Oh Mourao… não sabes definir a tua condição física… mas treinar e competir isso já sabes!!!
Honestamente se soubesses o que é treinar e competir, sabias perfeitamente definir a tua condição física… Sendo realista o que tu queres neste momento é uma bicicleta para começar a dar umas voltas em estrada e participar de alguns eventos… Mas também posso estar enganado… se estiver peço de forma antecipada desculpas e pedia-te que brevemente nos explicasses que tipos de treinos fazes e em que tipo de competições pensas entrar… para assim poder definir melhor a geometria que melhor se adequa ao que pretendes fazer.
A questão que eu te coloco é a seguinte: a bicicleta é para pousar para as fotografias e fazer vista? Ou queres comprar algo com qualidade, coerente com a tua condição actual, confortável para poderes fazer tiradas mais longas e que te permita evoluir com o passar do tempo?
Então é assim da lista de marcas que dizes que consegues comprar em loja física na tua zona, tendo em conta o teu orçamento, eu recomendaria-te em primeiro lugar Specialized ou Cannondale. Se fosse para mim, era dentro destas marcas que compraria… Porquê? Porque já tive vários modelos de ambas marcas, em carbono, em alumínio, com diferentes geometrias, de estrada e montanha… e nunca me deram chatices! Nem eu tive problemas nem é frequente ouvir problemas com estas marcas. Quando há normalmente resolvem-se sem grande stress.
No que diz respeito às outras marcas é assim: Focus e Merida, são marcas que tenho em boa consideração apesar de nunca ter tido nenhuma (já experimentei Merida) e aquilo que tenho ouvido é positivo. Lapierre, conheço a marca de nome mas desconheço completamente se as bicicletas são boas ou não… não conheço ninguém que tenha… BH e Cube, acho que com o teu orçamento não precisas de ir para essas marcas… não estão ao nível das outras. E por fim Scott, já andei em várias, não desgosto mas o facto de conhecer muita gente que teve problemas com os quadros da Scott (tanto de montanha como estrada) de gama alta e média/baixa e sobretudo pelo facto de normalmente a resolução dos problemas ser complicada (em parte imagino que se deva ao representante/distribuidor da marca para este território), faz com que não recomende esta marca.
Falando agora das geometrias, tal como o DMA já referiu, a melhor forma de saber qual te convém é mesmo experimentando diferentes modelos…
Agora o que eu volto a enfatizar são os tamanhos… já te disse qual devia ser a medida de ETT e posso-te dizer que na Cannondale dependendo do modelo o tamanho para ti será ou um 51 ou um 52 (talvez mesmo até um 50). Na Specialized o 52 (ou até o 49) mas nunca o 54! Mais do que acreditares no que te digo deves, se te tiveres essa oportunidade, experimentar!
Nesta fase, esquece as rodas de carbono e de perfil, com o tempo e a tua evolução se considerares importante investires nisso depois compras… A transmissão idem… acho que nesta fase é mais inteligente comprar uma 105 porque a diferença para a Ultegra é muito pouca (e não justifica o preço)… Daqui a uns tempos quando começar a acusar desgaste provavelmente os sistemas electrónicos já estão mais acessíveis e trocas por um desses.