• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Intolerância à Lactose

orrap

Member
Boas,
Que eu me lembre sempre tive uma má relação com o leite e rarissimas vezes o bebi simples, mas sim misturado com o famoso ovomaltine, e outros do género. Galões...só de ver beber me dava vomitos.
Quando pelos 40 anos de idade voltei a praticar desporto tive mesmo de acabar com o pequeno almoço de leite, pois tinha graves problemas, em treino sem grandes crises, pois há sempre uma moita perto, mas em prova torna-se complicado. Cortei, zero leite...chá, café, sumos 5*.
Hà uns dias ofereceram-me uma caixa daquelas de 3 kg de um produto "TOTAL WHEY" (proteina de soro de leite)para experimentar. Li a bula onde dizia que é aconselhado para quem intolerancia à lactose, pois leva um tratamento especial e outras tretas...
Conclusão, bebi aquilo, arrebentou-me com o intestino todo.
Agora pergunto-me (após ter lido aqui atrás) que se calhar sou é intolerante à proteina do leite, que na minha mente era a eram a mesma coisa.
Ou seja, até um simples "dopingzito"me faz mal!!!!!
Treinem forte se querem andar!!!!
Luis Parro
 

crockett

New Member
não conheço casos de macacos ou outros mamiferos com osteoporose, diabetes, etc. a eles o leite não lhe faz falta....

quem quiser saber mais sobre o facto de o leite ser bom ou não, existem vários livros sobre a especialidade, nomeadamente aqueles que estão ligados à macrobiotica.

e sim a cerveja tem bastante cálcio (dado que é uma bebida vegetariana) e tem uma coisa que o leite não tem que é o silicio, mineral fundamental no processamento do cálcio!! bróculos, agriões, algas, sementes de sésamo são apenas alguns alimentos que têm tanto ou mais calcio que o leite

não sou um especialista na área, longe disso, apenas faço alguma leitura sobre o assunto e é sempre bom debate-lo ;D
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
quem quiser saber mais sobre o facto de o leite ser bom ou não, existem vários livros sobre a especialidade, nomeadamente aqueles que estão ligados à macrobiotica.

Mas foi mesmo isso que eu pedi literatura para poder ler e tirar as minhas próprias conclusões, o que aconselhas a lêr ? Mas como em tudo na vida de certeza que existem livros a dizer o contrário...
 

Scorpio

Banned
Numa rápida pesquisa encontrei isto:

9781572586376.jpg


NÃO BEBA LEITE

DON’T DRINK YOUR MILK

( Frank A. Oski )

Frank Oski nasceu em 1923 e graduou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Swuartmore, EE.UU. Em 1958 obteve o seu Mestrado na Universidade de Pensilvania.

Levou a cabo seus estudos de pediatria no Hospital da Universidade de Pensilvania e mais tarde estudou Hematologia no Hospital Infantil de Harvard, Boston.

Em 1963 foi eleito sócio do Departamento de Pediatria da Escola de Medicina na Universidade de Pensilvania. Mais tarde assumiu o cargo de Professor e Reitor do departamento de Pediatria no Centro médico da Universidade do Estado de Nova Iorque.

Em 1985 se encarregou do departamento de Pediatria na Escola de Medicina da Universidade de Johns Hopkins.

O hábito de consumir leite de vaca, está relacionado com a falta de ferro em crianças; Uma boa parte da população mundial, é vítima de Cãibras Diarreias e também de múltiplas formas de alergias; E há forte possibilidade de que seja um factor determinante na origem de arteriosclerose e ataques de coração.

Em muitos lugares do mundo e especialmente no este da Azia, África, América do Sul e Europa pessoas há que consideram o leite de vaca inadequado para o consumo de adultos: (Pag.4).

Em 1965 a Escola de Medicina de Johns Hopkins levou a cabo um estudo e descobriram que 15% dos pacientes de raça branca e uns 75% de raça negra não toleram o consumo de leite devido á lactose. A partir de então, se iniciaram estudos a nível Mundial e actualmente sabemos que essas percentagens, são muito maiores. Normalmente o ser humano perde a actividade da lactose no intestino delgado entre a idade de um ano e meio e quatro anos. Este é um acontecimento totalmente normal no processo de maturidade tanto de homens como de outros mamíferos. (Pag. 9)

A natureza, não nos oferece alimentos que contenham lactose, como o leite, depois do período do desmame. (Pag.11)

Quando convertemos o leite em Iogurte, muita da lactose é convertida em glucose ou galactose. De uma forma parecida, quando o queijo curado, muita da lactose se converte em simples açúcar. É por isto que estes produtos são tolerados por pessoas que não toleram o leite. (Pág. 13)

Os problemas Gastrointestinais, podem ser sintomas da intolerância á lactose. (Pag. 16)

Um destes sintomas é o que se origina nas paredes dos intestinos. Dada á intolerância do Leite, os intestinos sangram e vertem entre 1 e 5 milímetros de sangue. O problema é que a quantidade de sangue é pequena para poder ser detectada nas paredes. e só se pode detectar a alteração, mediante análises químicas. Se estima que a metade dos casos de crianças com défices de ferro nos Estados Unidos se devem a este problema gastrointestinal derivado do consumo de leite de vaca. (Pag. 17).

