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Endurance ou Race

TabJr

Member
Boas malta do pedal!

Não sei se é o melhor sítio para a questão, mas ando com umas dúvidas e nada melhor que tirar satisfações com quem percebe mais da "coisa".

Actualmente possuo uma BH Quartz e a minha dúvida recai sobre que tipo de bicicleta escolher um dia mais tarde, continuar numa bicicleta de endurance ou race?

Existe uma bicicleta que me ficou nos olhos, BMC Roadmachine, para mim a bicicleta é lindíssima, mas vale a pena o investimento? trocar por outra bicicleta de endurance? Consigo ter performance, rigidez e um estilo agressivo como se fosse uma bicicleta de race? Até porque existe um pouco mais caro já com avanço integrado e rodas com algum perfil por forma a transformar a bicicleta mais aerodinâmica.

Ou então depois deste "paleio" todo, pegar no dinheiro e comprar uma Canyon Ultimate CF SLX / CF SL um modelo race que me possa garantir toda a performance e ao mesmo tempo conforto?


Espero não ter sido muito confuso,

Fortes pedaladas ;)
 

Bruso

Well-Known Member
Boas,

Essa pergunta é muito ambígua. Depende da tua fisionomia, da tua flexibilidade e do terreno onde andas.

Se quiseres resumir em poucas palavras: se vives numa zona plana vale a pena, se vives numa zona montanhosa esquece as rodas de perfil alto.
Mas atenção que não se resume a isto. Tens de ver a tua posição atual na tua bike. Consegues manter uma posição aerodinâmica durante bastantes kms? Dores de costas no final das voltas?
Simplificando: pensa que uma posição aerodinâmica na tua bike com geometria endurance, será a tua posição habitual numa bike com geometria racing!!

Quanto à tua paixão pela BMC: tens bom gosto. Mas ainda prefiro esta BMC, mas lá está, racing pedigree all over it xD

BMC SLR1 do Richie Porte
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TabJr

Member
Boas,

Essa pergunta é muito ambígua. Depende da tua fisionomia, da tua flexibilidade e do terreno onde andas.

Se quiseres resumir em poucas palavras: se vives numa zona plana vale a pena, se vives numa zona montanhosa esquece as rodas de perfil alto.
Mas atenção que não se resume a isto. Tens de ver a tua posição atual na tua bike. Consegues manter uma posição aerodinâmica durante bastantes kms? Dores de costas no final das voltas?
Simplificando: pensa que uma posição aerodinâmica na tua bike com geometria endurance, será a tua posição habitual numa bike com geometria racing!!

Quanto à tua paixão pela BMC: tens bom gosto. Mas ainda prefiro esta BMC, mas lá está, racing pedigree all over it xD

BMC SLR1 do Richie Porte
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Obrigado Bruso pela resposta.
No que toca às rodas de perfil, tenho plena noção disso. Eu tanto consigo andar em montanha como em zonas planas.
Quanto à questão da bicicleta, o aspecto que quero salientar, é se consigo tirar proveito de uma bicicleta de endurance como se fosse uma race. Em certas voltas que faço com o pessoal da zona, sinto que estou em desvantagem por ter uma bicicleta com a testa alta, nomeadamente em termos de velocidade. Ou será apenas impressão minha?

Essa bmc também é bonita, mas não sei porquê, acho que lhe falta ali algo em relação à RM01 xD
 

Bruso

Well-Known Member
Cada macaco no seu galho. Claro que conseguirás outro tipo de desempenho, mas para isso tens de aguentar uma posição muito mais agressiva. O que podes fazer para melhorar isso, mantendo a bike é tentar assumir uma posição mais aerodinâmica mas na mesma, e considerando dois ciclistas do mesmo nível, ficarás sempre a perder com uma de endurance.

Agora não resumas uma volta àquela reta plana em que não consegues manter a roda. O que importa é chegar ao final do dia e estar bem das costas. E a posição agressiva de uma bike aero vai-te massacrar essa zona. Mas isso já és tu que tens de fazer uma analise às tuas caracteristicas e se algum dia decidires arriscar ter muito cuidado com o tamanho.
 

