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Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

mariosimas

Well-Known Member
As bicicletas são sempre para o meu prazer pessoal. O carbono como material é bastante um trabalho de artesão.

Para ter uma bicicleta com problemas dimensionais e estruturais (ver Luescher Teknik e Hambini) prefiro a minha caad.

Pelo que li nas reviews, as Time estão bem feitas, são muito rígidas onde têm que ser e têm bom comportamento. São timeless :) .

É a diferença entre um swatch e um Omega speedmaster. Ambos dão horas não dão?

Provavelmente vou continuar com a minha caad mas de certeza que não vou comprar bicicletas (ainda mais) descartáveis.
Lololol.

Podes comparar talvez entre um omega speedmaster e um rolex submariner.

Tudo grandes relógios ou grandes quadros.

Enfim
 

cou7inho

Well-Known Member
As bicicletas são sempre para o meu prazer pessoal. O carbono como material é bastante um trabalho de artesão.

Para ter uma bicicleta com problemas dimensionais e estruturais (ver Luescher Teknik e Hambini) prefiro a minha caad.

Pelo que li nas reviews, as Time estão bem feitas, são muito rígidas onde têm que ser e têm bom comportamento. São timeless :) .

É a diferença entre um swatch e um Omega speedmaster. Ambos dão horas não dão?

Provavelmente vou continuar com a minha caad mas de certeza que não vou comprar bicicletas (ainda mais) descartáveis.
O que são bicicletas descartáveis ?
 

cou7inho

Well-Known Member
Bicicletas que não piscam o olho, compramos amanhã e depois de amanhã trocamos por outra que vai ser trocada
Não fica nem na parede pendurada
Entendo. Por isso é que eu sou daqueles que quando compra algo caro, seja uma bicicleta ou outra coisa qualquer por vezes prefiro comprar algo que não tem o melhor custo/ beneficio do mercado, mas tem qualquer coisa que me faz gostar e sei que vou ficar com isso por muito tempo.
Tás a ver o pessoal que vem aqui pedir ajuda para comprar e já está a pensar em vender?
Ahaha adorei esta resposta. Pois esse pessoal é um caso especial
 

curioso

Active Member
Esta é nova. Isso é uma grande tanga. A maior parte das marcas nem faz testes aos quadros. As empresas que fabricam fazem todos os testes in-house antes de enviar os quadro para a marca.

Estranho aparecerem tantos quadros novos orbea novos no sul de Espanha... Pouco justificação terá além do controlo de qualidade...
Minha opinião,claro.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
A minha opinião é o ciclismo é um prazer e uma paixão. Qualquer bicicleta que seja do meu tamanho e bem afinada serve. Porque a parte mais importante é o meu treino, é a experiência. As bicicletas mesmo quando são ferraris o motor que levam é o meu 500cc. Agora como objectos lindíssimos que são, quando compro tento que sejam especiais e intemporais. Na minha opinião passámos de bicicletas que duravam 20 anos (minimo) para bicicletas feitas para durar 5 anos. E com todas as partes proprietárias para escoder os cabos, espigões aerodinâmicos que só servem num modelo, avanços em V e movimentos pedaleiro que só existiram durante um par de anos, quero ver quem é que consegue reparar uma bicicleta daqui a 5 anos. Tenho uma BTT à procura de uma porca da FSA (pedaleira) à mais de 3 meses!
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member

Estranho aparecerem tantos quadros novos orbea novos no sul de Espanha... Pouco justificação terá além do controlo de qualidade...
Minha opinião,claro.
Isso em termos ambientais é absolutamente pavoroso. Não seria melhor fazer o controlo de qualidade directamente na fábrica? Por forma a incorporar melhorias no processo de fabrico? Como é que se consegue controlar as resinas e outros materiais que sao utilizadas a 5000km de distância se não conseguem controlar as características dimensionais antes do envio do quadro para Espanha? Vamos acreditar no marketing...
 

David Raquel

Well-Known Member

Estranho aparecerem tantos quadros novos orbea novos no sul de Espanha... Pouco justificação terá além do controlo de qualidade...
Minha opinião,claro.

Garantias...... ou acreditam mesmo que os quadros para testes destrutivos chegam alguma vez a serem pintados?



SLorencePhoto_GiantPropel_524_green-700x467.jpg


Até porque os quadros da Orbea nem sequer são fabricados no sul de Espanha !
 

Bruso

Well-Known Member
Garantias...... ou acreditam mesmo que os quadros para testes destrutivos chegam alguma vez a serem pintados?



SLorencePhoto_GiantPropel_524_green-700x467.jpg


Até porque os quadros da Orbea nem sequer são fabricados no sul de Espanha !
Já cheguei tarde.
Claro que todos oa testes destrutivos são feitos antes de pintar a bicicleta. No máximo fazem testes quando mudam a mistura de tinta para verificar se tem algum efeito na resina.

