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Escolha de bicicleta

ELVS

New Member
Boa tarde.

Quero iniciar-me no ciclismo e, uma vez que tenho poucas noções, já comecei a pesquisar no youtube, sites e aqui no fórum também. Para já não conheço ciclistas mais experientes a quem recorrer.

O meu objetivo é iniciar uma rotina de treinos semanais. Iniciando com as técnicas básicas numa zona segura até fazer-me à estrada. Não pretendo aventurar-me em BTT nem nada do género, porque sou "medroso" na estrada, gosto de sentir segurança e adrenalina calculada.

Já andei a pesquisar bicicletas em sites tipo decathlon, mas penso que não será boa opção para já porque o atendimento poderá não ser tão personalizado (mas excelente para estudar opções). Irei a uma loja de bicicletas aqui na minha zona, com experiência. Mas queria ir já com uma ideia mais ou menos definida e não à toa.

Posto isto, pretendo uma bicicleta intermédia a nível de qualidade/custos, que se adapte bem à estrada (potencialmente para médias distâncias a médio prazo).
A minha principal questão agora é gastar algum dinheiro numa bicicleta que passado 6 meses já não corresponde às minhas necessidades, depois fico "encalhado" com um mono que não acompanha a minha evolução. Mas como iniciante não faz sentido gastar já 800 ou mais de 1000 paus numa bike, se não sei como irei-me adaptar a longo prazo.

De acordo com a experiência dos ciclistas que cá andam, qual a melhor bike ou quais características essenciais para iniciar, e que sejam suficientes a médio prazo.

O facto de ser overthinker não ajuda nada.
Obrigado!
 

cou7inho

Well-Known Member
Não haverá uma "melhor bike", mas pessoalmente acho que a Decathlon é a melhor alternativa. Eles costumam ter bom serviço pós venda. Podes ir lá comprar a bicicleta e se não te adaptares vai lá devolver.
Percebo a cautela em não querer gastar já muito dinheiro sem saber como vai ser a adaptação, mas também não acho que seja benéfico comprar um trambolho manhoso que vai dificultar a adaptação e tirar logo a pica toda. E para orçamentos baixos os trambolhos com mais qualidade são praticamente sempre os da Decathlon.
Irei a uma loja de bicicletas aqui na minha zona, com experiência. Mas queria ir já com uma ideia mais ou menos definida e não à toa.
Absorve o máximo de conhecimento possivel sobre as opções que há no mercado. A loja da tua zona que tem experiencia, como dizes, vai-te vender o peixe deles seja ele peixe bom ou mau. A menos que encontres um vendedor muito santo. Mas não sei se é de mim ou vendedores de bicicletas santos é coisa rara. Além disso o mercado está um caos o que ajuda ainda mais a saíres de lá com uma má compra.
Acima de tudo a principal coisa com a qual tens de te preocupar é o tamanho da bicicleta. Tens de comprar o tamanho certo caso contrário vão surgir dores, desconforte e afins e o vicio acaba-se rápido. Depois tens a geometria. Há bicicletas que têm um quadro que deixam um ciclista numa posição mais baixa e mais esticada, enquanto outros quadros deixam os ciclistas numa posição mais alta e menos esticada. Este ultimo é geralmente o mais recomendado para amadores porque muitas vezes a malta não tem muita flexibilidade e por isso convém não ir muito esticado e muito baixo.
Depois é toda a questão de componentes (transmissão, travões, rodas...). Com um orçamento muito baixo não vais encontrar componentes de topo, como é lógico, mas convém não comprar uma bicicleta com uma transmissão ultrapassada que desafina a cada 300km.
Dá um olhadela nos modelos da Decathlon, Triban RC 500 e RC520.
 

ELVS

New Member
Não haverá uma "melhor bike", mas pessoalmente acho que a Decathlon é a melhor alternativa. Eles costumam ter bom serviço pós venda. Podes ir lá comprar a bicicleta e se não te adaptares vai lá devolver.
Percebo a cautela em não querer gastar já muito dinheiro sem saber como vai ser a adaptação, mas também não acho que seja benéfico comprar um trambolho manhoso que vai dificultar a adaptação e tirar logo a pica toda. E para orçamentos baixos os trambolhos com mais qualidade são praticamente sempre os da Decathlon.

