• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Grandefondo SkyeRoad Aldeias de Xisto - 13 de Outubro de 2012

Status
Not open for further replies.

fuel100

New Member
Foi apresentado oficialmente na BTL em Lisboa, o Grandefondo SkyeRoad Aldeias de Xisto a decorrer essencialmente na Serra da Lousã a 13 de Outubro de 2012.
Marcaram presença, para além do grande mentor (e também dos georaids), António Queirós, Paulo e Renato Ramos aqui de Coimbra e Vitor Gamito e Delmino Prereira e Pedro Pedrosa . Agora só resta aquecer os motores para dia 13/10/2012.

É um conceito novo nas provas de ciclismo.
Para quem já fez um Georaid, saberá do que se trata, já que os cenários e altimetrias, onde decorrerá, serão semelhantes, mas com bicicletas de estrada no lugar das BTT.

http://www.skyroad-grandfondo.com/index.php/2012-02-09-19-16-09/ax-skyroad-granfondo-150km

APRESENTAÇÃO
A SKY ROAD Aldeias do Xisto (SRAX) é um evento de bicicleta de estrada, vocacionado para todos os praticantes de ciclismo e cicloturismo. É uma prova de resistência, dada a sua distância (aproximadamente 150 km) e o seu desnível acumulado (aproximadamente 3.500m), simulando uma etapa de montanha de uma qualquer grande volta ciclista (Tour de France, Vuelta a España ou Volta a Portugal). A base destes eventos do tipo “Granfondo”, que a ULTRA-SPIRIT sports pretende trazer para Portugal com a SRAX, é a de proporcionar a todos os atletas a experiência de viver as sensações de uma grande etapa de montanha em ciclismo, enquadrados por uma logística à altura dessa experiência.

Preenchendo um vazio existente entre os tradicionais passeios de cicloturismo e as provas de ciclismo de competição, a SKY ROAD Aldeias do Xisto oferece a cada atleta a oportunidade de participar num grande evento de ciclismo, pedalando ao seu próprio ritmo durante toda a extensão do percurso e cronometrando o seu tempo com o recurso a chips e cronometragem electrónica, como num verdadeiro evento de competição.

O conceito Granfondo nasceu em Itália e em pouco tempo se difundiu por todo o mundo com eventos a cativar milhares e milhares de aficionados de ciclismo, atraídos por estes aliciantes desafios realizados em espectaculares e exigentes traçados, em cenários de excepção para a prática do seu desporto favorito.

O termo Granfondo é alusivo à resistência e endurance que caracterizam estas provas, encaradas de diferentes maneiras pelos diversos participantes. Muitos enfrentarão este desafio com ritmos mais rápidos numa abordagem mais competitiva lutando contra o cronómetro ou contra os colegas de treino enquanto outros lutarão apenas contra si próprios, no intuito de vencer a distância o desnível acumulado do percurso. Muitos voltarão ano após ano para bater o seu próprio tempo, ou simplesmente para reviver uma grande experiência e participar numa grande festa do ciclismo.
Uma verdadeira etapa de montanha.

Retirado da "apresentação"
O cenário escolhido para este evento é a zona montanhosa da Serra da Lousã e Serra do Açor, num traçado desafiante e caracterizado pelos grandes horizontes.

A SKY ROAD Aldeias do Xisto pretende assumir-se como um acontecimento desportivo de
referência nacional e internacional, apostando na sua continuidade e na consolidação não só do evento, mas também do destino, seguindo uma estratégia de promoção sustentada e a longo prazo do território do Pinhal Interior e do Centro de Portugal como um palco de excepção para a prática do Ciclismo e do Cicloturismo, tirando partido das condições excepcionais que se encontram nesta zona do país, com estradas com escasso trânsito automóvel, mas em excelentes condições e com enquadramentos paisagísticos de excepção.
 

pantanini

Active Member
Até que enfim, que se começa a fazer umas brincadeiras destas em Portugal.
Tendo em conta o preço e o que está incluido no mesmo ,parece-me ao nível do que se faz por esta Europa fora,embora veja na data um factor menos positivo ,mas mesmo assim parabéns aos organizadores.
 

CarlosP

Member
:)
Muito, muito interessante.
A data é que é uma chatice :eek: calha no dia do BRM 200 de Pavia :rolleyes:
Mas lá que é interessante é.

:cool:
CarlosP
 

RTC

Moderador
Staff member
Calhou em conversa há umas semanas com o Ricardo Figueiredo a realização desse Grandfondo por cá. Realmente, como o pantanini referiu, é um tipo de prova que fazia falta e espero que despolete a realização de muitas mais do género.
O site está "à maneira"! ;)
Eu irei participar mas na altura também fiquei com a ideia que a data não seria a melhor. Contudo, se pensarmos que é por causa do tempo, já não se pode fazer conta com isso porque basta ver como foi o mês de Janeiro e Fevereiro em termos meteorologicos...
 

