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Mais um ciclista morto em acidente

Bernalve

Well-Known Member
Ainda no outro dia de forma completamente natural, nem me lembrei sequer do capacete. Saí de casa na bicicleta "casual" que tenho, para ir a casa de um amigo. ~2km. Sinceramente é uma questão do uso que queremos dar à bicicleta. Não me passa pela cabeça ser obrigado a usar o capacete para fazer uma deslocação destas. Ou ficar de mentalidade pesada porque não o fiz e que podia ter morridp numa queda. Como também já não conseguia andar sem capacete numa volta com o intuito de fazer vários km e arriscar um pouco mais.

Ainda esta semana, perguntaram-me se passo vermelhos. Respondi que era uma pergunta difícil e que sim passo às vezes dependendo das situações. Não ando de bicicleta por uma questão de agradar, cumprir a lei ou para treinar para provas. Desde de miúdo que o faço por uma questão de liberdade e exploração. Sempre achei que tirar alguma vantagem na estrada com bicicleta não cria nenhum problema aos condutores nem ao peões. Da mesma maneira que as motas usam as bermas, e o peões não respeitam o vermelhos nas passadeiras. Se autoridade quiser, eu pago a multa.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Para a prática desportiva o uso do capacete é "obrigatório" para mim. Tal como ele diz no artigo, ele nota uma mudança de comportamento (mais agressiva) por parte dos condutores quando está equipado e com bike de estrada.
Estava-me a referir ao uso geral e não a competição, como eu costumo dizer, se for a minha cabeça tem de ser X capacete, se for a tua é o que quiseres, não podes é depois reclamar, é a tua escolha
 

Bipbip

Well-Known Member
Vou opinar sobre este assunto, levo mais de 30 anos a andar de bicicleta e como é obvio ja cometi erros, em alguns tive sorte noutros andei com os cromados pelo chao, em bom rigor a maior diferenca que noto é no aumento do trafego e de uma forma geral na falta de prudencia que existe, como condutor automóvel é facil verificar as atrocidades cometidas todos os dias e portanto nao espero que quando passo a ciclista algo mude, pelo que, o que posso controlar é o que está directamente relacionado com as minhas decisões e aqui nao prescindo de tudo o que pode salguardar a minha seguranca activa ou passiva.
Alias ja fui vitima de atropelamento e confesso...bendito capacete.
 

Rapido

Well-Known Member
Eu também sou a favor do uso obrigatório do capacete (faço frequentemente deslocações inferiores a 1km e uso sempre o capacete). Já aqui o expressei várias vezes. E a favor do cumprimento de todas as regras de transito, incluindo os sinais, principalmente os luminosos, ou seja, tento ter a mesma postura que tenho de carro. Claro que o principal é a mentalidade do automobilista que é o que está em "vantagem" na estrada.

Pessoalmente, e isto é apenas uma opção pessoal que acho que se deve manter assim, tenho também um seguro para alguma eventualidade de provocar danos num carro ou num peão.

Mas por exemplo, ainda ontem, a passar com o meu cão num passeio relativamente estreito (passam duas pessoas lado a lado e sobra muito pouco espaço, surge um individuo de bike, capacete metido e depois a andar no passeio como se fosse normalíssimo....eu pessoalmente, num passeio tão estreito e com ciclovia disponivel mas como tinha que ir dar uma volta de mais 50 metros, foi pelo passeio.....
 

Bianchi

Active Member
Já não consigo editar mas queria dizer que pessoalmente, acho ridículo pessoas adultas andarem de bicicleta em passeios, principalmente nas circunstancias que nomeei

Like a lot.

Exceptuando o caso de algumas ciclovias que são passeios... ou que são intermitentes com passeios. Nesses casos compreendo a ida pelo passeio.
 

