• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Membros esquecidos

fogueteiro

Active Member
Tudo na vida tem um ciclo. Para uns o ciclo fecha-se e partem para outro, mas para outros apenas abranda.

Porque é que isto acontece? Pois aí cada um sabe de si e cada um pode responder melhor. Não lamento os ciclos que abrandam,apenas lamento os que se fecham e penduram as botas (neste caso as bicicletas), quiça para sempre.

E o fórum é mais um desses ciclos. Uns vão de vez embora outros ficam cá mas começam a ser mais selectivos, e há outros que escrevem por todo o motivo e mais algum. É essa diversidade que faz desta casa um fórum, no qual participo desde 2011, um local que me dá prazer participar... quando me apetece. para mim o ciclo "fórum" abrandou... simplesmente.

Mas há um facto inegável: esta "casa" trouxe-me ao conhecimento pessoas do melhor com as quais mantenho contacto pessoal com algum assiduidade, e com quem tive o privilégio de pedalar, e outros não. Mas há outros que nunca mais "vi" por aqui e de quem gostaria de saber novidades.

Se alguém souber o que se passa com eles, partilhe connosco.

Eis a lista:

MR. Al (Altino)
Cancellara
Tremoço
Pantani
Super.Byke
Nikes
Silvioferraz
Tranquilo
J.P
Rotiv54
James_T
ALMN
Burning Dogma

Penso que não estarão todos mas sem me lembrar de mais algum nome coloco.
 

Skyforger

Active Member
Tópico interessante...
Confesso que também funciono muito por fases no que diz respeito à minha participação no fórum. Essas fases normalmente vão e vêm ao sabor da disponibilidade, da motivação e da pertinência em dizer algo, mas mesmo quando não participo assiduamente, tenho por hábito "dar uma voltinha" por cá com alguma frequência :) Também tenho curiosidade em saber o que é feito de alguns users que, de alguma forma, marcaram este espaço. Dessa lista, conheci apenas o Tranquilo e, ao que sei, entretanto foi pai e profissionalmente tem uma vida repartida entre Portugal e África, pelo que o tempo para as bicicletas deve ser pouco ou nenhum.

Ah, e assim de repente, lembrei-me de um outro user "desaparecido" com o qual trocava algumas ideias, o Scorpio
 

pratoni

Well-Known Member
acho que o Scorpio abandonou mesmo o fórum, se em conflito/choque com a equipa de administração/moderação ou não, já não sei...
 

Lyp

Active Member
fogueteiro, já me tinha passado isso pela cabeça...

O burning dogma, por exemplo, esfumou-se e tinha uma participação assidua e interessante.

É pena que a malta desapareça, mas a vida não permite fazermos tudo que gostamos...
 

paradawt

Moderador
Um bom tópico sem dúvida...

Realmente sinto saudades de algumas participações/intervenções.

No entanto quem foi embora foi e agora contamos com quem cá está.

E existem por cá muitos companheiros com bons conhecimentos e bastante válidos, com opiniões bem estruturadas.

Gostava de ter esses e mais os que deixaram participar??? Sem dúvida!!!! Felizmente tive o privilégio de relativamente recente particiar num PIF com alguns users mais ausentes.

Quer queiramos quer não, este tipo de espaço não agrada a toda a gente. Existe uma linha de procedimentos e assim tem que ser seguido.

Eu falo por mim... Também tenho participado menos. Porquê?

Simples! Terminei o projecto de construção da minha Cannondale. Aquilo que idealizei está terminado.

As voltas mais distantes e por locais desconhecidos não têm surgido... Neste sentido não tenho grande coisa para contar.

O ciclismo internacional tenho acompanhado muito ao de leve. Não posso dar opiniões quando não estou por dentro das matérias.

No entanto existe muito trabalho que me chega por pm e que eu ajudo/resolvo e isso não é visivel, excepto àqueles que solicitam.

O que importa é que saibamos respeitar todas as opiniões e fazer algum "filtro" naquelas que damos. Apenas penso que tem faltado um pouco isso...

