• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

ON-ONE Dirty Disco>Trek Crocket>Trek Boone [Gravel bike]

open

Active Member
Boas, ando com a ideia de arranjar um espigão sem setback, e podendo aliar uma vertente de conforto na alteração ainda melhor!

Esse da canyon pelos vistos já não se vende!? Pelo menos não está disponível no site; ou é esperar por uma nova remessa?

Isso tem algum limite de peso para o ciclista?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Não é um cannyon é um spec... De topo... Vem de série com as sworks roubaix... Mas tem setback, precisamente o setback é que faz com que seja mais confortável na absorção de impacto, neste caso....

Grande abraço...
 

open

Active Member
Não é um cannyon é um spec... De topo... Vem de série com as sworks roubaix... Mas tem setback, precisamente o setback é que faz com que seja mais confortável na absorção de impacto, neste caso....

Grande abraço...

o que ele comprou é da specialized e tem setback mas o da canyon, o VCLS 2.0 não tem setback, daí a minha curiosidade!

Mas entretanto a minha curiosidade foi abafada pelo preço!!! Também já vi um da ergon, o CF3 Pro Carbon, que creio ser o mesmo género de espigão, mas não encontrei reviews.
 

pratoni

Well-Known Member
o da ergon é o mesmo espigão (foi desenvolvido pelas das marcas), é pena é o preço também ser o mesmo...
 

open

Active Member
o da ergon é o mesmo espigão (foi desenvolvido pelas das marcas), é pena é o preço também ser o mesmo...

1º de tudo, peço desculpa ao RTC por estar a utilizar este tópico para este assunto.

Pois, li isso à coisa de 3 minutos precisamente na página da ergon!!! lol é que comecei a pesquisar o assunto agora...
 

ohomemdobussaco

Active Member
@open: o espigão VCLS 2.0 foi desenvolvido pela Ergon e Canyon. Existem duas versões, com e sem setback (tenho os 2). Os Ergon encontras em várias lojas online alemãs. Os Canyon vendem-no no site da marca, que neste momento está a meio gás e só tem poucos produtos disponíveis. Em ambos os modelos é possível alterar o setback invertendo a cabeça de aperto do selim. É possível usar selins com carris ovais em carbono comprando uma nova cabeça para esse efeito (também tenho uma que uso com um selim S-Works Toupé), que se vende nos mesmos locais dos espigões. Posso-vos garantir que na estrada não se nota muito a quantidade de deflexão/amortecimento que fazem estes espigões, porque as pancadas nunca são muito grandes. Desde que experimentei na Giant Revolt é que deu para ver bem o efeito, parece que temos um pequeno amortecedor (não esquecer que o meu quadro também ajuda a este efeito)... :)


@RTC: também andei a "estudar" esse espigão há tempos, mas nunca sequer por perto desse preço! Isso foi um grande, grande negócio! Depois dá feedback...
 

ohomemdobussaco

Active Member
Só para complementar a informação do post anterior, sei que a Canyon também já tem um modelo de espigão destes VCLS, diferente dos 2 modelos existentes, mais orientado para MTB (segundo eles). É mais longo (400mm vs 330mm) e tem setback diferente dos outros (+2/-10mm). Se bem me recordo o nome do novo modelo será S25 VCLS...
 

RTC

Moderador
Staff member
O VCLS da Canyon também deve ser uma boa opção, ao que parece. Qual é o preço?

Ainda temos este Trigon, que dá uma flexão de 25mm. Além de não ser bonito não me inspira muita confiança. :rolleyes:

Trigon%20seatpost.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Mas pessoal, vamos la ver uma coisa...

Estamos a falar e a comparar 2 coisas aqui completamente diferentes, uma coisa e o sworks cgr outra coisa e o vcls...

O sistema sworks cgr e um sistema de absorcao de impacto, um estilo de suspensao derivado ao composto carbonico em forma de z que causa um efeito de mola, efeito esse mola, fictitio, Mas que sem duvida funciona, funciona que e um sistema de torsao da compositors que faz com que Haja alguma flexibilidade do mesmo relativamente ao embate, Assim como o sistema zertZ tambem da specialized e como o isospeed da trek, onda da pinarello, save plus micro nas cannondale supersix etc...por exemplo, entre outros etc...etc..

No entanto, o sistema vcls, nao e um sistema de mola fictitio, nem de amortecimento de embate, e sim um sistema criado sobre forma a diminuir as vibracoes das irregularidades da Estrada, basta ver a forma como foi construido a abertura do mesmo permite distribuir as vibracoes da mesma, por 2 canais, em vez de 1, tendo a parte central como principal dissipacao das mesmas sob forma de quando chegarem ao selim elas se dissiparem o mais possivel... Durante o processo, e sem o toque final, que tem o sworks cgr de amortecimento...Aqui neste caso do vcls um sistema identico ao das cannondale synapse chamado power piramide inseridas no quadro junto a bottom bracket....

