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Mais conforto na estrada

Daniel

Member
Boas pessoal,
recorro aos vossos conhecimentos para o seguinte: pretendo transformar a minha Specialized Allez Sport numa bike mais confortável, de modo a poupar as minhas costas. Apesar de me dar um gozo enorme andar em estrada, o certo é que acho a posição muito agressiva para a coluna. Assim estou a pensar numas pequenas adaptações.

- Trocar para um guidor recto, provavelmente "encurtado" mas não sei qual a largura correcta; Com respectiva alteração para outros manipulos (sugestões?) compativeis com os desviadores 105/Tiagra e travões Tiagra.
- Inverter o avanço, de modo a ganhar alguns graus de elevação;
- Colocar pneus ligeiramente mais largos. Não sei se tem alguma vantagem, mas suponho que fique com mais "balão", logo mais suave...

Que vos parece? Será que vou sentir as diferenças e compensa o investimento? Alguém tem ideia do €strago?

Se alguém me der umas luzes sobre o assunto agradeço ;)

Já agora uma foto orientativa da bike:

 

Arpeggio

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Bela bicicleta, é a irmã da minha. :p

Primeiro, esse quadro é a tua medida?
Se queres ir mais direito, podes, como já disseste, meter um guiador recto de XC, uns extensores de guiador para dar estilo, e respectivas manetes.
Na foto, o selim parece um pouco nivelado para trás; se fôr o caso pode ser a causa do teu desconforto.
Supostamente, se o quadro tiver a medida certa para ti, não terás uma posição de condução demasiado agressiva.
 
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Daniel

Member
Primeiro, esse quadro é a tua medida?
(...)
Na foto, o selim parece um pouco nivelado para trás; se fôr o caso pode ser a causa do teu desconforto.

Quando estava a colocar a foto, lembrei-me que era capaz de parecer que o selin estava inclinado, mas não é assim. Acontece que o sitio onde tirei a foto é ligeiramente inclinado e por isso dá essa ilusão ;)

O quadro é um "S" - 52, e eu meço 1,67m. Segundo o vendedor este é um tamanho bom para mim...
 

Arpeggio

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Tens exactamente a mesma altura e bicicleta que eu. A medida está certíssima. Não será a tua postura que está incorrecta?
 

Léo

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Arpeggio, notei na tua bike algumas coisas: ela parece ser para speed, certo? Vc utiliza para essa função?
 

Daniel

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Tens exactamente a mesma altura e bicicleta que eu. A medida está certíssima. Não será a tua postura que está incorrecta?

Bom, é um facto que eu não tenho muita experiencia em estrada e talvez seja mesmo falta de prática ou postura errada. Mas também é verdade que sofro um bocadito com dores na coluna e isso acaba por me limitar o conforto na bike como ela está actualmente... Por exemplo, eu apenas uso a parte inferior (curva) do guidor quando vou em descidas e sem pedalar, porque tenho bastante dificuldade em dobrar-me pedalar com as mãos nessa posição. Claro que também pode ser uma questão de prática, mas é um facto que eu tenho dificuldades nessa posição. Enfim, estou sem dúvida muito "empenado"...

Por este motivo penso nas alterações que descrevi ;)
 

Daniel

Member
Já agora, que falamos de posição, diz-me uma coisa: qual a distância que tens desde a ponta do selim até ao guiador? É que eu acho que o meu está demasiado chegado à frente... Só para eu ficar com uma ideia, já que tens a mesma altura que eu :)
 

Arpeggio

New Member
Já agora, que falamos de posição, diz-me uma coisa: qual a distância que tens desde a ponta do selim até ao guiador? É que eu acho que o meu está demasiado chegado à frente... Só para eu ficar com uma ideia, já que tens a mesma altura que eu :)

Amanhã meço, se não me esquecer. :) E sim, o selim parece estar muito chegado à frente. Supostamente isso dá mais conforto, pois a distância do selim ao avanço é mais pequena, e assim vais mais direito.
Outra coisa que temos de ter em conta é a nossa fisionomia, o meu tronco pode ser maior que o teu ou vice-versa, e o mesmo para a altura das pernas. Vou tentar tirar uma foto comigo na bicicleta em várias posições, para veres a minha postura. ;)

Léo, a bicicleta está construída para ser rápida, mas eu uso-a mais para passear. Faço alguns treinos, mas não me levo ao limite, prefiro chegar a casa ainda vivo. :D
 
Last edited:

NO FLATS

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Por vezes não é as medidas das bikes que estão erradas mas sim o nosso corpo. Eu por exemplo em esforços muito grandes e longos fico sempre arrasca da zona lombar e num entanto as medidas da bike estão correctas o que sucede é que tenho a massa muscular nessa zona fraca e por isso sofro bastante. Para tentar solucionar isso já comecei a fazer trabalho de reforço muscular no ginásio.

E se começas-te a andar a pouco tempo na estrada é normal que estranhes a posição, eu ao inicio tambem estranhava, mas com o passar dos km o corpo irá habituar-se.
 

fitty77

New Member
Por vezes não é as medidas das bikes que estão erradas mas sim o nosso corpo. Eu por exemplo em esforços muito grandes e longos fico sempre arrasca da zona lombar e num entanto as medidas da bike estão correctas o que sucede é que tenho a massa muscular nessa zona fraca e por isso sofro bastante. Para tentar solucionar isso já comecei a fazer trabalho de reforço muscular no ginásio.