Cumprimentos a todos.
 

grouk

Active Member
já por diversas vezes que este tema me passou pela cabeça, este fórum sendo o único português com estas características é uma ferramenta essencial para quem começa e não só, é um espaço de partilha de divulgação de tirar duvidas e de passar tempo sempre com o tema comum que nos une a todos, a paixão pelas bikes e pelo ciclismo. sendo eu seguidor de vários fóruns "de lá de fora" noto que o nosso é um bocadinho fraco, os tópicos são muito repetitivos, temos montes de tópicos para escolha de bikes, montes de tópicos para rodas, as mesmas perguntas as serem feitas inúmeras vezes. neste caso acho que quem manda tem culpa, 1 tópico para bikes de 500€ outro para 1000 e assim em diante.

quanto aos temas discutidos, acho que falta debates mais alargado, na área do treino da saúde da alimentação etc.., debate se muito pouco questões técnicas, quase não há tópicos de diy que são super didácticos e muito interessantes. se forem ler as analises feitas pelos users ao seu equipamento são muito tendenciosos e raramente se vê alguém a fazer uma analise fria e real, e isto se derem umas voltas pelo ww e pelo slowswitch não acontece, vemos montes de pessoal a dizer que o que comprou é porcaria e isso por vezes é uma maior ajuda que dizermos que as nossas rodas são as melhores ou que o nosso quadro é muito bom nisto e fantástico naquilo.
convenhamos que o fórum roda muito em torno de posts sobre pro cycling que bikes escolher e uma e outra bike em analise


nao quero com este meu post ser dramático e pintar um quadro muito negro, o fórum funciona bem e continuam a ser uma boa comunidade, só acho que podia ser muito melhor
 

paradawt

Moderador
@grouk,

Essa questão da definição de tópicos especificos por valor de bicicleta era levado a sério.

Eu próprio cheguei a mover, fechar, bloquear, encaminhar muitos tópicos novos para tópicos já existentes.

O problema reside numa única coisa. Como bom portugueses que somos, quando compramos algo não lemos o manual de instruções. Aqui não é diferente!!!!! A malta inscreve-se no fórum para colocar a sua dúvida, não lê as regras, se apelamos à utilização da pesquisa rápida ainda ficam chateados e depois de obterem a resposta, simplesmente evaporam!!!!

Existe depois outra tipologia diferente.

Existem aqueles que pedem opiniões mas já têm a sua escolha feita e formada na sua cabeça. Ou seja, tu perdes tempo a procurar, a fazer pesquisas, a colocar info mas é tudo em vão porque afinal já está decidido.

Na questão da parcialidade de opiniões não podiam concordar mais!!!! E já tenho alertado muito sobre esse assunto. Daí eu ter falado em "filtro".
 

Bruso

Well-Known Member
Eu não leio foruns estrangeiros para ter termo de comparação mas concordo com o Grouk. Mas uma coisa é certa, não podes comparar um fórum com 200 membros ativos (um numero para o ar...não sei ao certo quantos somos) a um fórum estrangeiro, escrito em inglês e que tem membros de todas as partes do globo. É normal o fórum ser mais fraco em termos de quantidade de posts.

Agora um conselho para o pessoal que lê e participa nesses foruns estrangeiros é: tragam algum desse conteúdo para cá. Criem tópicos sobre assuntos que considerem pertinentes. Eu criei há bem pouco tempo um tópico sobre questões de treino respondidas pelo Big Deep em parceria com o Cycling tips. A ideia inicial até era traduzir para colocar lá e ver se havia algum debate sobre o assunto mas é muito extenso e abandonei a ideia partilhando apenas os links. No entanto o tópico morreu por ali...

Claro que depois há aquele pessoal que apenas vem aqui se servir e depois nunca mais aparece. Mas isso é normal num fórum. Mas uma coisa é certa...de vez em quanto devia haver uma limpeza de tópicos...
 

fogueteiro

Active Member
A minha intenção, ao criar este tópico, não era discutir as coisas boas e menos boas do fórum, nem estratégias para melhorar ou piorar.

Simplesmente quero saber o que é feito daqueles que por aqui já não andam há muito tempo e que faziam parte do pessoal activo e com quem convivi.

