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Douro Granfondo 2019

Bianchi

Active Member
Experimentem disco e voltem ao aro! Era o voltavam... nunca mais! O disco é a melhor coisa implementada no ciclismo de estrada nos últimos anos! E claro, não é de longe nem de perto, por conta do poder de travagem... vai muito além disso.

Nas equipas que estão no Giro, quais são os lideres que usam travões de disco?
 

RTC

Moderador
Staff member
Nas equipas que estão no Giro, quais são os lideres que usam travões de disco?
Poucos. Ainda.
Mas a questão é: alguém ainda hoje acredita seja a nível amador ou profissional que o disco é uma desvantagem em relação aos travões convencionais que possa impedir de ganhar um GT ou fazer chegar mais tarde à pastelaria?
 
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Carolina

Well-Known Member
Nas equipas que estão no Giro, quais são os lideres que usam travões de disco?

Esta época já tiveste tanta coisa ganha com discos que esse argumento nem faz sentido.

Ainda 3f o Ciccone ganhou a etapa e levava discos.

Um profissional desce muito melhor que um amador, pelo que terá muito menos a ganhar do que nós. Para os lideres num GT o pior é furar e demorar mais tempo a trocar uma roda. Uma das principais razões é esta. Não tem nada a ver com desempenho.
 

jpacheco

Well-Known Member
Para os lideres num GT o pior é furar e demorar mais tempo a trocar uma roda. Uma das principais razões é esta. Não tem nada a ver com desempenho.

Eu diria até que será "a grande desvantagem" tudo o resto será melhor em termos de performance na travagem.

Quando um líder fura já nem tentam trocar o pneu, trocam logo de bicicleta. Agora não dá para ter bicicletas para toda a equipa. A nível Worldtour terá que haver um melhoramento nestes pitstops, não se pode demorar mais de 20 a 30 segundos a mudar uma roda.

Agora para um amador assim de repente há muitas vantagens... na qual se destaca o maior poder travagem, que permite descer bem mais principalmente quando chove.
 

Carolina

Well-Known Member
E mesmo a troca de bicicleta não resolve tudo. O Pozzovivo nunca daria a sua bicicleta ao Nibali, por exemplo. A diferença de altura é grande.

Depois há ainda outros promenores, como o do Van Garderen na Califórnia, que se ia espetando numa curva depois de ter trocado de bike com o Lachlan Morton, porque o Morton usa as manetes ao contrário.
 

jpacheco

Well-Known Member
E mesmo a troca de bicicleta não resolve tudo. O Pozzovivo nunca daria a sua bicicleta ao Nibali, por exemplo. A diferença de altura é grande.

Depois há ainda outros promenores, como o do Van Garderen na Califórnia, que se ia espetando numa curva depois de ter trocado de bike com o Lachlan Morton, porque o Morton usa as manetes ao contrário.

Ahh ok dcp não era isso que queria dizer, não fui esclarecedor :D Sim há essa troca entre corredores, mas até queria mencionar as que eles levam no carro de apoio. A do líder, eles nem sequer andam a trocar a roda tem adoptado a estratégia de trocar pela bicicleta suplente.
 

Bruso

Well-Known Member
Depois há ainda outros promenores, como o do Van Garderen na Califórnia, que se ia espetando numa curva depois de ter trocado de bike com o Lachlan Morton, porque o Morton usa as manetes ao contrário.
É o que me vai acontecer quando for a Portugal novamente xD

O Roglic trocou de bike com o Toloek e embora tenham a mesma altura parece que teve impacto. Principalmente quando é um ciclista que passa a maior parte do tempo sentado como o Roglic.

Trocar de roda está fora de hipotese. Principamente se pensares que muitos usam thru-axle. Não sei se algum dia vão conseguir agilizar a troca de roda ao ponto de ser mais rápido que a troca da bike.
 

Bianchi

Active Member
Eu quero lá saber do que os líderes das equipas pro tour usam!!! Bicicleta de disco dá 10-0 as convencionais. Do meu ponto de vista, claro!!!

E sim, claro é o teu ponto de vista.

Eu também não estou a querer saber a opinião dos lideres das equipas... quero é perceber quem tem e que não tem para ver os pontos de travagens quando estiverem em descida... (aproximação - afastamento) e se isso tem influência visível.
 

Bianchi

Active Member
Eu quero lá saber do que os líderes das equipas pro tour usam!!! Bicicleta de disco dá 10-0 as convencionais. Do meu ponto de vista, claro!!!
E sim, claro é o teu ponto de vista.
Esta época já tiveste tanta coisa ganha com discos que esse argumento nem faz sentido.

Ainda 3f o Ciccone ganhou a etapa e levava discos.

Um profissional desce muito melhor que um amador, pelo que terá muito menos a ganhar do que nós. Para os lideres num GT o pior é furar e demorar mais tempo a trocar uma roda. Uma das principais razões é esta. Não tem nada a ver com desempenho.
Qual argumento??

