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Mais um ciclista morto em acidente

fernandes_85

Well-Known Member
Isso também me faz confusão...comecei a pedalar na estrada o ano passado e não vejo mobilização de ciclistas para dar voz aos mesmos e à causa de tanta morte.

Não haver uma associação oficial...

Nem sequer haver voz dentro da associação de cidadãos auto-imobilizados...

Não entendo...

Ou se calhar há e eu não conheço... há?

É um tabu para a federação, organizadores de eventos, figuras publicas do ciclismo, fornecedores, patrocinadores, etc.
No outro dia enviei mensagem via FB a alguns atletas que participam na volta a portugal para fazerem um minuto de silencio antes da partida de uma etapa em memoria dos ciclistas que têm morrido na estrada...nem à m#rda me mandaram....
 

kostaviks

Well-Known Member
E volta o disco e toca o mesmo…

Que guerrinhas falas ....@kostaviks??!!

Só para tentar perceber: então vocês acham que indiretamente os ciclistas são responsáveis pelas mortes que tem havido na estrada porque é preciso respeitar de parte a parte? @SantosDaCasa @Joao_P @kostaviks

Ultima tentativa e não insisto mais:
É errado a vossa premissa de que diferentes utilizadores da via têm a mesma responsabilidade e pôr tudo no mesmo saco.
Isto explica-se facilmente pelo potencial de destruição que diferentes veículos têm e o conceito de "utilizador vulnerável" que está plasmado no Código da Estrada, não falando só de ciclistas. Obviamente que tal não invalida que todos adotem uma postura defensiva e cuidadosa.

Esta nossa passividade faz-me confusão. Não ha ninguém que levante a voz para este problema, simplesmente é encarado como uma questão de respeito de parte a parte.
Os mesmos que juntaram milhares de euros para ex-atletas irem fazer passeios no estrangeiro, gastam centenas em provas e equipamentos, milhares em bicicletas, quando se fala de segurança limitam-se a baixar os braços e aplicar o chavão do "respeito para ser respeitado". Atenção que me incluo neste crítica que estou a fazer à nossa comunidade.
Estão a tentar estrapular as coisas... Vamos por partes!
Como é óbvio, não estou a dizer que a responsabilidade é dos ciclistas, ou pelo menos, toda a responsabilidade!!!

1° ponto: ambos, ciclistas e automobilistas, circulam na via pública. Ambos devem respeitar as regras e cumprir com o seu dever cívico de zelar pelo próprio bem e pelo bem dos outros.
As vezes isso acontece, outras nem por isso. De parte a parte, perceba-se!

2° ponto: alguém que me faça um levantamento e me diga o numero de mortes de bicicleta e ao volante de um automóvel!!!
Sim, o uso do automóvel é imensamente maior, sei, mas o numero de mortes e feridos também.

3° ponto: se eu for cumpridor de todas ou quase todas as regras de trânsito, reduzo em muito a probabilidade de acidentes. Tanto em carro como em bicicleta.

Agora, há uma coisa que ainda não perceberam (vocês, acérrimos defensores da teoria de que se atropela por prazer), que é o facto de as más práticas no trânsito levam a acidentes, que como é óbvio no caso do ciclista tem consequências mais nefastas.

5° é inegável que o número de praticantes de ciclismo subiu aos milhares nos últimos anos, logo o proporcional número de acidentes seja "normal", apesar de todo o mal que isso possa trazer.

Atenção!!!
Eu não defendo ninguém! E passo muitas horas na estrada. Muitas.

Abraço
 

vhugocosta

Well-Known Member
E volta o disco e toca o mesmo…

Que guerrinhas falas ....@kostaviks??!!

Só para tentar perceber: então vocês acham que indiretamente os ciclistas são responsáveis pelas mortes que tem havido na estrada porque é preciso respeitar de parte a parte? @SantosDaCasa @Joao_P @kostaviks

Ultima tentativa e não insisto mais:
É errado a vossa premissa de que diferentes utilizadores da via têm a mesma responsabilidade e pôr tudo no mesmo saco.
Isto explica-se facilmente pelo potencial de destruição que diferentes veículos têm e o conceito de "utilizador vulnerável" que está plasmado no Código da Estrada, não falando só de ciclistas. Obviamente que tal não invalida que todos adotem uma postura defensiva e cuidadosa.

