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Orbea orca M30 2022 vs Scott Addict 30 disc 2021

Rui_gugo

Member
Muito obrigado a todos.

Continuo bastante indeciso, mas as vossas opiniões já me ajudaram bastante.

Relativamente à addict ter 20 mudanças e a orbea já ter 22, não me trará maior dificuldade? Os modelos addict superiores ao 30 já trazem 22 velocidades, mas este infelizmente só trás 20.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Muito obrigado a todos.

Continuo bastante indeciso, mas as vossas opiniões já me ajudaram bastante.

Relativamente à addict ter 20 mudanças e a orbea já ter 22, não me trará maior dificuldade? Os modelos addict superiores ao 30 já trazem 22 velocidades, mas este infelizmente só trás 20.
Não ficas prejudicado em nada
Mas claro que o funcionamento não é bem igual, mas também não é assim tão diferente
 

Rui_gugo

Member
Não ficas prejudicado em nada
Mas claro que o funcionamento não é bem igual, mas também não é assim tão diferente
Eu na minha actual speedster s40 de 2010 sinto falta de uma mais baixa para subir e de uma mais alta para descer, mas penso que só tenha 16 velocidades este modelo.

Honestamente, o perfeito para mim era o material da orbea no quadro da scott pq a orbea vem melhor equipada mas também acho que a médio longo prazo me vai fazer sentir desconfortável a geometria mais Racing.

Também estou no 3 dia de quarentena com o covid, tenho tempo para pensar

Nunca pensei ter tanta saudade de uma marretada nas pernas
 

np10

Well-Known Member
Eu na minha actual speedster s40 de 2010 sinto falta de uma mais baixa para subir e de uma mais alta para descer, mas penso que só tenha 16 velocidades este modelo.

Honestamente, o perfeito para mim era o material da orbea no quadro da scott pq a orbea vem melhor equipada mas também acho que a médio longo prazo me vai fazer sentir desconfortável a geometria mais Racing.

Também estou no 3 dia de quarentena com o covid, tenho tempo para pensar

Nunca pensei ter tanta saudade de uma marretada nas pernas

A grande questão será sempre.. e stock? arranjas a Scott? A Orbea até se vê algumas..
 

np10

Well-Known Member
Scott addict portanto. Até é a que está a melhor preço.

A orbea de aspecto é a minha favorita, mas ao nível de durabilidade acho a scott mais fiável.

Scott addict 30 mais barata que a ORBEA? Pelo que vejo, a SCOTT são mais 500€ que a ORBEA e não o contrário.
 

Rui_gugo

Member
Scott addict 30 mais barata que a ORBEA? Pelo que vejo, a SCOTT são mais 500€ que a ORBEA e não o contrário.
A scott é de 2021 como diz no tópico.
Tanto uma com o outra estão disponíveis em lojas da minha zona.
No meu tamanho.
Apenas a orbea não há na cor que quero ( brsnca) mas já em preto
 

el-solitario

Well-Known Member
A Scott de 2022 tá linda. A integração dos cabos deixa as bicicletas com outro aspecto. Mas a solução da scott e da orbea de passar os cabos por baixo do avanço, em situações de chuva/lavar a bicicleta, não ira acumular agua la por dentro? Ou tem saída de emergência?:cool:

A questão da manutenção difícil é pertinente, mas na vida útil da bicicleta, 10 anos por exemplo, quantas vezes se vai mexer nos tubos dos cabos? Mudar o óleo dos travões e trocar o cabo das mudanças da para fazer sem desmontar a barraca. Ou esta a escapar alguma coisa? (A minha proxima gostava que tivesse cabos escondidos, os olhos também pedalam:D)
 

RTC

Moderador
Staff member
Um mecânico de uma loja aqui da minha zona até se benze quando chega uma Scott dessa bonitinhas com o cabos integrados. Com os cabos a passar por dentro do rolamento da caixa de direcção qualquer acção que implique mexer neles, é mais de meio dia de volta disso. Com custos de mão de obra a condizer, claro...
 

petrix

Well-Known Member
Um mecânico de uma loja aqui da minha zona até se benze quando chega uma Scott dessa bonitinhas com o cabos integrados. Com os cabos a passar por dentro do rolamento da caixa de direcção qualquer acção que implique mexer neles, é mais de meio dia de volta disso. Com custos de mão de obra a condizer, claro...
Nada que não se faça...:p ... a minha Scott por acaso no outro dia teve que levar rolamentos novos na caixa de direção... só passam 2 cabos (travões) pois uso Sram AXS... ;) ... aproveitei e troquei a fita que também já estava a precisar...
 

jcca

Well-Known Member
nunca percebi bem estes omx, omr, sl, slx, hmf, ocv500 etc etc etc

cada marca mete nomes pomposos nos tipos de quadros para classificar diferentes gamas. mas depois nos próprios sites não desenvolvem nem explicam as diferenças. as que o fazem, metem pouca info e uns graficos que parece mais markting dos +1%. É que depois de pintadas não dá para ver o que esta por baixo, já que o formato é igual nelas todas, sei la se o carbono é o tal xpto.