Em relação ao descartáveis, concordo que é a realidade atual. Mas é o mundo que vivemos. O mesmo aplicar-se ao mercado automóvel, tecnologia, roupa etc etc.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Garantias...... ou acreditam mesmo que os quadros para testes destrutivos chegam alguma vez a serem pintados?

Anda por aqui muita confusão... :)
Não façam confusão entre testes de desenvolvimento (sem pintura) e testes de qualidade (artigo final tal como o cliente compra).
Nos testes de desenvolvimento fazem-se muitos testes para melhorar características, não faz sentido estar a pintar se esse não for o propósito.
Até pode fazer... se o propósito for testar a pintura à flexão!
No caso do controlo de qualidade final são realizados picking's a artigos finais de forma a averiguar se existe alguma anomalia produtiva.
Este é o sistema padrão de funcionamento, há marcas que podem fazer mais testes e outras menos. Algumas podem ter tolerâncias muitos rigorosas e outras menos...
Teste a um quadro Santa Cruz
Quanto ao vídeo da Orbea, a fábrica fica no norte de Espanha, no País Basco próximo de Bilbau.
Não faço ideia da localização dos quadros... se é como referida no Sul de Espanha...
Mas podem fazer-se suposições...
- Terão ido para testes externos em algum laboratório independente (TUV, SGS, ...)?
- Terão sido enviados para alguma empresa de tratamento de resíduos...?
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
A Orbea é de Euskadi não é uma marca espanhola:p

Era a isto que me referia, então não têm ninguém na China a ver se os quadros acabados cumprem as tolerâncias dimensionais, pinturas e etc?
Em Espanha só devia de ir para a reciclagem os quadros que se estragam no transporte (o que pode bem ser o caso: contentor sofre danos vai tudo para a reciclagem).
E se é para fazer testes destructivos não é melhor fazê-los na fábrica (china) para poder implementar as medidas e verificar essa implementação?
Também desconheço essa fábrica de quadros em carbono no sul de Espanha.

Mas uma coisa estou certo: TODAS as marcas que fabriquem na China em poucos anos vão deixar de poder inovar, porque a inovação depende do fabrico, e do know how da fabricação. Já podes ter os melhores engenheiros, mas se não estão junto à fábrica vão progressivamente desligar-se do fabrico e das novas tecnologias aí inventadas. Cada vez vão ser mais designers (com todo o respeito) e menos engenheiros.

Pelo que a inovação sempre virá dos países onde se fabricam as coisas, China, Tawain (e na Europa as "aldeias gaulesas" na Inglaterra, França e Itália)
 

card0so

Well-Known Member
A Orbea é de Euskadi não é uma marca espanhola:p

Era a isto que me referia, então não têm ninguém na China a ver se os quadros acabados cumprem as tolerâncias dimensionais, pinturas e etc?
Em Espanha só devia de ir para a reciclagem os quadros que se estragam no transporte (o que pode bem ser o caso: contentor sofre danos vai tudo para a reciclagem).
E se é para fazer testes destructivos não é melhor fazê-los na fábrica (china) para poder implementar as medidas e verificar essa implementação?
Também desconheço essa fábrica de quadros em carbono no sul de Espanha.

Mas uma coisa estou certo: TODAS as marcas que fabriquem na China em poucos anos vão deixar de poder inovar, porque a inovação depende do fabrico, e do know how da fabricação. Já podes ter os melhores engenheiros, mas se não estão junto à fábrica vão progressivamente desligar-se do fabrico e das novas tecnologias aí inventadas. Cada vez vão ser mais designers (com todo o respeito) e menos engenheiros.

Pelo que a inovação sempre virá dos países onde se fabricam as coisas, China, Tawain (e na Europa as "aldeias gaulesas" na Inglaterra, França e Itália)

Já não me recordo onde vi, mas as Orbea são pintadas e montadas nas instalações deles no país Basco.
 

Negoci8er

Well-Known Member
A Orbea é de Euskadi não é uma marca espanhola:p
Esta piada em Espanha já dava direito a pancada! :D

Era a isto que me referia, então não têm ninguém na China a ver se os quadros acabados cumprem as tolerâncias dimensionais, pinturas e etc?
Em Espanha só devia de ir para a reciclagem os quadros que se estragam no transporte (o que pode bem ser o caso: contentor sofre danos vai tudo para a reciclagem).
E se é para fazer testes destructivos não é melhor fazê-los na fábrica (china) para poder implementar as medidas e verificar essa implementação?
Também desconheço essa fábrica de quadros em carbono no sul de Espanha.

