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GPS (Wahoo ou Bryton ou outro)

Bianchi

Active Member
Caros companheiros do pedal,

Venho aqui solicitar uma ajuda na aquisição (novo ou pouco usado, isto é, de modelos novos) de um GPS para as minhas voltinhas de bicicleta. Já li bastante (no fórum e outros) sobre os GPS em questão mas gostava de ter algumas experiências de utilizadores porque muito do que leio pode já não estar actual, designadamente, quanto a valências que depois podem ter sido incluídos em actualizações de software ou porque o utilizador em causa não conhece todas as valências do GPS.

Antes do mais quero bom e barato. Fácil pedir não é? Bom, mas é sinal que GARMIM está fora de questão. Calma, não quero dizer com isso que não é bom ou não é barato mas a GARMIM está mesmo fora de questão. Tal como o iGPSPORT, da Polar, etc.

Os GPS em questão são das marcas Wahoo, Lezyne e Bryton.

Gostava que o GPS a adquirir tivesse as seguintes características (muitas delas não há qualquer problema mas as últimas cinco já não é assim tão certo):

a) Ecrã legível e personalizável (quer por adopção de mais páginas quer por configuração do número de elementos em cada página);
b) ideal que fosse configurada no telemóvel e não no próprio GPS (por ex. como o Elemnt);
c) écran real de tamanho mínimo de 2,3 polegadas;
d) mapas com boa imagem e com o percurso bem delineado (pelo que li, o sistema de setas da rota nos wahoo por vezes torna-se confuso quando temos de dar a volta a uma rotunda e regressar, por exemplo);
e) mapas de Portugal/Europa é mais do suficiente. Mais importante é os mapas serem detalhados (por exemplo aparecerem becos ou pequenas ruas, mesmo que de trânsito pedonal;
f) ligação a sensores de cadência, velocidade e cardíaco assente em sistema ANT+ ou Bluetooth;
g) Ligação ao GPS não limitado ao sistema americano de posicionamento global;
h) função de navegação turn by turn;
i) se o mapa contiver POI’s (cafés, restaurantes, hotéis, serviços médicos, polícia e bombeiros, etc) melhor, mas não é fundamental;
j) recalculo de rotas (direccionar-me novamente para a rota estabelecida) e função de regresso ao ponto de partida;
l) possibilidade de gravar uma rota e iniciar o seguimento de uma rota sem ter de parar a gravação (a ideia aqui é permitir gravar a MINHA rota TOTAL, desde o meu ponto de partida, mas sabendo que parte da minha rota vai ser feita por aproveitar uma rota que descarreguei de qualquer lado);
m) leitura de sms e recepção de chamadas (aqui penso que normalmente é por ligação ao bluetooth do telemóvel);
n) Aviso de acidente para contactos pré-definidos (preferencial mas não essencial);
o) Ligação por wi-fi (por exemplo ao rotear de casa) para fazer o upload de dados sem ter de estar a ter de fazer uma ligação ao telemóvel (não essencial);
p) écran real de tamanho mínimo de 2,5 polegadas (ou menos se for bem legível) e com boa iluminação nocturna;

Quanto a sensores ainda não tenho nenhum por isso penso comprar os sensores de velocidade, cadência e cardíaco com o gás (versões bundle) pois pelo que tenho visto e preços fica mais barato comprar logo tudo do que andar a comprar aos bochechos… Não penso instalar um sensor de potência porque parecem-me demasiados caros para o proveito que deles podia retirar e penso que isso também é indiferente para a escolha do GPS (caso seja certo que tenha ligação ANT+).

Se houver alguma característica que vos pareça importante, façam o favor de alertar.

A questão do preço não é importante. Depois de definido o GPS a comprar logo vejo se compro novo ou semi-novo e vou andar a fuçar os sites para comparar preços.

Os que tenho investigado mais são o WAHOO ELEMENT BOLT e o BRYTON RIDER 530. Mas se houver outros, especialmente se alguém tiver experiência com alguns destes e também com o Lezyne Macro GPS é favor chegar-se à frente.

