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Lavagem da maquina!

albertosemcontador

Well-Known Member
Alberto rolou em estrada, mas está quase sempre neste estado e olha que não tá parada! :D

Parabens Fonseca...E assim mesmo...

Quando entro num cafe... Olho sempre para a maquina do cafe... O que la estiver, sujo ou limpo, e a cara do empregado que la trabalha, tire ele 10 ou 1000 cafes por dia...

Num ciclista, a cara dele... E a bicicleta e transmissao....
Grande abraco...
 

Fonseca

New Member
Tudo depende do tipo de óleo que se usa e da quantidade que se coloca.

Por acaso agora está com este:

FINISH-LINE-PRO-2OZ-2.jpg


O que mais uso é este:

weldtite-tf2-performance-lubricant-with-teflon-100ml.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Tudo depende do tipo de óleo que se usa e da quantidade que se coloca.

Por acaso agora está com este:

FINISH-LINE-PRO-2OZ-2.jpg


O que mais uso é este:

weldtite-tf2-performance-lubricant-with-teflon-100ml.jpg

Ate para aplicar o oleo e preciso saber...bem verdade!!!
Quando poderes experimenta o que postei Morgan blue Race oil em tubo... Assim como o desengordurante...Veras... ;)
grande abraco...
 

pratoni

Well-Known Member
Oupa espeta ai as fotos... anda la!!! :)

Vergonha e roubar!!! lol

Ou es banido por ter suja de mais ou entao es banido por estar limpa de mais... Lol nao tem escapatoria!!!

Por isso mostra ai a cassete! :)

ja agora... entram sempre... ate um dia... e isso tanto vale andar limpa ou suja, ou seja, dura mais ou menos tempo consoante o cuidado, mas o dia delas chega sempre...mais cedo ou mais tarde...

grande abraco...

Mais logo a ver se me lembro de o fazer...

Se fores ao meu instagram tem lá uma foto que dá uma ideia do estado da coisa. É uma foto ao triângulo traseiro da bike...

O user é o @luismiguelprataferreira

Aqui no trabalho não tenho acesso ao IG para colocar aqui o url...
 

Agah Deh

Member
@albertosemcontador, já me convenceste com o kit morgan blue :)
@Fonseca, tambem tem muito bom aspecto! que material de limpeza usas? :D - (edit) já respondeste
@grouk a roubaix nao conta.. já lhe está nos genes eheeh
@RTC penso que a bike define logo o "status" de quem vai em cima dela... se é alguem "desleixado" ou se gosta de cuidar no que vai montado :)

Cumps
 

Morg

Well-Known Member
penso que a bike define logo o "status" de quem vai em cima dela... se é alguem "desleixado" ou se gosta de cuidar no que vai montado :)

Cumps
Isso é o mesmo que dizer: "a bike define o ciclista", o que não é verdade.
 

Agah Deh

Member
@Morg, imagina um gajo ter um problema qualquer com a transmissão vai lá ter que meter as mãos... sai de lá todo mascarrado.. depois não há pano.. fazes o belo ritual de limpar ao passeio e aquilo não fica nada de jeito.. depois vais sujar as fitas.. se tentares lavar com a agua do bidão ainda vais alastrar mais.. enfim.. isso tudo me faz confusão ;)

Segue as fotos
23r02hk.jpg

ifzs3l.png

s61tad.png
 

Morg

Well-Known Member
Então resumindo os problemas com a transmissão preta são 2, parte estética e maior incómodo se for necessário mexer na estrada.

Já percebi porque a mim não me faz confusão.
Em relação à estética, ando quase sempre sozinho e não costumo ter aquele momento pré-volta onde se admira as bikes dos outros.
A reparação a meio da volta é muito rara (bate na madeira), não me lembro da última vez que mexi na corrente em estrada.

Mas compreendo quem faz questão em ter a transmissão como se tivesse acabado de sair da loja.
 

GMQ

Well-Known Member
Já admiti que não dava tanta atenção À transmissão da fininha como deveria. Sei que é uma parte da Bike a ter em consideração que deve ser cuidada. No entanto, o facto de não ser sujeita tanto desgaste faz com a parte da malta se esqueça mais dela. Eu na minha gorda após cada saída a transmissão é toda lavada e lubrificada. Na fininha tem sido diferente. Mas considero que não seja uma questão de desleixo. De qualquer forma aprecio uma transmissão bem limpa pois evita os problemas de ficarmos com as mão todas sujas. Presentemente já cuidei de o fazer e a mesma já se encontra mais reluzente. Será agora uma questão de a manter.
 

grouk

Active Member
Então resumindo os problemas com a transmissão preta são 2, parte estética e maior incómodo se for necessário mexer na estrada.