Helder Pereira

New Member
Preenchendo um vazio existente entre os tradicionais passeios de cicloturismo e as provas de ciclismo de competição, a SKY ROAD Aldeias do Xisto oferece a cada atleta a oportunidade de participar num grande evento de ciclismo, pedalando ao seu próprio ritmo durante toda a extensão do percurso e cronometrando o seu tempo com o recurso a chips e cronometragem electrónica, como num verdadeiro evento de competição.

Amigo fuel100;

Caso não tenha ainda reparado, existe eventos entre os vulgares passeios de cicloturismo e as provas de competição presentemente em Portugal:

1) Os eventos Audace, onde o espirito é cada um efetuar o percurso em autonomia e acima de uma média de 15km/h , normalmente acima dos 100kms e até aos 300kms. Em 2012 só estão marcados mais de 20.
O primeiro do ano que foi realizado estiveram mais de 200 participantes. O preço varia entre os 3 euros (filiado na FPCUB) e 9 euros para os restantes.

2) Raddoneur, onde se tiram os brevets para se fazer o Paris-Brest-Paris de 1.200 kms e onde se paga 10 euros por participação e mais 10 euros por medalha, sendo as distâncias de 200 a 1.000 kms.

Portanto agora aparece um evento de 35 euros, que eu, na minha modesta opinião acho que é mais uma alternativa ao que existe.

Abr
Helder Pereira
 

fuel100

New Member
Pelo perfil, reconheço 75% do traçado.
É bem visivel a subida da Lousã a partir de Castanheira de Pera e a descida pelo Candal até à Vila da Lousã.
Também reconheço a saída da Lousã através da estrada de ligação a Góis e o cruzamento da nº 2.
Pelo perfil, parece-me ainda que o 2º reabastecimento será na Pamplilhosa da Serra.
 
Bom,
agora me parece de viver na Italia!!!:)))....una Granfondo Lusitana!!!Spettacolo.
Vivo relativamente perto aquele percurso e acreditem que é o mesmo que queira fazer um deste fim de semana..tenho disegnado no pc há muito tempo mas ainda está lá...Lousa-Lousa com duas passajem na serra:)..se calhar um dia vou por aquí e ver se há volontarios:))..mas ultimamente voltai a ter o virus da btt e abandonai um bocado a minha fininha...bem..sim na Italia temos centenas destas competições,é impossivel partecipar em todas.Famosa aquelas do Nord nas Dolomiti...mas há outra no Trentino,em Toscana..uiiii.
Parabens pela iniciativa!!.

@Helder,
bem agora vou ser picoinhas:))
Pelo aquele que ví no meu pais nas Granfondo há grande competição entres os partecipantes.Não é assim nas Randonners ou Audax.
Randoneers e Audax ( estas tambem viron a luz em Roma) o espirito é:nem forte nem a devagar..mas longe!!..por isso as distancias falam ..200-400 etc etc
Nas Granfondo que de costume são voltas de 120-150km com 2000-3500 de Accum. ..o ciclista que está perto de nos náo é um companheiro mas um adversario!!.
é facil ver nos primeiros 30-40 ciclistas de uma Granfondo uma cooperação entre eles a mesma que vimos nas varias competições....
Agora o preço é praticamente aquele praticato na Italia e muita gente não concorda com isso mas é normal...bem faz parte do ser umano:)),não estamos obrigados a partecipar considerado que esistem outras manifestacões mais baratas..ehehe..em todos casos há sempre milhares de pessoas inscritas!!Na Superdolomiti que vamos ter na Italia no proximo verão os pedidos foiron 26.000!!ovvio que só uma pequena parte pode partecipar.Mas acho tambem que oraganizar uma Granfondo não deve ser pera doce e tem custos....estão a ver milhares de partecipantes todos carregadinhos como carapaus na brasa..ehehe...controlar a malta toda deve dar trabalho folks!!!:))
Eu gostavo partecipar..vamos ver até lá

Abraço

Fabrizio
 

tranquilo

Active Member
Estive agora no BikeRouteToaster e de facto já conheço o trajecto todo :)
Ou pelo menos é muito semelhante:


Penso que havia uma pequena alternativa que ainda tornava o percurso mais espectacular mas de qualquer maneira vai ser muito bom.
Se conseguir, provavelmente vou nem que seja para refrescar a memória da Serra do Açor.
 

tranquilo

Active Member
Sim, só tenho pena de em Góis optarem por ir pela N2 para apanhar a EN112 em vez de seguir pela EM543 e subir pelo Colmeal, Aldeia Velha, até apanhar a EN112. Fora isso o circuito está engraçado :)
 

CANYON06

New Member
Muito bom este tipo de eventos.
Vem preencher um vazio a nível nacional, uma vez que não existia cá nada deste tipo.
Estou sinceramente a pensar participar :)
Um bem haja aos organizadores do evento pela capacidade de inovar e ousar.
 

fuel100

New Member
A data para mim, não podia calhar melhor para poder treinar depois das férias de Agosto, além disso, para quem conhece a serra da Lousã, o Outono é a melhor época....é linda com a profusão de cores.
 
Status
Not open for further replies.
Top