Outra séria complicação que resulta do consumo do leite de vaca, é a nefrose. Um grupo de investigadores da Universidade de Colorado e outro da Escola de Medicina da Universidade de Miami identificaram esta enfermidade em crianças com idades compreendidas entre os dez e os catorze anos. A nefrose é uma alteração dos rins. Esta alteração provoca uma perda permanente de proteínas que desembocam na urina. O resultado desta enfermidade, é um nível baixo de proteínas no sangue; e eventualmente resulta numa acumulação de líquidos, inchaço de mãos e pés. Algumas crianças, podem inclusive, desenvolver nefrose crónicas o que lhe pode levar á morte. Normalmente estas crianças, são tratadas com um tipo de cortisona, mas uma percentagem destas crianças não melhoram com o tratamento da cortisona. Foi com este grupo de crianças, que se fizeram estudos nas duas Universidades Americanas. No princípio, suspeitaram que o problema vinha de algum tipo de alergia. Para sua surpresa descobriram que quando o leite de vaca era eliminado da sua dieta. a perda de proteínas cessava e as crianças recuperavam rapidamente. Depois da dita recuperação, se administrou novamente leite de vaca ás crianças, e num período de um a três dias, as crianças, começavam a perder outra vez os níveis de proteína no sangue. (Pags. 21 y 22)

Certo Cardiologista estudou em certa ocasião os corações de mais de 1.500 crianças que haviam morrido por causas acidentais, melhor dizendo, não morreram de enfermidades. Não obstante, em muitas dessas crianças, se encontraram danos nas artérias coronárias. Quando se tratou de descobrir os factores que determinaram a razão porque umas crianças tiveram danos nas artérias e outros não, foi comprovado que o único factor que diferenciava um grupo do outro, era a alimentação durante a infância. Descobriu-se que a maioria das crianças que haviam sido amamentadas com leite materno, tinham as artérias em condições normais; por outro lado a maioria das crianças que tinham problemas arteriais, haviam sido alimentados com leite de vaca durante a sua infância. É portanto razoável concluir que o leite materno e o leite de vaca, foram determinantes nas mudanças das artérias das crianças. (Pag. 34)

Existem evidências que apoiam a convicção de que as crianças que se alimentam de leite materno durante a lactação, são menos propensas a enfermar do que aquelas que não o utilizam. Na década dos anos trinta se fez um estudo com 20.000 crianças na cidade de Chicago que corrobora com esta idéia. O estudo aconteceu quando os antibióticos para eliminar as infecções bacterianas não existiam. No estudo, um grupo de crianças foi alimentado com leite materno durante os primeiros nove meses de vida; um segundo grupo foi alimentado parcialmente com leite materno; e um terceiro grupo foi alimentado com leite de vaca pasteurizado e açucarado. A todas as crianças, se lhe deu suco de laranja a partir do primeiro mês, e óleo de fígado de bacalhau a partir das seis semanas. Se acrescentou também á dieta cereais a partir do quinto mês e vegetais a partir do sexto mês.

Que aconteceu? A mortalidade das crianças alimentadas á base de leite materno foi de um 1.5/1.000, entretanto a mortalidade das crianças alimentadas á base de leite de vaca se situou em 84.7/1.000 durante os nove primeiros meses de vida. A mortalidade por infecções gastrointestinais foi de 40 vezes superior nas crianças que não foram alimentadas com leite materno, enquanto que a mortalidade por infecções respiratórias foi 120 vezes superior


Estudos anteriores a estes levados a cabo em diferentes cidades americanas mostraram resultados similares. As crianças alimentadas á base de leite de vaca tinham 20 vezes mais possibilidades de morrer durante os primeiros anos de vida do que os não consumiam. (Pags. 38 e 39)

Apesar de um litro de leite de vaca conter 1.200 miligramas de cálcio e um litro de leite materno conter 300 miligramas, uma criança que consuma leite materno assimila mais cálcio que se bebesse leite de vaca. O problema, é que o leite de vaca contem muito fósforo e este elemento interfere na absorção do cálcio. (Pags. 48 e 49)

O leite de uma vaca, por muito sadia que seja, sempre está infectado com bactérias fecais que se depositam no úbere e nas mamas. (Pags. 54)