Estamos a falar em Ambos de energias e de capacidade de cada um tem de as absorver, Mas um amortece... O outro nao... O outro dissipa, expulsa, da mesma forma como faz o carbono, naturalnente, Mas o tipo de construcao utilizado em abertura do mesmo faz com que esse processo natural da dissipacao de energia do carbono seja mais acelerado do que num espigao em carbono normal, o cgr fara isso obviamente como sendo um composto de carbono, Mas tem o beneficio da suspensao, la esta mola ficticia, Mas que funciona...

Portanto Rene, para ciclocross e estradao, etc...etc.. Acho que tiras muito mais partido e beneficio do cgr, do que propriamente o vcls...Isto porque a capacidade de amortecimento que tens ai, nao vais ter no outro e para offroad e importante...Mas tambem e utilizado no Paris Roubaix... Por exemplo...

Agora o contrario e que nao...

Para quem andar em Estrada e em paralelo, o mais provavel e beneficiar mais do sistema vcls, porque tem a capacidade de absorcao da vibracao, sem perder o efeito balanco que afeta na velocidade que provem de uma suspensao da mola ficticia...

E nao... Eu com este, em offroad, nao me atrevia, Mas com o cgr, ja e o ideal...

Sao coisas completamente diferentes...

Este ultimo da trigon, nunca me convenceu, nao so pelo aspecto da coisa, Mas por me fazer lembrar um Dildo daqueles todos modernos e todos sofisticados...;) o que eu chamo de dildo aerodinamica, aero dildo...lol hehehehe lol

A Fsa tambem tem um com suspensao, Mas suspensao mesmo... Compressao de Ar... Mas esse e mais raro de encontrar, embora conheco quem tenha...

Grande abraco...
 

Conguito

New Member
René percebi bem?? Tróia-Sagres meio asfalto meio mato!!!! Perdeste a cabeça???
Não conhecia este teu projecto, parabéns está espectacular.

Grande Abraço
 

RTC

Moderador
Staff member
Sim alberto.
Mecânicamente falando, tens toda a razão. São coisas diferentes.
Já agora o amortecimento do CG-R atinge 18mm.
Continuo a entender que, se funcionar como dizem, é o espigão para gravel e ciclocross.
 

RTC

Moderador
Staff member
René percebi bem?? Tróia-Sagres meio asfalto meio mato!!!! Perdeste a cabeça???
Não conhecia este teu projecto, parabéns está espectacular.

Grande Abraço

Obrigado Pedro. ;)

Sim! Não é bem fifty/fifty mas olha que não anda muito longe!
E a distância é praticamente a mesma. :rolleyes:
Se o tempo ajudar, pelo menos serei eu e o Ricardo Figueiredo.

Um abraço aí para Castelo Branco!
 

MigC77

Well-Known Member
Sim alberto.
Mecânicamente falando, tens toda a razão. São coisas diferentes.
Já agora o amortecimento do CG-R atinge 18mm.
Continuo a entender que, se funcionar como dizem, é o espigão para gravel e ciclocross.

RTC, parabéns pelo excelente negócio! Foi sem dúvida uma pechincha!

Esse seat tube, na minha opinião, é muitíssimo confortável! Do melhorzinho que tive oportunidade de experimentar. Vinha de série numa Roubaix SL4 Pro que tive e posso-te assegurar que tanto em asfalto mas sobretudo fora dele aporta um acréscimo de conforto.

Hoje em dia se reparares na gama da Spec, a montagem de série desse seat post já está muito mais generalizada. Inicialmente como o Alberto referiu vinha apenas na versão s-works da Roubaix, quando eu comprei já vinha também nas versões Pro, hoje em dia vem de série em todas. Para além disso... vais achar interessante :) actualmente vem de série nas versões de carbono da Diverge (gravel) e da Crux (ciclox). Eu diria que não escolheste nada mal :)

Abraço
 

open

Active Member
Mas pessoal, vamos la ver uma coisa...

Estamos a falar e a comparar 2 coisas aqui completamente diferentes, uma coisa e o sworks cgr outra coisa e o vcls...

O sistema sworks cgr e um sistema de absorcao de impacto, um estilo de suspensao derivado ao composto carbonico em forma de z que causa um efeito de mola, efeito esse mola, fictitio, Mas que sem duvida funciona, funciona que e um sistema de torsao da compositors que faz com que Haja alguma flexibilidade do mesmo relativamente ao embate, Assim como o sistema zertZ tambem da specialized e como o isospeed da trek, onda da pinarello, save plus micro nas cannondale supersix etc...por exemplo, entre outros etc...etc..

