Boa tarde a todos,
Não desmistificar assunto nenhum vou contar uma situação como foi para vocês perceberem o funcionamento geral das situações e dp cada um extrapola para as suas situações com as devidas distâncias, e vou tocar em alguns assuntos que já foram abordados por outros "useres" de forma avulsa.
1º Tive um acidente com uma bicicleta fora de garantia (interessa para toda a situação e o valor a receber se está na garantia recebes o total se não está tem desvalorização de mercado e normal e está correto) de quadro e do restante material quadro original de PVP 4700€ rodas PVP 2500€.
2º Tive um logista que fez um orçamento para a peritagem (qt a mim exagerou nos valores dos periféricos que eu tinha e nos que colocou no orçamento, bem como no valor de mercado da minha bicicleta).
Não sei porque não estava lá mas pelo desenrolar de toda a situação penso que o relacionamento entre o perito e o logista nunca foi em bons termos, pois estas situações não podem ser só fazer o orçamento é preciso saber explicar e fazer ver o ponto de vista do mercado, há situações que não se deve ir para a perda total é preciso analisar cada situação.
3º Tive Perito, na loja, Averiguador na Loja, na policia com entrevista aos agentes que foram ao local, entrevista a mim com a roupa, sapatos, capacete, etc, pedido do averiguador se me deslocava ao local do acidente se o seu segurado não estivesse disponível para tal (não foi necessário), entrevista a quem me bateu e visita ao local do acidente com o sr.
4º A companhia de seguros só falou diretamente cmg nas seguintes situações, por carta a pedir autorização e ordem de desmontagem da bicicleta para a peritagem, carta a assumir a responsabilidade do acidente, carta a propor um valor de indemnização (no espaço de 4 semanas), após a minha recusa do acordo por escrito só voltaram a falar diretamente cmg seis meses dp por telefone (e nunca mais colocaram nenhum valor por escrito a não ser a tal primeira proposta) em que perceberam qual seria o valor pelo que iríamos fazer o acordo, os contactos foram sempre através do meu agente de seguros que tb pedala e tem um quadro da mesma marca que o meu.
5º A primeira proposta foi de 20% do orçamento do logista menos o valor do salvado (o valor proposto pelo salvado mostrava o que a companhia percebia das bicicletas) - Aqui percebi o mau trabalho do Logista e do perito e o seu relacionamento estes 20% era o valor do quadro em segunda mão nas lojas que o tinham.
Volto a lembrar que a companhia nunca falou cmg (isto tem a ver com tudo o que isso implicaria para eles caso o assunto chegasse a tribunal daí este procedimento) não consegui explicar apesar de tentar que só me estava a pagar o quadro e faltava o resto.
6º Três meses após o acidente para fecharem o ano ofereceram-me (por intermédio do meu agente de seguros) mais 50% da proposta inicial ao que respondi não, e que esquecessem o salvado tudo o que lá estava era meu, e que ainda faltava tb a indemnização pelas dores e traumas (sim temos direito), fiz uma reclamação por escrito onde solicitava o valor que achava justo de compensação pelo material e pelas danos físicos e psicológicos.
7º Dois meses dp o meu agente de seguros é contactado pela companhia eles fazem uma proposta (não sei qt ao que ele responde logo que eu não fazia aceitava e eles perguntam-lhe como é que ele sabe) ao que ele responde eu só faço isto pq tenho uma bicicleta igual sei o que ela custa e acho mt estranho isto estar a ser resolvido assim e queria perceber se fosse cmg? a resposta do outro lado foi eu estou a ligar-lhe para resolver isto que já devia estar resolvido há mt e não posso fazer mais nada pois tenho um relatório do perito com um valor de mercado de X,
o meu agente respondeu - Não é possível esse valor é só do Quadro.
Do outro lado responderam pois mas eu tenho um relatório e nada para o contrariar a não ser o vosso orçamento inicial para material todo novo, neste momento a seguradora ao meu agente diz qual a loja em causa e a resposta do meu agente é: - pois mas esse relatório não tem um orçamento dessa loja para uma bicicleta mas sim para um quadro.
Do outro lado mais uma vez disseram eu assim não posso fazer mais nada
7º Dirigi-me à loja em causa solicitei um orçamento para uma bicicleta com o quadro em causa e com os componente similares aos meus (mais uma vez relembro tudo fora de garantia interessa para cada situação) que eles lá tinham e envie-lhes.
8º um mês dp o meu agente liga-me e pergunta se estou disponível para falar com a seguradora pq querem resolver a situação hoje, digo que sim, 15 minutos dp ligam-me, conversamos um bocado eles explicam-me (algo que quem anda nas bicicletas à mt tempo sabe desde os acidentes que nunca aconteceram até material que está na loja estragado que é mudado para aquela bicicleta para encarecer o valor) que nos carros e motos existe o registo de propriedade e nas bicicletas não e que não sabem se aquilo é meu ou não (levaram a resposta o quadro está registado na marca em meu nome e têm uma guia de garantia dele tb em meu nome as rodas têm a factura e o OLX não entra para a conversa pois não passa factura nem dá garantia) em seguida pergunta-me qual o valor pelo que iríamos finalizar a situação eu respondi o valor X e ele disse-me vou-lhe depositar X-y e na próxima semana o meu colega dos danos corporais entra em contacto consigo e finaliza com ele a situação.
9º Dois dias dp tinha o dinheiro na conta, na semana seguinte o restante e duas cartas em casa a dizer que tinham feito as transferências.
O mais importante disto tudo para mim?
O Dinheiro recebido não dá para ter uma bicicleta nova daquela marca, mas dá para ter um topo de gama de outra marca tão boa como aquela mas com menos nome, mas acima de tudo não tenho dores nem traumas psicológicos da pancada que levei e ainda gosto mt de pedalar.
não abdiquem dos vossos direitos.
(Desculpem se fui longo)