Se o facto de que o leite contenha bactérias nocivas, não for suficiente para demover os bebedores de leite, a União de Consumidores de EE.UU. encontrou num estudo, que 25 amostras analisadas, só 4, não estavam contaminadas com pesticidas. As outras 21 tinham residuos de hidrocarbonatos clorados. Existem evidências de que estes hidrocarbonatos, á medida que se acumulam no corpo, podem provocar mutações que resultam em deficiências no nascimento duma criança. Estes mesmos hidrocarbonatos, podem produzir câncer. (Pags. 55)

A penicilina é um antibiótico muito utilizado para combater as mastites das vacas. Supostamente não se deve ordenhar as vacas sem que tenham transcorrido 48 horas desde o tratamento da penicilina. Não obstante, ameudo esta norma não se cumpre e a penicilina aparece em pequenas quantidades no leite. Outra substância que se encontra no leite de vaca é a hormona progesterona que se converte em androgénios, que foi implicada como um factor que provoca o acne, pelos no corpo etc. (Pag. 56)

Diarreia, Cãibras, sangue gastrointestinal, anemia, erupções cutâneas, arteriosclerose, e acne, são enfermidades, que segundo se sabe, estão relacionadas com o consumo do leite de vaca. Alem destas enfermidades, crê-se que o consumo de leite de vaca pode estar relacionado com a leucemia, a Esclerose múltipla, a Artrite reumática e as cáries dentárias. (Pag59)

Uma revista médica inglesa, de reputação mundial, “The Lancet”, publicou um editorial intitulado “Atenção á Vaca” Nela se citava uma experiência na qual se alimentou vários chimpanzés recém nascidos com leite de vaca não pasteurizado. Dois dos seis chimpanzés desenvolveram leucemia e morreram. É importante saber que o leite com que foram alimentados estava infectado com um tipo de vírus chamado de tipo C, que é uma infecção comum nas vacas e provoca um tipo de leucemia nas vacas. (Pag. 59 e 60)

É irónico saber que muitas mães dão a seus filhos leite pensando que fortalecem os dentes quando o que provoca é uma destruição dos mesmos. Este dado que foi corroborado por um estudo do odontologista francês Castanho, da Universidade de Pensilvania numa de suas investigações. (Pag. 64)

Traduzido por Dr. Fernando M. Gonçalves (PH-DN) Naturologo.

(Prof. De Oligoterapia e Enzimologia. Pesquisador em matéria de nutrição)}


Fonte da Informação: http://www.saudeintegral.com/artigos/nao-beba-leite.html
 

crockett

New Member
http://www.saudeintegral.com/artigos/nao-beba-leite.html

este artigo, embora esteja foca do mais nas crianças, demonstra bem os males que o leite de vaca pode fazer.
em tremos de literatura, possuo vários em casa mas aquele que mais toca no assunto do leite é:
A Bíblia da Alimentação
de Klaus Hagerup, Patrick Holford


o autor é por vezes um pouco radical em relação à alimentação mas faz valer os seus argumentos com sustentação cientifica

eu não queria transformar isto num debate de medicina/nutrição, porque estamos num forum de ciclismo e eu não tenho conhecimentos suficientes para isso, mas o que sei indica que o leite também está relacionado em muitissimos casos (não quero dizer a maioria para não ser extremista) de alergias ditas de primavera que afectam tantos ciclistas. Eu até aos meus 16 anos, antes de começar a praticar desporto e ter alterado a minha alimentação, sofria bastante na primavera com a febre dos fenos e renite alérgica. Acontece que entre outras coisas (como a redução do consumo de açucar) deixei de beber leite, e acontece que ao fim de 2 anos as alergias tinham sido reduziadas a apenas 1 semana de desconforto em vez de 1 mês ou mais, e actualmente já não sofro qualquer tipo de alergia primaveril como as análises recentemente feitas o comprovam.

assim não me faltam razões para não consumir leite ;D

cumps
 

fogueteiro

Active Member
Pois Figueiredo, há sempre opiniões contrárias, e sempre haverão.

Tu falaste atrás em osteoporose. Pois bem, sabes porque é que ela existe? Uma das razões é exactamente pela má alimentação. Quando crianças viram a cara aos bróculos, nabos, verduras, e nós damos-lhes um hamburguer, só para não os ouvir e ficarmos com a consciência tranquila que eles se alimentaram, somos tão crianças quanto eles.

A osteoporose é uma mal que afecta o esqueleto, tornando-os frágeis devido à falta de cálcio. Sem dúvida alguma que o leite é das melhores fontes, embora no reino vegetal encontremos alimentos tão ricos quanto o leite.

