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O crank do lado esquerdo moeu a rosca onde encaixa o pedal. e agora?

joao.ads

Well-Known Member
Pois... ao fim de 4 aninhos o primeiro problema mecanico e muito por culpa minha

devo ter encaixado mal o pedal e o pedal fundio torto na rosca. nem entra nem sai.

telefonei apra a oficina e querem 200 euros por um Crank esquerdo novo (Sram Force 10v) o que me parece um absurdo

O grande problema é que andei a tentar encontrar Cranksets para substituir o meu por inteir e tenho dificuldade em encontrar SRAM 10v

Encontrei um Red 10v na bike24 mas é 53/39 e preferia me manter no compact

Alguem tem a nocao se posso meter um Ultrega ou Durace 10v sendo tudo o resto SRAM Force?

ou se posso por um pedaleiro 10 v?

Obrigado pela ajuda pessoal
 

Nozes

Active Member
Antes de dares dinheiro por um crank novo,que tal passares por outra loja que tenha um mecânico como deve ser e tentares aproveitar esse crank?
O aço não funde com alumínio,o que se passa é que isso tem a rosca lixada,mas pode ter solução.
 

joao.ads

Well-Known Member
Antes de dares dinheiro por um crank novo,que tal passares por outra loja que tenha um mecânico como deve ser e tentares aproveitar esse crank?
O aço não funde com alumínio,o que se passa é que isso tem a rosca lixada,mas pode ter solução.

sim é uma hipotese que vou avaliar este fds. O problema é que nao estou em portugal e aqui as vezes saii mais caro ir ao mecanico que comprar novo

seja como for eles tinha de refazer a rosca
 

DMA

Well-Known Member
Pelo que percebi querem 200 paus por uma biela esquerda, certo?
Sendo assim, compra um crankset completo Force 22, que dependendo das versões custa entre 190-240 euros. Só tens que meter uma corrente de 11 vel.

O mais provável é que ao montar não tenha havido o cuidado de colocar massa na rosca do pedal. Mesmo com massa as vezes já é complicado tirar, quanto mais se aquilo "calcinar" ...

Agora, já que estás a dar a biela como perdida, o que eu faria era o seguinte. Arranjar uma forma de fixar muito bem a biela, de preferência com um torno. Usando uma broca pequena começar a furar o eixo do pedal. Usar sistematicamente brocas maiores e parar antes de chegar à rosca da biela. É bem possível que consigas sacar o pedal assim.
A questão é se a rosca da biela está estourada ou não ...
Vais é perder o eixo desse pedal. Mas pesquisa que há pedais em que consegues encontrar o eixo.
Atenção numa coisa. Penso que o corpo da biela do Force é em carbono; sendo assim cuidado ao apertar o mesmo no torno.

Pode ser que consigas desenrascar assim ...
 

0013

New Member
Todos os cranks (bons, salvo excepções pa reduzir à grama) têm 1 casquilho de alumínio na zona dos pedais mesmo para evitar estas situações. Tens soluções de reparação muito mais em conta graças a isso.

1- abertura de 1 nova rosca. dependedo do dano que a rosca tenha, principalmente se for só na zona inicial, pode-se passar 1 novo macho e isso fica como novo.
2- Substituições do casquilho. Se só moeu na rosca do pedal, a troca do casquilho deixa-te isso como se viesse de fábrica.
3- Abertura de 1 nova rosca para o casquilho e colocação de 1 casquilho feito à medida. È a opção mais cara mas mesmo assim muito longe dos 200€ que te pedem por um novo braço.

A 2º opção qualquer loja de bikes devia fazer. Não precisa de material propriamente especializado para isso. A 1º opção também deviam conseguir fazer, mas normalmente não lhes interessa por isso terás que te deslocar a 1 torneiro ou empresa semelhante. De certeza que as marcas vendem esses casquilhos à parte, caso contrário nem teria sentido mete-los nos cranks.

para retirar o pedal já tentaste acrescentar 1 tubo à chave para aumentar o braço? Experimenta com um tubo com 1m ou mais que isso deve funcionar.
 

DMA

Well-Known Member
Eu pessoalmente não abriria uma nova rosca. Ou a original estava boa e aí utilizava a biela, ou se estivesse moída já não aproveitava.
Ao abrir nova rosca estamos a comer material dessa zona. Sabemos se a espessura que fica tem resistência para aguentar o torque dum sprint? Pode ter como pode não ter. O problema é que a falha do material numa situação dessas pode ser bem feia.

Substituir a zona metálica onde está a rosca do pedal, tendo em conta que o corpo da biela é em carbono, parece-me que não será muito fácil ou seguro.
Mas posso estar enganado e aceito mais explicações.
 
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