Eu se for comprar hoje uma bicicleta de carbono, não sei como me guiar nesse aspecto. Dá para entender pelo preço que um quadro x deve ser melhor que o y, mas em que?

Por norma vai tudo dar ao número de filamentos por m2 dp à rigidez do quadro e leveza do mesmo a olho nu tens de acreditar no que o fabricante te diz, que existem diferentes quadros e diferentes respostas dos mesmo não tenhas dúvidas, sobre orbea e OMR eu digo que são reactivos comparando com outras marcas de nome e mta saída no mercado e se formos comparar os quadros dessas marcas dos valores dos Orbea as outras são pastelonas mesmo, os de topo dessas marcas já não te posso afirmar o que é melhor.
Eu na minha actual speedster s40 de 2010 sinto falta de uma mais baixa para subir e de uma mais alta para descer, mas penso que só tenha 16 velocidades este modelo.

Honestamente, o perfeito para mim era o material da orbea no quadro da scott pq a orbea vem melhor equipada mas também acho que a médio longo prazo me vai fazer sentir desconfortável a geometria mais Racing.

Também estou no 3 dia de quarentena com o covid, tenho tempo para pensar

Nunca pensei ter tanta saudade de uma marretada nas pernas

Nem penses mais no assunto, por várias razões "tuas" demonstras na tua conversa que Scott te diz mais que Orbea.
As caracteristicas do teu modelo em causa estão aqui, das 10 V para as 11 nem penses mais traz cassete 11-32 não te vai faltar nenhum andamento.
 

Rui_gugo

Member
Por norma vai tudo dar ao número de filamentos por m2 dp à rigidez do quadro e leveza do mesmo a olho nu tens de acreditar no que o fabricante te diz, que existem diferentes quadros e diferentes respostas dos mesmo não tenhas dúvidas, sobre orbea e OMR eu digo que são reactivos comparando com outras marcas de nome e mta saída no mercado e se formos comparar os quadros dessas marcas dos valores dos Orbea as outras são pastelonas mesmo, os de topo dessas marcas já não te posso afirmar o que é melhor.


Nem penses mais no assunto, por várias razões "tuas" demonstras na tua conversa que Scott te diz mais que Orbea.
As caracteristicas do teu modelo em causa estão aqui, das 10 V para as 11 nem penses mais traz cassete 11-32 não te vai faltar nenhum andamento.

Eu gosto mais da Scott como marca, mas por 200 euros de diferença ( as propostas que tenho rondam isso) a obra vem melhor equipada e é mais moderna ( cabos escondidos, etc)

Acho que para a semana quando sair de isolamento vou tentar rolar em ambas, numa addict e numa orca e tirar as minhas conclusões, se bem que será difícil arranjar quem me deixe experimentar.
 

el-solitario

Well-Known Member
Um mecânico de uma loja aqui da minha zona até se benze quando chega uma Scott dessa bonitinhas com o cabos integrados. Com os cabos a passar por dentro do rolamento da caixa de direcção qualquer acção que implique mexer neles, é mais de meio dia de volta disso. Com custos de mão de obra a condizer, claro...

de facto rolamentos é um pincel se passar por dentro, não sei se todas as marcas usam a mesma solução. Mas mesmo assim, quando fizer o upgrade de bike (assim que os preços e stocks estabilizarem), provavelmente vou dar preferência a cabos escondidos. Se em 5 anos tiver um stress com os cabos vale a pena pelo consolo da vista.:)

Por norma vai tudo dar ao número de filamentos por m2 dp à rigidez do quadro e leveza do mesmo a olho nu tens de acreditar no que o fabricante te diz, que existem diferentes quadros e diferentes respostas dos mesmo não tenhas dúvidas, sobre orbea e OMR eu digo que são reactivos comparando com outras marcas de nome e mta saída no mercado e se formos comparar os quadros dessas marcas dos valores dos Orbea as outras são pastelonas mesmo, os de topo dessas marcas já não te posso afirmar o que é melhor.

Eu conto trocar de bike a medio prazo e volta e meia vou vendo as opções que o mercado tem. A parte das rodas/grupos é facil perceber, mas depois chega a parte de tentar perceber o carbono e chapéu... Dentro da marca, para o price tag que pretendo gastar (2000€-3000€), só dá para as opções de entrada. Mas depois perceber entre as marcas qual dos básicos é melhor, torna-se complicado.

Se estivesse comprador hoje, pelo que vejo, ia para a orbea m30/20, addict 2022, emonda sl5.

Mas depois penso: "rapaz amanha estas nos 40 e já não vais para novo, tens de ver bicicletas de endurance". Mas pronto, para já, só estou a ver. Quando estiver efetivamente comprador seguramente venho aqui chatear.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Por norma vai tudo dar ao número de filamentos por m2 dp à rigidez do quadro e leveza do mesmo a olho nu tens de acreditar no que o fabricante te diz, que existem diferentes quadros e diferentes respostas dos mesmo não tenhas dúvidas, sobre orbea e OMR eu digo que são reactivos comparando com outras marcas de nome e mta saída no mercado e se formos comparar os quadros dessas marcas dos valores dos Orbea as outras são pastelonas mesmo, os de topo dessas marcas já não te posso afirmar o que é melhor.


