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Mudança de rodas

Casq

New Member
Boas pessoal, vim do btt e agora decidi juntar me a vocês!

Comprei uma bicicleta das fraquitas até ganhar andamento e (ainda mais) gosto pelo ciclismo

Tenho um btwin triban 500 3x8 e tenho um primo que me vende umas rodas mas a bicicleta dele tem 2x12 ( ou 11, não tenho a certeza), as rodas dão para meter na minha bicicleta? Se sim, o que tenho que comprar?
 

dimark1978

Active Member
também tenho uma btwin triban 500, a bicicleta rola muito bem e estou muito satisfeito. Na minha opinião enquanto o material não precisar de substituição não alteraria nada. Para passar de 8 para 11 não basta trocar as rodas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Para passar de 8 para 11 não basta trocar as rodas.

Numeros ... os engenheireiros pegam neles e fazem logo a conta ...
8 para 11 ... melhorar 37.5% ... fazes 25km/h de média agora e queres passar 35 km/h ...

acho que não é bem assim talvez só mesmo umas rodas xpto façam essa evolução ... se lhe somares treino e dedicação

As coisas não surgem só porque a tecnologia resolve de outra forma ...

Depois claro que a transmissão ... uma roda a puxar ... a posição ... a técnica ... o design ... o peso da maquina ... o equipamento (travões/mudanças) ... motores auxiliares ... tudo isso ajuda ... mais um pouquinho
:cool:
 

jocarreira

Well-Known Member
Boas pessoal, vim do btt e agora decidi juntar me a vocês!

Comprei uma bicicleta das fraquitas até ganhar andamento e (ainda mais) gosto pelo ciclismo

Tenho um btwin triban 500 3x8 e tenho um primo que me vende umas rodas mas a bicicleta dele tem 2x12 ( ou 11, não tenho a certeza), as rodas dão para meter na minha bicicleta? Se sim, o que tenho que comprar?

Como queres ajuda se não sabemos quais as rodas que tens e as que o teu primo te vende?

Numeros ... os engenheireiros pegam neles e fazem logo a conta ...
8 para 11 ... melhorar 37.5% ... fazes 25km/h de média agora e queres passar 35 km/h ...

:confused::confused: Essas contas não fazem sentido nenhum.
 

dimark1978

Active Member
Numeros ... os engenheireiros pegam neles e fazem logo a conta ...
8 para 11 ... melhorar 37.5% ... fazes 25km/h de média agora e queres passar 35 km/h ...

acho que não é bem assim talvez só mesmo umas rodas xpto façam essa evolução ... se lhe somares treino e dedicação

As coisas não surgem só porque a tecnologia resolve de outra forma ...

Depois claro que a transmissão ... uma roda a puxar ... a posição ... a técnica ... o design ... o peso da maquina ... o equipamento (travões/mudanças) ... motores auxiliares ... tudo isso ajuda ... mais um pouquinho
:cool:

8 velocidades para 11 velocidades , aumentas as desmultiplicações mas não andas mais. Eu tenho uma cassete de 8 velocidades com 11-30 o que deverá ser +/- o mesmo que a maioria das cassates de 11 velocidades, a diferença estão nas opções intermédias. Onde estão os 37.5% de ganho?
 

dimark1978

Active Member
Boas pessoal, vim do btt e agora decidi juntar me a vocês!

Comprei uma bicicleta das fraquitas até ganhar andamento e (ainda mais) gosto pelo ciclismo

Tenho um btwin triban 500 3x8 e tenho um primo que me vende umas rodas mas a bicicleta dele tem 2x12 ( ou 11, não tenho a certeza), as rodas dão para meter na minha bicicleta? Se sim, o que tenho que comprar?


Na realidade, se pegares nas rodas e trocares a cassete dele pela cassete das tuas rodas, não tens que alterar mais nada. Mas valerá a pena? as tuas rodas não estão novas? as do teu primo serão assim tão melhores? porque é que ele trocou? precisão de manutenção?
 

GMQ

Well-Known Member
Meus caros mais andamento não significa mais velocidade. Para isso é preciso ter uma boa forma fisica. A diferença entre 8v e 11v são as desmultiplicações intermédias que conseguimos fazer entre certo ratio. Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Complementando o que o @dimark1978 disse apenas acrescento para teres em atenção aos pneus caso compres roda
+ pneu e este é medida 28. Pode ser o caso do teu quadro não admitir pneus de medida superior a 23. Só tens que mudar pneus para 23c e resolves.
 

klaser

Well-Known Member
O que tu precisas mesmo se comprares as rodas é só a anilha espaçadora do cepo, pois são rodas de cepo 11V e vais meter uma cassete de 8 (a tua),aí precisa deste detalhe da anilha..
Eu não vi ele cogitar de mudar a bike para 11V , só meter umas rodas que estão numa bike com 11V....
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas
só agora percebi que a conta que fiz não tem jeito nenhum ... passar de 8 para 11 mudanças ... não dá mais andamento se:
- à frente não variar;
- as mudanças extremas continuarem idênticas
- o kit de pernas for o mesmo.
verificar ainda a variação de peso das duas k7 ...
perceber que isso implica ainda a troca de manipulos ...

eu mudei de 8v para 9v ... de 50-34 passei a 52-36 ... na k7 de 30-11 passou a 32-11 ... e noto uma melhoria significativa ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
... eu mudei de 8v para 9v ... de 50-34 passei a 52-36 ... na k7 de 30-11 passou a 32-11 ... e noto uma melhoria significativa ...

Em descidas e planos ... é só fazer as contas do torque ...
Nas subidas ganhei ligeiramente em termos de desmultiplicação na 36x32 ... parece que não ... mas dá mais aquele danoninho para subir aquela rampa que nunca se tinha subido de uma assentada ...
Apenas um reparo ... hoje quase com 2000k ... já está estudada a nova transmissão e já a sei utilizar para meter fogo no pelotão ... mas até isso ainda fui descarregado em muitas subidas ...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
A minha também tinha esse problema... Ou aumentas os cavalos do motor ou tiras peso ao condutor
Sei bem disso @Martins
Mas o pessoal com que ando ... são tipos porreiros ... esperam por mim e depois dizem ... tens de passar no Julinho ... a tua bike rola bem ... desce bem ... mas morre nas subidas :p:p:p

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