Absorve o máximo de conhecimento possivel sobre as opções que há no mercado. A loja da tua zona que tem experiencia, como dizes, vai-te vender o peixe deles seja ele peixe bom ou mau. A menos que encontres um vendedor muito santo. Mas não sei se é de mim ou vendedores de bicicletas santos é coisa rara. Além disso o mercado está um caos o que ajuda ainda mais a saíres de lá com uma má compra.
Acima de tudo a principal coisa com a qual tens de te preocupar é o tamanho da bicicleta. Tens de comprar o tamanho certo caso contrário vão surgir dores, desconforte e afins e o vicio acaba-se rápido. Depois tens a geometria. Há bicicletas que têm um quadro que deixam um ciclista numa posição mais baixa e mais esticada, enquanto outros quadros deixam os ciclistas numa posição mais alta e menos esticada. Este ultimo é geralmente o mais recomendado para amadores porque muitas vezes a malta não tem muita flexibilidade e por isso convém não ir muito esticado e muito baixo.
Depois é toda a questão de componentes (transmissão, travões, rodas...). Com um orçamento muito baixo não vais encontrar componentes de topo, como é lógico, mas convém não comprar uma bicicleta com uma transmissão ultrapassada que desafina a cada 300km.
Dá um olhadela nos modelos da Decathlon, Triban RC 500 e RC520.


Muito Obrigado pelas dicas! Não tinha pensado na questão da geometria do quadro. Diferentes perspetivas são excelentes para aclarar as ideias.
 

cou7inho

Well-Known Member
Muito Obrigado pelas dicas! Não tinha pensado na questão da geometria do quadro. Diferentes perspetivas são excelentes para aclarar as ideias.
A geometria é essencial. Esses modelos que sugeri têm uma geometria mais confortável e por isso não te dará, à partida, grandes desconfortos.
Se comprares com a geometria errada ou comm o tamanho errado depois podes ter de fazer certas coisas que não são de todo boa solução, como usar um avanço muito curto (típico quando o quadro é grande, mas prejudica o controlo da bicicleta), usar uma torre de espanadores por baixo do avanço (típico quando o quadro deixa a pessoa numa posição muito baixa).
As marcas têm tabelas que dizem "Se medes x e tens x cm de altura entre pernas então o teu tamanho é este". No entanto isto nem sempre é bem assim. Podes ter duas pessoas com a mesma altura e com uma diferença entre pernas de 7 ou 8 cm, por exemplo, e isso vai mudar completamente a postura dessas duas pessoas em cima da bicicleta com o mesmo tamanho.
Na Decathlon não sei como funciona, é uma loja gigante, mas nas lojas locais é muito comum o vendedor dizer "este tamanho serve-lhe perfeitamente" porque na verdade é o único tamanho que tem em stock. Depois o cliente tem de andar com táticas manhosas para conseguir ter uma bicicleta que lhe sirva minimamente, às vezes nem serve de todo mesmo com mil invenções. Estou só a alertar-te para possíveis situações que possas encontrar na hora de falar com um vendedor.
 

ELVS

New Member
No entanto isto nem sempre é bem assim. Podes ter duas pessoas com a mesma altura e com uma diferença entre pernas de 7 ou 8 cm, por exemplo, e isso vai mudar completamente a postura dessas duas pessoas em cima da bicicleta com o mesmo tamanho.

Sim, não vale a pena estar a comprar uma coisa que não serve, ou que tenho de andar a remendar. Já tenho noção da posição adequada. Tenho 1,84 e pernas compridas. Isso que disse faz todo o sentido.
Em relação aos vendedores locais, pensando bem isso acontece muito noutras situações, são fieis a determinadas marcas e não tendo o cliente um conhecimento apurado é mais fácil ser "enganado". No site da Decathlon por exemplo já há algumas opiniões. Irei lá passar um dia destes para questionar e ver o que há antes de decidir, com base nas sugestões que me deu.
 

