• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

O ciclismo estÁ a crescer?

CHIVAS

New Member
Pois é, como descreve o titulo, acham que o ciclismo esta em forte ascensão?
Na minha opinião acho que sim, pois cada vez mais vejo pessoal na estrada a praticar ciclismo, como forma de completar o BTT e não só, acho também que devido a crise e a elevada manutenção das bicicletas de BTT a muita gente a virar-se para a estada.

Qual a vossa opinião?
 

pedrofeijo

New Member
Já ando na estrada há 6/7 anos e acreditem de há dois anos para cá nunca vi tanta malta a andar de bicicleta como hoje em dia.E sim há muita malta do Btt a vir para a estrada,devido em parte ao desgaste e manutenção das bikes de BTT.Em especial com o Inverno rigoroso que tivemos este ano.
 

Scorpio

Banned
Boas pessoal,

Não é só pelo desgaste que os Betetistas vêm para a estrada, mas sim porque, finalmente, perceberam que a estrada é um complemento importante para o endurance.

É claro que o desgaste também é uma ponto importante!

Boas pedaladas
 

PatNoob

New Member
E o Btt tb é mais perigoso mas o ciclismo tb é perigoso e eu que o diga que a uns dias atrás experimentei o chão e não foi do meu agrado
 

RJLA

New Member
Infelizmente está a crescer! E digo infelizmente porque temo que suceda o mesmo na estrada que sucedeu com o BTT, ou seja, uma massificação absurda que levou a uma exploração ainda mais absurda. Já tinha pensado nisto e acredito piamente que assim que a moda do BTT comece a esmorecer (sim, porque é uma moda) a próxima a crescer será o ciclismo de estrada (se é que já não está a acontecer isso). Ok, tudo bem, poderão dizer que ainda bem que o ciclismo cresce, que há mais gente a andar de bicicleta, etc, etc.... mas tudo aquilo que acaba por se tornar a moda do momento acaba por trazer mais desvantagens e problemas do que coisas positivas...estarei cá para ver!
 

KLUCA

New Member
a massificação da malta a andar de bike, sim parece estar a crescer.

o ciclismo profissional, não sei bem. Tanta gente e até a mim me pareceu, a ultima Volta a Portugal pareceu não passar de um cicloturismo acelerado :)
 

20fps

Member
RJLA, o que é que o crescimento do número de praticantes de ciclismo de estrada influencia a tua forma de abordar a modalidade e as voltas que dás? Nada. Deixa crescer. Quantos mais formos tanto melhor para todos.
Claro que o tractorismo é uma moda, e como todas tem altos e baixos, no entanto face à estrada ganha sempre a meu ver simplesmente porque a estrada mete carros e a grande maioria do pessoal não se sente bem a andar no meio deles.
 

fogueteiro

Active Member
Eu também noto uma onda crescente no cicloturismo de estrada. Mas não me preocupo com a massificação, apenas me preocupo numa consequência que poderá trazer: Aumenta a procura... aumenta o preço.

De resto penso que o clicloturismo nunca sofrerá os altos e baixos, originados pelas modas, porque há já muito tempo que esta modalidade deixou de ser moda, e as suas raízes estão bem fundadas, devido a muitos e muitos anos de existência. Mesmo que saiam todos os BTTistas que agora estão a entrar ainda seremos muitos. E ainda bem...

Cá por mim fui sempre e sempre serei fiel à estrada. O BTT não me "mordeu".
 

RJLA

New Member
Ora nem mais, o problema da estrada vir a sofrer com a massificação que anda neste momento no BTT irá reflectir-se precisamente no aumento do preço e do negócio montado em torno de mais uma moda. De resto, pouco me importa que ande cada vez mais ou menos gente na estrada, isso não afectará em nada a forma como encaro a modalidade.
E também acredito que nunca se tornará um fenómeno tão massivo quanto o BTT. Primeiro porque o pessoal tem mais medo de andar na estrada. Depois porque exige mais esforço e sacrificio (ok, agora lá virão os bttistas bater-me). E depois porque no mato dá mais jeito para assar umas bifanas e beber umas cervejas...um dos principais pretextos para muita gente aderir ao BTT em força. Pode ser que me engane, mas deixem passar mais uns aninhos e vão ver a quantidade parva de bicicletas BTT que vão cair nas lojas de usados...deixem passar a moda!
 