Esta nossa passividade faz-me confusão. Não ha ninguém que levante a voz para este problema, simplesmente é encarado como uma questão de respeito de parte a parte.
Os mesmos que juntaram milhares de euros para ex-atletas irem fazer passeios no estrangeiro, gastam centenas em provas e equipamentos, milhares em bicicletas, quando se fala de segurança limitam-se a baixar os braços e aplicar o chavão do "respeito para ser respeitado". Atenção que me incluo neste crítica que estou a fazer à nossa comunidade.

Acho que te consigo dar parte dessa resposta...

Curiosamente hoje estive a ouvir um podcast do Phill Gaimon, em que ele conversava com o (entre outras coisas) ex-editor chefe da revista Bicycling, que pode explicar essa tua admiração pela falta (ou não) de mobilização em torno desta problemárica, e o curioso é que apesar de ele estar a falar no contexto de Los Angeles onde vive atualmente, o paralelismo com a nossa sociedade, considero que é assustadoramente semelhante. A interpretação que eu fiz da conversa dele, basicamente aponta para o facto de existem vários grupos de ciclistas, ao contrário dos automobilistas que se reparares falam numa só voz - exceptuando questões concretas relacionadas com assuntos de natureza profissional - ou seja, não tens uma divisão clara como acontece connosco, em que tens os "domingueiros" (sem qualquer significado prejurativo), tens o "weekend warrior" (não tenho tradução para este..), o commuter, aquele que só pega na bicicleta nos meses de Julho e Agosto, e ao domingo, o pseudo-atleta, o pessoal do btt com as suas respetivas sub-categorias, etc.... como cada um destes ciclistas tem uma visão muito própria, acontece que olham para esta problemática apenas do seu ponto de vista.

E efetivamente é verdade, se reparares para muitas pessoas é impensável andar de bicicleta na estrada, e independentemente de ser proibido, vão pelo passeio. Outras acham que passar um vermelho quando se vai virar á direita não tem problema nenhum porque num estado qualquer dos estados unidos autorizaram e eles é que sabem. outros acham que passar um vermelho em situação de controle de velocidade é tranquilo. Outros acham que andar a saltar entre o passeio, a estrada, uma passadeira e de volta á estrada também não tem mal nenhum, e por aqui fora... o que para uns é impensável, para outros é algo natural, e por razão disto não vês união e mais do que isso, mobilização. Na minha opinião isto advém da falta de cultura civica da nossa sociedade.

Presencio situações que espelham essa perspectiva todos, mas todos os dias!!!!

Quanto ao chavão, temos de começar por algum lado, e considero um excelente ponto de partida, mas pelos vistos "cada cabeça a sua sentença..." e já agora, mesmo para terminar um que nunca me esqueço "Quem tem cú, tem medo..."
 

vhugocosta

Well-Known Member
Chega-lhe...
Afimfa-lhe...
Carrega-lhe...


Há argumentos que só ignorantes usam, por isso mesmo, por total ignorância = desconhecimento ≠ burrice!!!

IUC é calculado em função da cilindrada e emissões de CO2 de cada tipologia de veículo,

Ou seja,

- A não ser que se c@guem muito, as biclas emitem zero, ou não emitem nadinha.
- A não ser mamem tanto na seringa que vos confira potência extraordinária, cilindrada, só para quem pesa mais de 120kg. Aqui, estaremos perante um veículo animal, longo e de peso bruto.

Deves acrescentar que mesmo assim, determinados veículos estão isentos do pagamento do IUC.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Não acrescento nadinha.
Aqui estamos a falar de biclas, gingas e arados = biclas e/ou gingas que, de tão pesadas e feias que são, não deveria ser por aqui mostradas...;)
 

vhugocosta

Well-Known Member
Não acrescento nadinha.
Aqui estamos a falar de biclas, gingas e arados = biclas e/ou gingas que, de tão pesadas e feias que são, não deveria ser por aqui mostradas...;)

Reformulando: "Deves acrescentar que mesmo assim, determinados veículos motorizados estão isentos do pagamento do IUC." era o que queria escrever..
 

vhugocosta

Well-Known Member
Continua a não importar para nada deste assunto, a não ser que esteja a referir-se a E-Bikes, é isso?

