bicicletas de estrada com travões de disco, confesso que não me parece uma ideia assim tão brilhante!
e passo a explicar: se por um lado o problema do arrefecimento dos discos, peso do mecanismo e outros pequenos promenores de engenharia podem ser desenvolvidos e ultrapassados, a verdadeira questão é: qual a vantagem real? no BTT faz todo o sentido, porque volta e meia o aro fica empenado, sujo ou molhado, isto não acontece frequentemente na estrada.
por outro lado ao aplicar a força de travagem no cubo, estamos a aumentar a força de tracção aplicada aos raios, portanto terão de ser mais resistentes.
agora, outra ideia que já me ocorreu era travões hidráulicos sim, mas a actuar sobre o aro. não sou engenheiro, e não sei exactamente o que se ganhava, mas a verdade é que talvez criasse um sistema mais leve, e como actua por fluidos, reduz a perda de energia (mínima) do atrito do cabo...
Quanto ao V11, parece-me um caminho normal. sinceramente acho que o futuro das transmissões talvez vá para uma coisa tipo isto:
http://www.youtube.com/watch?v=VpjKaFvkIt8
o Di2 parece-me mais uma forma de a shimano controlar o mercado e criar incompatibilidades k uma verdadeira vantagem para o utilizador! mas vai dai nao sou nenhum expert nisto!