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Diferença entre espigão com e sem recuo

elchocollat

Well-Known Member
Olá pessoal!

Estou a pensar em comprar um espigão novo, muito porque de vez em quando lá me aparecem umas borbulhinhas nas virilhas... E penso se de roçar demasiado no selim.
Como tal estava a pensar em comprar um espigão sem recuo, mas... Alguém me explica a diferença entre um espigão sem recuo e outro com recuo? É que para além da diferença obvia (o selim está mais para a frente ou mais para trás, mediante a medida do recuo) eu não vejo mais diferença alguma.

Existem mais?

Já agora: recomendam em alumínio ou carbono? Eu prefiro alumínio, porque embora sejam levezito (65kg) é o espigão que aguenta o nosso peso...
 

DSD

New Member
Bom dia.
A diferença entre este dois tipos de espigão explica-se tendo em consideração o ângulo do tubo vertical do quadro, tal como a medida do quadro.
Vamos por partes:
Quando se ajusta a bicicleta ao ciclista uma das medidas importantes é o recuo do selim, mede-se colocando um fio de prumo encostado à ponta do selim e posteriormente mede-se a distancia que vai do fio ao centro do eixo pedaleiro.
Se a bicicleta estiver bem ajustada, quando o pé se encontra na posição paralela ao chão, deveria existir um ângulo 0º entre o joelho e o eixo do pedal, ou seja a rotula tem de estar exactamente por cima do eixo do pedal. Como nem todos tem as pernas do mesmo tamanho utiliza-se estes pequenos recuos do selim para corrigir esta posição sem ter de estar a mudar de quadro.
Se com um espigão de selim sem recuo conseguir encontrar a posição ideal não há necessidade de estar a comprar um com recuo.
 

DSD

New Member
kops3.jpg

Uma imagem que ilustra melhor...
 

elchocollat

Well-Known Member
Então pelo que percebo é o seguinte:

Coloca-se o fio de prumo na ponta do selim e ajusta-se até estar mesmo no centro do pedaleiro. Caso o angulo não coincida com 0º terá que se comprar um espigão sem recuo.
É assim?
 

tranquilo

Active Member
Antes de pensar em trocar de espigões não devias pensar em trocar de selim? Ou de calções? Ou usar um creme próprio para a carneira?
Não sei, parece-me mais lógico...
 

elchocollat

Well-Known Member
@traquilo
Eu faço as coisas pela ordem certa xD já troquei de calções, já comprei calções, já comprei um selim novo, já pus o antigo a uso, já pus pó de talco com nívea, já pus nívea, já pus Mytosil depois dos treinos... Eu sei lá o que fiz já xD mesmo assim o que vai dando a volta a isto é a nivea com pó de talco, mas mesmo assim de vez em quando lá aparecem umas borbulhas ou outras.

@DSD
Então ajusto o selim até o fio de prumo bater certo com o centro do eixo. Depois experimento e se o ângulo formado pela perna não for de 0º convém comprar um selim "não recuado".
É isto assim?
 

johny32

Member
Segura o fio de prumo na ponta da rotula (em cima). Pressiona-o nessa zona da rotula e deixa-o cair livremente. Quando este "cair" em cima do centro do pedal (onde este tem o aperto para a pedaleira) está ajustado. Tens tambem de ter em conta como tens os cleats.
 

dekeriel

Member
Essas borbulhas são normalmente por causa da fricção e do suor que causam irritação na pele.
Por exclusão de partes nem o selim nem o espigão têm directamente a ver com o assunto, o que pode acontecer é estares a sentar-te demasiado atrás no selim e ao pedalar as pernas roçarem na parte mais larga do selim, experimenta ajustar a tua posição conforme o DSD indicou e se ainda continuares a ter essa irritação recua um pouco o selim para tentares pedalar mais na ponta, existem selins que te "obrigam" a pedalar mais em cima do bico.

Eu tenho 3 selins 1 selle italia 1 bontrager e 1 specialized, no bontrager apesar de ajustado da mesma forma que os outros pela sua curvatura tenho tendência a sentar mais atrás, por isso também é o mais confortável mas é o que me queima mais as virilhas.

Outro ponto pode ser os calções, o que tem a obrigação de absorver o suor e minimizar a fricção, quais tens? Tenta usar calções com carneira hipoalergénicos (ou algum produto do genero para meter na carneira) e sem costuras.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu tenho uns calções assim, sem costuras (da GSG) e tenho outros da fullwear bons também. Agora queria ver se mandava vir uns da ekoi.

