• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Doping: Irmãos Costa suspensos

Rodas Grandes

New Member
Caros, o problema é infelizmente uma constante no ciclismo.
Eu como utilizador da bike, amador e apixonado, sinto vergonha perante estes casos.
Mas sei que eles devem ter de lidar com muita pressão, e que a vida profissional deles depende muito dos resultados, e que deve haver muita pressão nos pelotões... faz lembrar os casos dos ginastas chineses de há uns anos...
Esperemos que isto passe.
Rodas
 

largo

New Member
O que tramou Mário e Rui CostaPor Fernando Emílio

Suplemento nutritivo de venda livre contaminado ignora os efeitos secundários na rotulagem. Análise em laboratório belga detectou metilhexanamina, que viola os regulamentos da AMA.

O suplemento nutritivo Anadraulic Pump foi o responsável pelos positivos de Rui Costa e Mário Costa nos controlos realizados durante os Campeonatos Nacionais, disputados em Santa Maria da Feira, e de Joana Barbosa nos Nacionais de BTT, em Seia, nos quais os três atletas acusaram metilhexanamina.

O produto, de origem americana, é apresentado pelo fabricante como o melhor estimulante do óxido nítrico (também conhecido por monóxido de nitrogénio e monóxido de azoto), sendo vendido em embalagens de plástico.

É composto por ácido orgânico Taurina que contém enxofre, aminoácido L-analina, ácido aspártico, arginina HCL, arginina AKG, nitrato de arginina, quercitina (produto químico à base de plantas) e óleo de gerânio (extraído de flores frescas), que constam na respectiva rotulagem.

Porém, na análise efectuada ao produto a 23 de Agosto no Laboratório de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Gent, na Bélgica, foi confirmada a contaminação pela presença de metilhexanamina, a qual não consta nas informações fornecidas aos consumidores e que viola a legislação da Agência Mundial Antidopagem.

Depois dos casos verificados com os três atletas e segundo o representante do produto em Portugal, a empresa passou a incluir a dita substância nos respectivos rótulos.

O Anadraulic Pump é de venda livre e pode ser adquirido na internet ou nos representantes existentes no mercado de produtos nutritivos e alimentação desportiva.

Leia mais na edição impressa de A BOLA


http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=239089
 
Tudo indica que esta "contaminação", não foi propositada,isto é, os atletas não tomaram deliberadamente o suplemento com o conhecimento que existiria nele uma substancia ilicita. O que pergunto é: E agora?? Se a rotulagem do produto, não indica a presença de substancia dopante, neste caso a metilhexanamina, não deverão os atletas em questão serem ilibados desta acusação?? E que procedimento a ter com o laboratório e/ou com o representante em Portugal, que só agora começou a indicar nos rótulos a referida substancia.... Normalmente os medicamentos americanos, são submetidos a uma rigorosa fiscalização por parte de organismos federais americanos (FDA - foods and drougs administration) o que penso que não terá nada a haver com a nossa Infarmed....

Há aqui qualquer coisa que cheira muito mal e que se lixa é o mexilhão ou seja neste caso os atletas.... Lamento muito que isto aconteça e cada vez mais estou farto deste Pais onde qualquer um faz o que lhe dá na cabeça, inclusive alterar os rótulos deste tipo de produtos, que neste caso podem arruinar a carreira e as vidas destes atletas....
 
Está confirmado laboratorialmente, que foi o suplemento que estava adulterado com a substância, e não alertava para isso no rótulo: http://www.cyclingnews.com/news/ghent-laboratory-supports-costa-brothers-claims

O que lixa tudo é que não é caso isolado, e nos casos anteriores os atletas foram na mesma suspenso, o que é uma absoluta estupidez.... Muito gostava eu de ver o que acusaria por exemplo o Usain Bolt, entre outros se se sujeitassem ao escrutínio que se sujeitam os ciclistas... Enfim...
 
E no caso dos futebolistas??? Calculo que ainda seja pior.... Mas esses estão protegidos pelos grandes interesses financeiros que rodam nesse mundo....
 
Last edited by a moderator:

clyde

New Member
pois é!!!... é preciso ter muito cuidado com os suplementos que se tomam!!
Nesta situação, se for realmente, como esta reportado nos jornais, dois grandes ciclistas portugueses ficaram com a carreira destruida por uma porcaria de rótulo..... e mais não digo...
 

Figueiredo

Active Member
Pois... mas o que é certo é que acabaram por fazer 1.º e 3.º nos Campeonatos Nacionais de Contra Relogio e se não tivessem tomado o suplemento será que o resutado seria o mesmo:confused: não deixa de ser injusto para os outros atletas que competiram "limpos"...
O consumo de suplementos já se generalizou de tal forma que a malta toma aquilo como se fosse água... se não o tivessem tomado nada disto tinha acontecido:mad:
A suspensão até pode ser injusta mas o titulo de campeão nacional deveria ser retirado é só a minha opinião...
 

Burning Dogma

New Member
Acredito que os resultados tivessem sido os mesmos, afinal não tomaram EPO nem coisas desse género. Se realmente foram "enganados" com o rótulo, é uma mancha na carreira sem terem culpa alguma. Pelo menos a suspensão foi reduzida para metade.
 