Bianchi

Active Member
Nao é ridículo. É mesmo proibido. Só as crianças podem circular no passeio.
A não ser que seja ciclovia também. Nas de Lisboa isso é muito habitual (tem a ver com o objectivo de "criar" km de ciclovias para inglês ver). Por exemplo, a Av. do Brasil, o Eixo central, etc, etc, etc
 

cou7inho

Well-Known Member
A não ser que seja ciclovia também. Nas de Lisboa isso é muito habitual (tem a ver com o objectivo de "criar" km de ciclovias para inglês ver). Por exemplo, a Av. do Brasil, o Eixo central, etc, etc, etc
Sim claro, mas nesse caso tem de circular na zona destinada às bicicletas. Circular no mesmo passeio que é destinado aos peões e proibido. E ainda bem pq vejo cada um a circular nos passeios que até da medo.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Segundo um estudo que apareceu num programa da GCN descer escadas é mais arriscado do que andar de bicicleta. E ninguém usa capacete para descer escadas... Eu uso para andar de bicicleta de estrada.
 

cou7inho

Well-Known Member
Segundo um estudo que apareceu num programa da GCN descer escadas é mais arriscado do que andar de bicicleta. E ninguém usa capacete para descer escadas... Eu uso para andar de bicicleta de estrada.
Comprovo :p Já foram mais as vezes que cai/ quase cai nas escadas do que as vezes que cai de bicicleta. :D
Na minha opinião o uso de capacete devia ser gerido mediante cada situação. Para ir ao pão não vejo qualquer necessidade de se usar. O problema é que esta sociedade do politicamente correto implica por tudo e por nada e depois abrem se estas discussões
 

Bruso

Well-Known Member
O Joaquim Agostinho morreu numa queda a baixa velocidade, em que bateu com a cabeça no passeio... isso pode acontecer tanto numa “ida ao pão” como ao parar no café numa “volta de estrada”
Mas são os riscos que tu corres na vida. Se for assim toda a gente tem de usar capacete ao sair de casa. Podes tropeçar em qualquer coisa a qualquer momento e bater com a cabeça no chão.
 

sidorio

Well-Known Member
Mas são os riscos que tu corres na vida. Se for assim toda a gente tem de usar capacete ao sair de casa. Podes tropeçar em qualquer coisa a qualquer momento e bater com a cabeça no chão.
Claro, só estava a dizer que as vezes o perigo espreita onde menos se espera
 

cou7inho

Well-Known Member
Existe um dado estupido: Os condutores têm mais cuidado com ciclistas com ropa de rua e sem capacete que com os ciclistas trajados a rigor com lycra. Será porque se identificam mais com os que vão com roupa normal.
A ser um dado verdadeiro o pensamento é este:
--> Ciclista com roupa normal - o condutor pensa "É só o filho da tia Maria que vai ali comprar pão. Vamos deixa-lo ir senão ainda se atrapalha se o ultrapassar e ainda cai ao chão"
--> Ciclista equipado - o condutor pensa "Olha-me este ... que vem para aqui armado em profissional e ocupar a faixa inteira como se tivesse direito a andar na estrada. Se tivesse de pagar IUC, usar matricula e ter seguro já não se vinha para aqui lixar a vida a um gajo"

Pelo menos isto é um cheirinho dos pensamentos na nossa rica sociedade portuguesa.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Quase todos devemos ser condutores (senão todos), por isso conhecemos ambos os lados, mas eu acho que há muita malta ressabiada na estrada, e que são competitivos com tudo o que se mexe na estrada, sejam peões, sejam ciclistas, seja o gajo do Citroen AX de 1991, etc... ao verem um gajo na estrada a fazer desporto, livre, a curtir, devem sentir inveja ou algo parecido, digo eu, vai na volta é só ódio puro, ou recalcamento, ou falta de colo em pequenos, falta de sexo, outros :D
 

Rapido

Well-Known Member
Tourmalet, o pior mesmo, o ressabianso maior é porque as bicicletas (e motos) não ficam parados no transito e isso faz enraivecer as pessoas.
 
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