• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Serra da Estrela 2018 08/07/2018

cenazia

Well-Known Member
A mim correu bem. Um calor terrivel e uma subida bem dura. Na minha zona nao tenho aubidas tao longas. A subida final nos últimos kms ate a torre ja ia a morrer :)
Fiz o percurso quase todo com o @cenazia 5* a companhia.
Foi a primeira vez que fiz a serra da estrela e fiquei com vontade de la voltar.

Obrigado pela companhia! Eu achei que estava frio :eek: embora admito que sabia bem nas alturas em que estava a sofrer mais.
Fui ao mediofondo e fiz muito bem :cool:, a primeira subida fui a controlar o motor mas mesmo assim estiquei-me um pouco demais a meio e tive de recuperar no final, depois na ultima subida foi a poupar até à zona de descida, até porque nunca fiz subidas com estas distancias e não tinha a certeza de como gerir o ritmo, depois da descida tentei dar o máximo até à meta mas também já não dava para muito, foi bom ter poupado em todas as subidas anteriores.

Gostei da prova mas sou mais adepto de provas de sobe e desce com planos pelo meio, para mim são menos "entediantes", não é que me importe de subir (embora esteja longe de ser a minha praia).

Siga para Bragança
 

zorza

Well-Known Member
Só por curiosidade, é pior que o Douro Granfondo? Tenho tentado perceber quais são os granfondos mais "puxados".
Bom, em todas estas provas, tenho feito o médio.. Para a minha condição física, é o ideal.
Dito isto, sim, é mais duro que o Douro.. e está ali ao lado, taco a taco com o gerês.
O problema deste é simples de descrever: vai-te queimando pouco a pouco... sempre um bocadinho mais.. queimando queimando.. quando dás por ela, estás vazio mesmo!!
AO passo que no douro ou gerÊs, oq ue te mata são algumas rampas muito inclinadas, em que muita gente vai a pé a empurrar a bicicleta. Aqui não.. A rampa nunca é tão inclinada assim que tenhas de desmontar.. Mas tem 19kms de subida.. e já fizeste outra igual ou um pouco pior de 16kms antes...

Não vi ninguém a empurrar a bicicleta subida acima, mas vi muitos encostados a dizerem que não iam pedalar nem mais um metro com a marretada!!

Zorza
 

bogas

Well-Known Member
Deve ser de facto muito exigente.

Mas o que normalmente o pessoal faz é, dependendo do tipo de prova, ajusta a intensidade.

Eu já sofri muito mais numa ida à pastelaria ao Sábado de manhã do que numa subida à torre por exemplo. Tudo depende da intensidade que se coloca na "coisa"...

Eu também se sair de casa para ir ali á pastelaria no Gerês também devo sofrer o dobro que uma subida á Torre...
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Bom, em todas estas provas, tenho feito o médio.. Para a minha condição física, é o ideal.
Dito isto, sim, é mais duro que o Douro.. e está ali ao lado, taco a taco com o gerês.
O problema deste é simples de descrever: vai-te queimando pouco a pouco... sempre um bocadinho mais.. queimando queimando.. quando dás por ela, estás vazio mesmo!!
AO passo que no douro ou gerÊs, oq ue te mata são algumas rampas muito inclinadas, em que muita gente vai a pé a empurrar a bicicleta. Aqui não.. A rampa nunca é tão inclinada assim que tenhas de desmontar.. Mas tem 19kms de subida.. e já fizeste outra igual ou um pouco pior de 16kms antes...

Não vi ninguém a empurrar a bicicleta subida acima, mas vi muitos encostados a dizerem que não iam pedalar nem mais um metro com a marretada!!

Zorza

Um pormenor que também faz a diferença é altitude.

Quando nos aproximamos do alto da torre, fica mais complicado respirar. A qualidade do ar é menor e por isso tem que se ajustar o esforço.
 

consciouness

Active Member
No SkyRoad Serra da Estrela, vais a meio do percurso e no Sabugueiro, já vês pessoas a desmontar, outras já com caimbras, outras num ritmo muito lento, etc
E eu penso assim, como é que este pessoal vai conseguir terminar? Se a meio já estão assim?
Como é que este pessoal vai ainda subir Santo Estevão, e depois a longa subida para a Torre, por Manteigas?
Ainda ontem vi situações dessas.
Em mais nenhum Granfondo em Portugal, isto acontece.
E já os fiz todos, a maioria mais do que uma vez
Isto que relatei já diz o que é o Granfondo Serra da Estrela.
 

cenazia

Well-Known Member
Senti que a grande dificuldade é o que referes, principalmente para alguém como eu que o máximo que tinha feito eram para aí 5km seguidos a subir (uma das razões para ter ido para o MF), é mesmo saber gerir o esforço em 16km a subir e depois mais 19km a subir, ainda bem que decidi ir a um ritmo controlado, assim correu bem, talvez até tenha sido demasiado controlado visto que hoje não me doem as pernas ao contrário de alguns treinos que fiz de 3h no máximo em plano, mas antes assim do que rebentar.

Tinha apontado para fazer a prova em 3h30(tempo em andamento), fiz em 3h46 mas acho que se tivesse forçado para as 3h30 tinha-me dado mal, no final e tendo em conta que o vento foi maioritariamente frontal/lateral e eu não tinha qualquer tipo de experiência em subidas destas, fiquei bastante satisfeito.
 

Bernalve

Well-Known Member
Aqui vai a minha análise

Fiz o Mediofondo. A prova correu-me bastante bem. Já sabia para o que ia, e treinei para isso. Conhecia bastante bem o percurso que é muito importante. Já o tinha feito à dois anos. Fiz um pequeno "estágio" uns dias antes para me habituar mais à Serra e mentalizar-me para as subidas longas, nem tanto para ficar em melhor forma, porque isso já estava feito.

