• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Serra da Estrela - 09 Julho 2017

Martins

Well-Known Member
Dois desafios...

Um é certo! A montanha vai estar lá à tua espera e é dura como os c@rnos! Convém saberes o que é uma subida durissima com 20 km (os meus amigos aqui perguntam-me sempre qual é a inclinação máxima, porque já foram aqui e além e havia inclinações de 15% ou mais; e eu digo sempre que não é na Estrela que vão encontrar as maiores rampas mas é onde vão encontrar a subida mais desgastante fruto da extensão e eles só percebem isto depois de lá irem.

O segundo divide-se em dois. Pedalar acima dos 1000 metros de altitude para quem não vive/passa ou está regularmente nesse ambiente torna-se complicado/diferente.
E por último podem estar (e é quase certo que estarão) mais de 30º num tipo de clima muito seco.

Somando o último aos primeiros dois pode correr mal quando não se conhece bem o corpo, o que penso que não é o teu caso até porque tens muita experiência acumulada nas provas de triatlo.

Esta é aquela prova em que tens MESMO de beber e comer a tempo e horas porque só é preciso uma "marretada" do tal senhor para ficar encostado.

Mas também é por isto que é o desafio que é!

O meu conselho é ires. Depois de lá estares vais testar os teus limites

Abraço
 

emsfc

Well-Known Member
Para mim é o Granfondo que toda a gente deveria fazer pelo menos uma vez.
É o mais bonito, o mais duro e o mais desafiante de todos. Cruzar a meta no alto da Torre é indescritível!
Mas é importante que quem se inscreva tenha a noção ao que vai e que se prepare convenientemente, senão vai sofrer muito!

Ganfas, se fores tenho a certeza que não te vais arrepender!

Eu já estou inscrito no granfondo, dorsal 66.

Abraço
 

rjamr

Active Member
Acho que já foi tudo dito. No ano passado, o Vale Glaciar que era a parte final do percurso, foi toda feita acima de 30ºC...
 

Ganfas

Well-Known Member
Obrigado pelo feedback.

@Martins, Por acaso prefiro rampas mais longas e menos inclinadas do que os muros, mas nunca fiz 20 Km de subida seguida nem nada parecido. E por acaso nem me tinha lembrado da questão da altitude. Mais uma coisa a ponderar.

A nível de preparação na altura da prova a parte de endurance deve estar em bom estado, já que o MedioFondo calha depois de uma serie de triatlos que tenho programados. A parte das subidas é que tinha de ser bastante treinada.

Em relação ao tempo, acredito que o normal seja estar tempo muito quente, mas tenho ideia que a serra acaba por ser um bocado uma incógnta. Há uns anos fui ver a chegada da volta a portugal por duas vezes seguidas. Na primeira temperaturas de 4º muito nevoeiro e chuva. No ano seguindo o oposto, imenso calor!

Não foi também há dois anos que a prova foi cancelada por causa do frio e chuva?
 

Martins

Well-Known Member
Não foi também há dois anos que a prova foi cancelada por causa do frio e chuva?

Creio que foi em 2014, mas haverá quem possa confirmar.

Se tiveres possibilidade de quando o tempo começar a aquecer dares lá um saltinho num Domingo em familia e experimentas só Seia-Torre ou Covilhã-Torre e já ficas com uma lamiré do que vais encontrar. Ou Adamastor-Torre que é o percurso este ano

Se quiseres ir à descoberta tem outro sabor, mas cuidados redobrados

Abraço
 

Zeni7

Active Member
Sim, com a serra nunca se sabe, por vezes há mau tempo mesmo no verão.
também me lembro desse ano que acabaram a meio por causa da chuva e frio.

Acho que vou ter de ir...começa À porta de casa, mas vou demorar um dia a fazer isso, que dureza apanhar com a subida de S,Bento depois de 100 km e 2000+ de AC.
 

Martins

Well-Known Member
A esta hora não e fácil encontrares alguma coisa. Procura no trivago mas provavelmente só te sagas em Belmonte, Covilhã, ou do lado de cá Gouveia ou seia.

Abraço
 
Jorge, podes tentar também na pousada da juventude nas Penhas da Saúde. Pode ser que consigas lá algo. Ficas a cerca de 15 Km a descer para Manteigas.
 

emsfc

Well-Known Member
Fiz uma pesquisa rápida no Trivago e, excluindo Manteigas, ainda tens muita oferta ali à volta (Gouveia, Covilhã, Seia, etc.).
Eu vou fazer a prova mas arranco de Viseu no próprio dia.