Parecem o pessoal dos Teslas. Só fiz uma pergunta, ao invés de responderem (se quiserem claro) tiram ilações que só funcionam da vossa cabecinha...

Quero é perceber os pontos de travagens nas descidas e como os lideres são aqueles que normalmente são seguidos na TV, daí perceber se há aproximação, se há ou não distanciamento ou travagens menores e em mais tarde. Ou pelo menos, tentar perceber se isso afecta o ritmo na descida...

Não estou a defender ou contra os discos de travão. Quem os tem que os tenha, quem quer comprar que os compre. Cada qual manda na sua carteira e com o seu entendimento do que quer para a sua bicicleta. Acho muito bem que exista discos de travão para a estrada, desde que não acabem com os travões convencionais. Que o mercado não afogue os utilizadores.
 

Z.Carlos

Active Member
E sim, claro é o teu ponto de vista.

Qual argumento??

Parecem o pessoal dos Teslas. Só fiz uma pergunta, ao invés de responderem (se quiserem claro) tiram ilações que só funcionam da vossa cabecinha...

Quero é perceber os pontos de travagens nas descidas e como os lideres são aqueles que normalmente são seguidos na TV, daí perceber se há aproximação, se há ou não distanciamento ou travagens menores e em mais tarde. Ou pelo menos, tentar perceber se isso afecta o ritmo na descida...

Não estou a defender ou contra os discos de travão. Quem os tem que os tenha, quem quer comprar que os compre. Cada qual manda na sua carteira e com o seu entendimento do que quer para a sua bicicleta. Acho muito bem que exista discos de travão para a estrada, desde que não acabem com os travões convencionais. Que o mercado não afogue os utilizadores.

Sinceramente,não faltam por aí artigos acerca das vantagens e desvantagens dos discos,essas diferenças vão alterar sempre caso sejas um simples amador por tua conta ou um profissional inserido numa equipa.
A performance nos dois casos também vai ser diferente dependendo do kit de unhas de cada um.
Bianchi a melhor forma de TU perceberes é andares com uma bike de discos durante uma semana e testares a travagem em várias condições (clima e piso), depois poderás avaliar e fazer o teu juízo, Abraço! ;)
 

kostaviks

Well-Known Member
E sim, claro é o teu ponto de vista.

Qual argumento??

Parecem o pessoal dos Teslas. Só fiz uma pergunta, ao invés de responderem (se quiserem claro) tiram ilações que só funcionam da vossa cabecinha...

Quero é perceber os pontos de travagens nas descidas e como os lideres são aqueles que normalmente são seguidos na TV, daí perceber se há aproximação, se há ou não distanciamento ou travagens menores e em mais tarde. Ou pelo menos, tentar perceber se isso afecta o ritmo na descida...

Não estou a defender ou contra os discos de travão. Quem os tem que os tenha, quem quer comprar que os compre. Cada qual manda na sua carteira e com o seu entendimento do que quer para a sua bicicleta. Acho muito bem que exista discos de travão para a estrada, desde que não acabem com os travões convencionais. Que o mercado não afogue os utilizadores.
Pronto, eu vou explicar o porquê de gostar tanto dos discos!
O menos importante é o poder de travagem! Sim, porque o pneu tem um limite de aderência igual, seja qual for o tipo de travão.
Agora, a capacidade de dosear a travagem, a simplicidade de não ter cabos a enferrujar, a possibilidade de andar com qualquer roda sem a preocupação de estourar o aro, a beleza de uma roda, mesmo que de alumínio, toda preta ao invés daquela banda de travagem horrivel e o conforto de ter toda a travagem capaz de ser acionada com a ponta de um dedo... Impagável para mim! Tudo são pontos a favor! Depois temos a questão da manutenção dos travões de disco versus tradicionais! Para mim da menos trabalho sangrar um travão que andar a trocar cabos, espirais, desmontar fitas para o efeito.
O peso?! O peso são balelas!
A minha actual bicicleta tem cerca de 1.5kg mais que a anterior!!! Verdade! Mas ando mais rápido com esta do que com a anterior! Pois, é que os eixos passantes de 12mm das bikes de disco fazem milagres no que toca a rigidez e a aproveitar a potência.
E pronto, é o meu ponto de vista.
Aconselho, a quem nunca experimentou, experimentar.

Abraços
 

Carolina

Well-Known Member
Dificilmente vais perceber diferenças a olhar para a TV.

Ciclistas diferentes descem de forma diferente. Se forem em fila também têm de adequar a travagem a quem vai à frente.
 

Bianchi

Active Member
Pronto, eu vou explicar o porquê de gostar tanto dos discos!

certo... uma opinião. Feliz por gostares de discos e que continues a usá-los por muitos e bons anos.

Desde que não acabem com os convencionais (como por exemplo estão a fazer com as caixas manuais nos automóveis de maior potência), cada um que compre e use o que quiser.

Dito isto, tenho de estar atento aos lideres das equipas aquando da transmissão televisiva
 
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