Ciclomotores até 125cc. Pagavam 5.71 eur e passaram a estar isentos. Só não sei se é regra geral ou tem alguma condicionante referente á potência. E só mesmo para ilustrar que o argumento muitas vezes usado de: " vocês nem deveriam andar na estrada porque não pagam IUC.." mesmo na perspectiva do utilizador-pagador que querem incutir.
 

Metralha

Well-Known Member
Isto nem de propósito. Acabo de ter uma altercaçãozita aqui no trabalho. O colega com quem trabalho mais directamente é o automobilista clássico que embirra com ciclistas. Foi um relambório de maus exemplos do que assiste em Almada no dia a dia. E o tom de ameaça está sempre patente, e eu acabo por me enervar mais do que devia. Isto quando outro se mete na conversa e não sabia que as bicicletas podiam andar a par... Ambos com quarenta anos. Isto só para acrescentar que é uma matéria muito complicada. O amigo que trabalha contigo é potencialmente perigoso.
 

André_Alecrim

Active Member
Em primeiro lugar os meus sentimentos à família e aos amigos do falecido.
Muito triste, mesmo.
Tal como outros users, este tópico deixa-me muito sensível. Tb não acho produtivo tanta discussão.
A culpa pode ser do automobilista, pode ser do ciclista ou pode não ser de ninguém e ser apenas um infeliz acidente.
A verdade é que, como todos por experiência sabemos, há uma cultura de ódio e desrespeito muito grande pelos ciclistas. Normalmente a razão é smp a mesma. A pressa ou o álcool.
Mas como eu já disse e mais alguém mencionou num post acima, automobilistas respeitam e tem mais paciência para um carro mal estacionado em segunda fila do que com um ciclista.
Uma vez que a situação está grave e com tendência para piorar, nós, da comunidade de ciclistas, podíamos tentar fazer uma petição ou um abaixo assinado e pedir que o assunto fosse debatido na Assembleia da República. Como aconteceu em Espanha depois do acidente em que um grupo de 9 ciclistas foi atropelado. O governo deveria fazer uma campanha de sensibilização.
Infelizmente, não só com ciclistas mas tb com automóveis o número de acidentes graves disparou.
Fica a ideia e a sujestão.
Um abraço a todos e espero não ler mais notícias tristes neste tópico tão cedo.
 

pratoni

Well-Known Member
É assim que muitos de nós deveríamos dar as nossas voltas:

gun.jpg
 

André_Alecrim

Active Member
Só mais uma coisa.
Acho que por exemplo nos estados unidos, se alguém atropelar um ciclista e o ferir com gravidade ou matar, esse condutor tem a vida lixada. Ou é podre de rico ou fica sem nada. As indemnizações são tão grandes que ficam sem conta bancaria, casa, carro etc. Acho que houve um caso em que a seguradora do condutor foi à falência devido aos montantes exorbitantes que foram obrigados a pagar à família do ciclista. Se cá fizessem o mesmo de certeza que teriam muito mais cuidado com os ciclistas.
 

MikeTichondrius

Active Member
Isto nem de propósito. Acabo de ter uma altercaçãozita aqui no trabalho. O colega com quem trabalho mais directamente é o automobilista clássico que embirra com ciclistas. Foi um relambório de maus exemplos do que assiste em Almada no dia a dia. E o tom de ameaça está sempre patente, e eu acabo por me enervar mais do que devia. Isto quando outro se mete na conversa e não sabia que as bicicletas podiam andar a par... Ambos com quarenta anos. Isto só para acrescentar que é uma matéria muito complicada. O amigo que trabalha contigo é potencialmente perigoso.

Acho que já comentei isto mais atrás no tópico, mas já tive esta exacta experiência no meu local de trabalho, com pessoas que, sobre tudo o resto, considero inteligentes e racionais. Ouve-se muito o "dá uma vontade de os passar a ferro...". Ora porque "andam ali no meio ao lado uns dos outros" ou "passam os vermelhos".

Claro que têm o seu quê de exagero, mas a maneira como os ciclistas afectam o bom julgamento desta gente é impressionante...Não os vejo tão zangados com coisas piores.
 

fernandes_85

Well-Known Member
1° ponto: ambos, ciclistas e automobilistas, circulam na via pública. Ambos devem respeitar as regras e cumprir com o seu dever cívico de zelar pelo próprio bem e pelo bem dos outros.
As vezes isso acontece, outras nem por isso. De parte a parte, perceba-se!