Nem penses mais no assunto, por várias razões "tuas" demonstras na tua conversa que Scott te diz mais que Orbea.
As caracteristicas do teu modelo em causa estão aqui, das 10 V para as 11 nem penses mais traz cassete 11-32 não te vai faltar nenhum andamento.
Tenho Tiagra igual com 32k feitos e zero problemas,tendo em conta o tipo de voltas que pretendes dar é como diz o jcca uma cassete 11-32 vais a todo lado que vão os outros.
 

el-solitario

Well-Known Member
as canyon endurance foram renovadas hoje e depois de muito tempo, os preços baixaram. antes a CF7 ia para os 2250€ e agora esta a 2050€ e a CF8 esta a 2400€ (antes 2800€). será a mudança de rumo? Só contava com a baixa de preços para 2023/4. Outra interessante é a versão CF SL 8 com avanço/guiador/espigão xpto todo em carbono, full ultegra e powermeter por 2900€. Só falta umas rodas de jeito e esta montada uma bicla para 10 anos :p

Só não percebo a cena deles de ter cores diferentes para cada serie/versão. Gosto da cor da 7 mas prefiro os componentes da 8, não dá. Se comprar a 8 tenho de levar com uma cor que não gosto, se for pela 7 depois gasto em upgrades.

Se estivesse comprador hoje, iria considerar a tal cf sl8, mas depois aquele amarelo xoxo. :mad: pelo menos a cinzenta safa a situação, mas a verde agrada mais.
 

np10

Well-Known Member
as canyon endurance foram renovadas hoje e depois de muito tempo, os preços baixaram. antes a CF7 ia para os 2250€ e agora esta a 2050€ e a CF8 esta a 2400€ (antes 2800€). será a mudança de rumo? Só contava com a baixa de preços para 2023/4. Outra interessante é a versão CF SL 8 com avanço/guiador/espigão xpto todo em carbono, full ultegra e powermeter por 2900€. Só falta umas rodas de jeito e esta montada uma bicla para 10 anos :p

Só não percebo a cena deles de ter cores diferentes para cada serie/versão. Gosto da cor da 7 mas prefiro os componentes da 8, não dá. Se comprar a 8 tenho de levar com uma cor que não gosto, se for pela 7 depois gasto em upgrades.

Se estivesse comprador hoje, iria considerar a tal cf sl8, mas depois aquele amarelo xoxo. :mad: pelo menos a cinzenta safa a situação, mas a verde agrada mais.

À partida compro uma Ultimate CF SL 7. Já fiz a encomenda, com previsão de entrega para 7 a 20 de fevereiro. Mas só quando eles tiverem a certeza é que me enviam o link para pagar, mas já tenho encomenda feita. Eles têm uma maneira fixe de trabalhar até. ;)
 

ajsn91

Active Member
À partida compro uma Ultimate CF SL 7. Já fiz a encomenda, com previsão de entrega para 7 a 20 de fevereiro. Mas só quando eles tiverem a certeza é que me enviam o link para pagar, mas já tenho encomenda feita. Eles têm uma maneira fixe de trabalhar até. ;)

Também eu à pouco tempo andei indeciso entre a Addict e a Orca, depois de curiosamente já ter tido precisamente tanto uma como a outra (modelos anteriores)... no final decidi-me por uma Ultimate! :D Tenho uma Ultimate CF SL 8.
Também a comprei nas mesmas condições e não costumam falhar em datas, no meu caso até anteciparam em uma semana ou duas da data que estava prevista.
 
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pratoni

Well-Known Member
as canyon endurance foram renovadas hoje e depois de muito tempo, os preços baixaram. antes a CF7 ia para os 2250€ e agora esta a 2050€ e a CF8 esta a 2400€ (antes 2800€). será a mudança de rumo? Só contava com a baixa de preços para 2023/4. Outra interessante é a versão CF SL 8 com avanço/guiador/espigão xpto todo em carbono, full ultegra e powermeter por 2900€. Só falta umas rodas de jeito e esta montada uma bicla para 10 anos :p

Só não percebo a cena deles de ter cores diferentes para cada serie/versão. Gosto da cor da 7 mas prefiro os componentes da 8, não dá. Se comprar a 8 tenho de levar com uma cor que não gosto, se for pela 7 depois gasto em upgrades.

Se estivesse comprador hoje, iria considerar a tal cf sl8, mas depois aquele amarelo xoxo. :mad: pelo menos a cinzenta safa a situação, mas a verde agrada mais.

Gostei muito da cf8 azulinha...
 

Rui_gugo

Member
Canyon também gostei, mas vou dar uma à retoma e compensa ir à loja física neste caso.

Mas já tive duas canyon de enduro e gostei das bicicletas.

Devo optar pela orbea pretinha, é o melhor negócio para já e pelos km que faço uma mais race da para aguentar. Como ainda sou novo, aguento.
 
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