar, doentes, constipados, com temperatura, cada um sabe das suas!! Lá está, é exactamente a mesma coisa... A diferença é que... O nosso trabalho, não é esse, nós não somos pagos para pedalar, pedalamos por prazer, dai, não temos qualquer necessidade de passar pela mesma situação...

Falando mais tecnicamente, há pros com alguma curvatura, pelas razões de vida e filosóficas que te mencionei acima...

Com precisão.... Isso faz a regra? Não!!! São excepções...

A maior parte dos profissionais de hoje em dia... Não tem qualquer curvatura nas costas, os estilhaços, são a excepção...

É por aí que devemos reagir as nossas escolhas? Não!!! Não são exemplo para nós...

Quanto à situação da flexibilidade, e tecnicamente falando... O excesso de flexibilidade para um profissional pode também ser um problema assim como a falta dela.... Pois quando há mais flexibilidade há mais tolerância a dor, no entanto pode também contribuir em falta de performance em alguns casos pois a dor, não é um sinal de aviso, a dor e já um sinal tardio de que algo está a acontecer, logo se não há dor, não há queixas, se não há queixas não há uma reavaliação ou uma melhoria das condições do atleta, há uma menor preocupação, pois a estabilização do mesmo é superior à dos demais, logo o excesso de estabilização pode levar à acomodação e estagnação!!! Temos muitos exemplos de vários atletas que ao mudar de equipa, mudam de técnicos e bicicleta e a coisa vai melhorando, evidentemente que a razão não é somente essa, no entanto, é e pode muitas vezes ser, uma grande ajuda...Não é também por acaso que muitos atletas depois de um acidente, depois de estarem parados 1 ou 2 meses, voltam e voltam muito mais fortes, não é coincidência!! É aquele tempo necessário, é benéfico para o atleta, por vezes uma altura para poder limar arestas e ver o que está bem e o que está mal e o que se pode mudar ou melhorar, os tais males que vem por bem!! A história dos grandes atletas e construída por estas pequenas coisas!!

É um tema um pouco complicado para quem pouco percebe do que é este tipo de vida, levada a sério...

Mas espero que tu e todos possam compreender e ter ajudado alguém a entender... Que por ventura possa estar confuso tal como tu...

Grande abraço...
 

Martins

Well-Known Member
Sem querer discutir muito o assunto. ..

Queres que te diga que com essa altura estas bem encaixado nesse quadro que tem 55 de tt?
Não digo porque não estás.
Não tens dores? Ainda bem.

Experimenta uma mais pequena e depois voltamos aa conversar

Abraço

Confesso que escrevi isto no smartphone enquanto estava no escritório a mandar um fax. Daí ter sido um bocado incisivo.

Não tinha percebido bem se querias mostrar que estavas bem sentado ou se querias opinião sobre o assunto.

Já percebi o que querias.

Quando passares para estes lados apita que eu deixo-te experimentar a minha.

Abraço
 

crocodilo

New Member
Ainda tinha mais um truque na manga: inverti o avanço e subi-o mais 5mm, para o último espaçador. Amanhã vou testar (sem ser à volta do quarteirão).

Compreendo que tudo isto são soluções de recurso destinados a corrigir um quadro grande e uma geometria demasiado racing. Mas vai ter que durar mais uns tempos...
 

Martins

Well-Known Member
Compreendo que tudo isto são soluções de recurso destinados a corrigir um quadro grande e uma geometria demasiado racing. Mas vai ter que durar mais uns tempos...

Companheiro. Trocar não é assim tão complicado e é sem duvida a melhor solução

Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Ainda tinha mais um truque na manga: inverti o avanço e subi-o mais 5mm, para o último espaçador. Amanhã vou testar (sem ser à volta do quarteirão).

Compreendo que tudo isto são soluções de recurso destinados a corrigir um quadro grande e uma geometria demasiado racing. Mas vai ter que durar mais uns tempos...

So para referir, eu nao Mandei fazer nada!!!!

E mais uma do Sr.Crocodilo com as suas invencoes!!! Lol. Nao foi recomendacao albertosemcontador.... O diagnostico nem Te passei sequer... Lol

Mas se queres uma dica eu preocupava-me mais com a Tua parte de tras do que com o cockpit, porque ai ja esta a 80 pouco ou nada ha a fazer... A Mexer no teu caso tem que ser atras e depois dar um pequeno toque de ajuste na frente... Mas nunca ao contrario, mas e so uma dica por alto... Nao e uma recomendacao, para trabalhar bem isso tinha que analisar de outra forma que nao assim... Pelo menos Um video...

