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Dor nas mãos ao travar

Mano

New Member
Boas pessoal.

Há uns dias decidi começar a pedalar e, seguindo as indicações que encontrei em vários posts neste fórum, comprei uma Triban 500 no tamanho S (para os meus imponentes 1.69m).
Estou a gostar bastante, mas há uma coisa que me está a incomodar: quando travo, tenho que fazer muita força e acabo por ficar com dores nas mãos, principalmente no espaço entre o indicador e o polegar, que ficam a fazer força contra o guiador.
Não é uma dor insuportável, mas incomoda e faz com que tenha de parar. Depois de parar, a sensação ainda persiste durante umas horas.
Como nunca tinha andado numa bicicleta de estrada, assumi que fosse por estar com uma posição errada. Acabei por subir o selim, que estava estupidamente baixo, o que me deixou mais confortável e aliviou ligeiramente a questão dos travões, mas ao fim de um bocado a dor continua.

É possível que esteja a travar demais, por não estar habituado a grandes velocidades na bicicleta, mas acho que este desconforto não é de todo normal. Será que alguém me pode dar uma sugestão sobre o que devo fazer?

Obrigado!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Boas. Poderás fazer várias coisas. Usar umas luvas confortáveis. Lavar bem o aru e trocar para uma calços mais moles e que ajudem na travagem e não precises de travar tanto. Mas acho um pouco estranho... na estrada pouco se trava. A menos que andes muitos em montanha e faças muitas descidas.. ou andes muito em trânsito. Para aliviar os sintomas escolhe uns percursos mais rolantes que não necessite usar tanto o travão.

Opção mais cara seria mudar o sistema de travagem. Mas acho que vai resolver isso quando ganhares mais calo :)

Quanto ao fit só vendo a tua posição na bicla.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Nao traves.

segue segue segue, segue sempre nao vira, nao trava, so paras quando te espetares contra um pinheiro...

Isso passa, nao te preocupes...

grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Boas. Poderás fazer várias coisas. Usar umas luvas confortáveis. Lavar bem o aru e trocar para uma calços mais moles e que ajudem na travagem e não precises de travar tanto. Mas acho um pouco estranho... na estrada pouco se trava. A menos que andes muitos em montanha e faças muitas descidas.. ou andes muito em trânsito. Para aliviar os sintomas escolhe uns percursos mais rolantes que não necessite usar tanto o travão.

Opção mais cara seria mudar o sistema de travagem. Mas acho que vai resolver isso quando ganhares mais calo :)

Quanto ao fit só vendo a tua posição na bicla.

E o problema do costume de principiante, agarrar o guiador com muita forca, apertar o guiador com muita forca, depois quando vai a travar, muda a posicao dos musculos nas maos e contrai e alivia e sente a dor...

Com o tempo, passa!!

@Mano nao traves Mano, siga siga sempre Mano, vai em frente, contra o pinheiro! :p

grande abraco...
 

Mano

New Member
Obrigado aos dois!! Devo estar mesmo a travar demais, como só ando nisto à uns dias qualquer descida, por mais "direita" que seja, para mim é travão a fundo :p
Só ando nisto há uns dias, e por isso queria confirmar se era mesmo azelhice ou algo mais grave. Obrigado!
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Boas, assim a primeira vista, tens o ângulo do avanço colocado para baixo e o guiador idem... alem de que tens o shifters muito colocados tambem para baixo o que te obriga a esticar muito e qie pode levar a incomodo a travar... eu recomendava um bike fit pk acho que tens as medidas todas faralhadas... não estou dentro das bikes da Dechatlon (melhor user para isso e a Carolina) mas penso que para a tua medida o s continua grande. Aliado a uma má afinação das medidas da bike, pode dar dores entre elas aa mãos... mas os prós em medidas quebse pronuciem...
 

pratoni

Well-Known Member
Relaxa os ombros e cotovelos quando fores a andar.

E se calhar rever a posição dos periféricos e no limite um bike fit...
 