Por exemplo o leite tem 119 mg/100g de cálcio. O tofu tem 105 mg/100g e as acelgas tem exactamente a mesma quantidade de cálcio quanto o leite. Outros vegetais ricos em cálcio embora menos, são os nabos, bróculos, amêndoas, côco, soja, e as verduras em geral. Portanto uma alimentação variada e equilibrada dispensa perfeitamente o leite os seus derivados.

Não resisto em dar um exemplo: A minha filha estava constantemente doente, com otites, e febres. Consultei vários médicos e todos eles a "encharcavam" de medicamentos. Por fim fui aí ao teu quintal (Lisboa) a um médico que me disse olhos nos olhos: "Omita completamente o leite e derivados da alimentação dela e ficará admiradissimo". Sinceramente fiquei um pouco na defesa mas experimentamos e posso dizer-te que nunca mais teve uma otite.

Se nos explicassem as alergias que esses alimentos causam seríamos muito mais saudáveis.

Espero que não seja xingado por estar a saír um pouco do assunto.
 

Scorpio

Banned
No meu caso tinha infecções respiratórias constantes, acne, gripes, faringites, fadiga, insónias e dores musculares.

Acabou o leite e tudo isto acabou! Agora tenho 1 ou 2 gripes por ano, o que acho perfeitamente normal.

A minha qualidade de vida subiu de forma exponencial com o corte no consumo de leite!
 

Figueiredo

Active Member
Mas a minha grande duvida passa um pouco por aí, tu o fogueteiro, o crocket o orrap, todos tiveram problemas e foram aconselhados a deixar o leite e derivados, mas a generalidade das pessoas não têm qualquer tipo de problema no consumo dos mesmos, pelo menos aparentemente, fará sentido deixar de consumir os mesmos ? Em linhas gerais pelo que li em cima provavelmente têm alguns contras, mas é a principal fonte de cálcio...
 

crockett

New Member
caro amigo, eu compreendo esse argumento, e também concordava com ele até ter conhecido certas pessoas que me elucidaram sobre o assunto e com algum auto-didatismo à mistura cheguei a esta conclusão, o leite não é bom pra o ser humano!!

mas as pessoas que dizem não ter problemas são também aquelas que têm de comer iogurtes com bifidus por causa do transito intestinal, têm acne, gripes e constipações várias vezes ao ano, diabetes, refluxo gástrico etc. na medicina oriental tradicional não existem estes problemas, e o mal é que a sociedade ocidental ignora os ensinamentos desta!

e como já foi dito o calcio pode ser encontrado em vários outros alimentos, e o leite é na minha opinião um alimento a evitar!!
 

Scorpio

Banned
Tal como já foi indicado atrás existem imensas fontes de cálcio de origem vegetal.

Repara a quantos médicos o fogueteiro levou a filha e quantos € ele gastou em medicamentos e consultas quando a solução era básica, o fim do leite.

Dizes bem, aparentemente, a maioria das pessoas não tem qualquer "problema com a ingestão do leite. Agora coloco a questão de outra forma, será que algum dia experimentaram a ausência do leite na alimentação?

Até 2008 fui "viciado" em leite, pois também achava que era um bom alimento, mas a verdade é que a sua ausência é bem mais benéfica que a sua presença na alimentação humana.
 

Figueiredo

Active Member
É como vos digo até á data ainda não senti nenhum dos sintomas que descreveram, e consumo leite e seus derivados diáriamente vou pesquisar melhor sobre este tema, mas para já não vou de certeza cortar no seu consumo até porque me sinto bem, mas fico de alerta caso verifque alguma alteração no meu organismo talvez experimente deixar por uns tempos... quando formos todos velhinhos fazemos um teste aos ossos para ver quem tinha razão!!!

P. S. - Obrigado pela informação...
 

Burning Dogma

New Member
Para mim o maior problema a curto prazo para substituir o leite é mesmo arranjar alimentos para o substituir. O leite mesmo pode ser trocado por soja, mas de resto não existem muitas alternativas. Existem iogurtes de soja mas são caros e há pouca variedade, não arranjo substituto para o queijo, além de bolos e afins que todos levam leite.
 

Josant

New Member
Experimenta o leite Mimosa sem lactose. Comigo resultou e a habituação não foi difícil ;)

De resto podes comprar leite se soja, iogurtes, manteiga, etc,etc...é como te disse no meu 1º post que também pensava que iria custar muito, mas a verdade é que não custou nada. E hoje em dia tenho e faço uma vida completamente normal e de vez em quando lá "abuso" (muito mais nas francezinhas :D)
 

wilsoncycles

New Member
Leite de vaca tem mais contras do que beneficios para o ser humano, eu já deixei o leite á muitos anos e não sinto falta de nada, bebo leite de Soja
A maior parte das pessoas consomem passam a vida com diarreias e colicas e nem lhes passa pela cabeça que é o leite que provoca esses sintomas
 
Top