Agora trocar de quadro ai isso ai e certinho...isso sim resolve o problema, tudo o que se possa tentar fazer sem essa base nao resolve, vai remediar ou atenuar, mas nao resolve porque a Seu tempo, tudo volta ao mesmo...

Grande abraco
 

crocodilo

New Member
Atrás não vejo muito mais que possa fazer...

A altura do selim permite-me, com os pedais encaixados, esticar o calcanhar e a perna, mas não muito mais do que isso. Nem tenho margem quase nenhuma para subir o selim (o espigão é curto), e baixar parece-me má ideia, porque obrigaria a flexões maiores do joelho (como um deles foi profundamente operado, isso causar-me-ia problemas graves).

Quanto à posição frente/trás do selim, agora está a meio. Quando ando sinto muitas vezes que consigo chegar-me tanto à frente como atrás, o que ajuda a ir variando um pouco a posição nas voltas mais longas, por isso não sinto como óbvio qualquer ajuste nem para um lado nem para o outro.

Quanto a pedir a troca de quadro na Decathlon, a bicla já fez um ano, e nem estou a viver no país onde a comprei. Não perco nada em perguntar, mas alimento poucas ou nenhumas esperanças.

Não estou descaradamente a pedir ajuda, e muito menos soluções milagrosas que não existem. Estou simplesmente a partilhar o meu raciocínio. As vossas respostas não me elucidam só a mim, ajudam todos os que lerem isto e possam estar a passar pelo mesmo.

Abraços!
 

MigC77

Well-Known Member
Crocodilo, folgo em ler que já começas a ver a “luz” ;) Há uns tempos atrás juravas a pés juntos que esse quadro te assentava que nem uma luva…

Já trocaste o avanço para 80mm e ainda assim…

Pensa bem na tua vida, põe os olhos no exemplo do Martins e pondera no que deverias fazer…
 

MigC77

Well-Known Member
Atrás não vejo muito mais que possa fazer...

A altura do selim permite-me, com os pedais encaixados, esticar o calcanhar e a perna, mas não muito mais do que isso. Nem tenho margem quase nenhuma para subir o selim (o espigão é curto), e baixar parece-me má ideia, porque obrigaria a flexões maiores do joelho (como um deles foi profundamente operado, isso causar-me-ia problemas graves).

Não vás em teorias da altura do selim... isso é outra conversa... a altura do selim não é apenas influenciada pelo comprimento da perna existe outros parametros como por exemplo a tua flexibilidade que entram em jogo na altura do selim... Mas isso meu amigo tens que ser tu a ir experimentando... Só te digo que "não negues à partida uma ciencia que desconheces" ;)

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
Quanto a pedir a troca de quadro na Decathlon, a bicla já fez um ano, e nem estou a viver no país onde a comprei. Não perco nada em perguntar, mas alimento poucas ou nenhumas esperanças.

A minha já tinha 8 meses. Se a compra estiver registada no cartão decathlon a troca pode ser feita até 2 anos.

Abraço
 

Martins

Well-Known Member
Só me faltava mesmo acontecer uma cena gira por causa do tamanho da bike.

Um companheiro de estrada ocasional que vinha a remar diga-se de passagem, mas quem sou eu para dar palpites sobre as bikes dos outros a menos que me peçam, mas adiante, o gajo olha para a bike tira as medidas, vê que o condutor vai com os braços bem flectidos e diz "ó amigo a bicicleta está à sua medida?" e respondo eu "se fosse um nadinha mais pequeno não perdia não era?" e dispara ele com uma cara que eu adorei "você é louco. atão não se vê logo que isso está pequeno para si" e eu disse "e se pedalássemos mais e conversássemos menos?"

E eu que até estava pronto para lhe gabar a pinarello que era bem bonita...

Mas não era má pessoa nem deve ser mau companheiro bem pelo contrário (passados uns kms não hesitou em ajudar-me a reparar um furo) mas tem aquelas ideias tão entranhadas que qualquer conversa fica dificil.

Abraço

Passado uns kms não hesitou
 
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