... não deixa de ser injusto para os outros atletas que competiram "limpos"...

Figueiredo: Pois é amigo... Limpos tem mesmo de ser escrito entre aspas como tu fizeste... A única certeza que temos é que os outros competiram sem serem apanhados... Agora se estavam limpos ou não.... É mais umas das coisas que adensam o mistério relativo aos critérios de quem faz o controlo anti-dopagem aqui e lá fora... Se reparares, são geralmente os atletas que têm melhores resultados que se apanham primeiro. Quer isto dizer que só quem ganha é que se dopa? Cada qual é livre de acreditar no que quiser, mas eu, desculpem mas não só não acredito, como sinto que é um insulto à minha inteligência que as autoridades nos queiram fazer acreditar nisso. E ainda mais quando fazem tudo para dar a impressão que só no ciclismo é que todos se dopam.

E continuo a dizer... A partir do momento em que o Contador é apanhado com uma quantidade que é 400 vezes mais pequena do que o mínimo que é suposto os laboratórios apanharem (e devo dizer desde já que nem sequer sou particularmente fã do Contador), suspeito que nos outros desportos, se escrutinassem os atletas da mesma forma que o fazem com os ciclistas, até sopas de cavalo cansado com EPO, CERA e afins encontravam nos seus organismos.

Ainda gostava de saber quando foi a última vez que um futebolista viu a sua casa revirada do avesso a meio da noite com um controlo surpresa.

Mas não... interessa apanhar uns e não apanhar outros.... Mesmo entre ciclistas, começo a achar que para as autoridades uns são filhos da mãe e outros são filhos da p....
 

Scorpio

Banned
Acredito que os resultados tivessem sido os mesmos, afinal não tomaram EPO nem coisas desse género. Se realmente foram "enganados" com o rótulo, é uma mancha na carreira sem terem culpa alguma. Pelo menos a suspensão foi reduzida para metade.

Neste caso acho que nem deveria existir suspensão, pois a substancia ingerida não era do conhecimento dos atletas nem vinha mencionada na bula do suplemento, logo não foi tomada de forma deliberada. No máximo dos máximos poderiam ter sido retiradas as vitórias conseguidas nesse período de tempo.

Agora resta ao Mário e ao Rui interporem na justiça um processo contra o laboratório em questão, pois era o que eu faria no lugar deles.

Boas pedaladas
 
Amigos:

Nem de propósito... Eis que após postar aqui no fórum, saí para trabalhar e comprei pelo caminho a edição de Janeiro da "Le Cycle"

Entre outras coisas, vem o potesto veemente do presidente da Federação Francesa de Ciclismo contra a ideia da WADA de controlar os atletas em casa a meio da noite.

Entre outras coisas usadas contra esta eventual medida, o presidente da FFC contrapõe justamente com a dualidade de critérios entre os cilcistas e outros atletas.

Provas? Os números dos controlos anti-dopping realizados em 2010 em solo francês:

Ciclismo - Mais de 200 atletas controlados

Futebol - 28 (?!!!?)

Atletismo - 1 (!!! WTF !!!)


Acho que não é preciso dizer mais nada...
 

NetWarrior

New Member
Acredito que os resultados tivessem sido os mesmos, afinal não tomaram EPO nem coisas desse género. Se realmente foram "enganados" com o rótulo, é uma mancha na carreira sem terem culpa alguma. Pelo menos a suspensão foi reduzida para metade.

sem terem culpa alguma?
Atletas profissionais devem saber as regras do jogo onde estão, a agencia anti dopagem recomenda até os atletas não utilizarem suplementos devido a este tipo de "acidentes" claro que os atletas fazem o que querem e são e utilizam suplementos o problema é que os suplementos não são controlados.

Deve existir muito cuidado com a suplementação, e não se deve correr riscos desconhecidos. Os atletas tem de saber tudo o que ingerem.
 

Burning Dogma

New Member
Sem culpa alguma porque se tomam um suplemento que contem algo que não vem listado, como é que eles hão-de adivinhar que esse componente lá está? Os rótulos existem para alguma coisa. Além disso, a agência anti-dopagem recomendar aos atletas que não tomem suplementos, não sei se deva rir ou chorar. O mais provável é esses senhores nunca terem sentado o cu numa bicicleta e fazerem-se à estrada, caso contrário sabiam perfeitamente que é impossível fazer alta competição sem no mínimo tomar suplementos. Ou será que eles ainda acreditam que os atletas conseguem acabar as provas só com pratos de massa?
 

NetWarrior

New Member
Podem ler a WADA não recomenda o uso de suplementos alimentares mesmo pelo risco de contaminação de suplementos.
Artigo 10.5 podem ler no regulamento presente no site da WADA : www.wada-ama.org disponivel em Portugês.

Embora os suplementos não sejam recomendados existem suplementos de "confiança" devidamente testados. (DOPING FREE)
Muito cuidado com suplementos, especialmente vindos dos States. Usualmente os pro´s só usam os suplementos de grandes marcas que os patrocinam e grantem os suplementos livres de contaminação.
Resta-me notar que esses suplementos devidamente certificados são sempre mais caros que os de marcas "estranhas".
 
Last edited:
Top