• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Serra da Estrela - 09 Julho 2017

maust

Well-Known Member
No Sábado também fui á Torre , era para ir no domingo à prova só que acho a inscrição cara e também não arranjei companhia , assim sendo fiz mais um Ultra este ano Praia da Tocha /Torre/Praia da tocha , foi a 1ª vez que fiz a subida Vide - Torre e realmente aquilo é dureza pura em especial o Adamastor , que já tinha feito vindo de Alvoco da Serra ...
https://www.strava.com/activities/1074109764

que ultra durinho

já agora recomendo-te mais 2 vertentes desconhecidas para a Torre

outra por Vide, mas passando pelas aldeias de Cabeça e Casal do Rei, que para mim é mais bonita e um pouco mais dura que a outra por Vide

e claro, a com maior desnível e dura, que começa em Sandomil :D
 

LUCAS

Well-Known Member
Por acaso quando planeei o trajecto estive a ver a de Cabeça e o desnível é muito idêntico sendo que é mais longa , pode ser mais dura mas no strava não parece , mas só fazendo é que posso tirar ilações , fica para uma próxima ;);) a de Sandomil nunca fiz mas também será incorporada numa próxima agora no Strava parecem as 3 muito idênticas .
Eu na Serra fiz a de Manteigas , Covilhã , Seia e Alvoco da Serra e todas me pareceram mais acessíveis, embora a da Covilhã seja também bastante dura .
Desta vez fiz a descida virado a São Romão pela Nossa senhora do Desterro e fiquei com vontade de subir por lá , por isso , da próxima vez não falta opções :D:D:D
 

emsfc

Well-Known Member
@Ganfas, parabéns pela prova e pela capacidade de superação. Nas dificuldades é que se distinguem os valentes, os que preferem cerrar os dentes e continuar a tentar, em vez de baixar a cabeça e atirar a toalha ao chão.
Obrigado pela partilha e no próximo ano quero ver-te a fazer o Granfondo!

Abraço,
 

Wawando

Well-Known Member
@Gangas, por mais que te prepares o empeno vai ser o mesmo só que vais mais depressa :) . Aquilo é mesmo duro!
Parabéns a todos!
 

pratoni

Well-Known Member
No Sábado também fui á Torre , era para ir no domingo à prova só que acho a inscrição cara e também não arranjei companhia , assim sendo fiz mais um Ultra este ano Praia da Tocha /Torre/Praia da tocha , foi a 1ª vez que fiz a subida Vide - Torre e realmente aquilo é dureza pura em especial o Adamastor , que já tinha feito vindo de Alvoco da Serra ...
https://www.strava.com/activities/1074109764
Fogo, respeito!!!!
 

pratoni

Well-Known Member
Bem e está feito o meu primeiro Mediofondo.

Ao fim de 5h 09m (4h 38m de movimento) cheguei à Torre, foi sem qualquer duvida a volta em que mais sofri em cima da bicicleta, e que mais vontade tive de mandar tudo pro crl e pedir para me irem buscar e levar para casa. Mas voltando ao inicio

Saí da box 4, e nunca tendo estado metido num grupo tão grande de ciclistas estava com medo do arranque até passar pela partida. Tinha receio que naquele para / arranca, em que mal dá para pedalar levasse um toque e fosse logo ao chão. Felizmente correu tudo bem :)

Primeira subida de Manteigas até as Penhas Douradas fiz na boa, sempre bem disposto e a curtir a paisagem e o ambiente. Nunca tinha subido 20 Km seguidos, e gostei. A subida ia sempre a uma média suave, conseguia manter uma cadência certinha e ainda ter mais umas 2 ou 3 mudanças para usar. Tentei gerir a subida de maneira a que fosse com a sensação que se quisesse pudia esticar-me mais um bocado mas que era importante deixar esse bocado de reserva. Ao fim de 1h e pouco tinha-a ultrapassado, indo já com pouca gente à minha volta.

Ao chegar lá acima e começar a descer para Seia tive de parar por duas vezes. Primeira para vestir o colete que tinha comprado no dia anterior na feira da prova e que me deu mesmo, mesmo bastante jeito. Um bocadinho mais a frente e já a entrar pelo nevoeiro parei novamente para vestir os manguitos. A descida para Seia foi feita com frio e debaixo de um forte nevoeiro onde por vezes não se via mais de 5 / 10 metros à frente. Quando o nevoeiro começou a levantar deu para me esticar um bocadinho mais na descida e tirar mais gozo dela.

