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Duvidas: rodas e transmissao

tunes

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Caros foristas!
mais uma vez procuro a vossa ajuda para umas duvidas que tenho.

A primeira:
Quando compramos umas rodas temos de ter em atenção se são para shimano ou campagnolo.Agora se quisermos comprar umas rodas temos de acrescentar ao preço, o preço (desculpem-me a ignorancia mas nao sei o nome da peça) da peça que permite a compatibilidade com a marca do grupo?
Se calhar nao me estou a fazer entender!!!:p. ou seja, se compramos umas rodas, essas mesmas rodas ja estao preparadas para levar a cassete do grupo de transmissao?

A segunda:
Em quanto devera ficar por exemplo a montagem de um grupo (105 ou XENON10v). Contando com desviadores, manetes, travoes e cabos.
E ja agora uns cranks.

Peço desculpa pela ignorancia neste assunto!!!!

Obrigado pela ajuda

Abraço
 

Burning Dogma

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Quanto à primeira dúvida é oseginte. Aquilo a que te referes é o chamado cepo da roda livre, que nada mais é do que aquela peça dentada onde se encaixa a cassete. Existem 2 tipos de cepo, um compatível com Campagnolo e outro com Sram/Shimano. A diferença é mesmo só o tal dentado na face do cepo que permite o encaixe das cassetes, daí que num cepo para Campagnolo seja impossível montar uma cassete Shimano porque ela simplesmente não entra, por causa do tal dentado ser diferente. O mesmo se passa na situação inversa. No Google, basta fazeres uma pesquisa por "freewheel" e depois o nome da marca e logo aparecem imagens para veres as diferenças. Quando vais comprar as rodas, apenas tens que escolher o tipo de cepo que queres, consoante a transmissão que tens. O preço mantém-se, pois não tens que comprar o cepo à parte. Já agora, existem cassetes de conversão, por exemplo uma cassete para ser montada em cepos para Campagnolo, mas a cassete em si tem espaçamento entre carretos para Shimano para ser usada numa transmissão da Shimano. Mas estas cassetes só tem interesse se tivermos umas rodas com um tipo de cepo e uma transmissão da outra marca, nada mais.

Quanto à segunda dúvida, o Xenon já não se fabrica, este ano o mais baixo da Campagnolo é o Veloce e custa cerca de 400€ o grupo completo. O 105 andará +/- pelo mesmo, talvez mais uns euros mas coisa pouca. Entre um e outro eu sei qual escolhia:D mas ambos são grupos de gama média para serem usados em muitos kms sem qualquer problema. Tentando ser o mais imparcial possível, acredito que o Veloce seja melhor no que toca à fiabilidade, trabalhará mais certinho porque basicamente nunca desafina. O 105 como qualquer grupo da Shimano desafina mais fácil (mas também é mais simples de afinar). Em qualidade dos materiais, é tudo bom. O Veloce é um pouco mais leve, penso eu, mas não deve ser nada de especial. O que para mim o 105 tem de pior são aquelas manetes, com os cabos por fora.
 

tunes

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Caro Gonçalo.

Obrigado pelo pronto esclarecimento. Ja fiquei a saber o nome da peça!!!:D
E que a duvida relativamente as rodas apereceu porque estava a ver umas rodas num site e pensei pra mim: epa, sera que as rodas ja trazem o cepo?

Ja relativamente ao grupo, eu possuo um xenon 10v, e ate agora so posso dizer bem. Sempre afinado, sempre a rolar. E adoro a "limpeza" no guiador, com os grupos da campagnolo!
Nao sabia que ja nao fabricavam o xenon. Ainda vai haver um modelo da bianchi deste ano que o vai trazer.

Ja agora, e desculpe tar a maçar, o preço que falou ja inclui os cranks e o carreto?

Abraço e mais uma vez obrigado
 

Burning Dogma

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As rodas vem sempre com cepo, existem é cepos à venda porque esta peça também tem desgaste, nomeadamente os rolamentos no interior do mesmo. É, ou era até à bem pouco tempo, o calcanhar de Aquiles de muitas rodas Mavic, em que o cepo ia à vida em pouquíssimo tempo. felizmente não é uma peça muito cara e encontra-se com alguma facilidade.

O Xenon, tal como o Mirage, deixaram de ser feitos este ano. Basicamente estes 2 grupos eram apenas material OEM que a Campagnolo vendia aos fabricantes de bicicletas para eles montarem nas bicicletas de gamas mais acessíveis. A tal Bianchi, é no fundo para acabarem de gastar o que ainda tem em armazém e para manterem a mesma a um preço mais acessível. Quem comprava um grupo à parte, o mais baixo que comprava era o Veloce porque pouco mais caro era que os outros.

Os preços que referi são o grupo completo (desviadores, cranks, corrente, cassete, manetes, travões e cabos).
 

MJRocha

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Apenas para dizer que não tens problema algum em utilizar umas rodas com cepo Shimano e respectiva K7 com transmissão Campagnolo, desde que a corrente seja Shimano, Sram ou outra equivalente em espessura, pois as Campy são ligeiramente mais largas e irias ter problemas com as passagens de velocidades.
 
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