Bernalve

Well-Known Member
Travas como? Controlas melhor caso travares nas drops pois consegues pressionar mais a parte de baixo da manete do travão. Acontecia-me na minha btwin em pave e descidas muito inclinadas, carregava com muita força pois os calços e os travões são fracos. Melhorou qd comecei a travar mais na drops neste tipo de descidas. Mas acho que é essencial mudares os travões. Eu mudei e a diferença foi muita. Para 105 shimano. Não é muito caro. 40€ e fazes um grande investimento.
Em descida é essencial travares nas drops. Deves estar a fazer muita força na maneira como travas. E vê se não vais com os braços muito esticados. Baixa mais o corpo, dobra os cotovelos. E a bike pode ser do teu tamanho, mas se calhar precisas ai de umas alterações.
 

Mano

New Member
Nas drops consigo travar sem esforço, só em cima é que é desconfortável. Tenho que me habituar a travar mais nas drops!
Quanto ao bike fit, estou mesmo a considerar fazê-lo mas por enquanto vai ter que ficar pendente durante umas semanas :p

Obrigado a todos!!
 

Rapido

Well-Known Member
Só para dar uma achega, eu tambem noto que os travoes da minha 540 são fraquitos (são btwin, pelo que julgo serem os mesmos), o que obriga, por vezes, a fazer muita força para travar, principalmente, como disse o Bernalve, se travarmos com as mãos nos hoods (só encontrei o nome especifico em ingles mas é a parte superior das manetes). Confesso que tenho ainda pouca confiança em mim para fazer descidas com as mãos nos drops mas tenho ido treinando essa parte.
 

Carolina

Well-Known Member
Confesso que tenho ainda pouca confiança em mim para fazer descidas com as mãos nos drops mas tenho ido treinando essa parte.

Os drops são a melhor posição para usar a descer. É onde tens melhor controlo da bicicleta.
Se não consegues ir nos drops já é outro assunto.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu notei bastante diferença, principalmente em descidas prolongadas, quando troquei os travões da btwin por uns ultegra e os calços que tinha nos antigos já eram bonzinhos, aliás eram iguais aos dos Shimano que coloquei.

Mas primeiro revia a posição de condução e/ou dos periféricos antes de começares a gastar dinheiro.
 

Mano

New Member
Só para dar uma achega, eu tambem noto que os travoes da minha 540 são fraquitos (são btwin, pelo que julgo serem os mesmos), o que obriga, por vezes, a fazer muita força para travar, principalmente, como disse o Bernalve, se travarmos com as mãos nos hoods (só encontrei o nome especifico em ingles mas é a parte superior das manetes). Confesso que tenho ainda pouca confiança em mim para fazer descidas com as mãos nos drops mas tenho ido treinando essa parte.

É mesmo isso que me acontece, como não tenho ainda muita confiança para ir nas drops acabo por fazer muita força para travar. É preciso é treino!!
 

Rapido

Well-Known Member
Os drops são a melhor posição para usar a descer. É onde tens melhor controlo da bicicleta.
Se não consegues ir nos drops já é outro assunto.

Sinto pouca confiança. Sempre andei em nome de BTT e só desde há um ano é que passei para uma de estrada. A posição nos drops ainda me faz sentir alguns tremeliques que a grandes velocidades (a descer) me fazem sentir algum receio.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Quanto ao bike fit, estou mesmo a considerar fazê-lo mas por enquanto vai ter que ficar pendente durante umas semanas :p
Errado Mano, depois da compra da bike, o mais importante e o bike fit... no teu caso que es novato nestas andanças ainda se torna mais importante... antes de mudares aquilo que for, faz ja o bike fit... es de onde?
 

Mano

New Member
Errado Mano, depois da compra da bike, o mais importante e o bike fit... no teu caso que es novato nestas andanças ainda se torna mais importante... antes de mudares aquilo que for, faz ja o bike fit... es de onde?

Claro, não vou mudar nada antes de fazer o bike fit! Sou de Almada, na margem sul.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Claro, não vou mudar nada antes de fazer o bike fit! Sou de Almada, na margem sul.
Estás a vontade para mudar os calços, são baratos e melhora muito a travagem, quando digo muito, é mesmo muito, não estou a ver aqui nada que seja preciso travar durante muito tempo, mas isso sou eu que vejo mal

Podes montar os da shimano 105/ultrga
 
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