• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Geres Granfondo 2014 - 15 Junho 2014

Piminho74

New Member
Viva pessoal, sou novo por cá!!

tambem irei estar a partida o geres granfondo, dorsal nº 1488!

ja fiz o percurso, é muito porreiro! se o calor apertar, ui, quando fiz o percurso, a subir de lobios ate a portela do homem 36graus!!!!!

como ja li por aqui a descida da pedra bela, realmente é um bocado perigosa, cerca de 10km, piso um pouco degradado(em alguns locais), muitas curvas e inclinaçoes acentuadas...e no final mais 2km...a subir ate á meta :D

cumprimentos
 

nfrc

New Member
Geres Grandfondo

boa tarde
sou de Lisboa e vou ao Geres Grandfondo, gostaria de perguntar se existe algum grupo que no domingo no regresso passe por Braga e me possa dar boleia ate Braga para apanhar o autocarro para Lisboa. Este pedido deve-se ao fato do autocarro do Geres partir as 17 pra Braga e já nao conseguir ligação para o autocarro das 18 para Lisboa.
obg
 

klaser

Well-Known Member
Fiz hoje a descida da Pedra Bela e posso dizer que tomando os cuidados necessários como em qualquer volta,não há grandes problemas...
 

paradawt

Moderador
@Wawando,

São esperadas temperaturas acima dos 30º.

O Pedro Lobo já se encontra lá e diz que está muito calor.
 

Bracaro

Member
De facto, pela primeira vez este ano, está muito calor. Para domingo, na Vila do Gerês, prevê-se uma mínima de 13º e uma máxima de 29º.
Para quem vem do sul do país não será nada de mais, mas mesmo assim vai estar um dia quente. Claro que nas zonas mais altas a temperatura será mais fresca, mas muita atenção ao vento nas descidas. Já fiz a descida da Portela de Leonte para o Gerês num dia ventoso e apanhei alguns sustos. A mesma coisa para a descida da Junceda para o Gerês no Mediofondo.
 

klaser

Well-Known Member
Pra quem já vier meio empenado,estando a metros da Vila do Gerês,ter de virar à esquerda para fazer aquela subidinha da Pedra Bela vai ser uma delícia... :D
 

Wawando

Well-Known Member
Pra quem já vier meio empenado,estando a metros da Vila do Gerês,ter de virar à esquerda para fazer aquela subidinha da Pedra Bela vai ser uma delícia... :D
Viva a santa ingorância :)
@RTC vamos a isto!
Obrigado pelo feedback, acho q vou em tronco nu!
 

RTC

Moderador
Staff member
Grandfondo do Gerês- Top!
Enquanto eu puder e organizarem, lá estarei!
 

Wawando

Well-Known Member
@RTC já vi que fizeste tempo top! Este GF correu-me muito mal. Problemas no estômago antes de arrancar, fiquei sem pinga de energia antes sequer de começarmos a subir! Nunca pensei que fosse possivel ficar sem energias desta maneira, até dormi uma soneca numa sombrinha que lá estava na subida das fontes hehehe.
 

RTC

Moderador
Staff member
Boas Filipe.
Eh pá, fazer uma viagem dessas para isso correr assim é que é mau! :(

Fiz aquilo mais o meu colega da equipa, o mesmo de Évora. Andamos bem mas chegamos a uma dada altura vimos que já íamos a "queimar lenha demais" e decidimos não arriscar em continuar com o grupo da frente. Tanto eu como ele não estávamos com vontade de chegar ao fim de rastos sabendo que ainda tínhamos quase 400kms de carro para fazer. Foi o melhor que fizemos. ;)
Adoramos participar. Valeu a pena! Não só pelo evento mas também pelo fds no Gerês.
 

Wawando

Well-Known Member
Eu nem fiz nada a especial, limitei-me a ir ao ritmo "normal", no 2o ou 3o pelotão (já fui ver ao strava e até fui a um ritmo mais calminho do que em Évora, fomos os 2 no mesmo pelotão durante a 1a hora), mas ontem o corpinho não estava mesmo lá.
Melhores dias virão!!!
 

paradawt

Moderador
Wawando,

Que pena :( quando assim é, o que devia ser prazeroso torna-se doloroso.