Fevereiro

Member
Eu comecei pelo btt, com a ideia de que comprava uma bike de btt e nos dias que a vontada fosse a estrada, colocaria uns slick, depressa começei a usar os slick mais vezes que os larsen tt e adquiri uma fininha. Hoje em dia a bike de btt basicamente está sempre no estaleiro.
Sem duvida que a estrada me fascina muito mais.
Agora que falam no assunto amanha saio com a de btt a ver se ainda sei usar aquilo lol.
O que me assustou no btt foi que nos passeios a que fui grande parte do pessoal estava ali para ver se tinha material superior aos outros, mesmo que se carregue um barrigão, para muito o xtr atrás e os parafusos pimp valem mais que tudo.
Espero que esta ideologia nunca chegue à estrada.
Atenção que não estou a generalizar!!!
 

Scorpio

Banned
Boas amigo fogueteiro,

...apenas me preocupo numa consequência que poderá trazer: Aumenta a procura... aumenta o preço.

A mim não me preocupa em nada, pois não compro em Portugal!

Mas dentro de fronteiras também temos uma loja online com preços bastante bons, a Regiabike.

Quanto a lojas estrangeiras opto sempre por comprar na Fizzbikes, ProBikeshop e BikeComponents.de, aliás a BikeComponents.de devolvia a diferença se encontrássemos mais barato em qualquer loja online o mesmo produto, não sei se ainda vigora esta politica na empresa.

Os anos de ciclismo e os conhecimentos também me trazem algumas benesses... :D

Boas pedaladas
 

cokenim

Active Member
Quem dera a nós que existissem não o dobro, mas dez ou vinte vezes mais bicicletas a circular diariamente em Portugal.
Era sinal que circulavam menos carros nas nossas estradas e centros urbanos.
Era benéfico para o ambiente.
Muito provavelmente relançava a industria das bikes nacionais,que por sua vez faria descer os preços.
Alem de muitos outros benefícios.
Não acredito que a crescente procura trouxesse algum inconveniente.
Infelizmente a realidade é e será precisamente o contrário.
 

Burning Dogma

New Member
Stress, a questão aqui é mais sobre quem usa a bicicleta como lazer e não para deslocações para o emprego. Essas, parece-me a mim, são residuais.

Eu gostava de ver mais bicicletas na estrada, sou sincero. Mas não sei até que ponto isso seria benéfico na nossa relação com os automobilistas. Por um lado, mais ciclistas na estrada significa que os automobilistas se habituam mais à presença de bicicletas e criam hábitos para nos respeitar. Mas por outro, acredito que muitos começassem a achar demasiados ciclistas na estrada e se virassem para a agressividade. Isto porque iam haver mais situações em que o condutor tem que abrandar o ritmo por causa dos ciclistas. Mas também tenho notado mais bicicletas actualmente do que quando comecei.

Sobre a conversão dos BTTistas à estrada, nada posso dizer, não estou minimamente por dentro dos nºs do BTT.
 
eu venho do btt que está - neste momento a esmorecer - na sua 3ª vaga. eu entrei na 2ª vaga no fim dos anos noventa. não me faz confusão nenhuma a divisão em vagas (modas) que há no btt, até porque é um desporto dos anos 70 e o ciclismo terá 100 anos (em competição).

o btt - dado tratar-se de um desporto arrivista e recente - sofre algum preconceito relativamente a um certo tipo de pessoas (pessoas essas que teriam a memsa atitude quer se trate de btt/estrada ou bilhar/snooker etc) que consideram o btt um desporto menor.

da minha parte posso dizer que gosto de ambas as vertentes mas a estrada dá aumento de performance mais significativos e o btt dá mais prazer pelo contacto com a natureza e ausência de automóveis.

sem estar por dentro dos grandes eventos estradistas, posso dizer que o btt está fortemente implantado a fazer fé em alguma provas de btt que facilmente ultrapassam os 2 e 3 mil participantes.

não me digam que dos 3500 de Portalegre, 3000 foram para comparar o material? alguns certamente, mas serão tantos como os das estradistas, porque essa postura não tem a ver com o tipo de pneu mas sim com o tipo de pessoa.

quanto aos convertidos, posso dizer que tem havido neste ano muita gente a complementar o btt com a estrada (falo por mim) e no meu grupo de btt pelo menos metade faz estrada e desses, metade começou este ano...25% portanto.
 