Já percebi porque a mim não me faz confusão.
Em relação à estética, ando quase sempre sozinho e não costumo ter aquele momento pré-volta onde se admira as bikes dos outros.
A reparação a meio da volta é muito rara (bate na madeira), não me lembro da última vez que mexi na corrente em estrada.

Mas compreendo quem faz questão em ter a transmissão como se tivesse acabado de sair da loja.

subscrevo totalmente, alem de que uma transmissao preta é sinal que tem uso já uma limpa pode deixar duvidas
 

Agah Deh

Member
a fina ainda nunca viu agua... apenas "dodot's" :) a de btt só se a volta justificar... mas evito o fazer... é limpar apenas ao de leve.. pq ah pala das lavagens já me saiu caro a manutenção de rolamentos do eixo pedaleiro, rodas e caixas de direcção :(
 

Duke

Well-Known Member
A minha corrente anda sempre bem oleada eu uso o Squirt, ao fim de algum tempo acaba mesmo por ficar negra mas não vou logo a correr a limpar a corrente, até porque os produtos de limpeza não são propriamente baratos e como ando nela quase todos os dias não tenho tempo de estar a limpar constantemente.

Para precaver as mãos sujas no caso de ser necessário limpa-las tenho na bolsa de selim uma saqueta de 10 toalhitas que comprei no continente, no inicio os meus colegas até gozaram comigo mas agora volta e meia já me estão a pedir uma toalhita.

Boas pedaladas!
 

GMQ

Well-Known Member
a fina ainda nunca viu agua... apenas "dodot's" :) a de btt só se a volta justificar... mas evito o fazer... é limpar apenas ao de leve.. pq ah pala das lavagens já me saiu caro a manutenção de rolamentos do eixo pedaleiro, rodas e caixas de direcção :([/QUOTE

Lá está a de BTT lavo-a sempre porque há sempre pó e areia que se vai incrustar na transmissão. Já dei mangueiradas mas voltei outra vez ao processo esponja humida pois já comecei a notar alguns barulhos parasitas e tenho receio que vai evoluir para algo pior.
 

jpacheco

Well-Known Member
A minha corrente anda sempre bem oleada eu uso o Squirt, ao fim de algum tempo acaba mesmo por ficar negra mas não vou logo a correr a limpar a corrente, até porque os produtos de limpeza não são propriamente baratos e como ando nela quase todos os dias não tenho tempo de estar a limpar constantemente.

Para precaver as mãos sujas no caso de ser necessário limpa-las tenho na bolsa de selim uma saqueta de 10 toalhitas que comprei no continente, no inicio os meus colegas até gozaram comigo mas agora volta e meia já me estão a pedir uma toalhita.

Boas pedaladas!

A mim o que me disseram é que o problema de ela ficar preta e suja é o mau uso dos ciclistas de andar a meter oleo na corrente sempre que lhes apetece. O que me disseram é para meter a seguir à lavagem e secar o excesso com o pano e não mexer mais.

No máximo tirar sujidade com um pano a cada volta. Mas digam-me do contrario se estiver enganado que quero tratar o melhor possivel da bicha.
 

jOrGe.mRNh

New Member
Morg, o problema é que se a questão do preto fosse só o ser ou não bonito, a maioria do pessoal estava-se a marimbar para isso! O problema é que o preto diz alguma coisa, neste caso óleos antigos e detritos, e que a longo prazo não é saudável, desgaste prematuro portanto. Tendo isto em conta, basicamente é ao critério de cada um. Eu cada km que possa ganhar numa transmissão bato palmas, tal como gosto de cuidar da bike e tal como acho que o desporto (pelo menos para mim) não é só pegar na bike, fazer uns treinos e ir ao domingo picar-me com os conhecidos (não estou a dizer que é o teu caso), acho que há mais nisto, o espírito, o convívio, a camaradagem, a bicicleta também faz parte. Assim quando os outros ficarem encalhados, dou a volta para ajudar e posso fazer aquela cara famosa do jeremy clarkson:

y4055en-54ba06e9772a0.png
 

Fonseca

New Member
Nas minhas bicicletas de estrada cada "muda de oleo" de corrente vai para a estrada, no máximo, 2/3 vezes, depois é lavar e lubrificar novamente. Na de BTT cada saída dá direito a lavagem total.