Ao inicio ainda pensei que não conseguia chegar à frente parti da box2, mas já tinha uns 200 e tal atletas pela frente., Além que a saída de Seia alonga muito o pelotão, e nos Skyroad o carro anda rápido nos km neutralizados. Para entrar em Seia outra vez há aquela estrada, a variante de Seia, que empina, e o ritmo do carro já dá para deixar muita gente para trás, quem parte muito atrás já tem de andar muito a cima do que pode, para chegar à frente. Felizmente lá furei pelo meio de muita gente e quando começou a subida da variante já ia bem colocado. Ao entrar na primeira subida do Medio o grupo da frente já só ia com 40/50 ciclistas mais ou menos quando o carro deu a partida.

Até Manteigas, foi sempre no limite. Apesar de não ter conseguido seguir ao inicio com os 9/10 melhores ao ritmo do Gamito, as pernas respondiam bem, a respiração também, e deu para controlar bem esforço num 2º grupo. Apanhamos o Gamito e mais uns, e começamos a descer para Manteigas. Foi nesta descida que o meu grupo, éramos uns 15/10, não sei ao certo se partiu, ficamos uns 6 onde eu estava. A descida é técnica e não se atinge grandes velocidades como eu gosto. O pessoal que foi ficando para trás, é porque trava demais eheh, fazem bem se não há tanta confiança e a loucura não dá para tanto, atenção!

Depois daquele pavé de Manteigas que era das coisas que mais me assustava, mas passou rápido, começou a subida até ao Centro da Limpeza. Basicamente como eu esperava, o pessoal não ia andar nem "metade" do que se andou ao inicio. A subida até St Estevão houve muitos momentos acima de 250W para mim que sou leve, no Vale Glacial, o ritmo foi controlado a 210/220. Uns 4W/kg. Quem pôs o ritmo nesta subida sem se queixar muito, foi um colega que já conhecia de outros Grandfondos, e eu já sabia que ele gosta de ritmos fortes mas constantes. E não se importa de ser ele só a puxar. Teve ajuda de outro colega. Eu limitei-me a ir roda, mais um jovem que vinha connosco. Eramos 6/7 no inicio da subida, ficamos só nós os 4. Apanhamos mais dois entretanto até ao centro de limpeza. Do centro de limpeza, ainda senti um aviso de fraqueza, mas o gel salvou-me. Nos últimos 6km, eles queriam meter o mesmo ritmo do vale Glaciar, por isso eu lá acelerei, uma espécie de ataque.

Apenas este meu colega de outros Grandfondos conseguiu apanhar-me, e depois eu não consegui no último km segui-lo. Este último km apesar de não estar andar mal o power meter não engana, mas já não via nada a não ser chegar lá a cima. Terminei em 8º na geral 3º elite. Apesar de saber que podia fazer um bom resultado, não estava mesmo à espera de um top10. Quando pus o pé no chão ainda tive uma pequena caimbra no gémeo, e o colega que ficou mesmo à minha frente também teve algo parecido lol. Fazer aqueles últimos kms a cima dos 1800 metros, por mais que se treine, o corpo não está habituado, juntamente com o desgaste todo anterior. Por isso a importância dos treinos em altitude que o Pro´s tanto fazem. Depois de recuperar o folgo, até fico a pensar que podia ter dado mais ahaha .

Acho que posso dizer que foi a minha melhor prestação e resultado de sempre. Ainda foi um investimento grande esta semana, e muito cuidado com as horas de sono, recuperação, treinos sem ficar cansado, alimentação cuidada, e alguma piscina e SPA, hehe. Mas não sou assim tão metódico na minha vida normal, só às vezes. Para fazer um bom resultado neste Mediofondo da Serra com este percurso, não há muito por onde descansar. E são 2.30h / 3h quase no limite ou mesmo no limite.
 

emsfc

Well-Known Member
Parabéns a todos os que participaram e que concluíram este desafio.
Quanto ao Mediofondo não sei, mas o Granfondo é sem dúvida o mais difícil e mais exigente de Portugal (refiro-me ao percurso deste ano, com partida em Seia).
Por tudo! Pelo percurso, pela altitude e pelo calor que habitualmente se faz sentir nesta altura do ano.
Terminar é já uma grande vitória!

Parabéns ao Bernardo pelo excelente resultado! No próximo ano queremos ver-te no lugar mais alto do pódio, na classificação geral!
 

FSilva

Well-Known Member
Senti que a grande dificuldade é o que referes, principalmente para alguém como eu que o máximo que tinha feito eram para aí 5km seguidos a subir (uma das razões para ter ido para o MF), é mesmo saber gerir o esforço em 16km a subir e depois mais 19km a subir, ainda bem que decidi ir a um ritmo controlado, assim correu bem, talvez até tenha sido demasiado controlado visto que hoje não me doem as pernas ao contrário de alguns treinos que fiz de 3h no máximo em plano, mas antes assim do que rebentar.

Tinha apontado para fazer a prova em 3h30(tempo em andamento), fiz em 3h46 mas acho que se tivesse forçado para as 3h30 tinha-me dado mal, no final e tendo em conta que o vento foi maioritariamente frontal/lateral e eu não tinha qualquer tipo de experiência em subidas destas, fiquei bastante satisfeito.
E ainda trabalhamos em equipa para combater o vento
 

{the_crow}

Well-Known Member
36854501_1944924969132112_8714228209652072448_o.jpg
 
Top