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Lavagem da maquina!

antunesfilipee

Well-Known Member
Era a este kit que me estava a referir:

98190_00_c.jpg

Aqui: https://www.bike24.com/p298190.html
 

Duke

Well-Known Member
Duke vamos lá separar as águas eu falei em detergente para loiça, super pop limão, fairy, sonasol, continente, up, auchan, etc. O que o teu pai usou foi um desengordurante que é um pouco diferente. É um produto mais agressivo e não é adequado. Não é isso a que me refiro. O mistolin é desadequado assim como outro desengordurantes que não os apropriados para as bikes. Aquilo entra na transmissão e leva toda a lubrificação e outros produtos que são colocados para protege-la. O resultado não me espanta. Pessoalmente estou a usar um desengordurante próprio para bikes (não lembro a marca). Usares o detergente lava loiça numa quantidade minima (só para fazer espuma) e depois passares pela transmissão depois teres utilizado o desengordurante para bikes não vai estragar nada. Uso-o no btt e na de estrada e lavo os quadros em carbono e aluminio e as transmissões só foram ao ar por..... desgaste normal. Mas mistolin é pá foi à rambo.

Que fique claro que sou a favor da utilização de produtos próprios para bikes. No entanto, apenas quis deixar a conhecer o que é prática em equipas de ciclismo e outras que correm pelos nacionais e atenção que esta informação foi-me dada por malta ligada ao sector. Abraço

eu percebi o teu ponto de vista,
so estava a dizer a malta para terem cuidado com esses produtos pois podem provocar danos na transmissão...
infelizmente sei isso por exp propria
 

JorgeFerreira97

Active Member
Já que estamos neste tema, vou deixar aqui a minha maneira de lavar a bike.
Primeiro lavo a corrente/cassete, coloco petróleo em pouca quantidade num recipiente redondo e com uma trinxa vou molhando no petróleo e lavando a cassete/corrente, passo por água uma primeira vez e se necessário volto a repetir este processo.
De seguida já com este passo terminado, aplico um produto que remove as manchas de óleo e deixo agir durante cinco minutos. Enquanto espero que terminem os cinco minutos, encho um balde de água com detergente da loiça e uso posteriormente duas esponjas. Uma para limpar o quadro, travões, pedais e por aí fora, a outra para dar novamente uma limpadela na transmissão. Depois com uma mangueira de pressão retiro a pouca espuma que resta, passo um pano seco para a bike efectivamente secar e confirmo se o aro não tem óleo e afins para não prejudicar a travagem. Com uma pistola de pressão sopro bem certos componentes e por fim lubrifico. Não uso grandes produtos xpto mas fica como nova :)

Já agora aproveito para fazer uma questão, como é que sabem quando se deve trocar a corrente?
 

GMQ

Well-Known Member
Esse alerta nunca é de mais e é muito comum malta surgir aqui a falar disso. Aliás se formos ao youtube por vezes temos videos de malta do brasil a utilizarem produtos desses e são tipos com alguma reputação no brasil ao nivel do mundo das bikes. Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Já que estamos neste tema, vou deixar aqui a minha maneira de lavar a bike.
Primeiro lavo a corrente/cassete, coloco petróleo em pouca quantidade num recipiente redondo e com uma trinxa vou molhando no petróleo e lavando a cassete/corrente, passo por água uma primeira vez e se necessário volto a repetir este processo.
De seguida já com este passo terminado, aplico um produto que remove as manchas de óleo e deixo agir durante cinco minutos. Enquanto espero que terminem os cinco minutos, encho um balde de água com detergente da loiça e uso posteriormente duas esponjas. Uma para limpar o quadro, travões, pedais e por aí fora, a outra para dar novamente uma limpadela na transmissão. Depois com uma mangueira de pressão retiro a pouca espuma que resta, passo um pano seco para a bike efectivamente secar e confirmo se o aro não tem óleo e afins para não prejudicar a travagem. Com uma pistola de pressão sopro bem certos componentes e por fim lubrifico. Não uso grandes produtos xpto mas fica como nova :)

Já agora aproveito para fazer uma questão, como é que sabem quando se deve trocar a corrente?
Existe uma ferramenta para isso. Por norma consulto o mecânico!! abraço
 

gonzaga

Active Member
Eu já tive um kit da muckoff e um da Morgan Blue.
Posso-te dizer que os produtos da Morgan Blue são Muito melhores. Principalmente o desengordurante nem se compara.

A única coisa és que para mim a muckoff fica á frente é nas escovas.

Agora depende do que pretendes. Ambos funcionam bem no carbono
 
Já que estamos neste tema, vou deixar aqui a minha maneira de lavar a bike.
Primeiro lavo a corrente/cassete, coloco petróleo em pouca quantidade num recipiente redondo e com uma trinxa vou molhando no petróleo e lavando a cassete/corrente, passo por água uma primeira vez e se necessário volto a repetir este processo.
De seguida já com este passo terminado, aplico um produto que remove as manchas de óleo e deixo agir durante cinco minutos. Enquanto espero que terminem os cinco minutos, encho um balde de água com detergente da loiça e uso posteriormente duas esponjas. Uma para limpar o quadro, travões, pedais e por aí fora, a outra para dar novamente uma limpadela na transmissão. Depois com uma mangueira de pressão retiro a pouca espuma que resta, passo um pano seco para a bike efectivamente secar e confirmo se o aro não tem óleo e afins para não prejudicar a travagem. Com uma pistola de pressão sopro bem certos componentes e por fim lubrifico. Não uso grandes produtos xpto mas fica como nova :)

Já agora aproveito para fazer uma questão, como é que sabem quando se deve trocar a corrente?