Obrigado pelas dicas.
 

nmt

Well-Known Member
O Bryton 530 tem mapas?! Se estiveres a falar do Aero 60 ou do 450 têm, o 530 navegas sobre a linha do percurso previamente carregado, se não me engano.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Fiquei sem saber para que queres o GPS
Será para navegação? se sim, fora de estrada ou estrada
Será para treino?
Se for para fora de estrada e meter alguma velocidade, pela minha experiência os ecrãs de cor levam alguma vantagem aos monocromáticos, mais fáceis de ler e convém poder-se carregar cartografia, já se for para coçar as bolas por esses caminhos fora, qualquer coisa serve, até um telemóvel
Para a estrada a coisa é mais fácil, a cor não tem grande importância

Se for para treino, já não precisa de ser óptimo na navegação, ai podem ser melhores outros que não são tão bons em navegação fora de estrada

Quanto as marcas, já experimentei varias e não tenho preferência especial por nenhuma

Já agora é conveniente situares-nos no valor que estas a pensar gastar

Não esquecer que tens de andar sempre com o telemóvel e por enquanto os telemóveis são muito melhores em varias coisas do que os GPS dedicados
 

Mendas

Well-Known Member
Fiquei sem saber para que queres o GPS
Será para navegação? se sim, fora de estrada ou estrada
Será para treino?
Se for para fora de estrada e meter alguma velocidade, pela minha experiência os ecrãs de cor levam alguma vantagem aos monocromáticos, mais fáceis de ler e convém poder-se carregar cartografia, já se for para coçar as bolas por esses caminhos fora, qualquer coisa serve, até um telemóvel
Para a estrada a coisa é mais fácil, a cor não tem grande importância


Se for para treino, já não precisa de ser óptimo na navegação, ai podem ser melhores outros que não são tão bons em navegação fora de estrada

Quanto as marcas, já experimentei varias e não tenho preferência especial por nenhuma

Já agora é conveniente situares-nos no valor que estas a pensar gastar

Não esquecer que tens de andar sempre com o telemóvel e por enquanto os telemóveis são muito melhores em varias coisas do que os GPS dedicados
Na navegação....certo ?
 

Bianchi

Active Member
O Bryton 530 tem mapas?! Se estiveres a falar do Aero 60 ou do 450 têm, o 530 navegas sobre a linha do percurso previamente carregado, se não me engano.

Boa indicação. Presumi que tinham mapas... se não têm é uma bela falha. E entretanto fui confirmar e parece que tens razão.
 

Bianchi

Active Member
Fiquei sem saber para que queres o GPS
Será para navegação? se sim, fora de estrada ou estrada
Será para treino?
Se for para fora de estrada e meter alguma velocidade, pela minha experiência os ecrãs de cor levam alguma vantagem aos monocromáticos, mais fáceis de ler e convém poder-se carregar cartografia, já se for para coçar as bolas por esses caminhos fora, qualquer coisa serve, até um telemóvel
Para a estrada a coisa é mais fácil, a cor não tem grande importância


Se for para treino, já não precisa de ser óptimo na navegação, ai podem ser melhores outros que não são tão bons em navegação fora de estrada

Quanto as marcas, já experimentei varias e não tenho preferência especial por nenhuma

Já agora é conveniente situares-nos no valor que estas a pensar gastar

Não esquecer que tens de andar sempre com o telemóvel e por enquanto os telemóveis são muito melhores em varias coisas do que os GPS dedicados

Não é necessário cor, dado que a utilização será apenas em estrada. Seria para treino (preferencia se der para carregar treino programado melhor) e para navegação (mas sem necessidade de adicionar cartografia específica)

Quanto ao valor, não há limite definido. Como disse tal depende do gps escolhido e depois de aferir se valerá a pena comprar novo ou semi-novo. Assume que entre 100 e 500 euros estou plenamente à vontade. Mas não quer isso dizer que esteja a pensar gastar 500 euros se conseguir isto que quero por um gps de 100.

O telemóvel anda sempre comigo :confused: mas uso um iphone antigo porque não gosto de sair para exercício com os telemóveis que uso diariamente. É uma seca porque tenho de andar sempre a trocar um dos cartões.
 

