• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Guiadores

paradawt

Moderador
Normalmente o guiador deve ter a largura dos nossos ombros. Isto em termos de largura.

Depois tens a questão do drop, que é medido deste a aste superior até ao final da curvatura!
 

felizardo

New Member
Penso que já há um tópico sobre o tema algures. De qualquer forma a regra diz que a medida dos ombros, tirada entre as extremidades de um osso chamado Acrómio (basicamente é onde o esqueleto do ombro termina) deve ser igual à medida de cento a centro do guiador.
Basicamente é fazer corresponder isto

ShoulderFit.jpg


com o isto ("WIDTH")

featurehandlebars05f.gif



Como todas as outras regras, esta dá um valor indicativo, que depois pode ser ajustado para baixo ou para cima consoante a preferência, com impacto a nível de conforto e manobrabilidade.

Edit: O drop estabelece a diferença de altura entre as duas principais posições de condução. Um drop maior confere mais vantagem aerodinâmica mas é limitado pela flexibilidade da coluna do ciclista.

O reach é basicamente a distância que as mãos avançam relativamente ao avanço. Um guiador com mais reach pode conferir mais espaço para o ciclista se esticar o que pode dar jeito se o avanço não for suficientemente longo, mas praticamente só afecta a posição nos drops, pelo que o ideal é acertar logo no tamanho do avanço.
 
Last edited:

wilsoncycles

New Member
Eu não chego a ter 40 cm nos ossos dos ombros e o meu guiador tem 42cm de centro a centro, nesse caso devo mudar para um guiador de 40cm
 

J.P.

New Member
Se te sentires bem e confortável não precisas de mudar. De todas as afinações ergométricas que podes fazer numa bike essa é a que menos influencia a performance ou mesmo o aparecimento de qualquer lesão.
 
Last edited:
Top