2° ponto: alguém que me faça um levantamento e me diga o numero de mortes de bicicleta e ao volante de um automóvel!!!
Sim, o uso do automóvel é imensamente maior, sei, mas o numero de mortes e feridos também.

3° ponto: se eu for cumpridor de todas ou quase todas as regras de trânsito, reduzo em muito a probabilidade de acidentes. Tanto em carro como em bicicleta.

Agora, há uma coisa que ainda não perceberam (vocês, acérrimos defensores da teoria de que se atropela por prazer), que é o facto de as más práticas no trânsito levam a acidentes, que como é óbvio no caso do ciclista tem consequências mais nefastas.

5° é inegável que o número de praticantes de ciclismo subiu aos milhares nos últimos anos, logo o proporcional número de acidentes seja "normal", apesar de todo o mal que isso possa trazer.

Atenção!!!
Eu não defendo ninguém! E passo muitas horas na estrada. Muitas.

Abraço[/QUOTE]

Respondendo a alguns dos teus pontos:
2º ponto: o ano passado morreram mais de 500 pessoas nas nossas estradas, das quais tenho a ideia de ter lido algures 15 eram ciclistas. Se juntarmos ciclistas e peões foram mais de 100. Este ano julgo que já chegámos a este número de ciclistas mortos e ainda estamos em agosto.
Por exemplo aqui ao lado em Espanha morreram em 2017 1870 pessoas na estrada, das quais 78 ciclistas.
Fica à consideração se é muito ou pouco, para mim é totalmente inaceitável!

3º ponto: Inacreditável, desculpa!
Em relação aos ciclistas é a maior mentira que se pode dizer. O ciclista se fizer tudo certo morre na mesma. Basta ver as mortes deste ano em que foram abalroados por trás ou como o último rapaz uma ultrapassagem a 6 carros e apanha o rapaz de frente.
É claro que qualquer um de nós pode ter um acidente e matar alguém sem querer. Agora chamar acidente a 1 gajo que sai do quartel com 2g alcool e arrasta debaixo do carro outra pessoa 100m???!! ou um gajo ultrapassar 6 carros de uma vez e abalroar uma pessoa em sentido contrario?? Ou abalroar por trás e fugir do local para depois aparecer umas horas depois dizendo que lhe roubaram o jipe deixando um homem de 66 anos esticado no chão como se fosse um animal???!!

Em relação ao tabu que é a segurança e o comportamento das nossas figuras e afins, deixo só o link para a postura de um Senhor aqui no país ao lado. Era isto que eu esperava dos nossos gamitos, n era crowfundigs para ir fazer btt no estrangeiro.
https://www.triatlonweb.es/noticias...-cortemos-las-carreteras-no-nos-vais-escuchar

Boa sorte para todos nós!
 

Bernalve

Well-Known Member
É o que já sabe, mas volto a relembrar, em Portugal, ciclismo e o ciclista é algo que está de parte na sociedade portuguesa. Não quer saber, não se interessa. Falta de cultura desportiva e de abrir horizontes para mais. É só futebol e ser Doutor é que tem um importância do caralho. Mas não é só o ciclismo que sofre, é ciência de investigação, medicina, artes, etc... O povo português é muito ignorante, em 74 metade do povo era alfabeto e até evoluirmos para um povo mais informado, mais culto, mais respeitoso, deixar de ser só fado, futebol e fátima, ainda vai demorar. Têm de uns ir para outros chegarem.

Falando mais de ciclismo, em Itália e França, claramente há um respeito enorme pelo ciclista. O trânsito não deixa de ser mais ou menos agressivo como em Portugal, mas mais entre eles condutores. Em França não me lembro de levar uma razia relevante, em Itália levei apenas uma, e foi de um smart. Mas obviamente tanto em França e Itália ciclismo é visto como um desporto rei, de respeitar. Em Portugal os ciclistas são apenas uns malucos para 80% da população. Tenho amigos assim, ignorantes sobre o desporto, não por mal, mas é assim. Mal falo de ciclismo ou outros desportos com eles. Não vale a pena. Desporto é futebol (os três grandes), porque em Portugal, é obrigatório saber o mínimo de futebol. A sociedade assim o obriga...
 
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