Abraço
 

Ganfas

Well-Known Member
Bem e está feito o meu primeiro Mediofondo.

Ao fim de 5h 09m (4h 38m de movimento) cheguei à Torre, foi sem qualquer duvida a volta em que mais sofri em cima da bicicleta, e que mais vontade tive de mandar tudo pro crl e pedir para me irem buscar e levar para casa. Mas voltando ao inicio

Saí da box 4, e nunca tendo estado metido num grupo tão grande de ciclistas estava com medo do arranque até passar pela partida. Tinha receio que naquele para / arranca, em que mal dá para pedalar levasse um toque e fosse logo ao chão. Felizmente correu tudo bem :)

Primeira subida de Manteigas até as Penhas Douradas fiz na boa, sempre bem disposto e a curtir a paisagem e o ambiente. Nunca tinha subido 20 Km seguidos, e gostei. A subida ia sempre a uma média suave, conseguia manter uma cadência certinha e ainda ter mais umas 2 ou 3 mudanças para usar. Tentei gerir a subida de maneira a que fosse com a sensação que se quisesse pudia esticar-me mais um bocado mas que era importante deixar esse bocado de reserva. Ao fim de 1h e pouco tinha-a ultrapassado, indo já com pouca gente à minha volta.

Ao chegar lá acima e começar a descer para Seia tive de parar por duas vezes. Primeira para vestir o colete que tinha comprado no dia anterior na feira da prova e que me deu mesmo, mesmo bastante jeito. Um bocadinho mais a frente e já a entrar pelo nevoeiro parei novamente para vestir os manguitos. A descida para Seia foi feita com frio e debaixo de um forte nevoeiro onde por vezes não se via mais de 5 / 10 metros à frente. Quando o nevoeiro começou a levantar deu para me esticar um bocadinho mais na descida e tirar mais gozo dela.

Na passagem por Seia parei no abastecimento, que achei bastante bom (o Bolo de Loriga era uma maravilha). Arranquei novamente e passado pouco tempo passo por um ciclista que não ia na prova mas ia equipado à Sporting da cabeça aos pés, ao passar por ele digo "Força Sporting". Ele olha para mim, vê que também tinha o equipamento do Sporting e dá-me um dos bidons dele (Do Sporting) "Para combinares com o equipamento". Fui um bocado à conversa com ele e descobri que fazia parte do staff da equipa :)

A primeira parte da subida após Seia era mais inclinada que a de Manteigas, mas ainda conseguia ir a um bom ritmo (para mim) e sem dificuldades, isto foi até chegar a rotunda e à entrada para o famoso Adamastor (acho que é a Estrada de São Bento)

ri89Waf


Começo o adamastor e acho que foi aqui que passaram os primeiros do granfondo por mim, primeiro um ciclista isolado e depois um grupo de uns 10 a um ritmo bastante mais rápido que o meu. Ia em rampas mais inclinadas mas até ao momento achei que era difícil mas que se fazia. Mas a dada altura mudou, deve ter sido nas primeiras rampas de 14%. Nunca tinha feito nada assim, pelo menos durante tanto tempo seguido com aquela %. Horrível, horrível, horrível, cheguei a ir aos s's na estrada e acabei por conseguir ultrapassar as primeiras rampas assim.

Tenho ideia que a dada altura a subida aliviou ligeiramente mas que depois voltou a empinar para uns 12 ou 14%, aqui já não deu mais, ia a 5 Km/h com uma cadência de 40... olhava a volta e via a estrada bastante inclinada e montanhas bem altas onde via uma estrada lá em cima. Pensei "não pode ser por ali, é demasiado acima em relação ao ponto onde estou", mas a verdade é que via-se cabeças a passarem por lá.

Tive de por o pé no chão e ir a empurrar a bicicleta, acho que fui cerca de 1 Km a pé!

Quando montei novamente estava perto do abastecimento, do final do famoso Adamastor e de onde estava a minha mulher à espera de me ver passar.