Acrescento à lista o nome já falado:

Scorpio
 
Bem, quem tiver paciencia que leia até ao fim......
Já muito foi dito e ao mesmo tempo ainda muito há que dizer....
Na minha humilde opinião tudo na vida é efémero, somos guiados por influencias, experiências e escolhemos assimilar aquilo que queremos e ... rejeitar aquilo que não queremos.
Em 2011 quando comecei a usar este forum não havia muitos centros de discussão disponíveis, a verdade é que os dois fóruns (ciclismo e btt) proporcionaram nesta altura assimilar tudo o que esta modalidade tem para dar e escolher para que rumo queríamos levar os nossos gostos pessoais. Para uns é competição, para outros é treino, para outros é lazer, e para mim é ... aventura.
O esmorecer após esse período do forumciclismo teve a ver com 3 grandes fatores:

1) O aparecer de outras ferramentas, nomeadamente o Facebook e outros foram-se criando plataformas nomeadamente de marcação de encontros, voltas, venda de artigos e até centros de discussão acerca de questões tecnicas o que, originou que gradualmente quem usasse o forum apenas para esse fim simplesmente perdesse o interesse.

2) Com o aparecer de novos membros, efectivamente houve um período de discussão construtiva de diversos topicos, e outros ... nem por isso. Aí entre 2012/2013, efectivamente o forum foi apanágio de comentários diversos onde muitas vezes a falta de respeito pela opinião alheia era evidente e se partiu muitas vezes quase para o insulto. Uns desistiram e outros (como eu) deixaram a "poeira cair" e simplesmente só comentam quando acham interessante e quando isso traz uma mais valia de alguma forma. Não quer dizer que não sejamos menos activos, muito pelo contrário, apenas significa que não ligamos a muito do que aqui se discute. Sinceramente ( e no meu caso) acho uma grande seca estar a comentar sobre quem vai à frente no km x da etapa y do giro ou opinar sobre quem pensamos que vai ganhar no Tourmalet. Por outro lado, acho deveras interessante a discussão acerca de questões técnicas, e à varias e bem boas.

3) Confusão no forum. Efectivamente e apesar dos contantes avisos dos moderadores e de as "leis do jogo" estarem bem descritas é usual sobre um qualquer tema existirem 3 / 4 ou mesmo 5 topicos. Isso causa bastante confusão e leva muitas vezes a ser mais fácil procurar ajuda num grupo enunciado no ponto 1.

Foram criadas varias iniciativas, como os PIF's onde sisnceramente se aprende mais do que a ler qualquer um dos posts.

RESUMINDO: Somos todos diferentes e gostamos de tanta coisa diferente na modalidade mas partilhamos todos a mesma paixão: a arte de pedalar, se para qual o fim que se queira atribuir. Curiosamente muitos dos users citados conheci-os e alguns são meus (e bons amigos) e afirmo vivamente que estão bem, e muitissimo ativos na modalidade, apenas por alguma das razões acima enunciadas, deixaram de contribuir...

Se é bom ou mau cabe apenas a cada um avaliar, não julgar. No meu caso tento no que for possível contribuir. Não sempre que quero e posso mas quando acho interessante e tenho disponibilidade para isso. O Forum foi , e é uma escola em muitos pontos, continua a haver muitos e bons tópicos de discussão, verdade seja dita.
Abraços
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Vou só dar mais alguns.


rjcm78 5 *****
MJRocha
Scorpio 5 *****
andaapé
kilo30
SaintRider
salpicão
rotiv1959 5 *****
pre_historico

Nesta lista faltava aqui estas 3 estrelas >> Josant / Jepas / José Martins << estes useres fizeram com que muitos outros abandonassem ou deixassem de participar como o faziam dantes.

Que me desculpem mas tinha que dizer isto, muitos do user mais velhos deve se lembrar qual era a serviço do SR jepas e José Martins, e Josant.
Zé Desculpa lá escrever isto aqui num tópico que abriste ok

E ao sr Ludos o que intressa agora a suas empresas.
 

pantani

Member
Está tudo bem comigo, fogueteiro :cool: como diz o Pedrolobo7; ( Com o aparecer de novos membros, efectivamente houve um período de discussão construtiva de diversos topicos, e outros ... nem por isso. Aí entre 2012/2013, efectivamente o forum foi apanágio de comentários diversos onde muitas vezes a falta de respeito pela opinião alheia era evidente e se partiu muitas vezes quase para o insulto )

Continuo a vir aqui ao Forum e também gosto de saber que está tudo bem com os muitos amigos que aqui fiz!

