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Furos - como lidar

joseruivo

Well-Known Member
Os antifuro deves estar a falar de um liquido selante que evita os pequenos furos. Mas para meteres 80g de liquido perdes nas gramas que poucas em usar Tubular.

Tubular ou tubless? Se for tubless, embora ganhes o peso do líquido, perde o peso da câmara...
 

jpacheco

Well-Known Member
Ou/e fazes um furo em baixo para a água sair :cool:

sim, mas molha a mesma nunca é a mesma coisa :p Deixa de ser uma caixa isolada. Foi dessa forma que fiquei com todo o material com uma papa de ferrugem por andar com aquilo humido/molhado durante 1 inverno. Ferrugem por causa da chave multiferramentas. Ainda hoje está toda ferrugenta e presa a conta disso :D Se isolares bem com um plástico. Eu ainda tentei mas não correu bem.
 
Obrigado
Eu refiro-me a tubulares e não tubeless.
Agora fiquei baralhado. Então os tubulares também levam liquido anti-furo? Pensei que os tubulares eram anti-furo, sem levarem liquido.
Obrigado
 

gfrmartins

Well-Known Member
Obrigado
Eu refiro-me a tubulares e não tubeless.
Agora fiquei baralhado. Então os tubulares também levam liquido anti-furo? Pensei que os tubulares eram anti-furo, sem levarem liquido.
Obrigado

Não os tubulares não levam liquido mas os tubulares não são usados por reduzirem o numero de furos, aliás se furam é muito mais complicado mudar.

Ser tubular não tem nada a ver com ser anti furo, tem a ver com a forma como são colocados, são colados na jante sem levar camara de ar por isso são mais leves, serem mais roladores e terem outro feeling a andar mas nada a ver com serem anti furos.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Os tubulares levam líquido sim, não sendo obrigatório, mas basta quererem!

Os tubulares são mais fáceis de trocar que um pneu / câmara. Menos tarefas / fases. Apenas aconselho a, depois de trocarem na estrada um tubular, não curvarem tão "deitados" porque a cola que vem no tubular suplente, embora suficiente, não fica com o tempo de secagem aconselhável...

ah, e não se corre o risco de trilhar a câmara de ar, quantas vezes não aconteceu a alguém?
E quanto ao fantasma de transportar um tubular, já existem versões de "desenrasca", praticamente, com as dimensões de uma câmara de ar...
 

gfrmartins

Well-Known Member
Os tubulares levam líquido sim, não sendo obrigatório, mas basta quererem!

Os tubulares são mais fáceis de trocar que um pneu / câmara. Menos tarefas / fases. Apenas aconselho a, depois de trocarem na estrada um tubular, não curvarem tão "deitados" porque a cola que vem no tubular suplente, embora suficiente, não fica com o tempo de secagem aconselhável...

ah, e não se corre o risco de trilhar a câmara de ar, quantas vezes não aconteceu a alguém?

Claro mas querendo podes colocar liquido onde quiseres, na câmara de ar por exemplo.

Eu não lhe chamaria mais facil, pode ter menos passos mas para ficar uma coisa com qualidade não é assim tão simples a colagem, tempos de secagem, etc

Principalmente com furos a meio de viagens, dependendo do sitio, condições meteorológicas, etc a possibilidade de algo correr mal principalmente para pessoas menos experientes é muito maior.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Existe líquido apropriado para tubulares... e não recomendo o líquido usado nas câmaras de ar porque têm propriedades diferentes, nomeadamente densidade e capacidade de isolamento...
A questão da colagem, já frisei antes, e alerto novamente, tenham cuidado ao curvar.
Mas o mesmo se passa num pneu / câmara, quando não se consegue colocar a pressão ideal (ou máxima se quiserem) com as bombas de mão.


A experiência adquire-se, tanto numa câmara de ar como num tubular, e nada melhor que testar antes em casa!

Usar tubular, em analogia, é como quando se anda de 29" no BTT, dificilmente se retorna às 26", mas isso sou eu...
 
