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Interessante... Shimano para 2013

alpha

New Member
É o futuro.
A os travões de disco não me desagradam, mas eu venho do btt, por isso não sou tão tradicionalista como os companheiros que pedalam à muitos anos na roda fina.
As 11 velocidades também já aí estão na Campagnolo, por isso a Shimano vai atrás e tem de dar já um passo para a frente.
 

Scorpio

Banned
Quero ver como é que eles vão arrefecer os discos em descidas longas como nos Alpes e Pirinéus! :D

Na minha de BTT tenho disco de 180mm à frente e 160mm atras e em descidas com cerca de 5 kms já se borram por todos os lados...
 

ivan

New Member
vão resolver o problema como qualquer outro avanço na industria, pesquisas, testes, invenções. os carros tem travão de disco as motos igual, mas antes de os discos tinham e alguns modelos ainda tem o modelo antigo de travão, as primeiras bikes travavam no pneu, ja viram se ninguém inova-se como seria hoje ou se a michelin não tivesse apostado a serio no clincher, a campagnolo nos apertos rápidos, enfim andava-mos a pedalar naquelas bikes com 1 roda pequena e outra enorme sem travoes sem corrente sem mudanças e aros de madeira
 
ainda vou ser mais sintético que o Ivan: arrefecer um disco de travão é mais fácil que limpar o c* a meninos...há materiais compósitos que aguentam milhares de graus e são de fabrico relativamente barato e não estou a falar de cerâmicos, mesmo os de metal são fáceis de arrefecer
 

Luis Abreu

New Member
bicicletas de estrada com travões de disco, confesso que não me parece uma ideia assim tão brilhante!
e passo a explicar: se por um lado o problema do arrefecimento dos discos, peso do mecanismo e outros pequenos promenores de engenharia podem ser desenvolvidos e ultrapassados, a verdadeira questão é: qual a vantagem real? no BTT faz todo o sentido, porque volta e meia o aro fica empenado, sujo ou molhado, isto não acontece frequentemente na estrada.
por outro lado ao aplicar a força de travagem no cubo, estamos a aumentar a força de tracção aplicada aos raios, portanto terão de ser mais resistentes.

agora, outra ideia que já me ocorreu era travões hidráulicos sim, mas a actuar sobre o aro. não sou engenheiro, e não sei exactamente o que se ganhava, mas a verdade é que talvez criasse um sistema mais leve, e como actua por fluidos, reduz a perda de energia (mínima) do atrito do cabo...

Quanto ao V11, parece-me um caminho normal. sinceramente acho que o futuro das transmissões talvez vá para uma coisa tipo isto:

http://www.youtube.com/watch?v=VpjKaFvkIt8

o Di2 parece-me mais uma forma de a shimano controlar o mercado e criar incompatibilidades k uma verdadeira vantagem para o utilizador! mas vai dai nao sou nenhum expert nisto!
 

Fevereiro

Member
A evolução é sempre bem vinda.
Sinceramente para mim o unico problema é mesmo a nivel estetico pois não gosto muito de ver discos nas rodas.
Agora pela experiencia que tennho em btt andar com discos hidraulicos e com vbrakes é bem diferente. :) E nunca tive problemas com o arrefecimento dos mesmos em descidas longas.
 

tranquilo

Active Member
Quanto aos travões de disco, honestamente acho que são um exagero em bicicletas de estrada. Por outro lado obriga a cubos novos, forquetas e quadros novos tudo isto mais pesado, não sei que vantagem existe aqui... além de ser horrivelmente feio.
 

jmv

Member
Uma marca Suíça que já usa travões de disco à algum tempo, discos de btt, quadro bem bonito acho eu, por 1200€.
http://www.dbikes.ch/index.html
51028rahmen261110.jpg

51045bild001.jpg
 

Scorpio

Banned
Eu não me aventuraria a descer numa destas bikes do post anterior!!!

É que depois dos discos quentes forma-se um liquido entre a superfície da pastilha e do disco que anula qualquer atrito. E não me venham dizer que estas já têm uma tecnologia de compósitos de pastilhas XPTO, porque não têm!!!