Mas uma coisa estou certo: TODAS as marcas que fabriquem na China em poucos anos vão deixar de poder inovar, porque a inovação depende do fabrico, e do know how da fabricação. Já podes ter os melhores engenheiros, mas se não estão junto à fábrica vão progressivamente desligar-se do fabrico e das novas tecnologias aí inventadas. Cada vez vão ser mais designers (com todo o respeito) e menos engenheiros.

Pelo que a inovação sempre virá dos países onde se fabricam as coisas, China, Tawain (e na Europa as "aldeias gaulesas" na Inglaterra, França e Itália)
Os testes muitas vezes estão relacionados com os lotes de fabrico...
Já repararam que todas as bikes têm um número no quadro. Não é um simples número de matricula! Aquele número diz muita coisa...
O fabricante consegue ter rastreabilidade do processo completo para aquela bike.
Identifica os lotes de tela usados no seu fabrico, os fornecedores, as temperatura de cozedura, os tempos de cozedura, os fornos usados, etc...
Só aqui já podem ver os motivos para realizar ensaios...!
Lote novo de tela de carbono, será que o fabricante da tela manteve o padrão requerido nas especificações...?
Quadros cozidos no forno 2 será que têm o padrão do forno 1?
Os sensores de temperatura estão a funcionar bem?
... e por aí fora...
 

card0so

Well-Known Member
E agora que investigava mais, vale o que vale porque a internet não é a fonte da verdade, mas segundo a wikipedia e o artigo lá referenciado, a Orbea fechou a fábrica na China e investiu na de Aveiro (que eu nem sabia da sua existência) e na da terra deles:

La expansión internacional de Orbea le llevó a abrir plantas de producción en China, en la localidad de Kunshan y en Aveiro, Portugal. En junio de 2015, decide cerrar la planta de Kunshan y ampliar la de Aveiro y Mallavía. Potencia el nicho de mercado de la bicicleta personalizada, mantiene e impulsa, ese mismo año, las plataformas logísticas de Hong Kong y Little Rock, en Estados Unidos, y el centro de desarrollo de productos Kunshan.2

Wikipedia
Artigo
 

Bernalve

Well-Known Member
Já alguem levou mesmo um quadro em carbono ao limite que após 5 anos era descartável por velhice?. Nunca vi tal coisa, nem sei quais são os sintomas de um quadro carbono velho.
 

mariosimas

Well-Known Member
A Orbea é de Euskadi não é uma marca espanhola:p

Era a isto que me referia, então não têm ninguém na China a ver se os quadros acabados cumprem as tolerâncias dimensionais, pinturas e etc?
Em Espanha só devia de ir para a reciclagem os quadros que se estragam no transporte (o que pode bem ser o caso: contentor sofre danos vai tudo para a reciclagem).
E se é para fazer testes destructivos não é melhor fazê-los na fábrica (china) para poder implementar as medidas e verificar essa implementação?
Também desconheço essa fábrica de quadros em carbono no sul de Espanha.

Mas uma coisa estou certo: TODAS as marcas que fabriquem na China em poucos anos vão deixar de poder inovar, porque a inovação depende do fabrico, e do know how da fabricação. Já podes ter os melhores engenheiros, mas se não estão junto à fábrica vão progressivamente desligar-se do fabrico e das novas tecnologias aí inventadas. Cada vez vão ser mais designers (com todo o respeito) e menos engenheiros.

Pelo que a inovação sempre virá dos países onde se fabricam as coisas, China, Tawain (e na Europa as "aldeias gaulesas" na Inglaterra, França e Itália)


quem te diz que não há engenheiros junto ás fábricas ? E qual o probelma de ser a china ou taiwan ou a indonésia a ter o "know-how" no fabrico do carbono ? Não vejo problema nisso.

A mais valia está no design e no marketing. Quem paga a mais valia são os países ricos.
 

nunokas

Well-Known Member
A verdade, é que segundo as palavras e testes do Hambini, um verdadeiro (e polémico) engenheiro, os desvios e tolerâncias de muitos quadros em carbono das grandes marcas são para ele impensáveis.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
quem te diz que não há engenheiros junto ás fábricas ? E qual o probelma de ser a china ou taiwan ou a indonésia a ter o "know-how" no fabrico do carbono ? Não vejo problema nisso.

A mais valia está no design e no marketing. Quem paga a mais valia são os países ricos.

Não há problema nenhum. Que o conhecimento tecnológico esteja todo na China? Nenhum para os chineses (para ti e para mim, melhor aprendermos a cultivar batatas) nem para o desenvolvimento tecnológico das bicicletas, aliás será provavelmente mais rápido e intenso assim sejam as marcas chinesas a dominar o mercado.

Não me venham é com tretas de marketing "engenharia alemã" e "nosso centro de desenvolvimento em (escolher cidade fixe europeia ou americana)".

A Orbea pelo menos parece mover-se noutra direcção.;)
 
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