Bianchi

Active Member
Estas marcas deviam ter algo nos sites como um comparativo. Por exemplo, estou a comparar os Bryton: 450 e o Aero60 com o 530 e não está fácil...

Supostamente, o 450 devia ser inferior ao 530 (gama superior) mas ao que parece este 450 é mais recente por isso até parece que leva vantagem na comparação com o 530. E pelos preços, também parece que o 450 está mais caro.

O mesmo se diga quanto ao Lezyne.

Ainda por cima não se encontra reviews no youtube em inglês...
 

Mendas

Well-Known Member
Não é necessário cor, dado que a utilização será apenas em estrada. Seria para treino (preferencia se der para carregar treino programado melhor) e para navegação (mas sem necessidade de adicionar cartografia específica)

Quanto ao valor, não há limite definido. Como disse tal depende do gps escolhido e depois de aferir se valerá a pena comprar novo ou semi-novo. Assume que entre 100 e 500 euros estou plenamente à vontade. Mas não quer isso dizer que esteja a pensar gastar 500 euros se conseguir isto que quero por um gps de 100.

O telemóvel anda sempre comigo :confused: mas uso um iphone antigo porque não gosto de sair para exercício com os telemóveis que uso diariamente. É uma seca porque tenho de andar sempre a trocar um dos cartões.
Sorry, mas eu acho k nao comprava um GPS usado, se tens € compra novo
 

Bianchi

Active Member
Sorry, mas eu acho k nao comprava um GPS usado, se tens € compra novo

Só pela questão de poder não me adequar.
Até não me importava de comprar semi-novo e se não me adaptar vendo logo de seguida e compro outro. Mas assim não perco tanto dinheiro.
Ou até mesmo revender o usado que comprei e comprar novo, se me adaptar e perceber que é máquina para ficar uns anos. Mesmo que perca uns trocos pelo entretanto.
 

Bianchi

Active Member
Duas indicações que entretanto esqueci-me:
1.quero manter-me nos botões (nada de ecran touch);
2.não tenho nenhum interesse em que indique os KOMS ou os segmentos do strava ou qualquer outra rede social à medida que se vai fazendo o percurso. Aliás, nem sequer uso nada disso dos segmentos seja do strava ou qualquer outra app/rede social.
 

Bianchi

Active Member
o DC rainmaker não tem nenhum comparativo de GPS?
Que eu visse não

Há muitas comparações é com garmim. Entre os Bryton ainda só descobri uma que estou agora a ver.

Já agora, porque é que a maioria das lojas online não tem o Bryton 450? É muito recente?
 

nmt

Well-Known Member
Quer o Aero 60 (para estrada) quer o 450 (para btt) acabaram de sair. A classificação btt ou estrada é dada pela marca, não por mim… por cá já os vi no site da Benebike
 

Nuno

Well-Known Member
Tambem recomendo o Wahoo, em termos de navegacao podera haver opcoes mais legiveis por ser a preto e branco, mas para treinos e sobretudo na facilidade de utilizacao (pelo menos para mim que sou um nabo) é superior ao Garmin.
E depois nao tem stresses como ja ouvi com outras marcas, ate à data e ja vai com quase 1 ano é 100% fiavel e ja levou muita porrada, ate de baixo de agua ja andou.
 

kostaviks

Well-Known Member
Qual? E porquê já agora.
Eu sempre usei polar. Não era mau... Recentemente comprei Bryton 530. Devolvi ao fim de duas ou três utilizações. Deixava entrar humidade. Funcionava relativamente bem, mas tinha várias limitações.
Depois comprei o Element bolt e é realmente muito bom.
Menus intuitivos, bastante completos e personalizáveis, compatibilidade com Ant+ e Bluetooth, mapa de todo o mundo, APP de tlm super completa e funcional, boa durabilidade da bateria, etc...
Para além disso é bonito e bastante leve. Até hoje zero problemas.
Claro, não é muito barato, mas vale o dinheiro.
P.s:. A navegação em BTT não é das melhores.

