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Etiqueta na estrada

jppina

Well-Known Member
Aquilo é o normal de alguém que foi mexer no telemóvel para atender enviar sms ou consultar o facebook. Alguém teve azar, estava no local errado à hora no momento em que sua excelência decidiu fazê-lo.

Concordo totalmente. Contráriamente à notícia, para mim não há nada de propositado, há sim alguém que se distrai com algo (que só pode ser o telemóvel) e vai descaindo para a berma e apanha o coitado que estava ali à hora errada.

O grande problema do telemóvel hoje é dia é que toda a gente o quer usar em todo o lado, inclusive a conduzir, e depois dá nisto. Às vezes nada acontece, outras...

Já a nóticia para mim é péssimo jornalismo, o sensacionismo do CM acima de tudo. Para ser propositado teria de haver uma guinada aquando a aproximação ao ciclista, e não há nada disso.

Só espero que o ou a responsável seja apanhado e tenha uma pena exemplar.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Concordo totalmente. Contráriamente à notícia, para mim não há nada de propositado, há sim alguém que se distrai com algo (que só pode ser o telemóvel) e vai descaindo para a berma e apanha o coitado que estava ali à hora errada.

O grande problema do telemóvel hoje é dia é que toda a gente o quer usar em todo o lado, inclusive a conduzir, e depois dá nisto. Às vezes nada acontece, outras...

Já a nóticia para mim é péssimo jornalismo, o sensacionismo do CM acima de tudo. Para ser propositado teria de haver uma guinada aquando a aproximação ao ciclista, e não há nada disso.

Só espero que o ou a responsável seja apanhado e tenha uma pena exemplar.

Desculpa mas não tinha nada que haver uma guinada, quem é que te garante a ti que não foi? Na minha opinião até prova em contrario e pela simples razão que nem sequer parou é porque foi propositado, se tivesse sido distração tinha reconhecido o erro, parado e prestado assistência (estou a ser fantasista eu sei) se acertou em cheio, nem abrandou e nem parou foi propositado
 

Mhrs

Member
É muito difícil olhar para as imagens e dizer que foi uma acção intencional ou negligente. Mas há um indício muito forte, depois do embate, que dá mais credibilidade à tese de que o ciclista foi atingido de propósito. É que o/a condutor/a foi-se embora! Ora, quem se distrai e causa um acidente não foge.
 

jppina

Well-Known Member
Não tens de pedir desculpa para não concordar comigo, mas não concordo com essa tua análise. Embora pudesse ter sido feito de forma propositada e nada efetivamente me garante que não foi, este tipo de movimentação do automóvel corresponde aquilo a que diariamente vemos na estrada, e em 99% dos casos é devido ao uso do telemóvel que distrai o condutor. E até há uma leve guinada, mas é no sentido de evitar o embate, mesmo antes de bater. Se fosse mesmo propositado, também não haveria essa leve guinada para evitar o ciclista (embora nada também me garanta que não fosse também propositado para disfarçar o anterior movimento propositado ;-) )

Já concordo quando dizes que estás a ser fantasista, a maior parte das pessoas neste tipo de situação entra em pânico e não pára... outros não param simplesmente porque nem sequer têm valores para tal, e há uma minoria que essa sim vai parar.
 

Zé da Pasteleira

Active Member
E o principal da questão continua, mesmo que o apanhem duvido que vá dentro. Em Portugal se queres matar alguem metes-te dentro do carro e passas-lhe por cima, até podes beber umas quantas antes para teres mais crédito pois estavas meio "encharcado". E o resultado no máximo dos máximos é pena suspensa e siga para bingo.

Isto que vemos aqui no minimo é dentro e bem dentro, sem suspensas e com uma indeminização bem alta.
 

cutkiller

Well-Known Member
No facebook já circulam fotos da matrícula do veículo do vídeo. Logo, apanhá-lo não será problema.

também vi:

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Se esta foto é verdade.... Está aí tudo... E com certeza que o video daquele carro, sem a conversão do youtube, deve dar para ver nitidamente a matricula.
Ali parece-me óbvio que é uma distração provocada, muito provavelmente pelo telemóvel.

Até pode ter embatido sem querer (que nada perdoa o que aconteceu), mas a partir do momento que bate e foge, é um ANINAL que deve ser punido convenientemente!
 

GMQ

Well-Known Member
Concordo totalmente. Contráriamente à notícia, para mim não há nada de propositado, há sim alguém que se distrai com algo (que só pode ser o telemóvel) e vai descaindo para a berma e apanha o coitado que estava ali à hora errada.