Last edited:

Josant

New Member
Aqui (Fórum) os dados estatísticos são bem representativos da procura por esta modalidade. O número de visitas é já qualquer coisa...muito superior a revistas e afins :)

Mais tarde serão publicados.
 

happymeal

New Member
Boas,
Não percebo a rivalidade entre o ciclismo e o BTT, no fundo andar de bicicleta ´´e igual quer seja na estrada quer seja no mato. Claro que uma bike de estrada ´´e mais eficaz para a estrada e uma de BTT ´´e mais adequada a outros terrenos, não sei porque ´´e que se estão sempre a comparar as duas!
Eu sou um ciclo turista e gosto de andar de bicicleta quer na estrada quer no monte, e acho que o aumento do ciclismo e do BTT ´´e benéfico para as duas modalidades! ´´As vezes tenho a sensação que a maioria do pessoal dos fóruns menosprezam as pessoas que simplesmente gostam de andar de bicicleta!!!
 

FDias

New Member
Estou de acordo com as opiniões que defendem estas duas variantes das duas rodas, bem como todas as outras. Eu comprei primeiro uma bicicleta de BTT porque me permitia andar em todos os terrenos e não podia comprar uma para cada coisa. Há cerca de 2 anos comprei a 1ª asfaltica pura e rendi-me às vantagens desta a andar na estrada pelo que já melhorei comprando uma de uma gama bem superior e ultimamente tenho andado mais em estrada que no mato. Contudo continuo a gostar das duas formas de andar de bicicleta, estrada e mato, quer seja um passeio de cicloturismo, uma travessia de vários dias em BTT, uma maratona de btt ou uma volta dde 200 km com um grupo de amigos em estrada terão a minha presença sempre que a disponibilidade o permita. E penso que quantos mais andarem melhor.
Quer seja no mato ou na estrada o que interessa é pedalar.
Boas pedaladas a todos;

FDias
 

el gato

Member
...é bem verdade como já foi referido anteriormente somos cada vez mais nas estradas:D:Dporreiro pá:cool:

...mas temos que fazer uma enorme vénia ao BTT já que muitos que agora se deliciam com os kms sem fim de alcatrão por esse país fora, quase de certeza o primeiro contacto que tiveram com as bicicletas foi precisamente com a roda gorda ( eu próprio incluido)...pelos mais variados motivos alguns destes ciclistas experimentaram a estrada e pimba !! ficaram agarrados a esta magnifica vertente...
...como isso não bastasse estes mesmos ciclistas agora parecem aqueles treinadores de futebol previligiados ( tipo mourinho) com dois excelentes craques para a mesma posição...ora bem estrada ou mtb ??...moedinha ao ar e...

...por outro lado eu creio que a estrada ai vai concerteza crescer ainda mais em termos de practicantes e isso na minha opinião irá ser extremamente positivo já que irá obrigar os fabricantes de bicicletas a terem em linha de conta este nicho de mercado com outros olhos reformulando ou criando novos modelos com uma melhor relação preço qualidade para o consumidor final ( vejam o caso mais uma vez do mtb onde há uns anos atrás para se ter uma bici com qualidade era necessário gastar uma boa quantia de massa, actualmente já é possivel adquirir uma igual ou semelhante por metade do preço e é nesta perspectiva que creio que isso irá acontecer na vertente estrada)...também este crescimento deve-se ao facto de haver no mercado quem venda bicis ( decathlon / canyon / berg, etc ) com qualidade e um preço ajustado ás bolsas da grande maioria, DEMOCRATIZANDO a modalidade que a uns anos atrás era quase elitista (o btt tambem já foi assim desta forma;);))


... mas sem dúvida que em termos de comparação de practicantes o nº de betetistas é maior e pessoalmente não critico bem pelo contrário aplaudo-os porque fazem bem em terem uma vida dedicada ao desporto o que é sempre de salutar e de enaltecer...as rivalidades já não fazem sentido actualmente porque a grande maioria já practica ambas as vertentes como complemento uma da outra ( os de btt faz estrada para mais endurance e os de estrada como é sabido no inverno fazem um bocado de btt especialmente no inverno ou no defeso como um bom revigorante tanto fisico como psicológico para encararem melhor o resto da época que se avizinha)
 
Top