• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

otreblig

Member
Boas

Na minha opinião, e falo por experiência recente, o perigo é mesmo a potência. Ou seja, os pneus que nós usámos na estrada não conseguem ter uma superfície que passe tanta potência para o asfalto e isso vai-se traduzir em derrapagem e consequentes quedas.
A recente experiência que tive, foi no BRM300, onde vínhamos seis em formação a cerca de 50 Km/h, quando sai um pastor alemão para o meio da estrada, com o susto travei forte, o que vinha atrás de mim trazia travões de disco, foi uma sorte não se ter dado uma desgraça, porque as rodas bloquearam logo. Eu não vi, mas o André Carvalho que vinha atrás diz que o homem dominou mesmo muito, agora imaginem um pelotão com 40 ou 50 tipos com as rodas a bloquear...
 

pratoni

Well-Known Member
mas eram travões de btt ou de estrada?

é que os de estrada não terão tanta potência bruta como os de btt, porque não precisam.

A grande vantagem será no inverno/chuva poderes travar e não estar sujeito a que a superfície de travagem estar suja/molhada e permitir usar aros mais leves, porque não precisam de estarem reforçados na superfície de travagem.

Vai ser o ideal para o aros de carbono para clincher, porque o grande mal destes é mesmo o problema das temperaturas de travagem...
 

pratoni

Well-Known Member
ok, assim sendo retiro a 1ª parte do meu post mas continuo a achar que poderá haver algumas vantagens.

Se será realmente necessário? Isso já não sei, talvez mais para ambientes com piores climas sim...
 

RSilva

Well-Known Member
este tipo não muda... se houvesse justiça divina este mariola já devia estar morto e enterrado!
 

plx

New Member
Isso demonstra que ele tem um problema grave e devia ter acompanhamento. Ja esteve uma vez a beira da morte e nem isso foi suficiente para aprender a lição... Se não tiver bons amigos do lado dele não irá durar muito tempo.
 
Voltando aos discos...

A aplicação em estrada pode ter muitos entraves, potência de travagem a mais NÃO É com certeza um deles.
Um travão de disco tem a potência que a equipa que o projecta bem quiser, no caso dos hidráulicos basta mexer na relação entre as áreas dos pistões na manete e no travão e altera-se a força aplicada no disco. Já para não falar no tamanho do próprio disco.
A grande vantagem do sistema hidráulico e do disco em termos de travagem é a doseabilidade e a resposta, o que permite travagens mais controladas.

E o disco não vai aquecer mais em estrada por se andar mais depressa do que no BTT, não é por se andar mais depressa que o disco vai aquecer mais, pelo contrário, como tem mais deslocação de ar há mais saída de calor por convecção. O que faz aquecer é a distância e a inclinação da descida, e nesse aspecto no BTT a sério apanha-se bem pior.

O grande problema é que para ser usado no Pro Tour, de repente todos tinham que usar discos e todos os discos do mesmo tamanho, era preciso uma pequena revolução.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Neste caso já é re-reincidência. Já vai na 3ª vez que é apanhado! Sendo que neste momento o artista já estava suspenso, foi apanhado a comprar EPO quando apenas participa em provas "amadoras", tipo Granfondos. Campeão... :D
 

hugosamuel

New Member
Boas,

Acho esta discussao em torno dos discos de travao interessante... Eu estou completamente convencido das suas mais valias e pondero seriamente comprar uma que ja venha equipada com eles. Para o tipo de ciclismo que pratico e a opcao que me faz mais sentido. Em pouco tempo vamos assistir ao aumento de oferta de sistemas hidraulicos mais leves e fiaveis, como aconteceu no BTT e em brevemuitos dos que se mostram renitentes os vao aceitar e passar a ser os seus maiores embaixadores. Aconteceu o mesmo com n inovacoes no passado: as suspensoes no BTT, as mudancas a passar do quadro para as manetes, a utilizacao do carbono...

Na competicao as preocupacoes sao outras e nao tem tanto a ver com questoes tecnicas ou perigosidade. Quem melhor do que os profissionais para aprender a dosear todo o poder de travagem? E depois eles atiram-se a descer montanhas a velocidades loucas com licra a "proteger" o corpo, acham mesmo que estao preocupados porque o disco pode queimar?? Deixem a UCI dizer que os podem usar e vao ver como as equipas e a competicao se adapta num apice...
 

grouk

Active Member
eu continuo a dizer que não se justifica, claro que quando se tornarem moda também vou querer, mas isso é como tudo ninguém quer ficar de fora. ainda ontem fiz a descida da lagoa comprida onde há partes que desces a 90kmh e ate mais não fosse o vento e nunca senti falta de travões, alias como já tinha dito anteriormente eu nunca senti falta de travões.
os travoes de disco vao passar a ser norma quando as marcas acharem que chegou a hora, ate la ainda têm muitos quadros em armazém para vender
 

Skyforger

Active Member
Cheira-me sinceramente que em termos de imposição de mercado, os travões de disco estarão para a estrada como a roda 29" está para o BTT neste momento...!Uma verdadeira loucura e um verdadeiro aproveitamento das fraquezas do consumidor, pois a maioria pensa como assumiu o grouk, "quando se tornarem moda também vou querer, mas isso é como tudo ninguém quer ficar de fora"
 

paradawt

Moderador
Skyforger,

A roda 29er não respirará tanta saúde como se pensa.

A Giant por exemplo, já comunicou que não irá fabricar mais quadros para roda 29, concentrando-se apenas no 650b.

Eu já nem digo nada... Mas ninguém me convide a andar com aquilo...
 
A roda 29 no BTT está com mais saúde que todas as outras medidas juntas e será o futuro no XC. O grupo Sram e a Shimano só vão produzir as suas novidades de topo no que toca a rodas em versão 29er, assim como outros grupos importantes. A posição está tomada e mais do que fundamentada, em XC tudo o que não for 29er será uma minoria.

Acredito que os discos na estrada terão algum sucesso, mas muito longe do sucesso que a 29er tem no XC. Eu por exemplo não me estou a ver a comprar uma bicicleta de estrada com travões de disco, seja ou não moda, ao contrário da minha 29er que comprei porque as vantagens são evidentes na utilização que lhe dou e para quem as queira ver.
 
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