O grande problema do telemóvel hoje é dia é que toda a gente o quer usar em todo o lado, inclusive a conduzir, e depois dá nisto. Às vezes nada acontece, outras...

Já a nóticia para mim é péssimo jornalismo, o sensacionismo do CM acima de tudo. Para ser propositado teria de haver uma guinada aquando a aproximação ao ciclista, e não há nada disso.

Só espero que o ou a responsável seja apanhado e tenha uma pena exemplar.

Atenção que em nada justifica o comportamento do condutor do ponto de vista da responsabilidade criminal. Algum jornalismo vive de sensacionalismo. Mas os factos estão lá e aquele condutor agiu de forma criminosa.
 

GMQ

Well-Known Member
Muito dificilmente será preso quanto muito apanhara pena de multa ou pena de prisão. Para ter pena de prisão efectiva era necessário que já tenha no registo criminal condenações na mesma matéria. Presumo que nem sofrerá qualquer inibição de conduzir mas aí terá a ver com esperteza do mesmo.
 

cutkiller

Well-Known Member
Muito dificilmente será preso quanto muito apanhara pena de multa ou pena de prisão. Para ter pena de prisão efectiva era necessário que já tenha no registo criminal condenações na mesma matéria. Presumo que nem sofrerá qualquer inibição de conduzir mas aí terá a ver com esperteza do mesmo.

E atenção que para que isso tudo aconteça tem de haver alguém a fazer queixa à policia.
Este video não serve de prova para nada. Isto tem de ser a pessoa do Mercedes que vem a filmar + o ciclista atropelado entrarem em acordo (que não me parece difícil - até porque o Mercedes parou prontamente) e fazerem queixa dele.

Gostava muito de saber como isto vai terminar até pelo exemplo que isto pode dar!!
 

vhugocosta

Well-Known Member
Muito cuidado mesmo. E agora com o dia a escurecer mais sendo nem arrisco a andar na rua mesmo que devidamente sinalizado nem que fosse uma árvore de natal ambulante.

É mais ou menos isso, seja dia ou noite levo sempre o colete, já quando começa a escurecer também não facilito, luzes dianteiras e traseiras (4 leds) ligadas em modo fixo (detalhe muito importante).

Cada vez me incomoda menos o facto de levar um jersey todo bonito que me custou uma boa parte do salário encoberto por um colete de 15eur, mas que se lixe, há coisas bem mais importantes e que podem fazer toda a diferença. Só a sensação (relativa ou não) de me sentir mais confortável/seguro ao usar um colete e chegar inteiro não tem preço.

Ainda na segunda feira levei um apertão de uma senhora, nem discuti, esperei o próximo semaforo aproximei-me e muito educadamente perguntei-lhe: Diga-me o que lhe escapou para me apertar daquela maneira? Foi a luz traseira? O colete?? - Ficou tão admirada que nem falou uma única palavra....começo a achar que há certas pessoas que não tem consciência do que fazem!! Um dia de cada vez...
 

Paulofski

Well-Known Member
Na actual rotina diária, em cima de uma bicicleta, confesso que me sinto menos seguro do que fazia quando era adolescente. Naquela época, eu não tinha nenhuma preocupação, nem mesmo um reflector ou um capacete na cabeça. Sortudo? Talvez, mas nada de ruim me aconteceu. O cenário e os actores mudaram e a bicicleta foi definitivamente considerada no Código de Estrada. O que mudou tem a ver com o comportamento do ciclista? Acho que não. Tem a ver, isso sim, com a forma como se conduz. Tem a ver com o ambiente em redor do volante que se tornou numa cacofonia de distracções desnecessárias. Tem a ver com a gritante falta de responsabilidade e de civismo quando temos um volante nas mãos. É a actual cultura de estrada que nos faz sentir menos seguros. Não podemos ser vítimas de automobilistas distraídos, apressados a acelerar contra o tempo, com os olhos semi-abertos a espreitar para o GPS ou entretidos com o smartphone. Deve-se reduzir o nível de conectividade compulsiva durante a condução. Tornar a estrada um mundo menos atormentado, um espaço seguro, de partilha e responsabilidade.

Espero que o ciclista vitima deste acidente esteja bem. Este foi filmado, e segundo li o autor do vídeo fê-lo devido à condução irresponsável do criminoso que ia ao volante do Corsa. Não será dificil identificá-lo e fazê-lo pagar pelo que fez.
 