Na passagem por Seia parei no abastecimento, que achei bastante bom (o Bolo de Loriga era uma maravilha). Arranquei novamente e passado pouco tempo passo por um ciclista que não ia na prova mas ia equipado à Sporting da cabeça aos pés, ao passar por ele digo "Força Sporting". Ele olha para mim, vê que também tinha o equipamento do Sporting e dá-me um dos bidons dele (Do Sporting) "Para combinares com o equipamento". Fui um bocado à conversa com ele e descobri que fazia parte do staff da equipa :)

A primeira parte da subida após Seia era mais inclinada que a de Manteigas, mas ainda conseguia ir a um bom ritmo (para mim) e sem dificuldades, isto foi até chegar a rotunda e à entrada para o famoso Adamastor (acho que é a Estrada de São Bento)

ri89Waf


Começo o adamastor e acho que foi aqui que passaram os primeiros do granfondo por mim, primeiro um ciclista isolado e depois um grupo de uns 10 a um ritmo bastante mais rápido que o meu. Ia em rampas mais inclinadas mas até ao momento achei que era difícil mas que se fazia. Mas a dada altura mudou, deve ter sido nas primeiras rampas de 14%. Nunca tinha feito nada assim, pelo menos durante tanto tempo seguido com aquela %. Horrível, horrível, horrível, cheguei a ir aos s's na estrada e acabei por conseguir ultrapassar as primeiras rampas assim.

Tenho ideia que a dada altura a subida aliviou ligeiramente mas que depois voltou a empinar para uns 12 ou 14%, aqui já não deu mais, ia a 5 Km/h com uma cadência de 40... olhava a volta e via a estrada bastante inclinada e montanhas bem altas onde via uma estrada lá em cima. Pensei "não pode ser por ali, é demasiado acima em relação ao ponto onde estou", mas a verdade é que via-se cabeças a passarem por lá.

Tive de por o pé no chão e ir a empurrar a bicicleta, acho que fui cerca de 1 Km a pé!

Quando montei novamente estava perto do abastecimento, do final do famoso Adamastor e de onde estava a minha mulher à espera de me ver passar.

Supostamente estes 8 Km finais já seriam mais fáceis inclusive com bocados de descida, mas já estava de rastos e tudo me custou. A 1 Km do final ainda parei novamente e tive uns 30 segundos parado. Ia conseguir chegar ao fim, a muito custo mesmo ia conseguir chegar à Torre, tal como via na Volta a Portugal. Não ia ser como eu tinha pensado, sem ter de por o pé no não mas fod*-** estava a chegar lá!

A rampa final ate à meta ainda custou um bocadinho, já nem me consegui levantar da bicicleta, mas cheguei lá acima, completei o Mediofondo, subi à Serra da Estrela!

Depois da meta já não fui capaz, nem tinha tempo de descer para Manteigas de bike. Desci só uns 200 metros até onde a minha mulher tinha o carro, meti a bicicleta no carro e ela foi a conduzir de volta a Gouveia onde tínhamos ficado, o meu cansaço era tal que em pouco tempo adormeci para acordar só em Gouveia.

A minha preparação era claramente insuficiente, mas eu tinha consciência disso. Gostei muito da prova mas foi duro, muito duro como nunca antes tinha feito. Acredito que haja rampas piores e subidas mais duras, mas para mim aqueles 10 Km do Adamastor foram demolidores e uma novidade a nivel de dureza. Não consigo descrever a sensação de ver uma coisa daquelas ela frente, a estrada a serpentear pela montanha sempre sempre a subir. Linda, mas dura.

PS: Não revi o texto é possível que existam alguns erros pelo meio.
Muitos parabéns pela proeza... :)
 

Ganfas

Well-Known Member
Obrigado a todos pessoal :) Curiosamente apesar de sentir o corpo todo cansado, não sinto as pernas particularmente moídas.

@zorza 50-34 e qualquer coisa-32.

@Martins grande evolução Parabéns! Eu gostava de ter feito o caminho Torre Manteigas, mas alem do cansaço já era tarde e ia perder muito tempo. Fica para o ano

Também vou às aldeias do Xisto, novamente mediofondo.

Mais logo meto aqui o link para o post no blog, com o texto mais completo, bonitinho e algumas fotos.
 

LUCAS

Well-Known Member
@Ganfas no fim das provas toma banho de agua fria , de preferência de molho na banheira verás que as dores no dia a seguir são muito menos e manda-te para o grandfondo Aldeias do Xisto aquilo lá é mais tranquilo ;);)
 

royal636

Active Member
Vou fazer um resumo muito breve da minha prova.