Quanto ao ajuste, ainda nao percebi como fazer... O objetivo é ter o tal angulo de 0º quando tenho o pé paralelo ao chao. Se conseguir com este espigão tudo bem, se não terei que comprar um espigão sem recuo, é isso?
Desculpem lá, mas estou "a apanhar navalhas" xD
 

DSD

New Member
Bom dia.
Vou tentar explicar da melhor forma.
Pelo que percebi o espigão que tens tem recuou, certo?
Partindo do principio que os cleats estão bem ajustados nos sapatos, quando o pé está paralelo ao chão se o selim estiver na posição correcta a rotula irá ficar em linha recta com o eixo do pedal. (ver imagem)

http://img825.imageshack.us/img825/7690/kops3.jpg

Caso isto não se verifique, teremos de recuar ou avançar o selim até encontramos esta posição.
Por vezes o que acontece é que se tivermos de recuar o selim num espigão sem recuo o selim vai ficar demasiado para traz, ficando os carris do selim praticamente sem apoio. Ao mesmo tempo comprometemos também o centro de gravidade.
O que o espigão com recuo permite é podermos ajustar o recuo do selim sem comprometer o centro de gravidade, ou seja, os carris do selim vão estar sempre apoiados caso seja necessário recuar o selim.

Espero que tenha conseguido explicar.
 

elchocollat

Well-Known Member
Bom já consegui perceber! :D

Basicamente é sentar-me no selim como o tenho atualmente. Depois coloco a perna na tal posição e vejo se faz o ângulo de 0º (basta correr o fio de prumo para baixo). Se não fizer vou ajustando até ficar com os 0º. À partida ficarei com o selim na posição boa, pois se já tem o recuo à partida poderá ficar bom. Se não ficar com os 0º recomenda-se a compra de um sem recuo.

Estou certo agora? :D



Atentem agora neste tópico:
http://fmsousa.com/2011/08/11/ajust...-guiador-na-bicicleta-de-ciclismo-de-estrada/
Lá diz o seguinte:
Para se obter a medida da distância entre o selim e o guiador, a fórmula sugerida pelos autores é:
A medida da distância entre o selim e o guiador é obtida pela multiplicação do coeficiente 13 pela medida de entrepernas do ciclista, ao qual se subtraiu o coeficiente 270. Depois dividimos o resultado pelo coeficiente 15 e obtemos a distância entre a ponta (“bico”) do selim e o centro do guiador da bicicleta.
Selim – Guiador = ((13 x Entrepernas) – 270) /15)

Ficamos em quê? Ajusto pela fórmula ou pela posição? É que se for pela fórmula faltam-me 4cm penso eu...

Regulo-me pelo quê? :D
 

DSD

New Member
A formula é sempre um bom ponto de partida.
Mas é claro que só pedalando é que se verifica a posição correcta.
Podes fazer as medidas e calcular, muito provavelmente vais ficar muito próximo da posição correcta.
Mas ajustar a bicicleta não é uma questão só de formulas, é um processo bem mais complexo.
 

elchocollat

Well-Known Member
Bom está tudo certo! :D Já percebi como ajustar o selim, resta agora ajustá-lo :D
À tarde já farei isso.

Obrigado a todos os que me ajudaram, especialmente ao DSD :D
 

elchocollat

Well-Known Member
Estive agora a justar e ela estava quase no ponto (não o G! xD)
O que ajudou bastante foi um espelho vertical que me ajudou a ver a posição do pé. Depois disso foi descer o fio de prumo e ficou "perfecto" :D
Segundo a fórmula basta andar agora o selim 1cm (nem tanto) para a frente e tá pronto! :D
 

pcpm

Member
Por acaso fui agora confirmar a distância da ponta do meu selim ao meio do guiador e está certíssimo 56cm, era o valor que me dava a formula.

Conclusão, fui ajustando conforme me ia sentindo bem, quem manda é o nosso corpo.
 

Wawando

Well-Known Member
Estive agora a justar e ela estava quase no ponto (não o G! xD)
O que ajudou bastante foi um espelho vertical que me ajudou a ver a posição do pé. Depois disso foi descer o fio de prumo e ficou "perfecto" :D
Segundo a fórmula basta andar agora o selim 1cm (nem tanto) para a frente e tá pronto! :D

Curioso, foi a única medida que tb tenho que ajustar e tb é 1cm para a frente. Mas se o fizer, o joelho fica o mesmo cm para a frente e tenho que mudar o avanço em + 1 cm... E já tenho cranks de 175mm... acho que vou deixar como está!
 
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