Como disse o GMQ, existem ferramentas para isso. Um exemplo:

https://www.decathlon.pt/testador-desgaste-corrente-id_8351086.html

Penso que deves conseguir mais barato noutro lado, é questão de procurar.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Era a este kit que me estava a referir:

98190_00_c.jpg

Aqui: https://www.bike24.com/p298190.html
Tenho uma pequena questão compensa comprar este kit on line,ou ir a um revendedor em PT isto em termos de preço ou seja consigo comprar este kit igual em PT por pouco mais que no site?
Hoje foi dia de lavar a Domane e apesar de ter só ter 700kms feitos,a bicicleta é Branca e qualquer poeira fica muito suja e trouxe-a para o trabalho e lavei aqui com água e e detergente a transmissão lavei com um pincel da Deca e spray de limpeza de travões de automóvel para limpar a gordura..... Mas confesso que o feedback aqui do fórum é tão positivo que fiquei com curiosidade em relação a gama.....
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Tenho uma pequena questão compensa comprar este kit on line,ou ir a um revendedor em PT isto em termos de preço ou seja consigo comprar este kit igual em PT por pouco mais que no site?
Hoje foi dia de lavar a Domane e apesar de ter só ter 700kms feitos,a bicicleta é Branca e qualquer poeira fica muito suja e trouxe-a para o trabalho e lavei aqui com água e e detergente a transmissão lavei com um pincel da Deca e spray de limpeza de travões de automóvel para limpar a gordura..... Mas confesso que o feedback aqui do fórum é tão positivo que fiquei com curiosidade em relação a gama.....
Não te sei dizer @Hugorgvteixeira. Só indo a um revendedor perguntar...
 

Martins

Well-Known Member
Se o dinheiro não for problema acho que fazes bem comprar esse kit (seja em PT ou online)

Se quiseres ser mais poupadinho e aplicar o dinheiro no que realmente faz a diferença investe só no Chain Cleaner que é realmente um produto brutal na limpeza da transmissão e que vale todos os euros investidos.

Juntando um bom óleo (da MB da Finish Line ou outro) e fica impecável

O resto do kit são pinceis panos e esponjas e o liquido de limpeza do quadro que podes substituir por qualquer detergente doméstico

Indo a números: O kit custa pouco mais de 50 euros que é o preco de 5 Lts de Chain cleaner e ficas servido para 5 vezes mais tempo

E sim, o chain cleaner faz magia

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Da gama morgan blue falam maravilhas. São bons produtos mas estou com o martins para a estrada o mais importante é o chain cleaner. Os panos, pinceis, balde, etc dá para improvisar. Ficavas melhor servido com o chain cleaner. Mas se quiseres um conjunto todo bibi, manda vir o kit online ou loja em Portugal é que não sei te aconselhar porque os preços variam.Online em certos sites compensa ser fizeres uma compra de mais de x e poupas portes. Se o valor do kit ficar abaixo do limite minimo para isenção só tens que comparar com os preços em loja fisica.

Gosto dos quadros brancos mas é a maior treta para limpar. Lembro-me de lavar a minha e se me esquecia de tirar as luvas e tocava no quadro para arrumá-la lá ficava uma mancha e volta a passar o pano. Como a bike que tenho é em alumínio e a pintura estava um pouco danificada passou a preto mate. :). Abraço
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Obrigado pelo feedback de ambos, sinceramente a parte mais chata foi mesmo limpar a transmissão e não uso óleo exageradamente e quando coloco tiro o excesso...... Tenho um representante da marca perto de casa a ver se lá dou um saltinho e ver os valores para ter a noção dos valores em PT.... Depois dou feedback da opção que fiz
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Obrigado pelo feedback de ambos, sinceramente a parte mais chata foi mesmo limpar a transmissão e não uso óleo exageradamente e quando coloco tiro o excesso...... Tenho um representante da marca perto de casa a ver se lá dou um saltinho e ver os valores para ter a noção dos valores em PT.... Depois dou feedback da opção que fiz
Os valores em PT era fixe saber por acaso! Se não houvesse muita diferença, preferia que o dinheiro ficasse em lojas locais... Depois diz qualquer coisa :)
 

Filipe M

Well-Known Member
Eu paguei 14€ em loja perto de mim pelo chain cleaner 1litro, online ronda os 11/12€. Quanto ao resto dos produtos não sei.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Ontem dei um muito mau trato à merida ... ainda estive a olhar para a prateleira da decathlon ... mas deixei lá tudo ...
tempo ... paciência ... e super pop ....
Talvez hoje ... à noite ...:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Olá de novo basicamente contactei hoje a pessoa em questão é afinal ele só vende muk of, não sei porquê pensei que fosse agente da Morgan....
Entretanto contactei o importador a pedir localizações perto de mim para ir então pessoalmente ver do kit e respectivo valor.....
 

daniel_mb1

Active Member
Hugo, compra apenas o Chain cleaner, syn oil, e o Chain keeper. Com estes 3 produtos é o suficiente para tratares da transmissão. Suficiente com quem diz, o melhor! E o preço destes 3 produtos é bastante acessível.
O Chain keeper é mesmo muito útil.
O cleaner é brutal e rende bastante. Eu comprei uma embalgem pequena, apenas para experimentar, e cheira-me que aqui vai durar uns bons meses.
Basta verter um pouco de produto numa tampa, e pincelar tudo.
 
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