Velhadas

Well-Known Member
Sim, não vale a pena estar a comprar uma coisa que não serve, ou que tenho de andar a remendar. Já tenho noção da posição adequada. Tenho 1,84 e pernas compridas. Isso que disse faz todo o sentido.
Em relação aos vendedores locais, pensando bem isso acontece muito noutras situações, são fieis a determinadas marcas e não tendo o cliente um conhecimento apurado é mais fácil ser "enganado". No site da Decathlon por exemplo já há algumas opiniões. Irei lá passar um dia destes para questionar e ver o que há antes de decidir, com base nas sugestões que me deu.
A medida entre pernas é tao ou mais importante que a altura.
Encosta-te à parede descalço, poem um livro de capa dura entre as pernas e marca a altura que ele ficou com um lapis. Assim medes o teu entre pernas.
Maioria dos sites tem uma ferramenta para calcular o tamanho do quadro pelas medidas do ciclista. Nao sei se é o caso da decathlon
 

cou7inho

Well-Known Member
Assim fica medido com mais precisão. Obrigado, quando for pesquisar, já tenho atenção aos detalhes básicos.
encontrei este site aleatoriamente: https://tuvalum.pt/info/guia-tamanhos-bicicleta, Já deu uma ideia.
Cumprimentos!
Essas tabelas e formulas dão uma ideia geral de qual poderá ser o tamanho certo, mas, infelizmente, é uma ideia geral e não serve para todos. Obviamente pode servir de ponto de partida. Mas tem em atenção que isto dos tamanhos de bicicletas é como os tamanhos de calçado. Numa marca um 43 pode ser igual ao 41 de outra marca. Nas bicicletas é igual. Certamente há marcas onde um 56 é um típico 54, por exemplo. É só mais um alerta :D
 

ELVS

New Member
Essas tabelas e formulas dão uma ideia geral de qual poderá ser o tamanho certo, mas, infelizmente, é uma ideia geral e não serve para todos. Obviamente pode servir de ponto de partida. Mas tem em atenção que isto dos tamanhos de bicicletas é como os tamanhos de calçado. Numa marca um 43 pode ser igual ao 41 de outra marca. Nas bicicletas é igual. Certamente há marcas onde um 56 é um típico 54, por exemplo. É só mais um alerta :D

Eu já percebi isso mais ou menos. Vou ter de testar bem a posição, e tentar ajustar de forma padrão antes de comprar. Porque a medida entrepernas dá uma medida de quadro que corresponde a uma bicicleta M, eu acho estranho porque tenho 1,84m, e o meu nro 45 de pé acha estranho, porém não impossível.
Pelo que estou a perceber só testando mesmo para tirar teimas. :p
 

bullspot

Well-Known Member

ELVS

New Member
Boa tarde, passei para dar feedback. Já comprei a Triban 520!

Ontem à noite (depois da cidade adormecer :p) fui fazer o test drive cerca de 15Km.
No meio de alguma (muita) trapalhice, adorei a experiência. Mas assustei-me um pouco porque com a mudança dianteira mais leve e a traseira no intermedio parecia que ia levantar voo em estrada plana e tive medo de me esbardalhar. Optei por mudanças mais "pesadas" e na verdade se assim não fosse nem parecia que tinha pedalado.
Também tive de parar algumas vezes para olhar para a cassete para não cruzar a corrente porque perdia a noção da mudança engrenada (shame).
Mas acho que com o tempo e experiência a coisa vai lá.

Tentei usar as ciclovias aqui na Figueira da Foz. Uma boa parte do trajeto tem bom piso, mas tem de acabar sempre em paralelos com covas e tampas de esgoto elevadas. Mas para já tenho de ganhar mais experiencia antes de me meter na estrada, a não ser à noite!! :)

Obrigado pelas dicas, estou feliz com a escolha para o meu início nestas andanças!!!
 
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