• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

GMQ

Well-Known Member
Não é essa zona , é normal para pessoas que lá vão sem experiencia alguma chamarem nomes a determinadas zonas e na realidade tudo ao milímetro nos Picos da Europa tem um nome , na qual um milímetro pode representar mais de 300 metros da zona que apelidadram .



" TERRY BASTERRA / EFE
CANGAS DE ONÍS

"2 agosto 201508:43
La Guardia Civil rescató en la jornada de ayer un cadáver en la zona de los Picos de Europa donde el pasado mes de noviembre desapareció el montañero portugués Joao Paulo De Sa Guimaraes Marinho. Según explicaban ayer desde la Benemérita, el cadáver había sido avistado por dos montañeros en las proximidades de la ruta que discurre entre el refugio de Vegarredonda y la localidad leonesa de Caín, concretamente en Cuestas del Jou Sin Tierra. El cuerpo presentaba un avanzado estado de descomposición."

É uma zona de desfiladeiro onde muitos relatos informam a perda constante de sinal de GPS , na minha opinião tentou chegar a Caín o mais depressa possível para peroitar e evitar a tempestade , algo aconteceu . Mas ele tinha mais pertences que transportava não sei se apareceram ...ou foram deixados em outro local .

Existem fotos (telemovel) mas restritas por respeito.
Bike_evora mas é uma zona em que podes desequilibra-te e cair po ali abaixo ou não: pergunto que não conheço nada do local.
 

Fonseca

New Member
Talvez este track, que passa precisamente em Jou Sin Tierra possa ajudar a termos uma ideia mais correcta do local.

"Desde el collado la Fragua(1913m) seguiremos por Huerta Mazada por el sendero dentro del Jou Sin Tierra con pequeños sube y bajas para alcanzar un pequeño alto por debajo del pico la Asunciana y entrar en las Cuestas del Jou Sin Tierra por las Barrastrosas para después pasar por el Jou de los Asturianos(2041m)."

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4710969

Não conheço o terreno no terreno, perdoem-me a redundância, mas é impossível sair dos Lagos às 17h e tentar chegar a Cain para pernoitar ou coisa que o valha... mas lá está, estamos todos a especular o que é mais do que normal.
 

Fonseca

New Member
Segundo consta talvez até tenham passado "por cima" do corpo durante as buscas mas estava coberto de neve, o que na minha opinião comprova a teoria de morte por queda ou impossibilidade de procurar abrigo devido aos ferimentos.
 

Fonseca

New Member
Após alguma pesquisa encontrei fotos do tal local, Jou Sin Tierra...

ruta.94.elcable.caba%C3%B1a.veronica.collada.blanca.hoyo.grande.mapa.2.jpg


ruta.94.elcable.caba%C3%B1a.veronica.collada.blanca.hoyo.grande.cimero.horcada.cain.jou.sin.tierri.jou.boches.horcados.rojos.picos.europa.58.JPG


ruta.94.elcable.caba%C3%B1a.veronica.collada.blanca.hoyo.grande.cimero.horcada.cain.jou.sin.tierri.jou.boches.horcados.rojos.picos.europa.59.JPG


ruta.94.elcable.caba%C3%B1a.veronica.collada.blanca.hoyo.grande.cimero.horcada.cain.jou.sin.tierri.jou.boches.horcados.rojos.picos.europa.60.JPG


Poderão ver toda a página e vão perceber que era impossivel chegar a lado algum de noite...

Fonte da informação aqui: http://www.porpicos.com/ruta.94.elc...ri.jou.boches.horcados.rojos.picos.europa.htm
 

MFMS

New Member
Os Picos atraem milhares de pessoas e algumas lá ficam...

Que me lembre é o segundo português que tragicamente lá fica mas já devem ter sido mais de 30 montanhistas no últimos anos para quem os Picos não perdoa.

Uma coisa, tenho para mim:

Mais vale acrescentar vida ao dias que dias á vida.

RIP
 
Todavia , era iportante saber o resto dos pertences se estavam junto do local , parece que não ... essa zona são de glaciação , quer dizer que o acidente até podia ter acontecido em altura e com o derreter natural de neve o corpo ter sido arrastado para o fundo da ravina pela ação da gravidade ... restos da mochila e objetos de aluminio que duram com o tempo , onde será que estão ?
 

FDias

New Member
Lamentável!
Os meus sentidos pêsames à família e amigos!
O João foi demasiado audaz. A montanha e a natureza são para respeitar. Esta é a lição!
Nunca devemos ir sozinhos e nem descurar as condições climatéricas. A hora que ele arrancou para esta etapa era boa para encontrar um refúgio para pernoitar. Pelas fotos, ele não ia equipado para enfrentar tais condições. Foi uma loucura...
Alguém sabe se houve queda ou pura e simplesmente hipotermia? O corpo já foi entregue à família e trazido para Portugal? Quando é o funeral?
 