E ainda por cima com um disco de 100mm ou 120mm atras... isto é bom é para quem só rola, não para quem desce a sério!
 

Scorpio

Banned
Eu não sou grande espingarda a descer, mas ainda à bem pouco tempo um praticante de caminhada se atravessou na minha frente quando descia a Portela do Homem, no Geres.

Escusado será dizer que foi um cagaço daqueles e que se fosse com a de BTT, muito provavelmente, teria havido ali um problema dos diabos, pois vinha a cerca de 70 km/h e a meio de uma descida de 7 Kms com curvas de 180º os discos já viriam bem quentes.
 
eu + a bicicleta de btt peso mais de 100kg e desço a + de 60km/h (a descida do sítio da nazaré, a do hotel em santarém, a dos casais de sta helena nas caldas, a da vestiaria em alcobaça, o corta fogo da cela na nazará e a descida de alegrete em portalegre e a do cabeço da rosa em sta iria e já agora o monte junto até à abrigada, ou o avenal com secções a 20%) isto tudo com o mesmo jogo de pastilhas e com discos com milhares de km e nunca tive probelmas de atrito. tenho uns elixir r com pastilhas da bbb de 15 euros. e se leres bem eu disse que mesmo em metal isso é pacífico. e os materiais compósitos não são XPTO, são tecnologia com décadas. XPTO são materiais como o kevlar e outras fibras...o metal e a cerâmica e alguns polímeros são corriqueiros. qualquer caramelo asiático faz isso. é só uma questão de as marcas quererem.
não se esqueçam que as pistas de travagem são onde se acumular mais metal nos aros; por aí ganha-se peso
 

curdius

New Member
Boas!
Eu faço estrada à muito pouco tempo e venho, como muitos outros colegas do forum, do btt. É verdade que os discos aquecem e perdem eficácia, mas tb no btt não se desce agarrado aos travões. Damos um toque forte, largamos, outro toque forte, voltamos a largar. Assim evitamos que os discos aqueçam. Agora isto com discos de 185 ou 165... andar discos tão pequenos como os da foto que foi posta, é ter o pior dos dois mundos. Outra coisa que acho, mas vem de certeza de fazer estrada ha muito pouco tempo, é que não me vejo por exemplo a descer o convento da arrabida a 70 ou a 80km/h na posição de estrada como já fiz, e a levar um coice de travagem igual ao btt....
 

J.P.

New Member
Já opinei acerca deste assunto noutro tópico acerca do mesmo assunto neste Forum.
Acho que o futuro passará pela travagem com discos. As questões aqui levantadas não passam de "peanuts" para os engenheiros que desenvolvem as bikes.
De qualquer das formas eu não preciso que a minha bike trave mais ou melhor...o que eu preciso é que ela ande mais rápido;););););)
 

pedro silva

New Member
Eu não me aventuraria a descer numa destas bikes do post anterior!!!

É que depois dos discos quentes forma-se um liquido entre a superfície da pastilha e do disco que anula qualquer atrito. E não me venham dizer que estas já têm uma tecnologia de compósitos de pastilhas XPTO, porque não têm!!!

E ainda por cima com um disco de 100mm ou 120mm atras... isto é bom é para quem só rola, não para quem desce a sério!


eu sou da mesma opinião, e mesmo para quem só rola os travões de hoje são muito bons, pelo menos eu ainda não tive razão para dizer mal da travagem da minha bicicleta...
 

Ivoagostinho

New Member
Depois ves imagens como viste no tour deste ano, em que ta o pessoal a entrar pelo quintal quando vai fazer as descidas.

Vala que nao foram pela colina abaixo, tinha sido bem pior.
 

tranquilo

Active Member
Acho que não se pode comparar uma situação de competição como o Tour (que tem as estradas cortadas) com as nossas voltinhas pelos nossos quintais. Para além do mais acho que o problema nesse caso não foram travões a menos mas sim aselhice, nervosismo e velocidade a mais ;)
 
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