E se começas-te a andar a pouco tempo na estrada é normal que estranhes a posição, eu ao inicio tambem estranhava, mas com o passar dos km o corpo irá habituar-se.

E outras vezes, o tamanho que é aconselhado para a globlidade das pessoas com as mesmas caracteristicas que nós, não se adapta a nós.... Por isso é que há pessoas que preferem quadros mais pequenos do que aquilo que, por norma, seria de esperar...
 

super.byke

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Tens exactamente a mesma altura e bicicleta que eu. A medida está certíssima. Não será a tua postura que está incorrecta?

Como podes ter assim tanta certeza???
mais importante que a altura é a altura entre pernas, do tronco e dos braços.
atletas com a mesma altura podem ter altura entre pernas com diferenças de mais de 5 cm, e isso influencia todas as medidas da bicicleta.

:)
 

Daniel

Member
E se começas-te a andar a pouco tempo na estrada é normal que estranhes a posição, eu ao inicio tambem estranhava, mas com o passar dos km o corpo irá habituar-se.

Acho realmente que o principal está dito pelo No Flats... Eu não ando com muita frequência e, na prática, nunca me chego a habituar a 100%. Hoje por exemplo, fui dar uma volta por aqui e realmente já me pareceu mais confortável. Enfim, vou fazer mais umas saidas com a configuração actual e depois logo vejo como vou proceder :)
 

Daniel

Member
Bom, hoje depois do trabalho resolvi dedicar-me à mecânica... Em boa hora o fiz. Resolvi inverter o avanço de modo a tornar o guiador mais alto e mais próximo. Inicialmente a ideia era mesmo só inverter e já estava, mas não gostei porque parecia demasiado elevado. Tirei então uma das anilhas espaçadoras e virei a peça interior do avanço (que não sei o nome, mas permite variar os ângulos) de modo a baixar um pouco o ângulo final do avanço. E só vos digo, que diferença fantástica. Ainda que uma parte das sensações possa ser psicológica, parece que tenho uma bike nova. :p Agora sim, uma posição mais facil e que me permite pedalar com as mão em baixo sem ir a forçar...

Obviamente que a estética ficou menos "sport" com o avanço invertido, mas sinceramente o que eu quero mesmo é ter conforto...

Antes de alterar, a distância entre a ponta do selim e o guiador (medido ao aperto do avanço) era de 48,3cm. Agora passou a 47cm. Não é muito mas faz toda a diferença :)
 

clyde

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ola daniel!
Eu sofro do mesmo problema que tu, mas.... muito pior! foi-me diagnosticado duas ernias discais! Sempre fui magrinho e de pouco musculo, especialmente na parte lombar, já pedalo há 18 anos (btt) competição e lazer, e nunca dei importância ao facto de reforçar os musculos lombares.... resultado... lixei-me :mad:
Se realmente sentes dores com alguma frequencia, aconselho-te a fazer alguns exames especificos, para prevenires situações complicadas! especialmente se essa dor "passar" para as pernas, ou gluteos!
O medico claro queria que deixasse as bikes......:rolleyes: ... nem pensar! :D
Estou-me a dedicar mais á estrada, (confesso que estou viciado), fiz um upgrade á minha fininha, e mantenho sempre a posição o mais confortavel possivel, não importa que não fique "look racing", o que me interessa é pedalar sem dores!
 

Daniel

Member
Pois... :( Afinal o meu caso tem uma explicação simples, ou por outra, sucinta (ainda que nada simples): foi-me diagnosticada, hoje mesmo, uma doença reumática cronica chamada Espondilite Anquilosante... Aqui está a explicação para a minha rigidez na coluna lombar e para as dores que me afectam a perna esquerda.:( Enfim, bola para a frente. No entanto a bike já tem outro dono (há cerca de um mês), porque cheguei a um ponto que só de olhar para ela tinha medo de voltar a ter dores...
Continuo com a minha bike de btt, não sei por quanto tempo, mas estou à procura de uma bike confortável e com uma postura menos curvada. Mas certamente não será uma estradista... :confused:
 

tunes

New Member
Caro Daniel
Antes de mais as minhas melhoras.
Penso que uma bike que tenha as caracteristicas que pretende so mesmo uma roubaix.
Mas o preço ja nao e muito apetecido.
Abraço
 

tibias

New Member
Boas Daniel

Em primeiro lugar desejar-te uma rapidas melhoras, pois eu seu o que é sofre com dores nas costas e perna incluida ( Hernis Discais ):mad:, quanto á bike, conheço uma pessoa que tem o mesmo problema, que continua a andar com uma estradista o que fez foi alterar o guiador e os manipulos de mudanças/ travões.Colocou um guiador sub-elevado de btt com manipulos dual control SLX da shimano, não é a mesma coisa mas derivado ao problema dá para matar o vicio e acompanhar com a malta.;)

Um abraço e e força porque a mente e mais forte que a dor.:)
 
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