Fico á espera de um novo PIF e de preferencia ULTRA e com lado B ;)


Abraços gente boa
Pereira
 

andaapé

Member
Boa noite.
Estejam descansados que continuo a seguir o forum diariamente. Muito aprendi aqui, no de btt, no youtube e com na minha experiência de vida (50)anos. Comecei as minhas lides de mecânica aos 8-9 anos. O tempo passou e aos 16-17 anos veio a casal e depois a sachs, a famila, carro, casa, trabalho , etc. Até que cerca dos 45 anos voltei às bikes. Claro que foi muito útil a consulta destes fóruns. Como tinha o objectivo de construir bikes (estrada e btt) à la carte e não podiam ser de marca alguma, excepto transmissão e travões, mais necessidade tive de pesquisar conhecimentos. Fui dos primeiros aqui do forum a comprar quadros chineses. Comecei as minhas lides logo com chinesices.
Com as bikes prontas, foi andar e desfrutar. Tróia- sagres, várias subidas à torre, residência -Fátima e voltar e passeios semanais com os ciclistas bttistas da terra, etc etc. Têm sido um enrolar corrente que nem vos conto.
Segui as 3 e a nossa volta aqui. Dou os parabéns à carolina ao plx, bruso, mariosimas ...etc que muito têm animado estas páginas.
Vergonhosamente ao fazer o login para responder, tinha dois pedidos de ajuda sobre quadros chinocas, datados de 16-8-2012 e de 13-05-2013. Desgraçadamente há muito tempo que não participo activamente.
Boas pedaladas
 

Jepas

Member
Caro trepadores da Figueira ,

Como (ainda) membro do "sindicado das estrelas", ou também conhecido por equipa de moderação, permita-me que o esclareça do seguinte:

Apesar de nos considerar "estrelas", os moderadores, administradores e/ou donos deste espaço merecem respeito, mais que não seja por fazerem o trabalho de manutenção deste espaço a título gracioso. Da sua lista de ausentes recordo dois "users" (ou utilizadores, e não "useres"): um deles faltou por diversas vezes ao respeito à equipa de moderação e o seu comportamento errático não era exclusivo deste espaço, o outro tentou por diversas vezes vender a outros "users" deste espaço uma bicicleta montada com um quadro contrafeito mesmo depois de sucessivos avisos de que isso além de violar as regras pode ser considerado uma tentativa de burla à luz da lei vigente.

Da parte que me toca relembro-lhe o seguinte: o forumciclismo tem regras e a equipa de moderação tem o dever de as aplicar e fazer cumprir, por isso se alguma pessoa sair por não concordar com os "moderadores", o mais certo é que já não concordasse também com as regras.

O meu serviço continua a ser fazer cumprir as regras, mas também, re-direccionar tópicos, corrigir títulos, eliminar SPAM, etc.

Contudo parece que o user trepadores da Figueira não vê nem reconhece este esforço, acaba por denegrir numa só frase 1 moderador, 2 administradores (1 dos quais fundador deste espaço) e o dono deste espaço. Pois bem, da minha parte lhe digo: a porta é serventia da casa. Poderá abandonar este espaço e criar o seu se bem entender. Creio que o domínio "www.forumciclismotrepadoresdafigueira.net" esteja livre e será uma boa oportunidade para ser "dono/administrador/moderador/user" do seu espaço onde certamente todos se irão dar bem, cumprir as regras e acima de tudo nunca abandonar o forum.

Acho que a sua opinião felizmente não é o reflexo da maioria dos utilizadores deste espaço, senão acredite que quem toma conta disto teria toda a facilidade em deixar o forum cair (mas pelos vistos não o faz).
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Com o respeito tenho Zé (fogueteiro ) que abrio este Tópico, com o respeito que tenho a está comunidade, que cá estou desde 23-08-2009 e no Fórum BTT muito antes, e também em respeito a alguns moderadores não vou responder,ok era mais uma vez um discussão daquelas dos velhos tempos, para no fim mais uma vez eu ser castigado com mais uma vez 15 dias de suspensão por isso fico-me por aqui.
Caro jepas eu sempre respeitei e continuarei a respeitar as regras do Fórum ciclismo como BTT ok .
Eu ainda me lembro muito bem o que se passou com a minha pessoa, por escrever no Forum BTT algumas coisas sobre ciclismo (apagavam MS eliminavam tópicos etc etc etc ) por isso talvez o Sr LUDOS fez este espaço. (também sei o que e passou cá dentro a quando se formou o Projeto BTT coisas que já passaram) e também já não interessa.
Como já disse eu respeito as regras.
Mas também acho que devem respeitar as minhas opiniões não fazerem como sempre o fizerem quando o assunto não interessa toca de apagar.

