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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

pratoni

Well-Known Member
Pergunta ingénua:
Quadro italiano ou mais um molde taiwanes?

Cumps
Eles dizem "COLUMBUS T800 Carbon Monocoque".

Dado que a Cinelli pertence a Columbus, não acredito que seja nenhum quadro OEM, agora se é feito em Itália ou Ásia, isso já não sei...
 

nunokas

Well-Known Member
Eles dizem "COLUMBUS T800 Carbon Monocoque".

Dado que a Cinelli pertence a Columbus, não acredito que seja nenhum quadro OEM, agora se é feito em Itália ou Ásia, isso já não sei...

Então presumo que seja italiana. A Columbus produz todas as tuberias de aço em Itália e penso que o carbono também.
 

jppina

Well-Known Member
De certeza que é feita na Ásia, hoje em dia é quase tudo feito lá, é onde está o know-how.

Quando um quadro é fabricado em Itália, isso é logo publicitado e posto em destaque. A Colnago C64 é um exemplo disso.
 

Bruso

Well-Known Member
Há um podcast do Cyclingtips que é uma entrevista a um americano que tem um empresa de carbono na China. O gajo explica como tudo se processa. Excelente para quem tiver curiosidade.

Só para terem noção, a maior das marcas só fazem o design gráfico do quadro e depois estes fabricantes chineses é que fazem o layup do quadro. Eles é que decidem tudo.
 

jocarreira

Well-Known Member
Hum... ou talvez este:
https://cyclingtips.com/2020/07/ner...our-mechanic-and-other-important-questions-2/
This week’s episode of Nerd Alert is devoted to all things carbon fibre. CyclingTips’ Global Tech Editor, James Huang, gets on the phone with Jason Gabriel of Toray Advanced Composites, the company that provides much of the raw material to carbon bike manufacturers all over the world.

Ever wanted to know what carbon fibre is? What does modulus mean? How parts are made with this stuff? And just what does the future hold for carbon fibre? Well, this is an episode for you.
Obrigado!
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member

pedrodoprior

Active Member
Pergunta ingénua:
Quadro italiano ou mais um molde taiwanes?

Cumps
Taiwan? está quase tudo a mudar-se para a china continental.

Há um podcast do Cyclingtips que é uma entrevista a um americano que tem um empresa de carbono na China. O gajo explica como tudo se processa. Excelente para quem tiver curiosidade.

Só para terem noção, a maior das marcas só fazem o design gráfico do quadro e depois estes fabricantes chineses é que fazem o layup do quadro. Eles é que decidem tudo.
yaa. a parte mais cara do processo é mesmo a equipa de designers e engenheiros que acompanham o processo de concepção e fabrico junto das fábricas.

há uma razão para as muitas binas serem muito muito semelhantes, e não são as trends.
De certeza que é feita na Ásia, hoje em dia é quase tudo feito lá, é onde está o know-how.

Quando um quadro é fabricado em Itália, isso é logo publicitado e posto em destaque. A Colnago C64 é um exemplo disso.
São fabricadas na china, assembladas em itália.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
quais estas e quais outras ?

- RTM
header.jpg



https://www.bikeradar.com/features/time-factory-tour-video-how-carbon-frames-are-made/

https://www.lavelocita.cc/la-velocita-reviews/time-alpe-dhuez-01-review
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
As bicicletas são sempre para o meu prazer pessoal. O carbono como material é bastante um trabalho de artesão.

Para ter uma bicicleta com problemas dimensionais e estruturais (ver Luescher Teknik e Hambini) prefiro a minha caad.

Pelo que li nas reviews, as Time estão bem feitas, são muito rígidas onde têm que ser e têm bom comportamento. São timeless :) .

É a diferença entre um swatch e um Omega speedmaster. Ambos dão horas não dão?

Provavelmente vou continuar com a minha caad mas de certeza que não vou comprar bicicletas (ainda mais) descartáveis.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Concordo com o que dizes de uma forma geral, mas acho que estás a ser um pouco exagerado...
Certo dia um vendedor da Focus justificou-me o preço exorbitante das bikes pela quantidade de quadros que estragam em testes e custos dos próprios testes.
Todas as marcas tentam manter uma boa imagem ao nível da fiabilidade.
Um quadro é uma arte de artesão como dizes ao nível de maior rigidez, ou maior flexibilidade, cruzamento de telas, etc...
Mas depois este processo tem que ser transferido para produção, de forma a diminuir custos. Poderá haver marcas com melhor controlo de qualidade, outras com pior...
O carbono também é um material relativamente recente e ainda continua a ser desenvolvido, enquanto o alumínio, o titânio já têm muitos mais anos de desenvolvimento...
Claro que há diferenças entre marcas, mas não colocam em causa a segurança (na minha opinião).
 

Bruso

Well-Known Member
Concordo com o que dizes de uma forma geral, mas acho que estás a ser um pouco exagerado...
Certo dia um vendedor da Focus justificou-me o preço exorbitante das bikes pela quantidade de quadros que estragam em testes e custos dos próprios testes.

Esta é nova. Isso é uma grande tanga. A maior parte das marcas nem faz testes aos quadros. As empresas que fabricam fazem todos os testes in-house antes de enviar os quadro para a marca.
Há outro podcast do cyclingtips (não me lembro qual), em que o entrevistado diz que por 10$ conseguia diminuir a margem de erro no alinhamento dos apertos dos travões de disco (problema muito comum) do valor que as marcas usam actualmente (anda nos 3% se não estou em erro)para um valor perto dos 1%. Ele diz no podcast que propôs isto a uma marca e o representante da marca disse que isso aumentaria o preço ao cliente final em 200$. Vê lá as margens que vão por aqui.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Esta é nova. Isso é uma grande tanga. A maior parte das marcas nem faz testes aos quadros. As empresas que fabricam fazem todos os testes in-house antes de enviar os quadro para a marca.
Há outro podcast do cyclingtips (não me lembro qual), em que o entrevistado diz que por 10$ conseguia diminuir a margem de erro no alinhamento dos apertos dos travões de disco (problema muito comum) do valor que as marcas usam actualmente (anda nos 3% se não estou em erro)para um valor perto dos 1%. Ele diz no podcast que propôs isto a uma marca e o representante da marca disse que isso aumentaria o preço ao cliente final em 200$. Vê lá as margens que vão por aqui.
@Bruso, atenção que eu não os defendo em relação aos preços e margens. ;)
Apenas referi o que ele disse...
De uma forma geral tenho confiança nos quadros em carbono, e acredito que os testes que vejo sejam rotina e não exceções.
 
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