No entanto, o sistema vcls, nao e um sistema de mola fictitio, nem de amortecimento de embate, e sim um sistema criado sobre forma a diminuir as vibracoes das irregularidades da Estrada, basta ver a forma como foi construido a abertura do mesmo permite distribuir as vibracoes da mesma, por 2 canais, em vez de 1, tendo a parte central como principal dissipacao das mesmas sob forma de quando chegarem ao selim elas se dissiparem o mais possivel... Durante o processo, e sem o toque final, que tem o sworks cgr de amortecimento...Aqui neste caso do vcls um sistema identico ao das cannondale synapse chamado power piramide inseridas no quadro junto a bottom bracket....

Estamos a falar em Ambos de energias e de capacidade de cada um tem de as absorver, Mas um amortece... O outro nao... O outro dissipa, expulsa, da mesma forma como faz o carbono, naturalnente, Mas o tipo de construcao utilizado em abertura do mesmo faz com que esse processo natural da dissipacao de energia do carbono seja mais acelerado do que num espigao em carbono normal, o cgr fara isso obviamente como sendo um composto de carbono, Mas tem o beneficio da suspensao, la esta mola ficticia, Mas que funciona...

Portanto Rene, para ciclocross e estradao, etc...etc.. Acho que tiras muito mais partido e beneficio do cgr, do que propriamente o vcls...Isto porque a capacidade de amortecimento que tens ai, nao vais ter no outro e para offroad e importante...Mas tambem e utilizado no Paris Roubaix... Por exemplo...

Agora o contrario e que nao...

Para quem andar em Estrada e em paralelo, o mais provavel e beneficiar mais do sistema vcls, porque tem a capacidade de absorcao da vibracao, sem perder o efeito balanco que afeta na velocidade que provem de uma suspensao da mola ficticia...

E nao... Eu com este, em offroad, nao me atrevia, Mas com o cgr, ja e o ideal...

Sao coisas completamente diferentes...

Este ultimo da trigon, nunca me convenceu, nao so pelo aspecto da coisa, Mas por me fazer lembrar um Dildo daqueles todos modernos e todos sofisticados...;) o que eu chamo de dildo aerodinamica, aero dildo...lol hehehehe lol

A Fsa tambem tem um com suspensao, Mas suspensao mesmo... Compressao de Ar... Mas esse e mais raro de encontrar, embora conheco quem tenha...

Grande abraco...

Isto sim dá gosto ler e com estas observações/factos fiquei esclarecido.
 

RTC

Moderador
Staff member
RTC, parabéns pelo excelente negócio! Foi sem dúvida uma pechincha!

Esse seat tube, na minha opinião, é muitíssimo confortável! Do melhorzinho que tive oportunidade de experimentar. Vinha de série numa Roubaix SL4 Pro que tive e posso-te assegurar que tanto em asfalto mas sobretudo fora dele aporta um acréscimo de conforto.

Hoje em dia se reparares na gama da Spec, a montagem de série desse seat post já está muito mais generalizada. Inicialmente como o Alberto referiu vinha apenas na versão s-works da Roubaix, quando eu comprei já vinha também nas versões Pro, hoje em dia vem de série em todas. Para além disso... vais achar interessante :) actualmente vem de série nas versões de carbono da Diverge (gravel) e da Crux (ciclox). Eu diria que não escolheste nada mal :)

Abraço


Obrigado pelo teu feedback.
Também constatei isso quando pesquisava informações sobre o espigão.

O espigão estava marcado 160,00€, que é mais ou menos o preço que via em todas as lojas. Mais coisa menos coisa.
Mas estava com 10% de desconto e utilizei um cupão de desconto que tinha de uma compra anterior.
Deu esses 112 euros.
Mais importante que ser boa compra é cumprir a sua função. Estou certo que sim.
Primeiro ainda vou montá-lo com o selim chinoca que tenho actualmente para perceber as diferenças. Só depois é que coloco outro selim.

Na balança, acusou 272 gramas.
 

RTC

Moderador
Staff member
Eheheh, espectáculo!

Não é bem uma On-One. É um bocadinho melhor mas esse gajo fazia o mesmo até com um triciclo.
Gostei do video. Além dos dotes técnicos e da pub do capacete (que é o objectivo), o vídeo reflecte muito bem o propósito do uso destas bikes e o espírito associado.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
"Ready" para o Tróia-Sagres 2015, versão "Sterrato". :cool:


Boas,

se conheces o percurso não tenho nada a dizer, mas naquilo que conheço andam por aí troços longos de areia que podem ainda assim ser contornados por asfalto ou mesmo caminhos rurais desde Santo André até ao Rogil (pelo menos)

Base de apoio na vicentina? Muito troços de areia ... numa ou noutra alternativa ...
 
Top