Uma semana antes da prova pedi para mudar a inscrição do mediofondo para o granfondo pois tinha feito treinos longos e duros nas ultimas semanas.
Ás 4h00 já estava a pé para me deslocar juntamente com o amigo Edson para Manteigas. O tempo fazia adivinhar que não seria um dia muito quente pois até ás penhas douradas estava bastante nevoeiro e um orvalho bastante intenso.
8h30 e lá estava na minha box com o dorsal 855, que para minha surpresa estava repleta de espanhóis. Aliás até foi uma constante durante toda a prova.
Arrancados passado 20min do previsto, abordei a primeira subida com moderação sem elevar muito o pulso. Descida para Seia e estrada molhada e bastante nevoeiro apesar do perigo não queria deixar fugir o grupo de onde estava e lá fui eu serra abaixo. Quando cheguei á divisão do médio para o grande, pensei para mim mesmo. Tão perto do fim e vou virar agora á direita, devo estar doente.
Descida para Vide novamente com piso molhado e mesmo assim ainda lá fiz o meu segundo melhor tempo. Paro no abastecimento solido e como meia banana dois copos de coca cola e meia sandes de queijo, dois murros no peito e sigo em direcção ao adamastor. Já tinha visto filmagens de pessoal a subir a pé mas ver ao vivo é completamente diferente. Aquilo é mesmo duro, mas meti o meu ritmo e desde Lorigã até chegar á torre só fui passado por um ciclista e ao sprint nos últimos metros.
De uma maneira geral correu bem embora pudesse ter corrido melhor. Logo porque como mudei do médio para o grande deixei de ter um objectivo que tinha para o médio (top 50) para um simples objectivo de acabar o grande sem me preocupar com posições. Logo por aí me fez gerir e não ganir o percurso todo.
Quanto á organização gostei mais este ano do que no ano passado, se bem que no ano passado fiz o médio e este ano no grande notei o que já suspeitava do ano passado. A organização dá mais apoio a quem vai ao grande do que ao médio. Notei mais suporte por parte da organização/autoridades neste do que no ano passado.
No final das contas fiz 4h43 com 93 da geral. Sei que conseguiria melhor, mas como até já comentei com o amigo Martins o corpo pedia para puxar mas a cabeça mandava moderar.
Para o ano á mais. Por agora é continuar a trabalhar para o Aldeias de Xisto.
 

Bernalve

Well-Known Member
Conforme falado, texto revisto, com mais algumas coisas e fotos aqui http://ocravocorredor.blogspot.pt/2017/07/skyroad-serra-da-estrela-mediofondo-2017.html

@LUCAS Isso do banho de vez em quando costumo fazer.

Para as aldeias do xisto vai ser novamente mediofondo, mas desta vez vão mesmo ser os 100 Km já que o fim e inicio é no mesmo sitio.

Usar uma camisola do Sporting obviamente não ajudou no Adamastor... Era como quereres ganhar a Champions com o Sporting! Na brincadeira hihi
 

emsfc

Well-Known Member
Olha que a mim ajudou... essas e as do Porto! Só me dava mais vontade de pedalar para os passar :D
 

rjamr

Active Member
@Ganfas os meus parabens desde já. Para mim o importante mesmo é não desistir e tu conseguiste resistir a isso!

Acho que passei por ti e até te disse "Grande camisola amigo!" Pelo tempo que fizeste devias ser mesmo tu. Foi a seguir já à Lagoa comprida, já no planalto da torre.

Ia com um equipamento amarelo e preto.
 

Ganfas

Well-Known Member
@Bernalve :) Era para aumentar a dificuldade da coisa.

@rjamr Tenho uma vaga ideia de me dizerem isso nessa zona, e de a camisola ter uns amarelos, mas já ia tão cansado que não consigo precisar :)

É curioso que olhando agora no strava para a analise só do Adamastor, fiz mais a pedalar do que pensava na altura. Pus o pé no chão na parte da curva e contra curva nos dois quilómetros finais e tive inclusive alguns momentos de descida dos quais nem me lembro de ter feito lol.
 

rjamr

Active Member
@royal636, excelente crónica. Estás de paragens. Para o ano se fores ao grande, o TOP50 está completamente ao teu alcance.

De facto as descidas estavam muitas manhosas.. Não se via um palmo à frente e estava tudo molhado...

A de Vide nunca lá tinha passado, ia sempre a olhar para o track não fosse aparecer um gancho manhoso e ia em frente.. :)

Um abraço
 

Zeni7

Active Member
Também fui ao médio.
A noite anterior correu mal havia festarola em Manteigas, à hora que alguns meninos estavam a arrancar para lá estava eu a deitar-me...mas com a parte de ingestão de líquidos bem adiantada :)

Não estava inscrito fiz a prova só mesmo por gosto e para apoiar uns amigos que iam participar.

Fiz tudo nas calmas , na primeira subida estava a começar a ganhar um ritmozinho mas reparei que o capacete se tinha desapertado e tive de parar para voltar a enfiar as tiras na fivela. Arranquei de novo e tentei arranjar uma roda fixe para ir até lá acima.
Na descida recuperei muitos lugares, o conhecimento da mesma e a bike de travão de disco ajudaram um bocado.
Entre Seia e o início do Adamastor apanhei um colega que estava um pouco lento, e vim com ele, parei em Valezim para encher os nossos bidons numa fonte e a seguir fui dar uma de aguadeiro. Nesta fase íamos muito devagar foi sempre a ver passar.
No início do S. Bento deixei o meu colega e fui ao meu ritmo (lento e difícil) por lá acima, quando o sol voltou a aparecer ficou ainda mais difícil por causa do calor. Já fiz aquilo mais depressa e a custar menos. Muita gente ia passando, nas subidas mais ingremes tenho sempre alguma dificuldade e a noitada também não ajudou.
Depois de chegar ao cruzamento de Lagoa Comprida ficou mais a meu jeito e acabei por recuperar alguns lugares. Cheguei lá acima perto das 3h45.
No final estive um bocado lá em cima na galhofa e depois desci a Manteigas a dar gás; queria ver se batia o PR do Strava, devo ter conseguido mas não sei porquê não registou.
 
Top