• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dor no Joelho

jnap

New Member
Boas

Estou aqui com um problema no joelho, isto começou à 2 semanas, na altura fui a Fátima (225kms) no Sábado e no Domingo fui a Lamego (105kms), no Domingo ao fazer o percurso de volta começei a sentir uma dor esquisita na zona do joelho, eu associei que fosse dos kms acumulados nas pernas, pois a dor era na lateral interna do joelho mas que abrangia o músculo vasto medial, para além de que se molha-se a zona com àgua fria alivia a dor e dava para continuar mais um kms.

Durante estas duas semanas não tive oportunidade de rolar, por isso só hoje peguei na fininha. Nos primeiros 25/30 minutos não tive problema nenhum, mas depois lá voltou a dor novamente, com uma diferença, agora dava para identificar claramente o local, que é a lateral do joelho zona do menisco/cartilagem, e uma dor do género de picadas, tipo descarga eléctrica. Devido a esta situação era obrigado a deixar de pedalar, como tinha uma descida de 10 kms, aproveitei para isso mesmo. Ao chegar ao fim da descida, tento pedalar novamente e o "repouso" que dei às pernas e joelhos permitiu-me andar uns 10 minutos sem dor, mas depois lá volta o raio da dor...

Conclusão, a dor é impeditiva de pedalar em pé, pois dói imenso ao flectir a perna, sentado ainda se torna suportável, mas conforme vão passando os minutos, obriga-me a parar e a dar descanso à mesma.

Já alguém passou por algo semelhante?
Eu sei que devo ir ao médico, mas gostava de saber o que poderá ser. E já agora médicos, de preferência zona centro, que me aconselham, isto se conhecerem algum?

Obrigado
 

dekeriel

Member
Já me aconteceu parecido, dava umas picadelas muito fortes nessa mesma zona do joelho direito, se usasse mais a perna esquerda as picadas no joelho direito iam diminuindo mas assim que retomasse a pedalada normal, lá estava outra vez a dor.
Não sei qual era a causa, mas fui inventado nas afinações dos cleats e acho que também desci meio centímetro o selim, e quando fui andar novamente na semana seguinte já a dor era muito menos intensa, e na seguinte já não sentia nada.

Não sei se a dor passou naturalmente ou se foi das afinações, mas nunca mais tive problemas até comprar outra bicicleta
 

jnap

New Member
Obrigado pela resposta.

Em relação ao cleats, poderá ser, mas acho estranho pois estou a utilizar uns que têm uma folga de 3º e antes utilizava uns completamente fixos e nunca tinha tido stress.
Em relação à altura do banco, poderá ser uma possibilidade, mas só se manifestar depois de 1000 Kms também é de desconfiar, só se o banco tivesse descido sem eu me aperceber. Vou verificar o gajo...
 

Morg

Well-Known Member
Sempre me disseram para fazer aquecimento e alongamentos no final. Às vezes fazia mas era muito raro.
Apareceu-me uma dor nas costas que me fez parar durante um tempo e me alertou para um problema na coluna. Passei a dar tanta importância a estes exercícios como quando estou em cima da bike.

Enquanto não temos dores não nos lembramos da importância destes exercícios.

Não estou a dizer que seja o teu problema.
 

jnap

New Member
Tenho noção que façam falta, mas não me parece que seja o meu caso, tenho de procurar algum especialisa (ortopedista), para pedir uma opinião...
Como referi que a alteração que poderia ter acontecido ao selim, era o mesmo ter descido, esta descida seria capaz de criar este problema?
 

Mingus

Member
Olá jnap,

No início de Agosto aconteceu-me algo semelhante. Senti uma dor ligeira na parte da frente e interna do joelho que de um momento para o outro transformou-se numa dor aguda no joelho e músculo sempre que flectia a perna. Demorei mais de 30 mins para fazer os 10kms finais até casa (sempre plano ou a descer).
Insisti em fazer mais umas voltas mas a coisa não melhorou. Fui a um ortopedista e depois de uma ressonância foi-me diagnosticada uma artrose ainda em fase inicial, e que segundo o médico é reversível. Estou a tomar uns comprimidos para a reconstituição da cartilagem. Não colocou qualquer restrição na prática da bicicleta mas a verdade é que este fim de semana tive de alterar a volta pois a dor apareceu novamente logo às primeiras pedaladas.

Já estive parado 3 semanas em Agosto e agora não sei muito bem o que fazer. O que te posso dizer é que não vale a pena deixar andar este tipo de coisas para ver no que dá. Verifica a altura do selim e mal possas consulta um ortopedista. E como diz o resto do pessoal fazer aquecimento e alongamentos.

Abraços e as melhoras
 

jnap

New Member
Obrigado pela resposta.
O meu receio é mesmo esse, que seja algo mais grave que não esteja relacionado com afinações e alongamentos, daí ter metido este tópico só para ver se alguém já tinha passado por algo semelhante.
Vou ter de consultar um ortopedista o mais rapidamente possivel... :(
 

jnap

New Member
Boas
Já fiz uma ressonância e o resultado é que tenho aqui o relatório e não sei se tenho alguma coisa grave ou não, só tenho consulta com o Ortopedista dia 16 de Novembro, e não sei posso ou devo andar de bike...
Mas deixo aqui a informação das duas situações que estão no relatório, pode ser que alguém me saiba dizer o que é isto:
Discreta hiper-intensidade de sinal na inserção inferior do ligamento cruzado anterior, por edema, sem aparente solução de continuidade.
Discreto edema do tendão do músculo poplíteo, a nível da inserção e pequena lâmina de derrame intra-articular.
 