Supostamente estes 8 Km finais já seriam mais fáceis inclusive com bocados de descida, mas já estava de rastos e tudo me custou. A 1 Km do final ainda parei novamente e tive uns 30 segundos parado. Ia conseguir chegar ao fim, a muito custo mesmo ia conseguir chegar à Torre, tal como via na Volta a Portugal. Não ia ser como eu tinha pensado, sem ter de por o pé no não mas fod*-** estava a chegar lá!

A rampa final ate à meta ainda custou um bocadinho, já nem me consegui levantar da bicicleta, mas cheguei lá acima, completei o Mediofondo, subi à Serra da Estrela!

Depois da meta já não fui capaz, nem tinha tempo de descer para Manteigas de bike. Desci só uns 200 metros até onde a minha mulher tinha o carro, meti a bicicleta no carro e ela foi a conduzir de volta a Gouveia onde tínhamos ficado, o meu cansaço era tal que em pouco tempo adormeci para acordar só em Gouveia.

A minha preparação era claramente insuficiente, mas eu tinha consciência disso. Gostei muito da prova mas foi duro, muito duro como nunca antes tinha feito. Acredito que haja rampas piores e subidas mais duras, mas para mim aqueles 10 Km do Adamastor foram demolidores e uma novidade a nivel de dureza. Não consigo descrever a sensação de ver uma coisa daquelas ela frente, a estrada a serpentear pela montanha sempre sempre a subir. Linda, mas dura.

PS: Não revi o texto é possível que existam alguns erros pelo meio.
 

NULL

Moderador
Staff member
@Ganfas, ah homem do cara***!! Custou mas foste!! Olha eu... aqui a ler, escrever e tal mas faltam-me os tomates para ir... ;)

Parabéns! Para a próxima vai ser mais fácil!

E tu tens sorte... a tua mulher ainda te vai ver, a minha acho que um dia parte-me a bicicleta! :D
 

jpacheco

Well-Known Member
Eheh muito bom Ganfas... o que interessa é isso mesmo, gerir bem, parar se for preciso, andar a pé, meter o pé mas nunca desistir! :D Muitos parabéns!
 

Martins

Well-Known Member
Excelente prova de resiliência e superação...

Estás de parabéns

Houve alguns que não tiveram a mesma resiliência e desistiram

Parabéns mais uma vez

Abraço
 

open

Active Member
Parabéns é mesmo a palavra adequada.

Eu não tinha, nem tenho coragem para me meter numa dessas...(acho que é uma condição relacionada com alergia a inclinações severas:eek:) mas admiro o teu testemunho e força de vontade.

Lindo, lindo é a família à espera e apoiar...muito bom
 

Carolina

Well-Known Member
Muitos parabéns Ganfas!

Ás vezes o mais difícil é ultrapassar o sofrimento e combater o pensamento de desistir. De certeza que houve muita gente a meter o pé no chão, não por falta de capacidade física, mas por falta de capacidade psicológica! Agora já sabes, da próxima vez que estiveres a terminar um triatlo e te vierem à cabeça as ideias de desistir ou acalmar o passo, só tens de te lembrar que já passaste por pior e que aquelas dores não são nada quando comparadas com este dia!
 

Martins

Well-Known Member
Dizer ainda que espero que a organização tenha percebido que a inclusão de 8 km dentro da vila de Manteigas tinha tudo para correr mal...

Antes da prova um ciclista teve um acidente numa das curvas desse percurso o que provocou um corte de estrada e a anulação dessa volta inicial dentro da vila...

@Ganfas

O caminho vai-se fazendo através da superação de desafios. O ano passado fiz 409 no médio e este ano fiz 68 também no médio. Doeram o mesmo!

A todos....

Depois de ter visto uma queda muito feia (UMA ciclista evacuadA para o hospital em muito mau estado, aproveito para desejar rápidas melhoras) no percurso Torre-Manteigas (percurso não cronometrado serve apenas de ligação à zona de banhos) interrogo-me qual a necessidade de andar sem travões a descer????

Não se esqueçam que pode bastar cair uma vez!

Abraço
 

LUCAS

Well-Known Member
No Sábado também fui á Torre , era para ir no domingo à prova só que acho a inscrição cara e também não arranjei companhia , assim sendo fiz mais um Ultra este ano Praia da Tocha /Torre/Praia da tocha , foi a 1ª vez que fiz a subida Vide - Torre e realmente aquilo é dureza pura em especial o Adamastor , que já tinha feito vindo de Alvoco da Serra ...
https://www.strava.com/activities/1074109764
 
Top