Mhrs

Member
Não é verdade que as autoridades necessitem de uma queixa para actuar. O condutor que abandona o local do acidente que provoca feridos, deixando de prestar auxílio ou promover o socorro, pode ser punido pelo crime de omissão de auxílio, que não depende de queixa nem de participação da vítima.
 

cutkiller

Well-Known Member
Não é verdade que as autoridades necessitem de uma queixa para actuar. O condutor que abandona o local do acidente que provoca feridos, deixando de prestar auxílio ou promover o socorro, pode ser punido pelo crime de omissão de auxílio, que não depende de queixa nem de participação da vítima.

faz sentido! :)
 

klaser

Well-Known Member
Eu se fosse juiz classificava como tentativa de homicídio...ele até pode dizer que vinha ao telemóvel e distraiu-se,mas depois ao não parar nem prestar socorro caracteriza a sua atitude como proposital....O primeiro erro se podia entender ,o segundo não.....
 

Skyforger

Active Member
É mais ou menos isso, seja dia ou noite levo sempre o colete, já quando começa a escurecer também não facilito, luzes dianteiras e traseiras (4 leds) ligadas em modo fixo (detalhe muito importante).

Cada vez me incomoda menos o facto de levar um jersey todo bonito que me custou uma boa parte do salário encoberto por um colete de 15eur, mas que se lixe, há coisas bem mais importantes e que podem fazer toda a diferença. Só a sensação (relativa ou não) de me sentir mais confortável/seguro ao usar um colete e chegar inteiro não tem preço.

Ainda na segunda feira levei um apertão de uma senhora, nem discuti, esperei o próximo semaforo aproximei-me e muito educadamente perguntei-lhe: Diga-me o que lhe escapou para me apertar daquela maneira? Foi a luz traseira? O colete?? - Ficou tão admirada que nem falou uma única palavra....começo a achar que há certas pessoas que não tem consciência do que fazem!! Um dia de cada vez...

Valter, concordo contigo e acrescento ao teu último parágrafo que muitas pessoas não têm consciência do que fazem porque pura e simplesmente nunca experimentaram o lado de cá, a perspectiva do ciclista. Tenho a certeza que, embora não generalizando, que quem pega no volante, sendo alguém que ande de bicicleta regularmente na estrada, adoptará uma postura bem diferente de alguém que não anda de bicicleta que, mesmo inconscientemente, comete disparates e desrespeita aquilo que não entende porque nunca o sentiu na pele. Ainda na última saída que fiz de bicicleta, coisa curta para 50 km, tive direito a ultrapassagens de frente (um clássico), razias (mais que muitas) e a buzinadela a avisar que vai passar, quando na verdade só atrapalha (outro clássico). Mas lá está, na mente de alguns condutores o facto de buzinar até será algo correcto, assim como não avalia a diferença que faz ultrapassar uns cms mais ao lado. E lá está, tudo isto deriva do facto de sermos uma sociedade estupidamente automobilizada e que não tem a mínima noção de como é andar de bicicleta sem ser ao fim de semana na ciclovia (a maioria nem isso...).
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Tem a ver, isso sim, com a forma como se conduz. Tem a ver com o ambiente em redor do volante que se tornou numa cacofonia de distracções desnecessárias. Tem a ver com a gritante falta de responsabilidade e de civismo quando temos um volante nas mãos. É a actual cultura de estrada que nos faz sentir menos seguros. Não podemos ser vítimas de automobilistas distraídos, apressados a acelerar contra o tempo, com os olhos semi-abertos a espreitar para o GPS ou entretidos com o smartphone. Deve-se reduzir o nível de conectividade compulsiva durante a condução. Tornar a estrada um mundo menos atormentado, um espaço seguro, de partilha e responsabilidade.

No meu entender, tudo isto só vai mudar quando tirarmos a componente humana da equação. Ou seja, com os veículos de condução autónoma.
 

vhugocosta

Well-Known Member
A questão das "finas", "apertos" e semelhantes é basicamente uma questão de formação, e só tem uma forma de se resolver! Fica a sugestão aplicada em outros países ainda que não generalizada e por iniciativa própria da empresa de transportes.

[video=youtube_share;wW_lbkR6B3k]https://youtu.be/wW_lbkR6B3k[/video]

Tirando alguns idiotas, na generalidade sinto-me respeitado tanto pelos STCP como pela Resende.

Quanto á formação de novos condutores, gostava mesmo de saber como é que a questão é abordada nas escolas de condução, até porque no outro dia a subir a circunvalação junto ao Hospital da CUF fui apertado não por um, mas por dois carros de instrução, e na altura só pensei numa coisa, espero que esteja a fazer exame e reprovem!!!!!!!!!!
 
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