Abraço
 

Bianchi

Active Member
Quer o Aero 60 (para estrada) quer o 450 (para btt) acabaram de sair. A classificação btt ou estrada é dada pela marca, não por mim… por cá já os vi no site da Benebike
Quer o Aero 60 (para estrada) quer o 450 (para btt) acabaram de sair. A classificação btt ou estrada é dada pela marca, não por mim… por cá já os vi no site da Benebike

Estava só a ver as lojas internacionais...

Bem, do que vi o Aero60 e o 450 são exactamente iguais. Apenas é referido que o Aero60 é mais aerodinâmico mas sinceramente não percebo o porquê... têm exactamente as mesmas dimensões (altura, comprimento e largura). Mas sinceramente, não estou numa fase em que a aerodinâmica ou o peso de A ou B façam diferença (e penso que nunca virei a estar).

Em relação a estes e ao 530:

o 530 tem mais funções (embora não perceba a diferença entre os 78+ daqueles e as 85 funções deste) mas permite menos páginas (apenas 7 contra 9 do Aero60 e 450).
Quanto ao suporte das mudanças electrónicas também são diferentes mas não é coisa que tenha nem pense vir a ter.
O Aero 60 e o 450 são os únicos com mapas (confirma-se a indicação do outro forista).
Por outro lado, o 530 tem uma tela maior (2,6 versus 2,3 do 450 e Aero60). Importante, mas se o 2,3 der para ver bem, especialmente com iluminação à noite, então não é muito diferenciador. Por causa da tela maior, o 560 também pode levar 12 funções em cada página contra as "apenas" 8 do Aero60 e 450 (embora estes tenham mais páginas que aquele).
O 560 também não tem notificações inteligentes (sms, chamadas). Pensava que tinha... e segundo alguns dizem que dá para colocar essa possibilidade no 530. Mas ainda assim só por isso, o 560 está quase fora das escolhas dado que sou contactado frequentemente e não quero ter de andar a pensar que tenho de ir olhar para o telefone a ver se perdi alguma chamada (presto serviços por isso este aspecto é muito importante e infelizmente não tenho fuso horário de trabalho).
O 560 também não permite fazer o upload de treinos programados... imagino que a Bryton também não tenha nada no seu site como o programador de treinos da Garmim, por isso haverá sempre que recorrer ao training peaks ou semelhante. Mas por exemplo, nos treinos intervalados seria bom perceber como é que funcionam, isto é, se o sistema de avisos é pelo som ou se também aparece mensagem (no wahoo, pelo que percebi, também usam os leds superiores e lateral, este último inexistente no Bolt).

Contas feitas quanto aos modelos Bryton: caso o ecran do AERO60 e do 450 sejam boas, mesmo sendo ligeiramente mais pequena do que o 530, acho que ficará por aqui a opção de compra. Embora pareça-me que 2,3 polegadas de ecran pode ser pouco... E claro, sendo iguais... o AERO 60. Porquê? Porque é Aero ;)

Questão: os sensores da Bryton são de qualidade? É que algumas vezes as marcas fazem o equipamento principal e depois adquirem os equipamentos secundários (sensores, etc) que apenas renomeiam. Se for esse o caso da Bryton, então mais valeria ir adquirir de terceiros.

Alguém por aqui usa GPS Lezyne/Wahoo (este último imagino que haja muitos)? alguma indicação tendo em conta esta análise aqui aos Bryton?
 

jpacheco

Well-Known Member
@Bianchi se vais comprar para experimentar compra qualquer coisa que não vai desvalorizar demasiado daqui a 1 ano ou menos ou pede emprestado a uma amigo. Se comprares qualquer marca sem ser Garmin ou Element dificilmente te safas a vender aquilo sem um belo corte no preço. Já os outros pela procura nunca irão desvalorizar tanto.

Depois vem a qualidade e os anos que as empresas tem á frente no desenvolvimento deste tipo de aparelhos. A Garmin mais anos e a Element entrou á pouco tempo mas com uma boa orientação para o mercado do ciclista amador. Tem uma abordagem muito forte na app do telemovel, se precisa-se neste momento era aqui que metia os meus cobres.

Se eu fosse a ti comprava topo de gama, ou Garmin 1030 ou Wahoo Elemnt...dois com visores maiores e desenvolvidos para uma melhor navegação, que pelo que percebi é um dos critérios que pretendes.
 
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