Martins

Well-Known Member
@TabJr

Em velocidade garantidamente que não ficas atrás de ninguém por causa da bicicleta (BH Quartz). O único problemas são as perninhas, há umas que andam mais, outras que andam menos. C'est la vie

Isto a menos que só andes com pessoal da W52 Porto ou da EFAPEL e outros que tal, mas aí cheira-me que nem com uma Venge Vias S-Works te safas

Se queres trocar de bike a BMC RM é uma excelente opção

Abraço
 

TabJr

Member
Obrigado pelas respostas @Bruso e @Martins

Já estou a ver que se quero uma bicicleta versátil que me possa garantir um pouco de tudo, a BMC RM é mesmo a melhor aposta, até porque o top tube dela não me parece muito inclinado em comparação com a minha Quartz.

As perninhas, querem é treino para para obter melhores resultados :D
 

jpacheco

Well-Known Member
Ha sempre maneira de tornar uma bike mais agressiva e mais "cool" ao contrario também dá mas fica menos cool. Isto para dizer que mais vale ter uma de endurance fazeres um tunning destes:

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Bruso

Well-Known Member
Esse tunning foi para o Paris-Roubaix certo? Já não me recordo quem é que usou isso mas lembro-me de ocmentar aqui no fórum sobre o facto de ele ter retirado parte do headset para baixar o avanço.

That's extreme dude xD
 

albertosemcontador

Well-Known Member
E do Kristijan Koren, Paris Roubaix? Com kenda? Esta Bem esta

Paris Roubaix e com FMB!!

Isso assim com esse set up, deve ter sido para Ai no Tour de France!

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Talvez talvez, mas houve alguém com um setup igualizinho no P-R

Sim! E igual! Agora e com as MAVIC e NAO com as vision, Mas nesta equipa levam todos FMB...

O set up do Sagan era com avanco 10 mm Mais pequeno de 130 aos a -12 Graus, aliante e quadro maior...De resto igual!

Este aqui esta com avanco de 140 a -17 grauS e Antares e quadro Mais pequeno!

Mas agora o Sagan Ja USA quadro Mais pequeno e avanco maior, a cannondale fazia Por medida especial para ele, a spec Ja NAO faz e ele Vai para um standard Mais pequeno, um abaixo e avanco de 140, Mas Na mesma a -12 graus...L
Agora o da foto esta a -17 graus...

Grande abraco...
 

TabJr

Member
Ha sempre maneira de tornar uma bike mais agressiva e mais "cool" ao contrario também dá mas fica menos cool. Isto para dizer que mais vale ter uma de endurance fazeres um tunning destes:

885055_10151501774313820_1776846235_o.jpg

Também já pensei em comprar apenas umas rodas de perfil para a BH e andar com ela durante mais uns anitos. Mas meter um avanço assim, nem pensar xD
 

Bruso

Well-Known Member
Tu com um avanço destes, só conseguias ir comprar pão e voltar ahahaha tu e a maior parte de nós.
 

TabJr

Member
Tu com um avanço destes, só conseguias ir comprar pão e voltar ahahaha tu e a maior parte de nós.

Completamente xD
Por mais que fosse de endurance, só ia ter dores xD tenho o meu de 100 e às vezes já penso que é grande, quanto mais 140
 

TabJr

Member
Se o de 100 às vezes parece grande se calhar o nome do tópico devia ser "qual o tamanho de quadro adequado para mim?"...

Só estava a falar em certas situações @Carolina

O meu bh é o L e eu meço 1,84m. O top tube tem 56cm. É a medida correcta. Se bem que com um M também não perdia nada e metia um avanço um pouco maior.
 

Martins

Well-Known Member
O meu bh é o L e eu meço 1,84m. O top tube tem 56cm. É a medida correcta. Se bem que com um M também não perdia nada e metia um avanço um pouco maior.

Não perdias nada. Muito provavelmente ganhavas....

É de mim ou estamos em negação?

O L é o tamanho correcto mas se fosse M era melhor???????

Cuidado quando comprares o brinquedo novo para não repetires a asneira

Abraço
 

TabJr

Member
Não perdias nada. Muito provavelmente ganhavas....

É de mim ou estamos em negação?

O L é o tamanho correcto mas se fosse M era melhor???????

Cuidado quando comprares o brinquedo novo para não repetires a asneira

Abraço

Nada disso @Martins xD apenas estava a querer referir que o M também devia dar. Até porque em muitos quadros que vejo, o 1,84m está entre o M e L
Tudo o que um bom bikefit não resolva :)
 
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