GMQ

Well-Known Member
neve!! Então os cães não participaram das buscas?? Não detectaram rastos??

bem perguntas e mais perguntas não resolvem nada. Mas é curioso e só demonstra que ali não há margem para erro.
 

Fonseca

New Member
Eu sempre julguei que o João teria caído num dos muitos poços que existem no percurso até ao refúgio de Vegarredonda, tendo em conta os conhecimentos do João era a teoria mais lógica para mim... eu sempre achei inconcebível sequer imaginar que alguém se atrevesse a uma loucura como a que foi cometida...
 

Fonseca

New Member
Fui rever o inicio deste topico e ja nem me lembrava do que eu próprio tinha escrito na minha primeira intervenção no mesmo... infelizmente estava certo... :(

"Na minha opinião o João poderá vir a ser encontrado quando o tempo aquecer e a neve desaparecer. Provavelmente as equipas de busca até estiveram ao lado dele, mas debaixo de 5 metros de neve é impossível descobrir alguma coisa, inclusive com cães de busca e salvamento. De salientar que serão necessárias novas buscas, semelhantes às actuais, quando não existir neve."

http://www.forumciclismo.net/showth...pa-%97-Espanha&p=190645&viewfull=1#post190645
 

Fonseca

New Member
Este vídeo (até ao minuto 1:15s) mostra o percurso que o João fez até à zonas de Las Barrastrosas... local aproximado onde foi encontrado... reparem na imponencia do maciço rochoso nas traseiras do abrigo de Vegarredonda... voces arriscariam enfrentar tal "monstro de pedra" já de noite e com neve a cair??? Meeeeeedo... :O

[video=youtube;E3VLXQqRjtM]https://www.youtube.com/watch?v=E3VLXQqRjtM[/video]
 
Eu respeito as tuas palavras no entanto pode ainda não estar tudo esclarecido .

Pelo facto de ter sido encontrato por pessoas "normais" de uma visita turística , digo "normais" porque podem ser pessoas que passam o anos sentadas no sofá , vê se entendes . Por esses caminhos passam crianças , não tem um nível elevado de esforço ou técnica ou mesmo perigo , embora tudo seja um perigo , depende das condições . Ele pode ter sido apanhado por uma descarga eletrica , pode ter escorregado num nível mais elevado , pode ter desmaiado pelo frio ... pode muita situação ter acontecido , mas o que aconteceu não foi nada de nível básico ... espera mais um tempo .

Posso baralhar-te com informação pública mais um pouco ... ;

"No lado asturiano, o primeiro grupo avançou por La Fragua, Jou Sin Tierre, Barrastrosas e Vegarredonda. "

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4239111


Ou melhor , logo nos dias seguintes ao desaparecimento a neve não era assim tão abundante nas zonas baixas , podes ver pelas fotos e videos das bucas do primeiro dia e nesses primeiros dias andaram lá cães e pessoas .

... espera mais um pouco .
 

Fonseca

New Member
Realmente... olha que agora tocaste num "pormenor" deveras importante bike_evora... no entanto acho que não chegarão a público pormenores mais detalhados, talvez nem mesmo o resultado da autópsia por possível decisão da família nesse sentido...

Aguardemos...
 

JPLopes_73

Well-Known Member
caros senhores
acho que tudo aquilo que se diga agora ... no futuro ... e até foi dita no passado ... em nada vai alterar a situação!

Na bike e nos trilhos se o risco for elevado ... não arrisquem fora do limite ...

Isto nunca pode ser feito a solo só para dizer que se voltou ... e eu tinha a mania que fazia as passagens mais parvas a solo e nada acontecia ... e na maior parte das oportunidades só acontece uma vez ... mas aquela queda, em que se bate com a cabeça e se fica inconsciente ... é a morte do artista.

Bem proximo um dos ditos que se pode aplicar ...
11108673_10204361473225438_1273404109318223945_n.jpg
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Sem querer reabrir e muito menos "desenterrar" topico algum... Hoje faz um ano... Este irmao do pedal deixou de dar noticias... A amigos e familia...

Felizmente, no meio de tanta ma noticia, este ano tivemos a unica, boa noticia, no meio de tanta ma, de que o Joao, foi encontrado e foi trazido para casa como homem e esta agora em descanso...

Lembro o Joao, a todos vos, e darei nao um minuto de silencio, mas sim 36 segundos de alegria, que se conseguem ver da melhor maneira neste video, do tipo de caracter de um rapaz, brincalhao, atraves de um sorriso maroto e sempre desafiador, sendo na minha opiniao, um dos melhores...;)

https://m.youtube.com/watch?v=xQSbp7uvgZA

Caros irmaos do pedal, deus vos abencoe a todos vos aqui do forum ciclismo...

Grande abraco...
 

GMQ

Well-Known Member
Já passou um ano!!! O tempo voa. Era um tipo que vivia nos limites sem dúvida e foi nessas circunstâncias que partiu.

P.s: Após terem encontrado o corpo foi publicada alguma informação sobre as causas da morte?
 
Top