Por acaso não eras tu que estavas deitado no abastecimento na fronteira, a ser assistido pelos bombeiros?
 

Wawando

Well-Known Member
Paradawt, eu estive lá na fronteira a dormir no empedrado à sombra e depois a falar com a enfermeira, mas não estava com ar de estar a "ser assistido..." (Ou estava e nem me dei conta hehehe)
Mario, obrigado pelo apoio na subida mas não era mesmo o meu dia!
Agora é voltar ao batente e para o ano vamos lá fazer aquilo como deve ser! E Mario, é para ir sem desculpas para ir devagar :p
 

paradawt

Moderador
Pois!

Eu penso que estive a mudar o tubular perto de ti.

Espero que recuperes rapidamente. Por uma questão de descargo de consciência faz umas análises caso não o tenhas feito.
 

Zeni7

Active Member
Também estive por lá.
Fiz o Granfondo em 6h33.

Adorei tudo, acho que a prova é muito bem organizada, embora na edição anterior os abastecimentos tivessem melhor qualidade. Quando não havia abastecimentos não faltavam fontes com água bem gelada para arrefecer o radiador.

Relativamente à minha participação acho que ela foi óptima, consegui chegar ao fim sem estar demasiadamente exausto, no entanto poderia ter sido melhor caso tivesse chegado a horas de poder partir da box A, com o meu dorsal 65, e não do fim de tudo. Assim tive de ir sempre a puxar, não houve quase nenhum momento em que fosse na roda, penso que caso conseguisse integrar um pelotão na fase inicial, poderia ter demorado menos a concluir a prova. Outro erro que fiz foi ter-me cansado demasiado no dia anterior em que além dos preparativos fiz uma volta demasiado grande de bike e um jogo de futebol sob um calor tórrido.

Quanto à minha prova propriamente dita ela foi, como já disse, feita sempre a puxar. Nas zonas planas e descidas sempre a ultrapassar ciclistas, nas subidas a passar alguns mas sendo ultrapassado por outros. Parei em todos os abastecimentos, pois senti que precisava, e ainda em algumas fontes. Foram-se sucedendo as localidades, algumas já conhecidas da edição de 2013. Ambiente de festa sempre com muita gente a pedalar e a assistir. Passagem na central elétrica antiga, subida em paralelo, onde o ano passado senti caimbras, medo mas este ano tudo correu bem. Quilómetros e quilómetros de subida continua, Mezio, Lindoso, etc.etc. Ao entrar em Espanha comecei a sentir-me muito cansado e a pensar que ia passar um mau bocado mas, de repente, tudo mudou sem eu perceber muito bem porque. Após algum incentivo dos espectadores, dei por mim a pensar que estava ali para andar ao meu melhor, fui ao fundo do que tinha para dar, esqueci o cansaço e, dentro das minhas limitadas capacidades, penso ter feito uma boa parte final.

Ao contrário do que li por aqui, não considerei que o percurso fosse demasiado perigoso, as zonas de perigo estavam bem sinalizadas o que facilitava bastante. A subida à Pedra Bela, na fase de prova em que aparecia, era um desafio considerável, mas se não fosse para ser desafiado ficava a passear à beira mar. As paisagens e o percurso eram bastante interessantes se bem que quase não os tenha conseguido apreciar. As subidas à excepção da Pedra Bela, fizeram-se metendo um passo certo sem grandes picos de intensidade, pois os gradientes não eram demasiadamente elevados.

Sempre que puder vou continuar a participar nesta prova, espero ter aprendido alguma coisa com os erros deste ano, para poder melhorar a minha prestação nas próximas edições.
 

paradawt

Moderador
A nivel de sinalização acho que estava tudo óptimo mesmo.

Abastecimento achei bastante porreiro porque não tenho termo de comparação com o ano passado.

Parece que a malta do MedioFondo se queixa um bocadinho da ausência de motos de apoio neutro, mas no caso do GranFondo isso não aconteceu. E quando passavam tinham o cuidado de perguntar se ía bem, nomeadamente no período longo que andei sozinho dentro de Espanha. Esta foi a parte que mais me custou, rolar aqueles kms todos totalmente sozinho e de peito ao vento.

De resto nada a apontar sinceramente.
 
Top