Do meu lado assunto terminado.
 

Armando

New Member
Como sempre e em tudo na vida, nem sempre o que se faz com boa intenção tem o resultado esperado.

Folgo em saber que de uma maneira ou de outra todos os Users que foram preponderantes neste espaço, continuam a "par" do mesmo e continuam a nutrir afeto a tudo quanto diz respeito ao ciclismo.

Este ou outro tópico não deve ser aproveitado para alimentar "Ódios de estimação"!

Pedalemos para a frente, pois para frente é que é o caminho.
 

fogueteiro

Active Member
Não era a minha intenção que este tópico chegasse a isto. Sabia que andam por aí muitos sentimentos recalcados, mas acho muito deselegante aproveitarem-se deste para soltarem as rédeas a esses sentimentos.

Sou uma pessoa que gosto de ter e preservar as amizades, e foi nesse sentido que abri o tópico.

Mas aproveitam logo para falar de tudo menos dar notícias, os que as sabem, dos amigos que tem andado mais ausentes, visivelmente.... lamentavelmente!!!!!

Calma!!!! Abram um tópico específico para isso! Utilizem as mensagens privadas, mas não estraguem o que é dos outros!!!

Concordo com o Jepas. Só faz falta quem por aqui anda bem disposto. Os que utilizam este local para se aborrecerem, sigam o meu conselho: Batam com a porta e vão andando para a a rua com as suas bicicletas. Tenho a certeza que elas não vos aborrecerão!

Aos que estão cá de boa fé e de peito aberto, faço novamente a pergunta que deu origem a este tópico: "Cadê eles?"

Após tantas respostas apenas duas ou três serviram para responder ao que gostava de saber.
 
presente !! ainda hoje estive a ler o rescaldo do Granfondo que publicaste (Carlos dos Trepadores) no Facebook, mas estou um pouco como o Pedrolobo: só quando é interessante e se tem alguma coisa a acrescentar é que tenho tendência para escrever.

De qualquer forma onde gosto mais de «andar» é nas Histórias e Pedalar por aí onde sigo com atenção todos os nossos ciclo reporters (Armando, Bruso, Parada, Fogueteiro, Trepadores, etc etc)
 

José Martins

New Member
Não sou pessoa de intervir muito por aqui, limitando-me a cumprir e fazer cumprir as regras deste espaço, acessíveis a todos e qualquer um.
Apesar de ter sido alvo de uma referência (folgo em saber que mesmo assim ainda ajudo alguns membros a terem o que fazer ou em que pensar), a única coisa que me ocorre é uma passagem da ultima intervenção do companheiro fogueteiro:

(...)Sabia que andam por aí muitos sentimentos recalcados, mas acho muito deselegante aproveitarem-se deste para soltarem as rédeas a esses sentimentos (...)

E pronto.
Fico por aqui, com a certeza cada vez maior de algo que sempre defendi: se houver respeito mutuo, se tratarmos os outros como gostamos que nos tratem a nós, se cumprirmos as regras pré estabelecidas ... nem seriam necessários Moderadores.
Aqui ou noutro lado qualquer.
 

Cannondale_27

New Member
Mas também acho que devem respeitar as minhas opiniões não fazerem como sempre o fizerem quando o assunto não interessa toca de apagar.

Todos somos livres de escrever o que quisermos mas como está estipulado na Lei (Fórum Ciclismo) terá de ser feito com regras, respeito e educação

Já houve alguns atritos entre a malta em alguns tópicos, depois lá vão dar trabalho aos moderadores para apagar os mesmos ou mesmo o bloqueio do tópico :(

Dos membros falados na lista, conheço só de vista aqui pelo Fórum, dos moderadores apenas conheço pessoalmente o Ludos (do BTT) e acho que ou foi o Jepas ou o José Martins que já me bloquearam uma ou mais vezes no Fórum BTT eheh (adiante...)

A malta tem que se dar bem, andamos cá todos para o mesmo!!
 
Top