Luis Abreu

New Member
bom, não sou ortopedista, mas parece uma pequena inflamação tendinosa.
um pouco de descanso mal não fazia!
eu pelo menos não me metia era em aventuras...
 

pedro silva

New Member
amigo, alguma novidade????

fiz esta pesquisa e encontrei este tópico... estou com a mesma dor no joelho esquerdo no lado de dentro...

esta dor apareceu no treino anterior pois hoje fui fazer mais 2h e a dor voltou :(

abraço
 

jnap

New Member
Boas
Novidades ainda não sei de nada, tenho estado parado, vou amanhã rolar depois de tanto tempo...
Mas segundo o ortopedista disse que era uma inflamação mas se já tinha feito repouso para ir andando, e ao fim do esforço fazer gelo.

Mas atenção cada caso é um caso, é que dores nos joelhos é complicado, repousa e gelo e se for preciso anti inflamatórios. Mas de qualquer modo aconselho-te a consultar um especialista se isso se mantiver...

Abc
 

pedro silva

New Member
Boas
Novidades ainda não sei de nada, tenho estado parado, vou amanhã rolar depois de tanto tempo...
Mas segundo o ortopedista disse que era uma inflamação mas se já tinha feito repouso para ir andando, e ao fim do esforço fazer gelo.

Mas atenção cada caso é um caso, é que dores nos joelhos é complicado, repousa e gelo e se for preciso anti inflamatórios. Mas de qualquer modo aconselho-te a consultar um especialista se isso se mantiver...

Abc

pois... o que acho estranho é que essa dor só veio depois de a semana passada ter dado uma pequena queda e para o mesmo lado desse joelho,por sorte não tive nada de grave só umas esfola-delas, depois dessa queda andei com o dia de hoje 3 vezes e a dor no joelho só veio nestes 2 últimos treinos.

o que me leva a pensar que possa ter sido da queda, pois já ando a 2 meses e só agora aconteceu isto :(

vou fazer um tratamento com gelo e anti-inflamatório e repousar uns dias e fazer de novo o teste.

abraço
Pedro
 

jnap

New Member
Se tivestes uma queda para esse lado, pode só estar traumatizado, gelo com fartura... mas também pode ser uma ligeira entorse, se caístes sem desencaixar o pé, ou seja gelo com fartura... :)
 

pedro silva

New Member
Se tivestes uma queda para esse lado, pode só estar traumatizado, gelo com fartura... mas também pode ser uma ligeira entorse, se caístes sem desencaixar o pé, ou seja gelo com fartura... :)

quando caí só dei conta de ir 1 com o joelho ao chão e depois o ombro e só desencaixou o pé desse lado...

estive agora mesmo a ver os cleats e o desse lado está ligeiramente diferente do da direita, vou também corrigir isso.
 
Pois, Pedro ia dizer-te isso mesmo. Verificar se com a queda não se alterou a posição do cleat.

Já agora Pedro, no proximo fds como vai ser grande se quiseres combinamos uma volta finalmente.

As melhoras!
 

rs76

New Member
boas ,venho desenterrar este tópico ,pois,apareceu-me uma dor em tudo identica a vossa ,e gostaria de saber o que fizeram e como acabou a vossa saga
 

moshinho

Well-Known Member
A mim acontece-me o mesmo.
O diagnóstico é inflamação no tendão devido a esforço.
Cura: 1 caixa de Arcoxia (anti-inflamatório), gelo e descanso.
A última vez tive 5 semanas sem fazer exercício.
 

pedro silva

New Member
olá amigos, realmente ninguem gosta de passar por estas coisas mas é mesmo assim.

o meu problema foi devido a uma queda, ou seja uma inflamação devido a traumatismo e isso pode acontecer em qualquer altura, a andar de baike e cair, uma pancada em casa ou no trabalho emfim...

normalmente nesses casos a que não damos importancia só damos conta quando vamos treinar e com o passar dos km a dor aparece e só nos larga quando tratamos o problema.

neste momento estou de novo no estaleiro, já estou de volta a bike mas a recuperar com calma e a bom ritmo.
desta vez uma pancada no trabalho e um treino de 70km logo de seguida e ganhei uma inflamação :( resultado uns treinos com dores e tive mesmo de parar...

antiinflamatorio,gelo, algumas seções de eletroestimulação e repouso, a coisa melhorou muito,agora estou de novo a bike e a pedalar com calma e ver como o joelho se porta.

é muito mau acontecer isto :( numa altura que deveria estar a intencivicar os treinos e a melhorar a forma para uma prova que tenho em junho e está tudo atrasado :(

melhoras para quem está com esses problemas e boas pedaladas para quem puder ;)

Pedro Silva
 
Top