Há muita gente que se queixa da transmissão preta e suja, mas metem oleo novo em cima de oleo velho vezes e vezes sem conta. Chega a um ponto que se torna uma pasta de oleo e pó acumulado ao longo do tempo.
 

jOrGe.mRNh

New Member
Amen Fonseca.

Eu nisto aplico um bocado de karma. Se tratar bem dela, ela trata bem de mim. Até agora nunca falhei!
No btt há duas semanas fui a um passeio numa bela vila remota e não tinha tido tempo de lavar a bicicleta nem afinar, fui lá, 3km e furei xD. Já não furava há 2 anos. Foi a gaja a vingar-se!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Isso é o mesmo que dizer: "a bike define o ciclista", o que não é verdade.

Morg... nao e a mesma coisa...

Nao tem nada haver com a bike, embora a sujidade esteja na bike...

Concordo contigo quando dizes que a bike nao define o ciclista. O tipo de bike que se rola e o tipo de equipamento nao tem nada a ver e o motor e cavalheirismo do atleta e que conta, sem duvida...

Agora nao podes negar que mais vale um individuo vestir um polo da Zara lavadinho e bem passadinho a ferro, cheiroso,do que vestir um polo Lacoste todo sujo, todo mal cheiroso de andar com ele ha semanas sem o lavar....
Isso sim e que define o individuo!! Nao e o polo "status" "Lacoste ou Boss" ou o status Zara, mas sim a mentalidade de "impecavel" perfeccionismo a parte de status "marca".

Transferindo esta situacao para a bicicleta ou transmissao, a mesma coisa ou exemplo, nao e que tenhamos algo a provar a alguem, se bem que muita gente e so mudar a cor da fita do guiador e ate nisso perguntao opiniao! No entanto e pura e simplesmente um fator pessoal, que muitas vezes no meu caso por exemplo, e somente algo que me faz sentir bem comigo mesmo, nada mais e acredito perfeitamente que outros ciclistas que nao se importam com transmissao suja que tenham amor pelas suas bikes e que a sujidade nao tenha nada a ver com o seu normal quotidiano estio de vida...

Ha outras coisas piores, e ai sim, ai ja chamo de porcos, o exemplo de muita gente andar com os mesmos calcoes ou jersey durante uma semana ou 2 vezes seguidas sem lavar...Isso sim e mais grave e revela personalidade do individuo... Ou seja, desleixo, falta de auto estima etc... No caso de uma transmissao nao, nao sou ninguem para julgar, ate porque muitas vezes pode acontecer ter lavado no dia anterior e numa volta infeliz 30 por uma linha acontecer, furos, a corrente saltar, obras na estrada, caminhos com lama, um factor muito importante e que suja bastante, chuva, etc etc... E no entanto a bike foi lavada no dia anterior e ao passar por aquele individuo digo assim, este gajo e porco? nao tem amor pela bike? nao posso...

Agora mais importante e nao julgar ninguem e dar o beneficio da duvida, isso sim faz parte do cavalheirismo do ciclismo, certo?

E como mesmo com transmissoes sempre parcialmente limpas nao julgo ninguem ate quem nao se importa de andar com elas sujas, tambem nao e justo ser julgado por gostar de a ter sempre limpa...

Por isso devido a um comentario triste infeliz e depreciativo que ja li por aqui e nem reparei nem interessa quem o fez aqui vai...

"Transmissao suja, uso... Transmissao limpa, duvidas sobre o uso da bike"

Situacao:
Um ciclista esta parado num semaforo ao lado de um policia...
O ciclista sente comichao na cabeca e esfrega a mao sobre o capacete...
O policia pergunta:
-Amigo entao o senhor esta a esfregar no capacete? quando e na cabeca que tem comichao? o senhor e doido?
Resposta do ciclista:
- Senhor agente, o senhor quando tem comichao no CU? o senhor tira as calcas?

mais nada a dizer...
 
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