Obrigado
Estou a referir-me a tubular.
Eu achava que os tubulares não necessitavam liquido anti-furo. Podes-me confirmar se é assim mesmo?
Já agora outra duvida. Nos pneus de btt a quantidade de liquido anti-furo é de 60ml. Admitindo um peso especifico de 1,5l/m3 (admito que não estará longe) os 60 ml pesavam cerca de 90g. Então os de estrada levam 80g? Que explicação há para isto?
 

jpacheco

Well-Known Member
Referi 80g mas não faço ideia a minima ideia..deve ser menos. O que eu queria referir é que no peso que poupas em tubulares ou tubless sem a camera de ar acabas por compensar com liquido para selar. Isto se usares claro. Podes não usar.

 

Bruso

Well-Known Member
Não vejo grande sentido em mudar de pneu normal para tubular. Quem já fez essa transição e já se adaptou ok mas não recomendo a ninguém que o faça nesta altura. Os pneus estão a melhorar cada vez mais e são muito mais faceis de subsituir e arranjar.

Estão se a esquecer de um pormenor: se meterem um prego num tubular, é tubular para o lixo (podem reparar mas não é a mesma coisa). Se meteres um prego num pneu mesmo que seja tubeless metes uma camara de ar e está a andar.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Não esquecer também que o tubular dura mais (ou faz mais km's) que um pneu e é menos susceptível a furos, também!

Para ambos há, e sempre vão existir, vantagens e desvantagens.

A equidade (ou equilíbrio), a função e as carteiras ditam o resto!
 

Bruso

Well-Known Member
Ainda há outra - tubular exige roda específica.
É melhor ficar no que se está. A não ser que queiram fazer upgrade nas rodas e há um grande negócio em tubular. Mas na mesma analisem bem.

Um dos meus companheiros de volta usa tubular e já teve que ligar à mulher duas vezes por causa de furos (atenção que ele não leva tubular suplente).
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Ainda há outra - tubular exige roda específica.
Tal como o pneu, não?
...Um dos meus companheiros de volta usa tubular e já teve que ligar à mulher duas vezes por causa de furos (atenção que ele não leva tubular suplente).
Se não levar câmara de ar suplente, vai ter de continuar a ligar à mulher, pois se fosse colega dele, à primeira vez emprestava, à segunda mandava-o pro c@r@lh@ em bom Português...
 

sidorio

Well-Known Member
Aproveitando a onda da conversa, o que dizem de se usar um pneu "normal" (clincher) com câmara de ar numa roda tubeless? Possível eu sei que é, mas é recomendável?

Existe o risco de o pneu não assentar bem por não ter as ranhuras que tem o pneu específico tubeless e numa curva o pneu poder sair do aro? (caso extremo óbvio)
 

Maddog

Well-Known Member
Aproveitando a onda da conversa, o que dizem de se usar um pneu "normal" (clincher) com câmara de ar numa roda tubeless? Possível eu sei que é, mas é recomendável?

Existe o risco de o pneu não assentar bem por não ter as ranhuras que tem o pneu específico tubeless e numa curva o pneu poder sair do aro? (caso extremo óbvio)

A roda tubeless tem as ranhuras, a diferença é basicamente não ter furos dos raios (como algumas mavic) ou tem uma fita própria tubeless.

Existem tubulares próprios com rebordos para encaixar em rodas "normais" clincher... Sem necessidade de serem colados Mas que nunca vingaram bem no mercado e são pouco conhecidos.

A meu ver, o principal e grande inconveniente dos tubulares é mesmo caso o líquido antifuro não resulte e não haver redundância ao problema, enquanto com um pneu normal existente a possibilidade de trocar câmara ou remendar, caso seja algo de mais grave no pneu podem sempre reforçar por dentro nem que seja com uma bocado de plástico de uma embalagem de gel (já o fiz).

Muita gente usa tubular e adora, no entanto para o utilizador comum não é o mais prático e muitos que conheço já trocaram para rodas normais, pelo facto de já terem ficado apeado.
 

zorza

Well-Known Member
Tenho rodas normais, e uso pneu com camera de ar.

já furei algumas vezes e de todas, troquei a camera de ar e voltei a arrancar. Levo desmontas e bomba de ar. E ainda levo um pack de remendos que custa 1 ou 2 euros, que se tive outro furo, desenrasco-me na boa.

Sempre achei que devemos ser o mais independentes que nos for possível.. Quem andar sempre ao lado de casa, pode ser fácil pedir uma boleia, mas quando se está a 70 ou 80km de casa, complica em muito essa logística. Nesse sentido, só pedirei ajuda quando não me for possível dentro do razoável.


Zorza
 
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